El desierto de los Tártaros

El desierto de los Tártaros Dino Buzzati




Resenhas - O Deserto dos Tártaros


407 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Henry.Davy 30/01/2024

Uma vida perdida?
?Mas nada é mais difícil do que morrer num lugar estranho e desconhecido, no leito comum de uma estalagem, velho e desconfigurado, sem deixar ninguém no mundo?.


A premissa do livro mostra ser algo bem simples no conceito, mas bastante profundo no que tange ao seu desenvolvimento. O livro tem como enredo uma transferência de um jovem da cidade para um forte bastante distante da sociedade, a história se prende as visões desse jovem sobre o forte, sobre o futuro brilhante que o aguarda e as grandes coisas da carreira militar, e como tudo isso muda quando a realidade é encarada de cara 


 Um ponto principal no livro para mim e o seu protagonista, Giovanni Drogo, o protagonista sofre uma série de alterações em sua personalidade, o que ele pensa sobre o futuro e muito mais, isso vemos ao decorrer dos capítulos, um jovem receoso, mas de certa forma esperançoso que se torna um homem cansado sem perspectiva de futuro e completamente dependente do forte Bastiani. Ver esse homem correndo, não no quesito de índole, mas em sua própria vida até, acompanhar isso é algo catastrófico. Você acompanha um homem perdendo sua vida e chegando ao final de toda sua história e vendo que o que ele mais amava, o forte, não precisar mais dele.


O forte também é uma figura importantíssima, é nela que surge a esperança de algo acontecer e nela também em que morrer toda a esperança um dia cogitada, mas o forte, símbolo de amargura, é realmente o problema?, ou problema é toda a expectativa que se põe em algo que não tem de cumprir as suas exigências? Os soldados que estão no forte estão iludidos com algo que. Eles mesmo criaram, e drogo e o ápice de tudo isso, pois pela forte ilusão que o afeta, ele não consegue ver mais uma vida fora do forte, fora de suas ilusões


Falando agora da escrita do livro, ela me traz uma sensação de dúvida, pois como tema geral da obra podemos dizer que ela retrata sobre expectativas, ilusões e uma falsa sensação de estar fazendo o que deveria ser feito com a sua vida, e a escrita reflete isso perfeitamente, quando notei isso não pude não achar o autor simplesmente genial, a narrativa vai crescendo conforme a expectativa que o protagonista vai pondo em sua vida. Não acho que conseguirei descrever de maneira plena, mas tentarei. Em certo ponto da história o protagonista tem uma missão em outro forte, e nele, o outro forte, e posto altas expectativas e a descrição desta parte é simplesmente grandiosa, tudo e descrito nos mínimos detalhes de forma majestosa e bela, mas quando ao chegar no novo forte, o protagonista vê que não era aquilo que imaginava, uma grande batalha e ele saindo como um herói, e só um forte normal, como outro. Com essa decepção a escrita também começa a ser um pouco rasa e perder o seu ar de grandeza, então nós leitores recebemos uma dupla decepção, por assim dizer, pois ficamos decepcionados com o decorrer da história e também pela escrita que nos instiga a acreditar em toda aquela ilusão do protagonista. Isto para mim é incrível, o problema é que isso se repete por todo o livro, e chega uma hora que você não aguenta mais toda falsa esperança que nos é posto o tempo todo. Agora, um tempo depois da leitura, eu vejo isso como algo majoritariamente positivo, mas não posso esquecer também, de como teve uma no livro em que eu não tinha mais saco para ler.
comentários(0)comente



alemesquitaneto 30/01/2024

A história analisa a passagem do tempo e a nossa determinação em fazer grandes coisas, esperando eternamente, mesmo que esteja claro que elas não vão acontecer. Arrependimentos; insistência em fazer tudo sempre da mesma maneira, mesmo sem saber o porquê; seguir regras que não fazem sentido porque sempre foi assim. Leitura recomendada.
comentários(0)comente



Josi 16/01/2024

Favorito da vida, esse livro mexeu no fundo da alma, me fez refletir e chorar diversas vezes. Trás reflexões poderosas. Amei demais !
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 15/01/2024

Uma excelente reflexão!
O Deserto dos Tártaros, do italiano Dino Buzzati, é um  livro interessante, considerado a obra prima do autor e um clássico da literatura italiana. A história  nos mostra como pessoas podem se acomodar em sua zona de conforto com o passar dos anos. Se não bastasse isso, a ingratidão se mostra com toda força no fim da vida do protagonista. Um livro que deixa muito para refletir sobre a vida e nossas escolhas; sobre mudar os caminhos com novas oportunidades e nunca se acomodar. A monotonia e uma vida entregue à espera de um sentido para a vida nos reflete o interior da mente humana que se isola do mundo se imergindo na rotina repetida onde os dias se tornam meses que se tornam anos. Um final que me deixou reflexiva pelo falo de saber que de alguma forma a história conta um pouco de cada um de nós. Até quando esperaremos pela nossa grande batalha, somente nós podemos responder. Excelente reflexão! Recomendo! #leituras2024 #3/2024
comentários(0)comente



Eduardo1550 13/01/2024

Um verdadeiro clássico
O livro apresenta analogias sobre a passagem do tempo e a forma como o utilizamos na busca por nossos objetivos, onde passamos uma vida inteira muitas vezes cegos, correndo atrás da realização nossos objetivos profissionais, deixando literalmente de viver a vida. O livro nos apresenta uma lição importante principalmente para os tempos atuais, onde as pessoas estão cada vez mais imersas na rotina de trabalho, estudos e redes sociais. Gostei bastante da leitura, aprendi que devemos dosar bem nosso tempo, que nem sempre vale a pena abrir mão de tudo para ser bem sucedido profissionalmente, recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



beaacmps 08/01/2024

O Deserto dos Tártaros
Um bom livro que faz o leitor refletir acerca da passagem do tempo e da vida, de aceitar as coisas como são e mesmo assim ansiar por algo grandioso, de modo hipócrita, ao meu ver. Acredito que também evidencia bastante o comodismo e a conformidade com uma rotina, que mesmo sendo monótona, acaba sendo mais "agradável".(mais fácil, na verdade) do que sair da sua zona de conforto.
Gostei, mas achei a narrativa um pouco parada demais, apesar de ser essa intenção do autor. De qualquer modo, a leitura não é, de maneira alguma, pouco reflexiva.
comentários(0)comente



thepolicx 08/01/2024

"Toque-toque, pulsa o coração no peito de Giovanni Drogo."
Eu deveria ter terminado esse livro em Dezembro de 2023, mas acabei deixando ele de lado sem querer. Agora nos primeiros dias de Janeiro consegui terminar ele. E que leitura!
A premissa de O Deserto dos Tártaros me interessou bastante, fiquei desejando essa edição na Amazon por um bom tempo! E a leitura não decepcionou. Acompanhamos Giovanni Drogo, um jovem soldado designado para proteger o forte Bastiani; forte este que acaba se tornando a sua razão de viver.
Fiquei muito surpresa em como o Dino Buzzati consegue passar tantas sensações em apenas 170 páginas. A escrita dele é inacreditável, assim como as obras de arte dele: conheço pouco sobre o autor, mas com certeza vou procurar saber mais sobre sia vida e sua obra.
Indico muito esse livro! Definitivamente não é uma leitura fácil, ela pede que você já tenha lido outros livros de linguagem mais rebuscada pra poder aproveitar completamente a experiência, mas é incrível!
comentários(0)comente



JuPenoni 29/12/2023

Que livro!!

Tinha grandes expectativas pra essa leitura. Meu marido leu esse ano, e me disse que se tivesse lido apenas ele em 2023, o ano de leituras já valeria a pena.

Para mim o livro demorou a me fisgar, mas quando fisgou, não quis soltar.

Essa reflexão sobre como vivemos nossa vida, sempre na expectativa de viver momentos grandiosos e memoráveis, e como talvez esse momento nunca chegue, conversou muito com sentimentos meus.

Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



Leonardo88 23/12/2023

Uma boa reflexão sobre a vida!
Uma história bem escrita e com vários pensamentos e reflexões sobre nossa vida, espectativas e principalmente sobre o tempo! Sei que era o objetivo do autor mas achei um pouco parada de mais a história , mas tem toda a lógica de ser assim !
comentários(0)comente



Morgana.Paulino 19/12/2023

Livro extremamente sensível e metafórico
Costumo dizer que os livros são projetivos, trazem a tona aquilo que temos dentro de nós. E isso é extremamente refletido na minha experiência de leitura com O Deserto dos Tártaros. A premissa é simples: um jovem oficial é atribuído para servir no Forte Bastiani, lugar onde o tempo passa diferente e as pessoas acreditam que podem se ver livres a qualquer momento daquela fortaleza, o que acaba não acontecendo.

O livro fala sobre pertencimento, solidão, tempo, liberdade, efemeridade da vida e tantas outras temáticas que podem ser percebidas por olhos atentos.

Foi uma das minhas melhores leituras e me remeteu a época da pandemia, quando a passagem do tempo era relativa e nos sentíamos presos, mas tentando usufruir da liberdade possível entre quatro paredes.

Recomendo imensamente a leitura.
comentários(0)comente



FalaLud 18/12/2023

Esse livro pode mudar a sua vida
Admiro demais o autor que tem a capacidade de ser tão preciso, cirúrgico, sucinto e ao mesmo tempo conseguir contar uma história de tanto impacto e despertar tantas emoções.

Dino Buzzati faz mágica em menos de duzentas páginas: num enredo em que não acontece quase nada, assim como o personagem, estamos sempre guardando a esperança de que algo grandioso está para acontecer.

Não tem como ler O Deserto dos Tártaros e ficar ileso de refletir sobre a própria vida. Obra prima, recomendadíssimo! ??
Craotchky 18/12/2023minha estante
Não pretendo demorar para ler esse e suas palavras foram muito motivacionais nesse sentido


FalaLud 18/12/2023minha estante
Fico feliz! Não vai se arrepender :)




Sille 17/12/2023

Me sinto o próprio Giovanni Drogo!
O autor escreve de uma forma que você se senti na carne de Giovanni Drogo, oq foi uma experiência!! De início ele nem era o tipo de personagem que mais me identifico, mas ao longo da leitura não sei dizer se abrir os olhos para minha vida ou se meus sentimentos se mesclaram com o do militar.
comentários(0)comente



Paula 11/12/2023

O tempo?
A história é centrada na vida de Giovanni Drogo, um jovem oficial designado para servir em uma fortaleza remota. Confesso que não era uma leitura que eu esperava. A primeira metade não estava me interessando muito, mas quando foi se aproximando do final me surpreendeu positivamente ao mesmo tempo em que me angustiava. Trata-se de uma metáfora sobre a condição humana, a espera e a perda de oportunidades na vida?.certamente vou passar muitos dias lembrando dele. Vale a pena ler!
comentários(0)comente



annikav.a 06/12/2023

Os duros prazos da vida
"Deserto dos Tártaros" é um livro curto e deliberadamente enfadonho. O estudo de personagem é inexistente (exceto raros vislumbres de Drogo), o que nos leva a confundir pessoas e nomes vez ou outra, mas, fora a isso, não é difícil de seguir. Vejo-o como um relato sobre a monumentalidade do tempo, que nos parece tão imutável quanto as montanhas que bordejam o Forte Bastiani. Ademais, também é um relato daqueles que morrem enquanto vivos, inclusive através do conformidade. Daí o grande valor da obra para mim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



407 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR