El desierto de los Tártaros

El desierto de los Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Tiago 18/10/2023

Uma história que nos faz refletir
Que belo livro. Uma história aparentemente simples mas que faz a gente parar para pensar? e muito. Giovanni Drogo é destacado para trabalhar no Forte Bastiani. A fortaleza não é dos destinos mais desejados e prestigiados. Os planos de Drogo são simples. Ficar lá o mínimo possível.

Inicialmente achei o livro parecido com ?O Castelo? de Kafka. As descrições do forte, burocracia interna e a forma como seria impossível chegar ao objetivo final me deram esta impressão. O tom já era promissor mas o livro mudou e tornou-se ainda melhor. Eu me identifiquei bastante com os sentimentos do Drogo sempre que ele volta a sua cidade. Acho que todos que mudam de cidade passam um pouco por isto. Depois de alguns anos a gente percebe que a vida continuou para nossos amigos e conhecidos e nos sentimos um pouco como peixes fora d?água.

O final é triste e nos faz parar para pensar como administramos o nosso tempo, a nossa vida. Será que estamos acomodados demais? Qual o ponto de equilíbrio?
Fico com a impressão de que Drogo nunca esteve 100% alinhado com a missão mas acabou vítima da falácia ?sunk cost?. A quantidade de tempo investido tornou qualquer mudança de rumo por parte dele uma tarefa hercúlea. Os últimos capítulos são um fantástico convite à reflexão. Recomendo a leitura.

@eusoudanivieira 16/10/2023

O deserto dos tártaros
Enredo simples, ensinamentos profundos

o deserto dos tártaros é um livro sem grandes reviravoltas, passível até de ser largado por alguém que necessite ?maiores emoções? para ter a atenção mantida numa leitura

foi escrito por dino buzzati e publicado em 1940

narra a vida do jovem tenente giovanni drogo a partir do momento que ele chega ao forte bastiani, em uma região isoladíssima no deserto, onde já vivem outros militares que estão sempre à espera da invasão dos 'temíveis' tártaros

invasão essa que nunca acontece

nunca.

eles permanecem numa espera que os mantém isolados naquela fortaleza e que, para mim, é como uma metáfora da existência humana:

dias marcados pela rotina

incerteza sobre o futuro

momentos sobre a sensação inexplicável de vazio

o deserto dos tártaros é sobre isso:

um livro sobre a passagem do tempo e sobre espera

sobre os dilemas humanos e a finitude da vida

sobre esse momento ?certo? que sempre ansiamos mas nunca sabemos quando será

sobre como as pessoas muitas vezes deixam em suspenso os seus dias em busca de algo grandioso e que pode nunca se concretizar...

a história de drogo me serviu como tapa na cara sobre a urgência de aproveitar o presente e não ficar presa à expectativas ou buscando incessantemente ?significados e propósitos na vida? mas, de fato, ir vivê-la

como bem disse mário quintana, ?quando se vê já são 6 horas...?

depois dessa leitura eu tenho pensado muito qual é o forte bastiani da minha vida.

já parou pra pensar qual é o seu?

Bruno.Vieira 02/10/2023

Nos faz refletir sobre muitas coisas. Os relatos são tão intensos que chegamos a sentir os anseios e as angústias do protagonista, levando a um questionamento profundo sobre como estamos vivendo no pouco tempo que temos aqui.

Thiago820 02/10/2023

O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
O tempo. A Espera. O Reduto Novo. A ilusão. O deserto dos tártaros é um livro para se sentir parado. A leitura foi estressante, porque em muitos momentos pensei no quanto a vida de Giovanni Drogo era medíocre e no quanto ele, mesmo sabendo disso, se mantinha na monotonia. Infelizmente o estresse só existiu pela identificação que senti, não foram poucas as analogias que fiz com a minha própria realidade, o que de certo foi a intenção de Buzzati. Apesar das ?barrigas?, o livro cumpre com a premissa e entrega uma excelente e atual metáfora da vida humana. Um ponto alto são as descrições do cenário, pude não só imaginar, como sentir o Forte Bastiani. Um ponto baixo é a escolha narrativa em contar outras histórias e acontecimentos do forte, quando apenas queríamos saber mais sobre o que se passava na mente de Giovanni. Por fim, foi uma ótima leitura, realmente um clássico.

Amal0 30/09/2023

Que depressão
Leitura arrastada. Insisti até o final, não quis abandonar. Não me conectei com esse.

Achei triste o fato do personagem estar em um lugar que não gostaria desde o começo e mesmo assim não ir embora.

Land Souza 26/09/2023

Minha experiência com 'O Deserto dos Tártaros', de Dino Buzzati, foi profundamente marcante. A obra me impressionou pela maneira incrivelmente sutil com que aborda a analogia entre a brevidade da vida humana e a espera incessante por algo melhor no horizonte.

O autor habilmente ilustra como nossas ações, ou a falta delas, podem transformar nossa existência em algo penoso, ou até mesmo inútil. O protagonista, Giovanni Drogo, representa aqueles que passam a vida em uma espera ansiosa, sempre acreditando que o ápice está prestes a chegar, e nesse processo, esquecem de viver o presente com a intensidade que ele merece.

A fortaleza distante e fria, onde se desenrola a história torna-se uma metáfora poderosa para as armadilhas da procrastinação e da espera. O local é um símbolo da espera interminável e, ao mesmo tempo, da prisão que criamos para nós mesmos quando adiamos ações significativas.

A narrativa me fez refletir profundamente sobre a importância de equilibrar sonhos e realidade. Às vezes, é vital abandonar um ideal ilusório e abraçar a realidade, enxergando-a em toda a sua complexidade. Isso me levou a pensar que devemos viver o momento presente com a atenção que ele merece, ao invés de ficar presos à ilusão do amanhã perfeito.

Por fim, 'O Deserto dos Tártaros' é uma obra incrível que nos convida a questionar nossas próprias esperas intermináveis e nos lembra da importância de viver plenamente o hoje, encontrando significado e propósito em nossa realidade presente. Está entre os meus top 10 livros mais incríveis que já li, estou impressionada, não consigo parar de pensar na profundidade dessa história.

Hallisson 18/09/2023

Minha opinião como leitor
Esse livro é um clássico da literatura italiana, então o mérito do livro não está em julgamento, apenas minha opinião de leitor. Se for resumir o livro em uma frase seria "Desperdiçar a vida inteira a espera de algo" e sabe qual o problema do livro? Você ler ele inteiro, ou ler só essa frase vai dar a mesma coisa. Eu acho que o autor se beneficiária de um conto com 20 páginas em vez de um livro com quase 200. Ou não, sei se o autor quer fazer com que a gente tenha a mesma experiência do protagonista e nos fazer sentir que estamos desperdiçando nossas vidas por páginas e páginas por uma "lição" que a gente já sacou na página 10.

Brunofds 17/09/2023

O deserto que atravessei, ninguém me viu passar?
Bastante interessante a análise do tempo relatada pelo autor. Inevitável também sentir todas as impressões de vida passadas por Drogo. Livro fantástico!

Mariana.Moreira 15/09/2023

O deserto dos tartaros
Amei o livro.
História me fez refletir e identificar o que posso mudar no meu cotidiano.
O tempo um bem tão precioso que muitas vezes deixamos escapar por entre os dedos.

Sara - @um_livro_por_ai 11/09/2023

O deserto dos tártaros
?Entretanto, justamente aquela noite ? oh, se o soubesse, talvez não tivesse vontade de dormir ?, justamente aquela noite iria começar para ele a irreparável fuga do tempo.?

Luiz Miranda 09/09/2023

"and then one day you find, ten years have got behind you.."
Publicado no início da 2 guerra mundial (1940), mas devidamente distribuído após o fim dela, este romance do italiano Dino Buzzati acabou por atingir o status de clássico da literatura mundial ao longo dos anos, aparecendo em listas do Le Monde, El Pais, Bravo Magazine, etc.

A fama é merecida, trata-se de uma bela reflexão sobre tédio, obsessão e passagem do tempo, sentido do vida, de um modo geral. O cerne da questão é onipresente: que diabos estamos fazendo nesse mundo?

Narrado em terceira pessoa, conta a história de um jovem militar destacado para assumir um posto num forte de fronteira. Passada a rejeição inicial, o protagonista começa a desenvolver um angustiante elo com o local. Escrito com brilho e firmeza, além de um sóbrio asceno poético, é daqueles livros que você não esquece fácil, uma alegoria sobre os objetivos que nos movem e o quanto de ilusão eles carregam.

Com certeza figurará no meu top 10 deste ano. Experimente.

4 estrelas

Mi_ 08/09/2023

O deserto dos tártaros, Dino Buzzati.

O livro que me fez refletir sobre a vida e a fugacidade do tempo.
A vida é cíclica, constante; é impossível ficar inerte a ela.
Como diz Clarice Lispector: ?Agora é um instante. Já é outro agora?.
O instante é já.

?Até então ele passara pela despreocupada idade da primeira juventude, uma estrada que na meninice parece infinita, onde os anos escoam lentos e com passo leve, tanto que ninguém nota a sua passagem. Caminha-se placidamente, olhando com curiosidade ao redor, não há necessidade de se apressar, ninguém empurra por trás e ninguém espera, também os companheiros procedem sem preocupações, detendo-se frequentemente para brincar.?

Beto 07/09/2023

Apesar de receber inúmeras recomendações, nao esperava que fosse gostar tanto. Custei engatar a leitura. No início me foi pouco interessante, mas com o passar das páginas só foi me surpreendendo cada vez mais. Um dos melhores do ano!

?Assim uma página lentamente é virada, passada para o outro lado, acrescenta-se a outras já findas, por hora é apenas uma leve camada; as que falta ler são, em comparação, um monte inesgotável. Mas é sempre uma outra página gasta, senhor tenente, uma porção de vida que se foi.?