O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

thepolicx 08/01/2024

"Toque-toque, pulsa o coração no peito de Giovanni Drogo."
Eu deveria ter terminado esse livro em Dezembro de 2023, mas acabei deixando ele de lado sem querer. Agora nos primeiros dias de Janeiro consegui terminar ele. E que leitura!
A premissa de O Deserto dos Tártaros me interessou bastante, fiquei desejando essa edição na Amazon por um bom tempo! E a leitura não decepcionou. Acompanhamos Giovanni Drogo, um jovem soldado designado para proteger o forte Bastiani; forte este que acaba se tornando a sua razão de viver.
Fiquei muito surpresa em como o Dino Buzzati consegue passar tantas sensações em apenas 170 páginas. A escrita dele é inacreditável, assim como as obras de arte dele: conheço pouco sobre o autor, mas com certeza vou procurar saber mais sobre sia vida e sua obra.
Indico muito esse livro! Definitivamente não é uma leitura fácil, ela pede que você já tenha lido outros livros de linguagem mais rebuscada pra poder aproveitar completamente a experiência, mas é incrível!

JuPenoni 29/12/2023

Que livro!!

Tinha grandes expectativas pra essa leitura. Meu marido leu esse ano, e me disse que se tivesse lido apenas ele em 2023, o ano de leituras já valeria a pena.

Para mim o livro demorou a me fisgar, mas quando fisgou, não quis soltar.

Essa reflexão sobre como vivemos nossa vida, sempre na expectativa de viver momentos grandiosos e memoráveis, e como talvez esse momento nunca chegue, conversou muito com sentimentos meus.

Vale muito a leitura!

Leonardo88 23/12/2023

Uma boa reflexão sobre a vida!
Uma história bem escrita e com vários pensamentos e reflexões sobre nossa vida, espectativas e principalmente sobre o tempo! Sei que era o objetivo do autor mas achei um pouco parada de mais a história , mas tem toda a lógica de ser assim !

Morgana.Paulino 19/12/2023

Livro extremamente sensível e metafórico
Costumo dizer que os livros são projetivos, trazem a tona aquilo que temos dentro de nós. E isso é extremamente refletido na minha experiência de leitura com O Deserto dos Tártaros. A premissa é simples: um jovem oficial é atribuído para servir no Forte Bastiani, lugar onde o tempo passa diferente e as pessoas acreditam que podem se ver livres a qualquer momento daquela fortaleza, o que acaba não acontecendo.

O livro fala sobre pertencimento, solidão, tempo, liberdade, efemeridade da vida e tantas outras temáticas que podem ser percebidas por olhos atentos.

Foi uma das minhas melhores leituras e me remeteu a época da pandemia, quando a passagem do tempo era relativa e nos sentíamos presos, mas tentando usufruir da liberdade possível entre quatro paredes.

Recomendo imensamente a leitura.

FalaLud 18/12/2023

Esse livro pode mudar a sua vida
Admiro demais o autor que tem a capacidade de ser tão preciso, cirúrgico, sucinto e ao mesmo tempo conseguir contar uma história de tanto impacto e despertar tantas emoções.

Dino Buzzati faz mágica em menos de duzentas páginas: num enredo em que não acontece quase nada, assim como o personagem, estamos sempre guardando a esperança de que algo grandioso está para acontecer.

Não tem como ler O Deserto dos Tártaros e ficar ileso de refletir sobre a própria vida. Obra prima, recomendadíssimo! ??
Craotchky 18/12/2023minha estante
Não pretendo demorar para ler esse e suas palavras foram muito motivacionais nesse sentido

FalaLud 18/12/2023minha estante
Fico feliz! Não vai se arrepender :)

Sille 17/12/2023

Me sinto o próprio Giovanni Drogo!
O autor escreve de uma forma que você se senti na carne de Giovanni Drogo, oq foi uma experiência!! De início ele nem era o tipo de personagem que mais me identifico, mas ao longo da leitura não sei dizer se abrir os olhos para minha vida ou se meus sentimentos se mesclaram com o do militar.

Paula 11/12/2023

O tempo?
A história é centrada na vida de Giovanni Drogo, um jovem oficial designado para servir em uma fortaleza remota. Confesso que não era uma leitura que eu esperava. A primeira metade não estava me interessando muito, mas quando foi se aproximando do final me surpreendeu positivamente ao mesmo tempo em que me angustiava. Trata-se de uma metáfora sobre a condição humana, a espera e a perda de oportunidades na vida?.certamente vou passar muitos dias lembrando dele. Vale a pena ler!

annikav.a 06/12/2023

Os duros prazos da vida
"Deserto dos Tártaros" é um livro curto e deliberadamente enfadonho. O estudo de personagem é inexistente (exceto raros vislumbres de Drogo), o que nos leva a confundir pessoas e nomes vez ou outra, mas, fora a isso, não é difícil de seguir. Vejo-o como um relato sobre a monumentalidade do tempo, que nos parece tão imutável quanto as montanhas que bordejam o Forte Bastiani. Ademais, também é um relato daqueles que morrem enquanto vivos, inclusive através do conformidade. Daí o grande valor da obra para mim.

Geisi.Ferla 03/12/2023

Sentido da existência
O autor conta a trajetória de um soldado em busca de sentido para sua existência. Enquanto ele busca o significado, a vida passa, o tempo gira sem dó, nem piedade.

Mariana 03/12/2023

DILACERANTE
Acabei de terminar ele e preciso colocar em palavras pelo menos um pouquinho das minhas impressões.
A leitura demorou muito a me pegar, não porque o livro não seja bom, pelo contrário, é um clássico extremamente bem feito; demorou a me pegar porque o li em um momento delicado. Me vi no personagem em certos momentos, vi o medo da vida passar, vi a ansiedade por viver algo diferente e ainda sim se ver preso no mesmo cenário, vi o temor de ficar para trás enquanto todos seguem... A angústia de ser jovem adulto é muito palpável nessa obra, é magnífico e horrível. Te faz pensar suas escolhas de vida, te faz refletir nos anos que passam, nas oportunidades perdidas e nas que estão por vir, nos relacionamentos que cultivamos, enfim...

Recomendo a leitura, mas se você estiver passando pela crise dos 20 anos eu acho que pode ser uma leitura um pouco mais dolorosa do que prazerosa, só que não vai deixar de ser boa.

J^! 02/12/2023

Sensacional
Um livro pra ser lido várias vezes na vida. Sobre o tic tac da vida. As escolhas. E a aceitação da vida como ela vem.

Fabio.Nunes 22/11/2023

Um livro para sempre
O deserto dos tártaros ? Dino Buzzati
Editora: Nova Fronteira, 2022

UM LIVRO PARA SEMPRE.

Um dos primeiros livros lidos neste ano, me deixou um impacto tão forte que eu precisei relê-lo. Faço nova resenha não só por que a anterior não está à altura, mas para novamente indicar aquela que se tornou uma das mais extraordinárias leituras da minha vida.
Em apertada síntese, o jovem recém-formado tenente Giovanni Drogo é designado para servir no forte Bastiani, na fronteira montanhosa de seu país. Além da fronteira, apenas o deserto dos tártaros, um local um tanto inóspito de onde se espera um dia uma invasão inimiga.
Dentro dos muros do forte a rotina se impõe rígida e sem mudanças e o tempo escorre sem ser percebido. Dentro dos muros do forte a expressão de vida é cerceada, mas mantida apenas como esperança e sonhos infrutíferos.
Drogo tem algumas chances de sair daquele destacamento, voltar à cidade de onde veio para se casar, ter filhos, se alegrar com os amigos, com sua família, mas acaba por se sentir estranho em sua vida anterior, voltando então ao forte para sentir o conforto do torpor da monotonia, mantendo-se esperançoso diante de um futuro glorioso. Eis que o tempo passa e a partir daqui tudo é spoiler.
Deixo apenas algumas reflexões que tirei da leitura que talvez te convença a ler esta obra:

- Este livro gera forte introspecção, falando da vida em espera, literalmente na inação da esperança para que no futuro as coisas sejam melhores.
- Trata-se de uma alegoria genial sobre o que queremos de nossas vidas e o que fazemos com o tempo que nos é dado.
- Quando criamos muros ao nosso redor, a vida perde o viço e a atratividade, e então caminhamos inconscientes com a mera esperança de um futuro melhor. No fim, em tal futuro há apenas a morte.
- O forte é uma alegoria para a vida fechada em si mesma e o deserto é a alegoria para a esperança.

É uma alegria perceber que minha leitura é um pouco mais apurada hoje do que foi em janeiro, quando li o livro pela primeira vez. Quanto mais a gente lê, mais a literatura nos ensina de suas nuances e nos estimula a refletir.
Decerto, o leitor pode ter mudado e continuar mudando, entretanto este livro aqui vai continuar para sempre em mim.

Max 22/11/2023minha estante
Ótima resenha, Fábio! Tive uma percepção diferente, que me pertubou bastante, não se passa incólume por esse livro!

Fabio.Nunes 23/11/2023minha estante
Não mesmo Max!

Molizini 18/11/2023

Leitura obrigatória
Um livro de muita sapiência. É muito recomendado a pessoas que costumam procrastinar seus projetos. Adiamentos, indisposições, acomodações e contextos confortáveis são obstáculos que te distanciam dos seus sonhos e da própria vida em plenitude. Se você está em dúvida se deve tomar alguma ação importante em sua vida, este livro vai ser uma verdadeira revelação.