O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Ana Bruno 12/09/2020

Incrível
O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati.
Não é um livro óbvio. Mas é um livro incrível!! Me deixou muitas reflexões.
Aqui temos uma escrita poética e sensível sobre o tempo, expectativas e arrependimentos. O que fazemos de nossas vidas? Estamos sempre esperando o melhor que virá... e nos acomodamos nessa espera. Esse livro nos põe a pensar. E o carregamos por um tempo ao terminarmos de ler.
E tem um dos finais de livro mais lindos que já li!!!
Douglas 14/09/2020minha estante
Às vezes não chega a nós, nem o melhor, nem o pior. Essa inércia também gera muito sofrimento.

Marianne.Azevedo 18/11/2021

Excelente!
Muitas vezes achei que estava lendo um poema? o livro fala sobre como esperamos que aconteça lá no futuro algo extraordinário, e aguardamos, não agimos, deixamos o tempo passar. O capítulo VI tem trechos lindos. O XXIV também: - O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás (?) Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens; (?), acaba-se arrastado pelo rio, que parece lento, mas não para nunca - e noutro trecho: - que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida -

Sandro A.B. 01/08/2021

Um Livro Sobre o Tempo
Li o último capítulo duas vezes, o qual entrega ao leitor a sensação do livro inteiro.

Esperar o tempo, aguardar no tempo, deixar o tempo passar, mudanças não são fáceis, mas esperar o seu transcurso pode ser ainda mais perigoso.

A chama acesa de uma eterna esperança, embora propicie calor não esquenta a alma, assim cada leitor vislumbra em si seu próprio deserto, e se coloca como seu próprio tártaro.

Neilson.Medeiros 25/05/2023

Perfeito demais! Narrativa poética e simples, no bom sentido. A gente vai se envolvendo com a história de Giovanni Drogo, nos alimentando com a expectativa do que vem do norte, até começar a entender que não é sobre isso.

moacircaetano 30/03/2023

Um livro sobre um forte num deserto... não! Esquece!
É um livro sobre o tédio, e sobre o seu efeito corrosivo, mortal, sobre cada vida.

Gabrielli 25/09/2022

Que leitura!
Um livro incrível sobre vida, morte, tempo e sentido. Escrita fluida, final e capítulos impactantes, a receita para uma leitura favoritada! Só faltou 0,5 para as 5 estrelas porque algumas descrições são um tantos confusas, mas vale MUITO a leitura.
Andressa Menezes 25/09/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Gabi! Amo esse livro.?

Caio.Carrasqueira 19/05/2020

Fantástico
Um livro ótimo que nos ajuda a abrir os olhos para os valores da vida no momento presente que vivemos.

Jessica Moraes 20/04/2023

O clico da vida
Foi uma leitura pouco arrastada, mas gostei;
conta a história de um jovem que é transferido para um posto novo e escolhe ficar ali e aguardar a guerra que tanto falam que está por vir.
quando essa hora chega, ele já está no fim de sua vida;
por tudo o que ele passou, me fez ter raiva de algumas coisas, mas daquele jeito é algumas relações que temos também no nosso dia a dia;
o triste fim de uma vida feita de escolhas e elas nunca aconteceram, confiar demais no que está por vir;

Mateus 28/05/2023

Sobre o Tempo
Inicialmente achei a leitura repetitiva, devagar, mas acostumei com a forma que o tempo era narrado, o Drogo é um personagem ótimo que retrata bem essa metáfora da eterna espera, onde a vida se torna uma espera pelo futuro que nunca chega.

Gostei muito do fim do livro, as páginas finais são sensacionais, acredito que irei reler em outro momento da vida e ter novos sentimentos quanto a isso tudo que o livro trouxe para a minha mente, mas repensei muito sobre minha vida e meus planos atuais, minha pressa de viver.

Cássio 15/06/2014

Sobre o Serviço público.
Quem trabalha, ou já trabalhou, no serviço público do nosso pais vai conseguir se identificar com esse romance. O nada é tão grande, que chega a pertubar. Muito Bom.

Carla Verçoza 22/06/2020

Que livro lindo!
Sobre como esperamos algo da vida e sua falta de sentido, a solidão em que nos encontramos. A vida não perde a oportunidade de ser muito irônica.

"(...) talvez tudo seja assim; acreditamos que ao redor haja criaturas semelhantes a nós e, ao contrário, só há gelo, (...) preparamo-nos para cumprimentar o amigo, mas o braço recai inerte, o sorriso se apaga, porque percebemos que estamos completamente sós."
Sid Dantas 11/07/2020minha estante
Linda resenha Carla. Também li e gostei bastante.

Fabiana.Neves 29/06/2020

Romance que conta a história do oficial Giovanni Drogo, o qual é nomeado em seu primeiro posto, para o forte Bastiani, que se ergue solitário às margens do Deserto dos Tártaros. Decepcionado pela localização de pouca importância estratégica, uma fronteira morta, Drogo espera ficar ali poucos meses, aguardando uma transferência. Cada vez com um empecilho, a transferência sempre fica mais distante. Nessa paisagem desértica há uma misteriosa névoa permanente, encobrindo a visão do futuro e todos os dias são iguais. O tenente Drogo anseia pela glória militar no campo de batalha, mas isso nunca aconteceu no Forte Bastiani. Alguns oficiais de idade tentam animá-lo dizendo que os tártaros ainda estão lá se preparando para a guerra, e que a melhor atitude é esperar.

No fundo, é um livro sobre a passagem do tempo, sobre oportunidades perdidas e sobre os perigos do conformismo. Quantos de nós já não passamos por algo parecido? Recusando sair de uma situação que não nos traz nada de bom, apostando nossas fichas numa vaga esperança de que algo melhor está por vir.
E assim vamos ficando, até perceber que a vida ficou para trás.....

Paula 29/02/2016minha estante
Está na minha estante há tanto tempo! Vou ler, Aline :)

alineaimee 01/03/2016minha estante
Leia, sim, Paula! É maravilhoso! :)

LidoLendo 06/03/2016minha estante
Favorito da Vida!! Perfeita resenha, Aline!! Bjo da Isa.

João 24/01/2019minha estante
Ótima resenha!