O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Paulo.Vitor 11/08/2023

O Tempo.
É um livro sobre a inexorabilidade do tempo ou sobre ansiedade? É uma alegoria sobre o tempo, um exercício de reflexão sobre a ansiedade, sempre a espera de algo que não chega, e quando chega, não podemos fazer nada quanto a isso. Estou falando da morte ou simplesmente da sensação debilitante e desanimadora da ansiedade? Que nos impossibilita de agir?

É isso que eu pensava durante a leitura. Eu tenho ansiedade generalizada, bem no começo da leitura (não por causa do livro), estava passando por um momento de crise forte, e isso fez com que o livro tivesse outra interpretação pra mim.
A parte da demarcação de fronteira, pra mim, é a exemplificação da ansiedade, antecipando situações e categorizando como problemas mesmo antes de ter qualquer confirmação sobre.
Acaba também, que de certo modo eu me identifiquei com Drogo. Não foi explicitado isso durante o livro, mas eu vejo que, pra ele, em certo momento, a rotina, sempre igual e repetida, na qual ele saberia o que aconteceria no dia seguinte era confortável, pois é normal querer controlar o futuro e ser de certa forma "onisciente" sobre os acontecimentos futuros (principalmente quando se tem ansiedade rs) e de certa forma, com a rotina, essa previsão, de certa forma era possível, mantendo Giovanni em sua zona de conforto.

O livro também nos trás, como já coloquei, obviamente, reflexões sobre o tempo, vida e morte, sobre muitas vezes a omissão que temos para situações do dia a dia. A localização do forte Bastiani não é especificada, não tem um país delimitado, a data também não é especificada, temos sabres e armas de fogo, temos carros e cavalos. O período e espaço nesse caso não é importante, pois a passagem do tempo, que é, provavelmente, o real protagonista da história, é muito mais forte e importante que qualquer outro, afinal, ele é inexorável.

A leitura é boa de fácil entendimento, é daquele tipo de leitura que vai fazer refletir sobre qualquer mínimo detalhe, tentando decifrar as alegorias e metáforas. Provavelmente um dos melhores que li esse ano. Gostei tanto que eu tinha começado a leitura, e durante o livro, decidi comprar o de capa dura da Tag+Nova Fronteira, pois sabia que ia valer a pena. Recomendo.

Luciane.Gunji 10/08/2023

Arrastei a leitura o máximo que pude, mas fico feliz de não ter desistido. É um clássico, de fato, mas não um dos meus preferidos.

Laura Oliveira 10/08/2023

Resenha - O deserto dos tártaros
Na obra, o jovem tenente Giovanni Drogo é designado para servir no forte Bastiani ? um grande e velho posto oficial para a proteção de fronteiras.

No auge da juventude, Drogo não pretende passar muito tempo no forte. Porém, cresce em seu íntimo a espera pelo inimigo: sua grande oportunidade na vida, seu momento de glória em que toda a espera valerá a pena. Assim, sem que perceba, os anos se passam e a invasão estrangeira nunca acontece.

Mas agora já é tarde. Giovanni renunciou sua vida e juventude por algo que nunca aconteceu. O tempo escorreu por seus dedos enquanto ficava confinado em um serviço repetitivo e sem propósito. Não há mais tempo de voltar atrás, recuperar os anos perdidos e recomeçar do zero.

A obra traz inúmeras reflexões sobre a vida e o tempo, principalmente no fato de que desperdiçamos a vida cotidiana na expectativa de alguma coisa maior, mais grandiosa e que seria nossa por direito. Entretanto, o tempo continua passando, a juventude se vai e quando percebemos, a velhice já bateu à porta e não aproveitamos as chances que tivemos.

Recomendo o livro para todos que gostam de leituras reflexivas e incômodas. É uma narrativa dura e triste de uma história que poderia muito bem ser a de qualquer um de nós.

"No fundo teria bastado uma simples batalha, uma única batalha, mas de verdade, atacando em uniforme de gala e sendo capaz de sorrir ao precipitar-se em direção dos rostos herméticos dos inimigos. Uma batalha, e depois quem sabe teria ficado contente pelo resto da vida."

Testa de ferro 08/08/2023

Minha vida mudou
Por algum motivo comecei a ler este livro só por achar que tinha ouvido o título em algures e fui pego totalmente desapercebido pela profunda mensagem que Dino Buzzati passa através desta estória.

Resumidamente: não espere que a vida vá mudar como mágica, tudo depende de você! Pode ser que se esvaia todo o seu tempo aguardando algo acontecer por vontade própria senão a sua!

Paulo 07/08/2023

A vida pode virar um deserto
O livro conta a história do jovem Giovanni Drogo, militar nomeado para servir no Forte Bastiani, encravado em montanhas na fronteira desértica da Itália. Em tempos passados, a fortaleza fora importante posto de defesa contra os tártaros. No contexto da história, é um posto de trabalho irrelevante e decadente.
Drogo passa a vida solitária no forte, esperando pela guerra, que nunca vem. Mas ele mantém a esperança de que “algo grandioso acontecerá”, é disciplinado e trabalhador. Um militar exemplar que cumpre com exatidão sua função. Sonha com a guerra nunca vindoura. Quando deu por si, sua vida havia passado em vão.
A obra trata do tédio no forte, do cotidiano massacrador de sonhos, de esperanças vãs, do comodismo desleixado. Na verdade, o importante é viver a vida presente, sem se preocupar com o futuro ou com eventos que podem nunca vir a ocorrer.
O livro não me impactou tanto quanto esperava, talvez porque tenha lhe associado ao clássico “A montanha mágica”, romance bem superior. Há clara influência do romance de Mann sobre Buzzati: a relatividade do tempo, a redenção pela guerra, o declínio da modernidade, entre outros, são temas que permeiam ambas as obras.
Ainda assim, é muito bem escrito e poético em diversos momentos e vale a leitura.

Aline.Silva 31/07/2023

Gostei muito da forma como o autor aborda a passagem do tempo e sobre a perspectiva do personagem principal sobre os dias, épocas do ano. O livro em si trata sobre a passagem do tempo em sua temática geral.

Clakson 27/07/2023

Vazio existencial
Reflexivo e inquietante, o livro trata sobre a obsessiva espera de algo grandioso e cria uma tensão conforme narra o tempo de vida sendo consumido, descrevendo um processo de isolamento emocional angustiante.
Esse livro descreve com tanta riqueza momentos de absoluta solidão que me levou a reflexões profundas sobre a finitude da existência de todas as coisas.
Por falar tão intimamente sobre esses sentimentos, ele se tornará um amigo para os momentos que remetem à saudade e despedida.

Bruno 24/07/2023

Uma obra para reflexão
Essa obra é excelente e mostra o poder do tempo, o tempo que foi e o tempo que temos pela frente... Envolto em uma situação em que não escolheu Drogo é impelido em fazer suas escolhas... O forte bastiani, a fronteira mais longiqua e a espera pelo aguardado ataque dos tártaros nos movem para um -tempo fora da realidade externa... O micro cosmo que o livro cria nos envolve e nos faz enxergar a vida como enxerga o personagem... Uma obra linda e reflexiva que nos exige um olhar treinado sobre o mundo... Mas ainda assim uma lição de vida que nos ensina a olhar nossos próprios desertos dos tártaros. Recomendo muito a leitura.

leiturasdaursula 21/07/2023

A irreparável fuga do tempo!
A história é ambientada em uma fortaleza remota, localizada em um deserto inóspito, onde um grupo de soldados é incumbido de proteger a fronteira do reino contra uma ameaça imaginária: a invasão dos tártaros. Nesse cenário isolado, onde nada acontece e o tempo parece estagnar, acompanhamos a trajetória do jovem tenente Giovanni Drogo, que ingressa na fortaleza com grande entusiasmo e expectativas heroicas.

A principal temática do livro é a espera. Giovanni passa a maior parte de sua vida naquela fortaleza, esperando pela iminente chegada dos tártaros, uma promessa que nunca se concretiza. Essa espera se torna uma metáfora poderosa para a condição humana, na qual muitas vezes ansiamos por eventos grandiosos e significativos que nunca acontecem. A desilusão, o tédio e a incerteza sobre o propósito da vida são retratados com maestria pelo autor.

Gabriela.Gratival 21/07/2023

O desperdício da vida
Queria deixar registrado que a nota dada ao livro vai mais sobre a sua mensagem do que propriamente à escrita, que não me fisgou muito. Ouvi mais ao audiobook e foi isso que me ajudou a chegar ao final do livro. Mas a mensagem que esse livro transmite?fenomenal.
Pensar no desperdício de uma vida parece uma coisa distante quando o assunto é nós mesmos, mas talvez estejamos nos deixando levar pelo tempo sem se dar conta, assim como acontece com Drogo na história.
Na resenha da Tatiana Feltrin, do canal tlt, ela levantou uma discussão que me deixou pensativa: qual seria a sua batalha dos tártaros? O que você tanto espera ou no que você se agarra que o impede de seguir com sua vida? Um relacionamento estagnado? Um trabalho enfadonho?
O final realmente me surpreendeu. Junto com Drogo esperava ansiosamente que a batalha ocorresse, que ele tivesse seu momento de triunfo. E ver o seu desfecho, embora inesperado, totalmente alinhado com a premissa do livro?foi realmente catártico.

Priscila 17/07/2023

Não deu para aproveitar
Só concluir porque o livro era curto e também porque evito abandonar livros.

Foram estes os motivos para continuar a leitura. Uma leitura maçante, com um protagonista inerte a todas as coisas deste mundo.

Alessandro 16/07/2023

Desperdício
Uma vida desprovida de propósitos reais e objetivos claros. Uma vida de esperanças vazias e de sonhos. ?Há mais de trinta anos estou aqui à espera? Deixei passar muitas oportunidades. Trinta anos são alguma coisa, tudo para esperar os inimigos. Não pode querer agora que eu parta, não pode querer, tenho o direito de permanecer aqui?.

Mari.andreto 15/07/2023

Que livro! Não esperava gostar tanto quanto gostei. A maneira como o autor descreve a passagem do tempo e a nossa espera durante a existência me comoveu demais. Recomendo a leitura.
leooc 28/07/2023minha estante
amo esse livro!

Otavio.Guassu 12/07/2023

"O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. "Pare, pare!", se desejaria gritar, mas vê-se que é inútil. Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens; e não adianta agarrar-se às pedras, resistir no topo de algum escolho, os dedos cansados se abrem, os braços se afrouxam, inertes, acaba-se arrastado pelo rio, que parece lento, mas não para nunca."

amanda2998 12/07/2023

Realidade da espera de algo grandioso
O livro me tocou de muitas formas e principalmente sobre como o TEMPO não para. As vezes deixamos de passar momentos e também decisões por que esperamos algo grandioso acontecer? aquele momento de ? se isso acontecer aí sim faço ?? Drogo o personagem exatamente esperou uma guerra para decidir ser feliz. A guerra chegou mas o tempo não parou para ele viver isso.
Aconselho a todos a ler? tem uma parte do livro que vou guardar para sempre comigo.