Bilhões e Lágrimas

Bilhões e Lágrimas Consuelo Dieguez

Resenhas - Bilhões e Lágrimas

Luana 26/04/2020

Consuelo Dieguez é jornalista e fez uma série de artigos para a Revista Piauí contando a história das principais figuras envolvidas no cenário econômico do Brasil desde a posse do Lula. O trabalho foi reunido nesta obra.

A autora possuí uma escrita que deixa o leitor interessado na história mesmo que não conheça as pessoas que estão sendo analisadas. Muito disso acontece pelos detalhes que ela busca contar, normalmente não são as perguntas clássicas de entrevistas, e sim detalhes e frases que possivelmente seriam ignorados em outros contextos. Esses pontos são o que fazem toda diferença para entender o perfil dessas figuras e o seu comportamento perante o poder que têm na mão, ou tiveram algum dia.

A história de um país é criada por pessoas, entender quem são essas peças críticas para o momento econômico que passamos é essencial para entendermos como chegamos até aqui. Quem e o que está por trás desses interesses? Nem sempre a resposta será agradável.

Andressa 13/04/2020

Uma noção do nosso confuso Brasil
Esse livro é bastante complicado de ler, não por causa da escrita, que é bastante simples, mas pela confusão que é o país em que vivemos. Começava a ler e ia procurando os figurões descritos e acabava me perdendo em tanta confusão. Mas é um baita livro pra entender um pouquinho do que foi feito com o Brasil nos últimos anos.

GuidoBR 15/12/2019

Bilhões e Lágrimas – A economia brasileira e seus atores
"O livro é uma coletânea de matérias publicadas entre 2006 e 2013. Todas as matérias são feitas a partir de várias entrevistas com atores da nossa economia: banqueiros (de sucesso e falidos), presidentes do Banco Central e do BNDES, donos e presidentes das maiores empresas nacionais."

site: http://500livros.blogspot.com/2016/05/bilhoes-e-lagrimas-economia-brasileira.html

LucasGeneve 21/11/2016

Sensacional.
Esse livro é sensacional em basicamente dois aspectos.
Primeiro, a escrita é extremamente envolvente. A autora consegue contar as historias com uma maestria dificil de se ver.
E depois, as historias sao fantasticas. No primeiro capitulo, a historia de um banqueiro que surgiu do nada e criou um dos maiores bancos de investimentos do país e da america latina, que viria a ser traído por seus pupilos. Em outro capitulo conta-se a historia de um dos mais famosos e talentosos investidores brasileiros, com suas frustraçoes e sua maneira de ver i mundo. Alguns capitulos tratam da tematica do pré sal e como esse, até entao, tesouro, parece nao ser tao mais valioso assim. Por fim, crises e falencias de duas das maiores empresas brasileiras.
Esse livro é um retrato perfeito do capitalismo brasileiro.

Bruno T. 09/10/2016

Esclarecedor
O livro reúne doze reportagens publicadas pela autora, na revista Piauí, entre 2006 e 2013, abordando temas e fatos relevantes da economia e da política nacional, envolvendo figuras importantes do governo e da iniciativa privada. Ao final da leitura, fica muito mais fácil entender como e por quê o PT, de Lula, Dilma, José Dirceu, Mantega e Luciano Coutinho, levou o Brasil à sua pior crise.

Isotilia 06/05/2016

Excelente livro para entender a economia brasileira
Eu vivi a maior parte dos eventos relatados nesse livro (de 2007 a 2013) e não tinha essa compreensão. O livro abriu meus olhos.
Saiba tudo no blog...

Bruno T. 01/10/2016minha estante
Concordo com você, principalmente no que se refere ao descalabro econômico criado pelo governo petista, com a farra dos empréstimos do BNDES, o uso político dos fundos de pensão e a total falta de autonomia do Banco Central, Isso tudo (e mais um pouco: corrupção generalizada,falência da Petrobrás, contabilidade criativa, etc.) levou o país no buraco onde se encontra hoje e, ainda bem, provocou o impeachment da incompetenta presidenta.