All the Bright Places

Resenhas - All the Bright Places

1 | 2 | 3 | 4

Azevedo33 17/04/2024

Recomendo
O livro aborda temas importantíssimos retratando
na perfeição a saúde mental e todos os seus
desafios. Sem dúvida o livro que eu mais anotei pelas suas frases e história impactante.

Para o fazer, a autora utiliza dois personagens Violet e Finch, assim como a relação
que estes desenvolvem, dois aspetos que com certeza prendem a atenção do leitor. Contudo, sinto que exploraram Finch e os problemas que este enfrenta na perfeição no entanto o mesmo não aconteceu com a Violet. Ela não é uma má personagem mas não consegui criar o mesmo nível de empatia e interesse pelo desenrolar da sua história, preferia que explorasse mais o Finch e talvez diagnostica-lo para que assim o pudéssemos entender ainda melhor, não que fosse necessário.

Embora a escrita não seja algo fenomenal,
meramente satisfatória, os capítulos curtos onde
está representada a vida de alguém que enfrenta
problemas psicológicos, como por exemplo a
depressão, que estão cada vez mais presentes na
nossa sociedade, são razão o suficiente para
valer a pena ler este livro.

Paula𪷠16/01/2024

Pelo filme, eu bem esperava mais
Eu me conectei com o Finch logo de cara, ele é um personagem cativante, com uma vida complicada, uma mente complicada, uma família difícil, mas ainda assim ele é carismático e faz de tudo para ajudar.

Ele definitivamente é meu personagem favorito. A forma com que foi descrita a saúde mental dele foi incrível e identificável.

Ao contrário da Violet. Não consegui de jeito nenhum me conectar com ela no livro da mesma coisa que me conectei com ela no filme e não sei o porquê. Talvez a forma com que o luto dela foi retratado nas palavras, a forma com que ela tratou o Finch, não sei dizer.

No filme ela é minha personagem favorita, no livro, não.

Isso me entristeceu muito e fez minha experiência não ser tão boa, o filme é um dos meus filmes favoritos e o livro não conseguiu ser o mesmo, o que é surpreendente! Primeira vez que isso infelizmente acontece.

Mas o livro é bom, só não tanto quanto o filme foi.

Caroline.Bassetto 10/01/2024

É meu preferido
Não tenho como explicar o quanto esse livro me tocou. Me identifico muito com os personagens, a depressão e a forma como ela é retratada. Sem contar que o livro é mil vezes melhor que o filme, pois nos permite entender o que o Finch tá sentindo e assim fazer sentido pro final. Inexplicável, é um livro triste e belo.

towers 08/01/2024

?What a terrible feeling to love someone and not be able to help them. Actually, I know exactly how that feels.?

daphinne0 16/12/2023

?Why wasn?t I enough??
Esse é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. não consigo nem por em palavras a frustração q tenho com esse montes de parágrafos sem sentido. os pensamentos e comportamentos tanto do Finch quanto da Violet são absurdamente fora da realidade, sem contar que a autora nem se dá o trabalho de contar qual a doença do Finch. aparentemente, ele virou do avesso só por causa de um pássaro. um pássaro mano. pelo amor de deus. é como se tudo que passasse na cabeça dele fosse ?já que todo mundo me odeia, vou fazer eles me odiarem ainda mais ?? a falta de justificativa pros comportamentos do Finch foi algo q me irritou bastante durante a leitura, além da falta de profundidade. ficou tão absurdo que uma hora eu comparei ele com a Rue de Euphoria e concluí q o objetivo desses personagens é fazer a gente passar raiva. não recomendo. assistam o filme.

Bianca92 16/09/2023

Eu amo esse livro, n me importo com q achem dele, eu AMO esse livro. terceira vez relendo e acho q eh o livro q eu mais anotei ate agr

Jacare 25/07/2023

Eita livrin grande
A história e os personagens são apaixonantes, mas o livro é desnecessariamente grande.

Eu já não gosto de livro grande, e esse, ainda por cima, é monótono.

350 páginas das mesmas pessoas, mesmos lugares, mesmos pensamentos.

Apesar de tudo, funciona bem como um livro jovem.

Bruna 29/05/2023

Necessário!!!
Esse livro traz dois personagens muito cativantes, Finch e Violet ambos com seus problemas pessoais e é incrível ver o desenvolvimento dos dois, tanto pessoal quanto em conjunto.
Esse livro aborda temas MUITO necessários de serem falados, principalmente a saúde mental, que é muito presente nos dias de hoje e precisa ser levada cada vez mais a sério.
No final, na parte da autora, achei incrível tudo o que ela disse????
LEIAM (quero ver o filme agora hehe)

honnegeyserzznn 05/12/2022

Segunda vez lendo
Segunda vez lendo o livro que costumava ser meu favorito, e hoje após terminar essa leitura, continua sendo meu favorito.
Não tenho nem palavras pra descrever o quão especial e significante essa história é pra mim, o quanto me marcou e me ajudou a descobrir mais sobre eu mesma. Quando li por volta dos meus 14/15 anos, o efeito que caiu sobre mim foi de abrir os olhos pra vida que me esperava, e com certeza fui forte o bastante e fiz isso. Hoje, nos meus 19 anos, leio esse livro apreciando a força que tem nele, a importância das pessoas, dos lugares, da vida inteira. Apesar de ser um livro juvenil, a abordagem de problemas reais esta sempre presente, as vezes em sua forma sútil, mas tendo o seu foco necessário. Talvez a caracterização do Finch, seja caricata demais, porém a profundidade do personagem é linda em sua essência, baseado em alguns estereótipos de um jovem ?problematico?, reafirma um pouco essa ?anormalidade? mostrada, mas o livro da a volta por cima, querendo distorcer essas caracterizações. Violet Markey, considero uma personagem de extrema força e personalidade, para voltar ao seu mundo, à sua vida, ela precisou de um empurrãozinho, mas logo que o teve, o mundo inteiro era dela, depois de tantas perdas de pessoas da sua volta e de si própria, conseguiu em seu tempo voltar a viver, e contemplar a vida dos que já se foram com todo o amor e respeito que merecem. Não acho que o romance seja o foco do livro, acho que seja a busca por si mesmo, e o encontro do nosso lugar no mundo, ou onde imaginamos que ele possa estar. Sinto que alguns personagens, como os amigos próximos do Finch e da Violet, poderiam ter tido uma maior exploração, ainda mais contemplando um ?segredo? da Amanda, ou um questionamento mais a fundo de por que o Roamer é como ele é.
Apesar de tudo, leitura que recomendo de olhos fechados, não sei se é tudo isso que sempre falo sobre, talvez ache tantas maravilhas pela imensa importância que essa obra teve e ainda tem na minha vida.

geovana 04/11/2022

?What if life could be this way? Only the happy parts, none of the terrible, not even the mildly unpleasant. What if we could just cut out the bad and keep the good? This is what I want to do with Violet?give her only the good, keep away the bad, so that good is all we ever have around us.?

gostei bastante do livro, apesar de que eu ja sabia o final porque assisti o filme na época que lançou. pra mim, esse livro foi muito mais que um romance, até porque apesar de eu ter adorado eles, eu acho que talvez tenha sido um pouco água com açúcar, mas de um jeito bom. por um lado, a violet lidando com o luto de perder a irmã, e do outro o finch tentando seu máximo para ficar ?acordado?. eu fiz várias marcações e me identifiquei bastante com alguns aspectos. acho que vale a pena dar uma chance, mesmo não sendo o livro mais forte de romance, ou de luto ou de lidar com pensamentos suicidas.

giselle 26/09/2022

(releitura) toda vez que releio esse livro, é uma emoção diferente. sempre choro mas eu amo tanto tanto os personagens principais, que no fim vale muito a pena.

entusiastadebaleia 22/09/2022

as frases desse livro são maravilhosas, eu vi o filme primeiro e sinceramente prefiro o filme, não sei explicar mas eu me sinto mais conectada. ao meu ponto de vista o livro tenta retratar sempre o transtorno do finch e isso acaba sendo meio maléfico com o leitor por que voce se sente meio preso a gostar dele e a sentir a dor no final. em geral um livro bom e escrita muito boa, mas não chegou a ser 5 estrelas.

rebecca 05/07/2022

enrolei tanto pra começar/terminar esse, mas no final acabei gostando bastante. off: assisti ao filme primeiro (duas vezes ainda!), e achei interessante o contraste já que lá a história é focada na violet, enquanto aqui o ponto de vista dela é mais pra complementar a história.

Porcuxa 20/06/2022

the jovian-plutonian gravitation is life.
Essa foi a terceira vez que li esse livro, mas a primeira vez lendo o original em inglês. Considero um dos meus favoritos e não canso de ler.
A versão em inglês foi de longe a melhor experiência lendo essa história, eu senti todas as emoções do original de forma muito mais intensa. Além disso, por incrível que pareça, consegui prestar mais atenção nos detalhes e no perfil bipolar do Finch. Meu livro saiu cheio de marcações, minha playlist ganhou mais músicas e eu chorei tudo de novo como da primeira vez.

Não acho que será a última vez que vou ler esse livro.

Gabriel 19/05/2022

A metáfora do que a autora queria, e não o que ela conseguiu
A metáfora desta narrativa é alcançada apenas pela percepção do leitor sobre o que autoria queria fazer, não o que ela realmente fez. E isso é algo até comum entre os romances YA: o autor tem uma ideia metafórica sobre o que explorar com determinada história, mas se torna difícil explorar determinada ideia ao limitar-se ao cotidiano de jovens adultos (que convenhamos, não há nada de empolgante).

O que vai determinar o diferencial de alguma histórias nessas narrativas juvenis é, na verdade, seus personagens. Principalmente, o protagonista. E o Finch realmente é um personagem interessante, justamente por esse dilema que ele carrega em querer salvar e ajudar uma pessoa e não conseguir salvar e ajudar a si mesmo. Há esse contraste que vai cravar camadas e traçar a pauta central deste livro. No caso de ?Por lugares incríveis?, a pauta seria a saúde mental e a obsessão pela morte. Para esta pauta entrar em andamento, Finch vai engatar em um relacionamento com a Violet (que vai dividir o protagonismo do livro) que trará a tona os pontos que a autora quer abordar.

Mas aí surge o questionamento: até que ponto a Violet pode adicionar a estas pautas? Eis a resposta: nenhuma. A autora falha com essa personagem porque não saber torná-la carismática, nem sabe tratar seu luto como algo que possa acrescentar ao argumento do livro. Ela é repetitiva, chata e, sinceramente? Soa como fosse conveniente a sua criação. Apenas.

Tudo de mais interessante que tem nessa história é o Finch e seus distúrbios mentais ? e até a sua maneira de tratar sua paixão pela Violet como um motivo para viver é bonito e comovente, mas toda a aventura e as viagens que os dois fazem, são panos de fundo que não engajam.

1 | 2 | 3 | 4