Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal?

Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal? Jeanette Winterson

Resenhas - Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal?

Amy 27/08/2021

Uma grata surpresa! Amei a escrita da Winterson e como é contada em forma de memórias, tudo ainda fica mais tocante. É um livro sobre renascimento, sobre o aprender a amar e conseguir se reencontrar, se reinventar. Como as cicatrizes nos moldam e formam quem somos hoje.

Amanda 31/01/2018

MELHOR LIVRO DA VIDA

Kaue 23/08/2016

Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal?
Intenso, palavra que resume as memórias da Jeanette Winterson.
A influência dos pais, as dificuldades sobre ser homossexual, a pobreza da época, a reclusão sobre livros e reflexões sobre a própria vida. Todos temas que rodearam a vida da autora e nesta obra ela organiza e expõe para seus leitores.

"Há muitas coisas que não podemos dizer porque são dolorosas demais. Esperamos que aquilo que não fomos capazes de dizer suavize o resto, ou apazigue de alguma forma. As historias são compensadoras. O mundo é impiedoso, injusto, incognoscível e nos escapa.
Quando contamos uma historia, exercemos o controle, mas de modo a deixar uma lacuna, uma abertura. É uma versão, mas nunca a versão final."

Não existe certo ou errado em biografias, ou até mesmo ruim ou bom. O que leva a gostar é a identificação com o que se escreve a respeito da própria vida. Jeanette Winterson conseguiu fazer isso extremamente bem, por tratar de temas tão delicados de forma tão sutil e sem agressividade. Adoção por uma família de cristãos marca a vida da autora. Se tivesse sido criado por sua família biológica seria ela hoje a autora que é? Ou nem autora seria? Reflexões que durante a narrativa a autora se questiona e desenvolve além de diversos conflitos presentes.

Indispensável, essas memórias entram para os melhores do ano sem duvida. Pois falar da própria vida abertamente sempre é difícil e foi na escrita e literatura que Jeanette Winterson encontrou refugio para as limitações impostas pela vida e pela Mrs.Winterson, sua algoz e principal referencia.

G. Rubbo 26/01/2016

A frase-título chamou minha atenção na barraquinha de livros perto do mercado. Peguei o livro, e logo descobri que se tratava de uma autobiografia.
O comprei e não me arrependi.
"Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal?" são as memórias da escritora Jeanette Winterson, que compartilha de forma sincera e envolvente sua infância difícil, suas primeiras experiências amorosas, a repreensão por conta de sua homossexualidade e como teve sua vida transformada pelos livros.

site: http://giovannarubbo.blogspot.com.br/2015/06/meucaldeirao-livro-por-que-ser-feliz.html

Geovane 09/07/2015

Uma escritora tão intensa quanto suas obras
Winterson mais uma vez cria um deleite em prosa, e dessa vez a personagem principal é ela mesma.
Aqui vemos a autora falar de seus traumas, questões familiares e pessoais. Ela abriu parte do seu mundo para nos, leitores que acompanham o trabalho dela há anos.
Aqui, em homenagem a este belo livro, eu deixo minhas palavras de um admirador.
Em um livro de memórias, Winterson conseguiu ser tão dinâmica e existencial quanto em qualquer outro trabalho feito pela mesma, incitando o leitor a imaginar cada cena. Ela quer fazer você sentir, porque todo o trabalho de Winterson é uma busca pelos sentimentos, seja lá qual for.
Um livro de memórias poderia ser chato? Com certeza. Mas este não é.
Winterson usa metáforas, leva você a uma viagem em seus pensamentos, e tudo acontece de forma tão fluida, que você não sente o tempo. Para quê o tempo? Você não precisa dele. Você tem tempo.
Ela tem humor, muito humor, e ele singular e trágico, e será muito natural rir e se sentir tocado ao mesmo tempo.
Você pode até escolher ler como um romance, se quiser, mas para apreciá-lo com se deve, veja este livro como mais que um romance, e mais que um livro de memórias.
Ele é Jeanette Winterson se despindo para você.