A História do Século XX Pelas Descobertas da Medicina

A História do Século XX Pelas Descobertas da Medicina Stefan Cunha Ujvari...




Resenhas - A História do Século XX Pelas Descobertas da Medicina


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Quase Tudo de Medicina 11/06/2018

"POR SER ACADÊMICA DE MEDICINA ADORO SEMPRE LER LIVROS SOBRE HISTÓRIAS DA MEDICINA MAS ESSE LIVRO SE TORNA DIFERENTE PORQUE ELE ABORDA O PROCEDIMENTO, ELE SITUA O FATO HISTÓRICO ESMIUÇANDO A TÉCNICA MÉDICA UTILIZADA:O QUE DEIXA O LIVRO MUITO MAIS COMPLETO E INTERESSANTE.
IMAGINEM VOCÊS QUE EU JÁ LI DIVERSOS LIVROS SOBRE O HOLOCAUSTO JUDEU, TALVEZ O MAIOR TEMA DA MINHA ESTANTE NA REDE SOCIAL SKOOB, MAS NENHUM TROUXE A INFORMAÇÃO QUE HITLER MANTINHA HABITAÇÕES EM VILAREJOS COM GRUPOS DE MOÇAS QUE RECEBIAM REFEIÇÕES BALANCEADAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA A RECRUTAÇÃO DE PROCRIAÇÃO DO PROJETO NAZISTA. ELAS RECEBIAM DINHEIRO PARA ENGRAVIDAREM DE OFICIAIS NAZISTAS E GERAREM BEBÊS PUROS, ERAM FÁBRICAS DE FERTILIZAÇÃO. TERIAM TODA ASSISTÊNCIA E A CRIANÇA SERIA DOADA PARA UMA FAMÍLIA ALEMÃ. SOB O DISFARCE DE SEREM FILHOS DE OFICIAIS MORTOS EM COMBATE, FORAM CENTENAS DE MILHARES DE CRIANÇAS GERADAS.
ESMIUÇA COM DETALHES O FEITOS DE LISTER E HALSTED NO COMBATE À INFECÇÃO.
LEEUWENHOEK NÃO TINHA FORMAÇÃO CIENTÍFICA, NUNCA FREQUENTOU A UNIVERSIDADE OU ASSISTIU PALESTRAS RENOMADAS. ERA UM VENDEDOR DE TECIDOS E AO INVENTAR O MICROSCÓPIO TROUXE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O AVANÇO DA MEDICINA.
PARA QUEM É APAIXONADO PELA CARDIOLOGIA VALE A PENA LER E DESCOBRIR AS TORTUOSAS VIAS PARA ENCONTRAR UMA FORMA DE CORRIGIR AS SEPTAÇÕES ATRIAIS E VENTRICULARES. IMAGINEM QUE SEM UMA MÁQUINA QUE FIZESSE A CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA O CIRURGIÃO LILLEHEI COLOCOU O BEBÊ DE 13 MESES AO LADO DO PAI, UMA MANGUEIRA FOI LIGADA À ARTÉRIA INGUINAL DO PAI À AORTA DA CRIANÇA. OUTRA MAGUEIRA FOI INTRODUZIDA NAS VEIAS E O PAI FUNCIONAVA COMO O CORAÇÃO E O PULMÃO DO BEBÊ.
AS PONTES DE SAGENA ANTECIPADAS POR ALEXIS CARREL E SUA INUSITADA AÇÃO DE TRANSFUSÃO DE SANGUE AO UNIR NA MESMA MESA CIRÚGICA A ARTÉRIA RADIAL DE UM PAI À VEIA POPLÍTEA DA FILHA, HOUVE PARADA DO SANGRAMENTO INSTESTINAL E FOI UM SUCESSO EM 1908.
APÓS CURIE APRESENTAR O RÁDIO COM SUA EMISSÃO AZULADA EMPRESÁRIOS DESLUMBRARAM E HOUVE COMERCIALIZAÇÃO DE CREMES RADIOATIVOS, POMADA COM RÁDIO, COSMÉTICOS, TÔNICOS,XAMPUS,SAIS DE BANHO, CREMES E SABONETES. VINDO SOMENTE A SER PERCEPTÍVEL SEU USO NOCIVO DEPOIS DE VÁRIOS DESASTRES.
VÁRIAS HISTÓRIAS INCRÍVEIS PARA QUEM GOSTA DE CIÊNCIA...E DE HISTÓRIAS..."
Aline Gusmão


site: @quasetudodemedicina
comentários(0)comente



Carolina DC 24/11/2018

Excelente!
"A história do século XX pelas descobertas da medicina" é um livro composto por 22 capítulos (+ Introdução) onde em cada capítulo o leitor é apresentado a um ano, seu contexto histórico e a descoberta médica do período.

"Em 1971, a Associação Psiquiátrica Americana retirou a doença homossexual de seu prestigiado Manual Diagnóstico e Estatístico. A partir de então, a energia da batalha se voltava contra o preconceito. Apesar disso, os homossexuais masculinos não imaginavam, na época, que a guerra por um espaço livre enfrentaria outro inimigo: o vírus da aids imigrado do Haiti". (p. 280)

De forma didática e com uma linguagem simples e fluída, os autores Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni conseguiram trazer uma visão clara do contexto médico diante da história. Observamos a descoberta de Mendel sobre a genética ser utilizada de forma distorcida por algumas pessoas, ou como o assassinato do presidente Sadi Carnot irá estimular as pesquisas sobre os transplantes de órgãos ou até mesmo como um vendedor grego de 30 anos de idade, o George Papanicolaou será capaz de salvar as mulheres com sua pesquisa do ciclo menstrual.

"Sua pesquisa agora, tomava outro rumo: buscava diagnosticar doenças através da análise de células desgarradas do colo uterino. Será que infecções bacterianas também causavam alterações típicas nas células? Cistos modificariam seus aspectos? E furúnculos? Papanicolau passou os anos seguintes em busca de resultados". (p. 131)

É uma obra muito interessante que vale a pena ser lida para que o leitor consiga compreender o quadro geral da história da humanidade. Ao analisarmos o que acontecia em determinado período e como tal acontecimento estimulou um avanço médico.

site: http://www.alempaginas.com/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2