Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote O cavaleiro da Triste Figura

N4ta 08/04/2024

Dom Quixote
"Dom Quixote", escrito por Miguel de Cervantes, é uma obra clássica que desafia as convenções e oferece uma visão satírica e humorística da sociedade e da natureza humana. O livro narra as aventuras de um cavaleiro idealista e delirante chamado Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Uma das maiores qualidades deste livro é sua capacidade de entreter e provocar reflexões sobre temas universais, como loucura, idealismo, heroísmo e a busca pela verdade. A narrativa é repleta de momentos hilários e absurdos, que satirizam as convenções sociais e literárias da época, ao mesmo tempo em que nos fazem refletir sobre a natureza da realidade e da imaginação.
Além disso, "Dom Quixote" oferece uma galeria de personagens memoráveis e multidimensionais, que representam uma variedade de perspectivas e experiências humanas. Dom Quixote é um herói tragicômico, cujas loucuras e delírios nos fazem questionar a linha tênue entre a loucura e a genialidade, enquanto Sancho Pança representa a sensatez e a pragmática, proporcionando um contraponto eficaz ao idealismo de seu mestre.
No entanto, alguns leitores podem achar que o livro é longo e às vezes arrastado, com passagens que parecem desnecessariamente detalhadas ou repetitivas. Além disso, a linguagem e o estilo de escrita podem parecer antiquados e difíceis de seguir para aqueles que não estão familiarizados com o espanhol do século XVII.
Em resumo, "Dom Quixote" é uma leitura clássica e atemporal que continua a encantar e provocar leitores de todas as idades. Com sua narrativa inteligente, personagens cativantes e humor sagaz, o livro nos leva a uma jornada hilária e emocionante através das loucuras e fantasias de um cavaleiro errante e seu fiel escudeiro, deixando-nos com uma apreciação renovada pela riqueza e complexidade da experiência humana.