Kurt Cobain - A Construção do Mito

Kurt Cobain - A Construção do Mito Charles R. Cross

Resenhas - Kurt Cobain - A Construção do Mito

vickbuen 22/11/2022

Esse livro fala de tudo um pouco,conta sobre a influência que o Kurt Cobain teve na indústria da música,indústria da moda e conta sobre o vício que ele teve.

Lembrando que esse livro não é uma biografia

Tuyl 05/10/2021

Kurt Cobain é o "personagem" sobre quem mais li e a abordagem desse livro é diferente das dos outros. O escritor traz o legado do gênio em várias áreas, o que torna o livro muito interessante.

Psychobooks 21/07/2014

Há 20 anos o cantor Kurt Cobain cometeu suicídio e foi encontrado na estufa de sua casa em Seatle, o mundo perdeu uma grande personalidade do rock e o Nirvana sua voz.

Charles Cross - autor da biografia de Kurt Cobain 'Mais pesado que o céu' -, escolheu abril de 2014 para lançar sua nova obra, uma análise sobre a influência de Cobain em várias áreas, não apenas na música. Logo 'Kurt Cobain: a construção do mito' não é uma biografia.

“Meu objetivo nestas páginas será examinar como, em longo prazo, a obra e a vida de Kurt afetaram a música, a moda, o papel dos gêneros, o modo como lidamos com o suicídio e o vício em drogas, o modo como a sua cidade natal vê a si mesma e o próprio papel de Seattle na cultura."
Pág. 17

O autor abre o livro dizendo como foi sua experiência ao receber a notícia do suicídio de Kurt, relembra momentos do Nirvana antes da fama e quatro anos após sua formação quando Nivermind estourou em vendas. Cross nos conta como foi a sensação ao ouvir Nivermind pela primeira vez, em uma fita cassete pirata, dentro do seu carro em um estacionamento.

Nos capítulos seguintes, com uma escrita ágil e direta, o autor relata o impacto do álbum Nivermind na música, os artistas passaram a ter mais independência criativa, o que antes era decidido pelos altos escalões da gravadora agora passam a ser decisões dos próprios artistas.

Um capítulo muito interessante conta como a mídia fez um estardalhaço sobre o movimento grunge que estaria surgindo em Seatle, inclusive com o relato de uma entrevista para o The New York Times onde o entrevistado inventou alguns termos que estariam sendo usados, mas tudo não passava de uma grande mentira.

Mesmo sem querer, a música 'Smells Like Teen Spirit' impulsionou as vendas do desodorante 'Teen Spirit' que Kurt nem sabia da existência antes de lançar sua música. Suas roupas rasgadas, camisas de flanela e converse influenciaram o mundo da moda. Kurt as usava por serem baratas, ele não tinha dinheiro para comprar roupas novas e usava as suas até acabarem. Seu estilo foi parar nas principais passarelas e casacos que antes custavam U$50 passam pelas mãos de estilistas famosos e custam U$600.

O autor ainda conta como é a relação da cidade natal - Aberdeen -, com a fama do cantor que compôs várias canções inspiradas no local. Muitos moradores da cidadezinha relutam em fazer uma homenagem oficial ao Kurt Cobain pelo tipo de vida que ele levava, uso de drogas, circunstâncias de sua morte, mas principalmente, por Kurt ter falado tão mal da cidade e seus habitantes 'caipiras'.

Kurt era contra a homofobia, racismo e qualquer tipo de opressão, ele fez discursos fervorosos contra o estupro e diz ter ficado arrasado ao saber que dois homens usaram sua música 'Rape Me' enquanto estupravam uma garota.

Antes de finalizar o livro, o autor fala um pouco sobre o suicídio, um estudo foi realizado logo após a morte de Kurt Cobain e constatou que a taxa no número de suicídios no país não aumentou, o contrário do que se observa em casos de suicídios de outras celebridades. Muitos músicos admitem terem tomado um 'susto' com a morte de Kurt e ido procurar ajuda contra o vício de drogas.

(...)"Os resultados foram o que chamamos de 'efeito proativo não variante'", diz Jobes, explicando que a atenção despertada e as circunstâncias da morte de Kurt podem ter na verdade encorajado as pessoas a buscarem ajuda. (...)"
Pág. 143

Leitura mais que recomendada, principalmente para quem gosta de rock e Kurt Cobain.

site: www.psychobooks.com.br

scicerie 01/03/2023

Sobre "a construção do mito"
Como eu disse logo no início da minha leitura, eu nunca soube muito sobre kurt cobain, nem mesmo tinha interesse, de forma que não nutria nenhum sentimento negativo sobre ele. mesmo assim, comecei a ler o livro com um pouco de resistência porque a relação do meu namorado com o nirvana não é boa (nem sei porquê) e eu sou facilmente influenciável.

conforme fui lendo, muito do meu preconceito foi se desfazendo e eu consegui abrir bastante a minha mente pra conhecer tudo o que eu não sabia sobre a banda e o cobain. claro, eu sabia o básico que todos sabem: drogado, depressivo, loiro que se suicidiou.

a escrita, por se tratar de um livro feito por um jornalista, não me agradou tanto assim porque sempre engloba muita informação que eu tenho dificuldade de entender e guardar na mente. também achei meio "fã demais" a forma como ele escreveu o livro e meio que pintou o kurt como o melhor artista do mundo e etc, mas desde o início eu já sabia que era um livro escrito por um fã e que não se tratava de uma biografia.

num geral eu gostei bastante do livro, mas não dei mais estrelas porque achei vários errinhos de digitação (?) e também por esses outros motivos que eu falei. mesmo assim, recomendo bastante pra fãs do nirvana ou pra qualquer pessoa que queira aprender um pouco sobre o kurt (mas o livro aborda questões como vício em drogas e suicídio sem muita delicadeza, então é importante saber de si mesmo antes de ler.)

Anna Bia 31/03/2021

Amei o livro
Eu achei muito interessante as histórias e a maneira que o autor usou para falar sobre o Kurt Cobain e o Nirvana.

nostalgicarina 13/02/2024

Cumpre o que se propõe
Levei literalmente 10 anos para abrir o livro e ler ele de fato. Foi uma viagem interessante e mais introspectiva em muitos momentos. Achei que valeu pelas informações e pra compreensão do que foi sentido.

Maria.Eduarda 10/03/2022

livro excelente
Diferentemente da biografia, este livro trás o impacto de Kurt cobain não somente na indústria da música, mas na sociedade em geral, influenciando a geração até nos dias atuais.

Aldemir2 09/02/2020

Para alguém que só ouviu uma música
Para ser sincero, a única música que ouvi do Nirvana na vida (mas pretendo mudar essa situação) foi Smells Like Teen Spirit, não sabia nada sobre a banda nem sobre o Kurt, peguei esse livro pra conhecer um pouco mais. E conheci bastante, mas creio que ainda não o suficiente.
Na minha opinião, o título da a entender que vai falar mais sobre como foi a vida do Kurt antes da fama, mas não, não é sobre isso. Ele fala mais sobre a importância e a influência tanto do Cobain quanto do Nirvana atualmente (ou na época em que foi escrito, 2014) e na década de 90, seja na cultura, na indústria musical e até mesmo na moda. Se quer ler mais sobre a vida do Kurt recomendo Mais Pesado que o Céu, do mesmo autor.
É um bom livro, tanto pra quem não sabe nada sobre o Nirvana quanto pra quem já sabe tudo e só quer ter um gostinho a mais. A escrita é rápida, fluída, alguns momentos são tristes, outros mais engraçados (especialmente sobre a moda) e recomendo ler esse livro ouvindo as músicas da banda, dá um "q" a mais.

Pedro.Larrieu 03/05/2015

uma biografia de uma música.
Infelizmente, na minha análise, eu vi esse pequeno livro de maus olhos. Ao começar pela capa, que dali já mostra que apenas um álbum será analisado, para ser sincero, apenas uma música. Não que o livro seja ruim, apenas mal construído. Mostra muito pouco o que Kurt Cobain fez na sua cidade ou em sua época musicalmente falando.

romulo mafra 29/08/2015

MUITO BOM!
Um livro pra ser devorado em horas! E uma baita história de um grande ícone do entretenimento mundial.

Simone 25/04/2016

Apaixonante e Sensacional! S2
Essa resenha é uma declaração de amor! Afinal, pude conhecer anos atrás uma biografia autorizada sobre Kurt e o NIRVANA, também escrita por Charles R. Cross! S2 Aliás, só quem é fã para entender o que senti ao ler essa obra. \o

Este livro, diferente de "Mais Pesado que o Céu" (também de Charles), é uma visão de tudo o que Kurt e o NIRVANA representa até hoje no cenário musical, na moda e na vida das pessoas. Ele revela pouco dos bastidores e muito de sua influência. Eu, particularmente, amei tomar conhecimento de muitas coisas das quais eu sabia vamos dizer assim superficialmente. No entanto, esta resenha será diferente... Ao invés de revelar o impacto da leitura sobre mim, postarei trechos da mesma. E posso dizer, eu nunca marquei tanto um livro com postit como esse.

Confira a resenha completa copiando e colando o link abaixo:

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2014/09/falando-em-kurt-cobain-construcao-do.html
leandro_shwu 02/12/2017minha estante
Ainda bem, que peguei este em vez do mais pesado que o céu, o meu chega semana que vem acho ??

Mariana 25/09/2017

Incrível!
Um livro sensível, emocionante e com vários detalhes que interessam a fãs do Kurt e do Nirvana.
Fala da carreira, mas aborda principalmente o ser humano Kurt Cobain, mostrando acontecimentos, situações, sofrimentos e qualidades do nosso grande astro do rock.