Gaveta Aberta

Gaveta Aberta Italo Anderson

Resenhas - Gaveta Aberta

La Rocca 02/08/2016

Bem, confesso que nunca li muito poesia contemporânea, o que acabou me dificultando um pouco a entender no início.
Assim que acabei o livro, reli as poesias que não tinha entendido e acabei me deslumbrando com elas!
Não são poesias que dizem só o que "está acontecendo" no mundo ou algo do tipo, mas também o que está na nossa mente e isso me fez ficar muito emocionada!
A maioria das poesias são curtas, então a leitura é fácil e nos motiva a continuar.

"Vi gente perder a vergonha Perder o medo, perder a fé
Vi gente perder a sobriedade
Perder sapato, voltar a pé"

Fiquei impressionada em como o autor, Ítalo Anderson, consegue escrever com uma paixão que acaba contagiando os leitores.
O que me deixou mais emocionada, foi em como me fez refletir. Acho que é uma leitura que nos deixa intrigados com algumas coisas e isso me motivou a ler mais poesias.

"Costurou o rasgo da camisa, mas não o do coração."

site: http://myliteraryparadise.blogspot.com.br/2015/01/resenha-gaveta-aberta.html

Nu e As 1001 Nuccias 24/05/2015

Resenha - Blog "As 1001 Nuccias"
O livro, "Gaveta Aberta", recebeu esse nome quando o autor escolheu 'desenterrar' todas as poesias já escritas e publicar um livro.
A primeira coisa que li foi o prefácio. Sim, porque um prefácio escrito por alguém que conhece o autor e/ou leu o livro de primeira mão tem muito a lhe dizer. Atentem que Prefácio não é Prólogo! Bom, o prefácio foi escrito por Arthur Malheiro, historiador, jornalista e professor. Suas palavras instigam o leitor a relaxar e acompanhar os sentimentos do poeta. Foi o que fiz.

As poesias são extremamente variadas. Há poesias de meia, uma, e de duas páginas e, também há poesias de 10, 4 e de apenas uma linha.

Figuras de linguagem? Incontáveis! Liberdade poética? Umas mil! Prazer de leitura? Mas é claro! Identificação sentimental? E como não?!

Acho eu que esta é a beleza da poesia. Não é você entender apenas o que o poeta quis lhe dizer. É se ver lá dentro! É saber que de forma igualmente intensa e tão diferente você está ali também. Eu achava que escrevia poesia. Agora sinto sérias dúvidas.

São tantas as que me chamaram a atenção e me prenderam que foi quase impossível escolher os meus destaques. eu disse QUASE.

Meus Destaques:

'Proteção' - Eu me vi nestas linhas. Uma fase, hoje perdida, que durou uns anos após um rompimento de um relacionamento muito longo. Quando eu me tranquei em mim mesma, me recusando a sair ou a deixar alguém entrar. Poderia ainda estar assim, se eu não tivesse me percebido e se eu não conhecesse um outro alguém que me ajudasse a sair daqueles muros que ergui. Viver é um risco.

'Poesia de uma linha só' - de uma síntese de ações e sentimentos ímpar! Confesso que senti inveja desse poder...

'Maduro' - um bom jogo de palavras sobre cortes e amor.

'Traição' - 4 linhas que explicam muitos dos sentimentos que nos levam a fazer qualquer um dos nossos atos mal-decididos. Sim, eu me enquadro na descrição.

'Jesus digital' - esta poesia brinca com o mundo digital/tecnológico/on-line e as atitudes de um cristão nesse mundo atual. Não, não sou cristã, não me vi ali. Mas achei bem descontraído, um dom de misturar tradição com modernidade.

Então, finalizando, recomendo a leitura e, em especial, a introspecção. Leia como se falasse de você, porque é PARA você.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2014/12/resenha-gaveta-aberta.html

QgdLer 09/01/2015

Resenha Blog - Quem gosta de ler
SOBRE O LIVRO:
Não sei o que dizer, eu sou fanático por poemas, e esse é um livro de poemas! Rsrs
Sabe aquela sensação que você tem quando pega um livro que pensa que vai ser razoavelmente bom e acaba descobrindo que o “razoavelmente” se transformou em “Maravilhosamente”, então, essa foi a sensação.
Poemas que para mim são tão belos quanto o do Mario Quintana, como assim né, existir uma pessoa, que poderia pode fazer poemas tão belos quanto ao poeta mais magnífico que eu já conheci. Ítalo não tem a mesma complexidade nas palavras, mas tem a beleza, a rima, a escrita, são como eu posso dizer, chega a perfeição, chega a ser perfeito!
Por que será que as coisas mais bonitas da vida podem ser coisas tão simples, tão pequeninas, como um livro, como um poema?
Falando sobre a escrita, como ela é perfeita, o autor consegue fazer com que meras palavras, se tornem maravilhosas poesias, como pode isso, como pode que uma pessoa só disponha de tanto talento.

SOBRE O AUTOR:
Sabe aquela pessoa que você percebe ser simpática assim de cara e depois que conhece melhor pode comprovar que é verdade, essa pessoa é o Ítalo, um cara super atencioso, amigável , simpático e muito, muito, muito talentoso. Ítalo Anderson, uma pessoa maravilhosa, é isso o que eu posso dizer dele, “Uma pessoa maravilhosa”!
PONTUAÇÃO:
5 estrelas = Ah Por que acabou, tava tão bom!

site: http://www.quemgostadeler.com/2015/01/resenha-4-gaveta-aberta.html

Bia 30/12/2014

Inicialmente, queria dizer que achei a capa do livro linda e de muito gosto. Antes de dar início à leitura, especula-se sobre a qualidade da obra pela capa, pelo seu título criativo e também pelos nomes dos poemas que vemos do índice do começo. Gaveta Aberta me deu uma sensação de revelações descuidadas, como uma parte de alguém que se revela, não por ser secreta, mas por se permitir ser mostrada (evidentemente, isso é algo bem subjetivo, mas aí mesmo está uma vantagem da linguagem poética!).

Gaveta Aberta é um livro muito sensível, muitos de seus poemas traduzem sentimentos sem nome que temos e não conseguimos nomear ou definir. Há uma abordagem abrangente de temas pelo autor, dando espaço para desde as questões emocionais e existenciais até os sentimentos passageiros e as situações inusitadas. Em todos os poemas, porém, o autor mantém sua simplicidade, marca de sua escrita.

É uma leitura muito agradável e de uma criatividade que salta aos olhos. Tenho certeza que é uma obra agradável para todos os públicos, até mesmo os que não costumam ler poesia. Super recomendo!

site: http://universonaestante.blogspot.com.br/

Camilla191 02/12/2014

Resenha do Blog | Descafeinadas
É a primeira vez que resenho um livro de poesias, embora tenha lido um ou dois em toda minha vida e os li por causa da escola, fiquei pensando sobre como faria uma resenha sobre algo que não tem uma história e sim vários poemas contando histórias.

Achei que o autor trata as linhas do poema com muito amor e zelo, cada uma das frases de quais quer dos poemas tem um sentimento. É um pouco difícil explicar de certo modo, eles são carregados de inspiração.

Quase conseguimos imaginar o tempo que levou para cada um dos poemas serem escritos. O que mais gostei foi Tratado do Amor. O poema é literalmente curto, e tive que lê-lo duas vezes para entender corretamente e prontamente me apaixonei.

Na estante, com cheiro de mofo
Encontra tal livro: o tratado do amor.
Mas já não se trata de nada
Pois pra ela já acabou

São versos apaixonantes. Como eu disse cada um dos poemas tem uma história em si, porém cada um dos temas tratados são diferentes. Eles tem teores diferentes, você sente sentimentos diferentes ao lê-lo.

Os textos são curtos, curtos mesmo. Você não leva mais que cinco minutos para ler um deles com toda a atenção. Lembrou muito os poemas espalhados pelas paredes do Museu da Língua Portuguesa, aqui em São Paulo mesmo.

Trechos que grudam na mente e revelam a sensibilidade do escritor de maneira que só lendo para entender. As rimas não são forçadas, elas simplesmente casam perfeitamente entre si, são suaves e graciosas.

Não se protegeu do sol

Queimou-se

Não se protegeu da chuva

Molhou-se

Não se protegeu da faca

Cortou-se

Ao mesmo tempo em que são rimas diferenciadas é notório que os poemas se diferem totalmente dos que li na escola. Não tem todo aquele português que a maioria das palavras são um mistério. As palavras são coloquiais e simples o mesmo tempo. De total entendimento.

Fiquei fascinada, achei que demoraria para ler mas li rápido. Mais rápido do que eu pensava. Até achei que não gostaria de uma maneira geral. A poesia é livre e seus versos também, um jeito bonito de colocar os pensamentos para fora.

Se você não lê muitos poemas sugiro que leia esse, garanto que irá gostar.

site: http://descafeinadass.blogspot.com.br/

Elis 24/08/2014

Um comentário:

Ítalo Anderson resolveu abrir a gaveta para os amantes de poesia. Em poucas horas conhecemos um pouco da sua vida e suas impressões ao lermos suas palavras. Poesia é uma forma livre de pensar e colocar em palavras sentimentos os pensamentos de certos momentos.

Beijos Elis.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/