A Caverna de Cristal

A Caverna de Cristal Mary Stewart

Resenhas - A Caverna de Cristal

Sabrina Tamelini 13/03/2024

Resenha
Esse livro relata a história de Merlin. Narrado em 1ª pessoa, o livro relata o mago Merlin, desde a sua infância, antes do Rei Arthur.

victorialsva 02/03/2024

Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li, juro, é demais!! Eu me senti dentro do livro, super entendi o Merlin.
Pedro Derbli 22/04/2024minha estante
Estou lendo, mas não sabia que era uma trilogia.

Rafaella.Azzini 11/10/2023

8 anos depois..
Ganhei este livro em 2015, presente de natal. Comecei a ler mais de 5 vezes e abandonei todas, nunca chegava no gancho que te leva a devorar uma leitura, mas finalmente alcancei ele kk

A Caverna de Cristal retrata a historia de Merlin, o grande mago profeta, contada pelo próprio. A leitura é muito dinâmica, a ponto de fazer parecer que eu de fato estava de frente a ele escutando suas histórias pessoalmente. O livro é recheado de aventuras, drama e aquele gostinho de ?só mais um capitulo?. Apesar de ter uma diagramação péssima, com muitos erros de digitação (digitação, não ortografia) a história vale a pena. Só não dei mais estrelas porque o final poderia ter sido melhor, talvez mais grandioso (como o próprio mago), mas tudo bem, aceito o que foi escrito kk E sinceramente, esperava que o gancho pro próximo livro fosse melhor desenvolvido, mas com toda certeza vou ler As Colinas Ocas hehe

Maria 24/05/2023

A caverna de Cristal
E uma história sem romance e com muita estratégia, como assim? E um livro que fala sobre guerra, Deus, adivinhações e sobre história por trás de tudo. E como tudo aconteceu antes do Rei Arthur. E simplesmente apaixonante e muito interessando. Gostei principalmente da forma como ele descreve que os antigos Reis eram guiados por orgulho, misticismo e o que eles acreditavam sobre magia.

Flavia512 18/02/2023

Merlin: um mago, um mito, um ícone
Sou suspeita para falar do círculo arturiano. Consumo tais histórias desde criança (desde livros a filmes) e sou apaixonada pelo mito do rei mais famoso de todos os tempos.
Mas nunca tinha lido histórias do rei Artur sob a ótica do mago Merlin. Até agora.
Não sei o que dizer sobre a obra pois me faltam palavras suficientes para elogiá-la de tão rica que é. Extremamente competente, beirando a ficção histórica e a fantasia, Merlin é sem dúvida um dos melhores livros que já li na vida.
Acompanhamos aqui a vida de Merlinus, mais conhecido como Merlin, desde seu nascimento até sua vida adulta. Cercado de mistérios, o nascimento do menino que se tornaria o profeta druída de reis poderosíssimos no futuro, é visto como uma maldição pelo avô, rei de Gales, já que Niniane, a mãe do garoto, engravidou solteira e misteriosiamente. A mulher afirmava para todos que Merlin havia nascido de uma relação que ela tivera com um demônio. Merlinus além de bastardo do reino, também era visto com maus olhos por todos.
Conforme vai crescendo, o mago descobre seus poderes, conhecido aqui como Visão, coisa que ele herdou de sua mãe. Com isso, começa a viver suas várias aventuras, viajando por reinos, passando pelas mãos de amigos e inimigos até se tornar um jovem de 18 anos, profeta, e um druída, guiado pelo deus Mitra.
Cercado de acontecimentos sobrenaturais, guerras, viagens, religião, o livro dispensa comentários e, para os mais ávidos por histórias do rei Artur, essa aqui com certeza é leitura obrigatória.
Talvez não agradará os mais apressados, já que a escrita da autora é muito detalhista, principalmente nas partes das viagens. Mas para quem aprecia Tolkien, encontrará aqui conforto. Leia, não irá se arrepender.

Cigana.Geek 07/01/2023

Bom livro em uma péssima edição
Gosto muito da trilogia Merlin da Mary Stewart. São livros dinâmicos que encompassam a história do mago e das lendas arturianas, referência pra quem curte esse tipo de fantasia. Mas a publicação da editora Hunter é sofrível de ruim e penaliza muito a obra. Merecia um tratamento melhor para ser apreciada por novos leitores; quem pega esse livro no estado em que está pode desanimar e não teria como arranjar desculpas.

Helo 11/07/2022

As lendas arthurianas contadas pela visão do Mago Merlin! Envolvente e permite ter uma visão mais panorâmica de todos os acontecimentos ?

Loren Fernandes 24/04/2022

A Caverna de Cristal
a vida de merlinus ambrosius,ou simplesmente merlin,contada desde o seu nascimento,por quem? pelo próprio merlin; é a primeira parte da trilogia de mary stewart sobre o rei artur seguidas por as colinas ocas e o último encantamento;é sensacional merlin contando como surgiram as lendas sobre ele e de como os outros o viam.um ponto de vista diferente de outras histórias sobre a távola redonda.simplesmente magnífico

Rafaela.Acacio 21/01/2022

Merlin é inteligente
O livro é bom. A autora detalha bastante os locais. A história de desenrola muito bem mas como Morte é um gatilho para mim as muitas mortes na história me incomodaram.
Merlin se mostrou muito inteligente sendo isso um ponto mais forte do que o seu poder.
Não gostei do final. O que aconteceu na minha visão foi algo desnecessário e levou muito tempo e detalhamento como uma "encheção de linguiça" para chegar até Arthur.
Todo o resto do livro me agradou, demonstrando a evolução do príncipe.

VanessaRabaquim 15/07/2021

este livro .... este livro MERECE ser lido acompanhado da melhor garrafa de vinho que vc encontrar no mercado .... lido a meia luz de uma vela no aconchego de uma poltrona ...
(e se vc não for adepto a alcoólicos ... ache a melhor bebida que vc já bebeu na vida ... e deguste este livro com ela )
sim este livro tem tudo que vc possa imaginar ... ação... aventura... comedia... magia .. e até mesmo um "Q" de terror e suspense.
de longe ele já entrou para o meu preferido deste ano ...( eu poderia dizer o preferido da minha vida .. porem .. não lembro de todos que já li )
Não espere encontrar Lancelote e Guinevere ... ou a távola redonda e Artur ... este livro é muito antes disto ... muito antes do que qualquer um imagina ...
Mary Stewart foi delicada .. e fantástica nesta narrativa medieval .. (de causar calafrios tamanha precisão dos fatos históricos com sua narrativa).. ela realmente deu vida a Merlin ... (ou devo dizer Ambrosiuss ou Emrys ... ou o filho do diabo .. ou o mago negro .. o profeta .. o poeta .. o musico .. o engenheiro ...) sim .. ela da vida a ele ... torna ele um ser pautável ... e que podemos amar .. e chorar com ele ... chorar suas perdas e comemorar suas vitorias ... um BASTARDO....(que não se encaixa na descrição de um bastardo ...)
a narrativa inicia ainda Merlin criança ... na casa de seu avô aos cuidados de sua mãe ... sim .. neste livros teremos a visão de Merlin sobre sua vida .. e sobre o deus que fala com ele ...teremos Niniane, Ambrosius Uther, Ygraine.... (sim nomes que nunca ouvimos ... ou pouco ouvimos .. mas que dão vidaaaaaaa a esta narrativa )
o livro é narrado em primeira pessoa ... pelo ponto de vista de Merlin ... (por isto ... nos apaixonamos tanto por ele ).. mesmo eu não sendo muito fã deste tipo de narrativa ... M. Stewart foi capaz de me fascinar ... sim a narrativa é imaculada ...
em poucas hr eu li as 463 pag hahaha .. (eu não consegui parar) ... a narrativa te amarra de uma maneira .. que vc fica solitário quando não esta lendo ..
e eu fiquei mais encantada ainda .. quando nas 10 ultimas paginas do livro .. ela coloca a lenda real de Merlin ... narrada por um estudioso do seculo XII .. e nas 3 ultimas paginas é a narrativa dela .. sobre sua obra .. explicando fatos históricos .. e momentos essencial que embasavam a sua fantasia ...
fiquei encantada quando ela citou historiadores e autores de obras históricas ,.. que comprovavam sua pesquisa para escrever esta saga ... (todos os lugares do livro existem ... e ela foi cuidadosa a ponto de não mudar nada historicamente ... narrando tudo com muito amor ...)
a sequencia de livros começou com uma trilogia .. porem acabou virando uma saga de 5 livros ... atualmente no Brasil temos os três primeiros livros lançados pela editora Hunter books .. e devo dizer que os livros são lindos .. com uma gramatura linda ..(torna o livro pesado .. mas incrivel) ..
meu unico problema foi com a falta de cuidado na datilografia ... tem muitos ;.... muitooooooooosssssss erros de digitação ... com aspas no meio de palavras ... "q" no lugar de espaço ... e nas duas ultimas partes do livro tem vários parágrafos que não contem espaço entres as palavras.
este livro .. merece um lugar de luxo na sua estante de livros ... ou na cabeceira de sua cama ... uma obra incrível ... (uma pena pela falta de cuidado da editora na publicação) .. porem a editora Cavaleiro Negro tem o interesse em publicar a saga completa ... o que de fato me animou muito ...

14/07/2021

a caverna de cristal
Em geral esse livro é muito bom, conta a história de Merlin, que acredite é muito boa. Ele sai fugindo de seu país, depois que seu avô morreu, nessa jornada ele acaba encontrando seu pai, que até então ele não sabia quem era. E com isso acontece muitas coisas.

Eu tive dois personagens favoritos, o conde Ambrosius e Cadal. Dois personagens que eu adorei. E com toda certeza mudaria o final deles.

Mas, esse livro é um pouco complicado, tem várias coisas que eu mudaria, mas entendo que é desse jeito por conta da história e da época que a história se passa.
teve momentos que eu fiquei meio perdida com os acontecimentos também.

e pode ser que o fato de eu não ter gostado tanto desse livro, tem a ver com o fato de não ter um romance descente, sei que o foco não era esse, mas na minha opinião todo livro tem que ter um casal. E sinceramente os que tem nesse livro, não são nada bom.

assinado: lê

Jessica1248 13/05/2021

A história de Merlin
Aqui acompanhamos a história de Merlin desde seu nascimento até o início da juventude, desmistificando sua magia e explicando que ele era um homem da ciência.

Juliana 09/12/2020

O livro é fantástico, lindo da capa a contracapa. Me apaixonei pela arte- capa e fico toda hora olhando.

Realmente o tipo de livro que se lê devagar, não por ser chato, mas sim por medo de acabar.

Uma pena a editora ter sumido do mapa e não ter finalizado a coleção dessa nova edição de capa dura.

David Alves 06/11/2020

Incrível
Merlin é uma figura eterna. O mago mais famoso da ficção. Pelos olhos da Mary, é fácil se apaixonar pelo garoto bastardo que muda completamente a história dos que os rodeiam, principalmente os monarcas. Mary Stewart nos apresenta um garoto sem muitas expectativas para sua vida, apenas conhecer quem é seu pai. A trama nos conduz com leveza e paixão. Queremos mais e mais, e quando nos damos conta que as páginas estão terminando, sofremos por causa do fim. Mary Stewart escreveu mais um clássico.