Terra avulsa

Terra avulsa Altair Martins

Resenhas - Terra Avulsa

Lucas Salsicha 20/12/2022

Fronteiras
Ser assaltado por Steve Jobs e Mickey Mouse é algo totalmente inesperado. Mais ainda é ser tratado como desnecessário por todo um país, principalmente se for o teu. Então, o que resta, se não se isolar dentro das paredes de tua moradia e fundar um país onde todos são teus conhecidos e não irão te ferir? O problema é que ainda estará cercado, por todos os lados,por aquele país que te virou as costas. Mas, quem sabe, aquele passado que se deseja esquecer seja o melhor lugar para se buscar abrigo, no fim das contas.

Alisson Mazzorani 10/04/2021

Infelizmente desconhecido
Terra avulsa foi um livro que iniciei desgostando. Pensei "bom, eventualmente vai melhorar". E não. Fiz um desafio comigo: "se esse cara falar de Lucerna outra vez eu paro com essa merd*". E não parou. E eu não parei. Voltei, sim, várias vezes, até que percebi que não adiantaria ler sem "montar" o que estava escrito. A escrita, conforme uma amiga nomeou, é arquitetônica. Os objetos são personificados, possuem história, comportamento e semelhanças. Muitas vezes eles são usados para descrever ações nossas que, na prática, são difíceis de por em palavras. Além disso, é incrível como situações cotidianas são descritas: as vezes sabemos o que são e como são, mas não temos palavras para descrevê-las. E isso é feito majestosamente no livro. Não é a mais fácil das leituras, mas no momento em que se lê construindo as cenas e "vendo" os objetos não como inanimados mas como extensões da personagem, a história se mostra magnífica.
É a primeira e eventualmente última resenha que faço no site, mas não poderia deixar passar em branco essa obra. Put* merd*, QUE livro.

Iuri 23/08/2021

Uma mistura pretensiosa que resulta em nada..

Foi o que pensei ao desistir da leitura do novo livro do Altair Martins, "Terra Avulsa"

De início confesso que fiquei entusiasmado pela ideia central que acompanha as neuras de Pedro um cara que, traumatizado por um assalto que sofreu, resolve isolar-se num apartamento e ali inventar seu próprio país.

Na sua insanidade, ou covardia, o tal rapaz cria um mundo imaginário, a chamada "terra avulsa" (adorei o termo), na qual “sai da casinha” totalmente.

Para não morrer de fome, o mancebo é “obrigado” a manter contato com o mundo exterior, pois, afinal, precisa comer e pagar as contas.

Isto é resolvido através do seu trabalho para uma editora – ele é contratado para traduzir a obra de um poeta nicaraguense -.

Acontece que uma garota, com pretensões de fotógrafa, e funcionária da tal editora, concorda em ser sua conexão com o mundo lá fora desde que o rapaz crie um poema para cada foto que ela lhe traga.

Ele, encurralado de certa forma, concorda

Então vamos lá :

1) Terra avulsa é um romance?
2) Terra avulsa é um livro de fotografias?
3) Terra avulsa é um livro de poemas?

Isto sem falar que rola uma outra “história paralela”, na qual os protagonistas são os assaltantes que causaram o transtorno do ermitão.

Bem, confesso que acabei perdendo o bonde da proposta. - talvez na minha ignorância literária incapaz de alcançar sua magnitude -

De qualquer forma, penso até que a mistura “ de estilos” (ou seja lá o que for), não seria o problema se a prosa fosse sedutora.

No meu caso simplesmente achei um tédio, totalmente enfadonho.

Nem poesia, nem fotos, nem história. Tudo é frouxo, deslinkado.

Larguei de mão.