A estrela de prata

A estrela de prata Jeannette Walls

Resenhas - A Estrela de Prata

Nathy.Braganca 29/06/2023

Lindo e sensível
A história não e muito complexa, conta a saga de duas irmãs
Mas tem tantos elementos interessantes, além de ser bem escrita e envolvente
Um livro daqueles impossíveis de parar de ler
Apesar de ?fofo?, toca em temas sensíveis, especialmente por não se passar contemporaneamente

Sosofhi0 01/04/2023

O livro não é conhecido, mas é muito bom. É uma leitura legal e diferente dos que já li. Fala sobre estupro e sobre outros.

Andressa 17/10/2022

Excelente?
Este livro é muitas coisas. Um livro que fala de negligência, abuso, violência doméstica e racismo. Mas também é um livro sensível, que faz pensar nas coisas bonitas da vida. E provavelmente, é a narração da irmã mais nova com muito Protagonismo da mais velha que faz tudo ficar tão especial.???

Marcos Nandi 10/08/2022

A história se passa numa Califórnia do Sul, racista e por volta de 1973, o livro não diz, mas se passa durante a guerra do Vietnã e na presidência de Nixon. Então, deduzi essa data.

As duas protagonista, Jean (12 anos) e Liz(15 anos), viviam com uma mãe tresloucada (muito insuportável) que tinha uma carreira precária como cantora, compositora e atriz. Uma profissional fracassada com um ego enorme que vivia com um resto de herança.

De uma hora pra outra, a mãe doida resolve "fugir" deixando as filhas, menores de idade, abandonadas.

As duas crianças e sua tartaruga, Fido, foram atrás do único parente que se sabia vivo, o irmão de seu mãe. Um velho sovina, que vive no passado dos tempos áureos quando sua família tinha dinheiro e importância.

Um dos pontos da história é a questão do racismo e a ideia de integração de crianças brancas e negras na mesma escola. Achei tratado de uma forma rasa, mas achei ok.

Sempre me incomoda em literatura a independência de crianças. E elas são independentes ao ponto de pegar um ônibus para ir a Virgina (que hoje, tem umas 6 horas de distância). Me incomoda também a mãe das crianças que é insuportável hahaah. Gosto de mães problemáticas no estilo que a Elena Ferrante cria, mas a Charlotte, é só irresponsável mesmo, não há nenhuma questão relevante quanto a maternidade.

Outros pontos podiam ser tratados com mais profundidade como o luto do tio das crianças, mas como é narrado por uma adolescente, relevei.

Não acontece muitas coisas ao longo do livro, mas do meio pro final acontece um crime, e o machismo achei bem retratado. O final achei simbólico, daria uma boa cena de filme. Porém, a resolução de um determinado problema achei apressada.

@carolcdlc 18/07/2020

amei
Nunca ouvi ninguém falar sobre esse livro, mas ele é muito lindo e emocionante.
Não tem o reconhecimento que merece, pois é realmente muito interessante, e traz temas atuais e importantes.
Simplesmente incrível.

Gizalyanne 15/11/2017

Muito bom!!
Gostei muito ri e chorei lendo o livro !!
Recomendo que seja o primeiro que vc leia dos livros da Jeannete Walls .
Eu li por último e não me impactou tanto pq já tinha lido a Biografia dela.
É a história de duas meninas e sua vida nada comum lidando com uma mãe desregulada emocionalmente !

cris.leal 02/07/2017

Duas irmãs inseparáveis...
"A Estrela de Prata", de Jeannette Walls, baseia-se em relações familiares disfuncionais, que sobrevivem graças a capacidade de resiliência das crianças.

O livro conta a história das irmãs Bean e Liz Holladay, de 12 e 15 anos respectivamente, filhas de pais diferentes e ausentes que, de repente, se veem abandonadas à própria sorte pela mãe que é emocionalmente instável.

Sozinhas, as meninas buscam abrigo na casa de um tio materno, em outra cidade, e lá terão que conviver com o preconceito, a hipocrisia e o abuso de poder que fazem parte do chamado mundo adulto. Ao mesmo tempo, é possível reconhecer na história a forte lealdade familiar que existe e que fortalece as garotas. Ou seja, apesar de mostrar os demônios da vida real, faz acreditar que merecemos uma medalha de prata, quando enfrentamos com coragem os problemas e fazemos a coisa certa, mesmo num mundo onde a coisa mais difícil de fazer é não fugir.

Com um final previsível, a leitura foi um pouquinho decepcionante. Mas, ainda assim, não é um livro ruim.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/10/eu-li-estrela-de-prata.html
Maria 20/05/2018minha estante
Foi a primeira vez que eu comprei um livro traduzido pela Editora Globo e será a última!Quanto erros grosseiros de português.
Li os outros dois livros da autora e achei esse bem fraquinho comparado aos outros.

Glau.Macedo 27/08/2018minha estante
undefined

cheledrum 21/11/2014

Cada vez me apaixono por esta autora. Ela faz drama com sinceridade e simplicidade.
Apresenta o lado do ser humano que queríamos que não existisse.