Canção do exílio

Canção do exílio Casimiro de Abreu

Resenhas - Canção do exílio

Cris 27/11/2014

Poema
Escrito em forma de poema. Poucos versos, achei que fosse um livro maior.
Luana 07/03/2019minha estante
É um poema. Está entre os meus favoritos. :)

CB | @claudiobernardoj 25/03/2020

Leitura rápida.

Nessa leitora 12/07/2020

Profundo
Só quem esteve longe de sua pátria saberá a dor que causa estar longe dela e a saudade que sufoca.

Deéh 16/08/2020

Não era o que eu esperava, porém gostei.
Bom quando fiz a aquisição da obra ?cação do exílio, a fiz sem ler sua descrição, e quando fui ler percebi que não se tratava de um livro e sim de um texto apenas, um poema na verdade.
Porém os versos do poema são de veras belo, o que me fez gostar de lê-lo, só lamento ser tão pequeno.

Paloma.Ferreira 27/10/2020

O poema foi escrito num primeiro momento da era romântica no país. Assim sendo, seus versos apresentam as belezas naturais brasileiras, demostrando todo o patriotismo, nacionalismo, religiosidade... Trata-se de uma intertextualidade, onde podemos encontrar semânticas no Hino Nacional, na música Aquarela do Brasil, etc.

Stella F.. 17/12/2020

Um lamento!
Sempre ouvi falar de Casimiro de Abreu mas apesar de ao ler o poema me parecer familiar, não havia lido na integra.

Casimiro de Abreu é uma cidade perto de Macaé onde vivi por um tempo, então fiquei curiosa.

"Se eu tenho que morrer na flor dos anos,
Meu Deus! Não seja já;
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde,
A voz do sabiá!"

Desirre2 04/01/2021

Sinto falta de mais
Três páginas não são demais, mas
A falta que nunca passará:
"Na minha terra tem Palmeiras
onde canta o Sabiá",
Inexistente na obra cá.

Francisco Alberto Ribeiro Alexandre 22/02/2021

Saudade
Casimiro de Abreu faz um poema em homenagem a sua terra no Brasil, feito em Lisboa o poema descreve a saudade da terra e as suas fisiologia física de acordo com o autor. Só entendi quem está distante da sua terra, onde aquece os sentimentos.

Nathi Ribeiro 10/06/2021

Clássica!
Acredito que todos já ouviram falar algo da canção do exílio, por ser tão curtinha vale a leitura!

SaraOlliv 18/06/2021

Muito lindo e profundo
Muito bem escrito e profundo, demonstra o amor pela terra natal, a nossa pátria. Bem curto de ler, recomendo!

Ninasg 23/06/2021

Canção do exílio
Talvez o primeiro contato que tive com poesia na infância e uma das citações mais bonitas que tinham no Museu da língua portuguesa, naquela sala com projeções e vozes.

Bruno 03/09/2021

Pequeno clássico
Uma poesia pequena, cheia de significados para o Brasil, brasileiros. Para a brasil pindorama. É uma obra anacrônica.

Jon 03/11/2021

Ótima leitura. Surpreendente por trazer tanto conteúdo em tão pouco espaço (em termos de caracteres) o que faz do texto uma obra bem escrita. Simples assim, bem escrita.