Os 100 Argumentos Mais Importantes da Filosofia Ocidental

Os 100 Argumentos Mais Importantes da Filosofia Ocidental Michael Bruce...

Resenhas - Os 100 Argumentos Mais Importantes da Filosofia Ocidental

Cristian 22/09/2014

Bom pra começar
Sucinto, direto e muito claro. Texto em geral muito objetivo e elucidativo. Abrange um arco de tempo de mais de 2000 anos de filosofia, porém há um sensível salto do período clássico para o moderno.

Outra coisa que se faz sentir é o viés na escolha de quais argumentos incorporariam os 100 mais importantes. Ficaram de fora argumentos muito importantes em detrimento de outros nem tão importantes. Ainda que essa minha avaliação acerca da "importância" possa ser em algum ponto questionada, não se pode ter um critério seguro para dizer porque não figurar entre "os 100 mais importantes":

- a descontrução de Derrida,
- a recolocação do problema do ser em Heidegger,
- a superação de Kant em Husserl,
- a corporeidade em Merleau-Ponty,
- o cuidado de si de Foucault...

Só para citar alguns que tiveram grande impacto em diversas áreas em princípio não filosóficas. Percebam que os autores que arrolei são todos de uma tradição diversa daqueles autores superestimados no livro.

Ainda assim o livro é bom como introdução a questões importantes da filosofia, fazendo ver que há algo que se possa chamar de avanço em filosofia, ou algo que a mentalidade mais utilitarista chamaria de contribuições para a humanidade.