A Pátria de chuteiras

A Pátria de chuteiras Nelson Rodrigues

Resenhas - A Pátria de Chuteiras

Joabe.Ferreira 23/04/2023

Uma leitura muito boa pra quem gosta do futebol brasileiro e da sua história. Gosto muito do clubismo quase ufanista do Nelson nesse compilado crônicas, subvertendo um complexo de inferioridade frente ao futebol europeu e sempre desenhando nosso time e jogadores como os melhores do mundo.

É preciso ler com olhos críticos também algumas expressões usadas que são próprias das décadas em que o cronista viveu, em que as pautas sobre gênero e raça não estavam tão presentes nas discussões sociais, ou ao menos não na mídia tradicional

Thaianne 03/06/2020

Dos tempos áureos da seleção canarinha
Amo literatura, amo futebol. Um casamento delicioso se dá quando essas duas paixões se juntam. Lamentavelmente, não são tantos os escritores de destaque que se dispõem a colocar a serviço do esporte que é tantas vezes considerado "o ópio dos povos" seu talento e sua prosa. Tive a felicidade, no entanto, de me deleitar com este raro casamento com as crônicas de Galeano, e, pouco tempo depois de ler "Futebol ao Sol e à Sombra" e "Fechado por motivo de futebol", ter o prazer de conhecer abordagem similar sob a perspectiva de um cronista nacional. "A pátria de chuteiras" reúne uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues que versam essencialmente sobre as copas do mundo de 58 a 70 (há uma ou outra sobre alguns clubes do futebol nacional, mas a seleção canarinho parece ter sido de fato a paixão de Nelson). O livro é escrito de forma elegante, e traz algumas reflexões também sobre o povo brasileiro, e alguns dos comportamentos que nos são característicos. Algumas sentenças (principalmente nestas análises comportamentais) me soaram um pouco exageradas, talvez até um pouco ultrapassadas (embora outras tenham me parecido acertadas kk), e, por tratar esta obra de um período tão específico, as crônicas (publicadas em múltiplos veículos, mas com temas similares) se tornam por vezes repetitivas. No entanto, é uma obra divertida de se ler, e vale para quem quer saber mais sobre a história da seleção canarinho. Para mim, foi complemento prazeroso das obras aqui citadas, que muito falavam do futebol mundial, mas não contavam com tantos detalhes os anos de glória da seleção brasileira em que, na disputa de quatro torneios mundiais, saímos campeões em três. Deu saudade do que não vivi kkk, e vontade de dizer, à revelia da uniformização quase mecânica do "futebol moderno": "vida longa ao futebol arte"!

clubdol1vr0 14/10/2021

O livro A Pátria de Chuteiras reúne crônicas do escritor Nelson Rodrigues sobre o futebol brasileiro entre as décadas de 50 e 70 publicadas em jornais da época

Essa foi minha primeira leitura do Nelson Rodrigues, eu como amante do futebol, achei uma ótima escolha, então obrigado T.B.R. do Skoob hehe

Eu achei o livro bom, mas uma coisa me incomodou nele: os textos estão em ordem aleatória, era pra ter colocado em ordem cronológica pra o leitor ver o crescimento do futebol brasileiro pelos olhos do Nelson

Fora isso, eu achei massa ver o que o povo falava da seleção - ou escrete, como o Nelson falava - brasileira e do futebol brasileiro em si, saber como o povo se sentia quando a seleção era campeã da Copa do Mundo, o sentimento de patriotismo dos brasileiros

Se você gosta de futebol e gosta de Nelson Rodrigues, vai gostar desse livro

skuser02844 29/01/2015

A Pátria De Chuteiras
Não sei quais palavras eu devo usar para descrever a inteligência de Nelson Rodrigues. Sinceramente, só tinha ouvido falar dele há muito tempo, mais ou menos quando eu tinha 15 anos e assistia o BBB (da série, “meu passado me condena”), nessa época lembro-me do Pedro Bial vez por outra fazendo uma citação dele durante os discursos de eliminação. Pensava eu: - “Hum... Esse Nelson Rodrigues era um espécime brasileiro muito inteligente.” No entanto, como a maioria das pessoas, a minha curiosidade não passava disso. Eu permanecia na minha zona de contorno e nunca pesquisei sobre o cara. O tempo passou.

Final de 2014. Criei o hábito ou vício de procurar livros para download nas madrugadas em que estou sem sono. Numa dessas noites enquanto acessava o site lelivros.club, cliquei na aba das crônicas e entre os primeiros livros estava A Pátria De Chuteiras. Como sou amante do futebol, resolvi dar uma clicada para ler a sinopse. No momento seguinte descubro que a obra era de um tal Nelson Rodrigues. Ah... Nelson. Rodrigues? Nelson Rodrigues! Sim, aquele citado pelo Pedro Bial! Bateu uma vertigem em mim quando me toquei sobre a minha falta de interesse em pesquisar o espécime. Que vacilo camaradas!

Olhem, isso foi um vacilo tão vaciloso da minha parte, que desde o momento no qual comecei a ler esse livro, não parei de me perguntar como pude chamar tanto cronista de bom sem antes ter conhecido o Nelson. Ele simplesmente era alguém à frente de seu tempo.

A Pátria De Chuteiras é uma reunião das suas crônicas escritas entre 1950 e 1970. Foi lançado no finalzinho de 2013, mas a propaganda forte mesmo veio em 2014. Ano sugestivo, pois o cronista defendia com unhas e dentes o patriotismo caloroso para com a seleção canarinha. Com seus argumentos, ele leva o mais cético torcedor a confiar cegamente no *escrete (aprendi essa palavra no livro haha). Aproveitando que 2014 era o ano da Copa do Mundo, Aldo Rebelo então Ministro do Esporte, esteve em alguns eventos pelo Brasil lançando a obra. Penso que se o Nelson, morto em 1980, ainda estivesse vivo e assistisse aos 7 x 1 da Alemanha sobre o nosso escrete (olha a palavrinha nova aí de novo), ele teria infartado na hora. Sério, o cara era muito fanático por futebol e principalmente pela Seleção.

Deixo como indicação o livro para os amigos que gostam de futebol. Principalmente aqueles que conhecem um pouco da história da seleção, pois durante as crônicas, Nelson Rodrigues cita diversos jogadores das antigas mesmo. Rsrs. O clima da sociedade brasileira da época também é outro ponto bacana abordado. Faz que nem eu não, demorei 8 anos para conhecer a herança do Nelson. Vai agora no Google e joga o nome dele. Brevemente, irei adquirir A Vida Como Ela É. Fiquem ligados. Virei fã de carteirinha!

site: eaijl.blogspot.com.br
Thiago Rios 07/01/2019minha estante
Muito legal o seu comentário. To começando a ler esse ano e to achando muito bom.

Yvan 05/07/2021

Futebol e Literatura é uma junção que combina. Logo, o mito Nelson Rodrigues escrevendo crônicas na época de ouro do futebol brasileiro, é uma viagem no tempo.

João Paulo 25/06/2020

Um patriota
Futebol não é meu esporte favorito, nunca foi, muitas vezes nem o campeonato mundial me anima, mas é impossível não se apaixonar pelos escretes brasileiros de 58 a 70 após a leitura desse livro. Que devoção, que transbordamento em cada crônica e que conhecimento da sociedade brasileira, escritores, como Nelson, são raros. Tornam o simples em maravilhoso.

Michel Pinto Costa 28/07/2022

Época de Ouro do Futebol
Livro com ótimos artigos e análises sobre futebol publicadas entre o final dos anos 1950 e meados de 1970.
Para quem ama futebol, é uma obra essencial. Língua ferina de Nelson Rodrigues detona os pessimistas e dá uma aula de confiança na seleção brasileira e, sobretudo, no Brasil e nos brasileiros.
Num momento de tantas divisões, ler esse livro é sentir orgulho de todo nosso povo.

Kamila156 05/11/2022

Um verdadeiro deleite para os interessados em futebol.
Para ser sincera, as peças do Nelson não me agradam por serem muito absurdas aos meus olhos, mas esse pequeno grande livro me cativou de uma forma surpreendente.
As crônicas são ásperas e engraçadas, é visível que quem as escreveu não é só um fã de futebol, mas sim um artista porque seria impossível fazer tantas conexões e comentários geniais sem que tivesse pelo menos um pézinho na arte!
Foi um prazer imenso poder me divertir com o patriotismo do Nelson; agora tenho argumentos épicos para a Copa, KKKKK.
É verdade que as crônicas não seguem uma ordem cronológica, o que pode incomodar algumas pessoas, mas não me incomodou de forma alguma porque apesar de serem relatos de fatos que aconteceram, A Pátria de Chuteiras não é um livro histórico e sim, uma pérola.

medderao 30/08/2022

A Pátria de Verdade
Que livro irretocável.

Quando era moleque eu lembro de que uma das primeiras profissões que eu me afeiçoei foi a de ?colunista?. Escrever sobre tudo, toda semana, em uma tira no jornal me parecia incrível. Depois de ler A Pátria de Chuteiras vejo que eu não iria além de onde chegou Nelson Rodrigues?

A verborragia hiperbólica e apaixonada de Nelson Rodrigues é comovente e inspiradora. Eu não pude ver nenhum dos jogos que Nelson narra mas assisti todo o espetáculo de suas palavras em representações mentais. A escrita de Nelson é incrível, ímpar.

Leitura obrigatória.

Jader 30/03/2020

Excelentes crônicas de um tempo em que o futebol brasileiro dava espetáculo (e mesmo assim a cada derrota o pessimismo e seu ?complexo de vira-latas? era latente), onde Nelson se destacava pelo encantamento transportado em palavras.

Ezequiel.Soares 08/05/2020

Uma lenda literária
Primeiro livro que li do Nelson. Nunca vi um comentarista falar como ele, conseguindo fazer uma análise não só do futebol brasileiro, mais do povo brasileiro.
Fala sobre os valores como peça fundamental de qualquer civilização.
Um homem com um amor tão grande pelo Brasil, vivendo em um contexto de desprezo pela pátria.
Com certeza, esse será o primeiro de muitos.

Rafael.Almeida 22/06/2020

Ótimo
Ótimo pra interpretar a evolução do futebol, tanto como esporte como ator social.

Pedro murangu 08/02/2024

ODIEI
ODIEI
ODIEI, esse filhote da ditadura não tem que ter espaço, além de tudo um livro chato sobre futebol e patriotismo doentil sem levar em conta as nossas desigualdades