Gênesis no Espaço-Tempo

Gênesis no Espaço-Tempo Francis Schaeffer

Resenhas - Gênesis no Espaço-Tempo

Pri 16/04/2024

Um livro bom, com alguns poréns
Esse livro tenta explicar como Gênesis se encaixa no espaço tempo, mas sem correlacionar muitas coisas com a ciência. Eu esperava mais correlações, por exemplo, o fato dos registros dos primeiros homens serem encontrados na África e as histórias bíblicas também serem iniciadas por lá.
Ele também aborda como histórias como o dilúvio são contadas por diferentes culturas e coloca a história original como a correta.
Mas esperava mais essa correlação, mesmo que não dê pra encaixar o livro de Gênesis com a ciência, ele poderia explorar esses pontos.
Uma das coisas que me incomoda muito na narrativa bíblica é a centralização do homem como se ele fosse o ser mais especial em detrimento dos demais seres. Creio que a Bíblia fundamentou muitos dos discursos que temos hoje justamente por essa posição. E os teólogos, a exemplo desse, não retiram ou diminuem, mas seguem reafirmando.

Algumas colocações:

"É verdade que, ao criar o homem como fez, Deus criou a possibilidade do mal. Porém, a mera possibilidade do mal não é realização sua."

?Para a teologia, como tal, é uma questão de total indiferença há quanto tempo o homem existe na terra?.

Castelário 20/02/2024

Um norte
É interessante que saibamos o porquê de existirmos e o propósito disso. Gênesis 1-11 nos dá essa noção! Existem críticas, teorias e muitas lágrimas alegres por trás dessa História. Na obra em questão, Schaeffer traz a perspectiva filosófica de Gênesis e busca explicar a veracidade dessa parte das Escrituras como um relato histórico necessário à compreensão de todo o restante dos 65 componentes da Bíblia. Indico a leitura pra quem gostaria de se aperfeiçoar na finalidade de ensinar um irmão novo na fé a entender a palavra de Deus ou até mesmo quem deseja equipar-se com argumentos apologéticos. Boa leitura ??

alvsalmeida 31/12/2023

Como entender o presente século?
É basicamente isso do que o livro se trata. Basicamente ainda é uma palavra muito limitante para a riqueza de detalhes apresentada pelo autor, já que Schaeffer esmiuça esses primeiros capítulos de Gênesis e trazendo provas concretas com diversos outros livros e escritos por toda a Bíblia, inclusive dentro de Apocalipse. Em suas palavras podemos entender muito da divisão e da falta de sentido na vida do homem do dia de hoje. E por mais que somos frutos de uma Queda, também podemos ser frutos de um Deus que se fez como homem para esmagar a cabeça do causador da Queda. Esclarecedor e, para mim, inspirador.

Juliana 15/07/2023

Esse livro detalha os eventos ocorridos em Genesis capítulos 1 a 11 que contam a história que vem antes de qualquer fato que os historiadores seculares tenham sido capazes de averiguar, e é essa história pré-secular que dá sentido à presente história do homem.
É um livro muito interessante que explica a criação de forma histórica e espaçotemporal a partir do nada, a criação do homem a imagem de Deus, a Queda e a compreensão do homem a respeito de Deus, dele mesmo e da natureza. Aprendemos sobre o fluxo da história que descreve a criação, queda e a promessa de redenção pois a semente da mulher esmagou a cabeça da serpente. A leitura é muito fluída e te prende do início ao fim. Vale a leitura!
Stephanie212 15/07/2023minha estante
Vou ler! ?

Niltom.Mota 25/01/2023

Leitura fácil e fluída
Aprendi a gostar dos escritos de Shaeffer pela fluidez e capacidade argumentativa do autor, ele consegue falar de assuntos complexos de forma simples e direta. Neste livro ele explica que os acontecimentos narrados em Gênesis de 1 a 11 aconteceram dentro do espaço-tempo e não são apenas mitos ou narrativas com propósitos didáticos morais. O único ponto negativo é a influência pre-milenista do autor que acaba prejudicando alguns conceitos, mas isso não traz prejuízo a análise geral da obra.

VS06 10/01/2023

Francis Schaeffer apresenta um contraponto à visão de que o livro de Gênesis seria uma coletânea de mitos da cultura hebraica antiga, abordando o primeiro livro da Bíblia de uma perspectiva tradicional, como um registro do que realmente aconteceu e como ele pode responder as questões epistemológicas, morais e metafísicas da humanidade, pois Gênesis coloca "o homem em seu cenário cósmico e lhe apresenta sua singularidade peculiar" (p. 11).
"O Cristianismo não começa com Cristo como Salvador, mas com o Deus infinito e pessoal que criou o mundo no princípio e tornou o homem significativo no fluxo da história" (p. 10).
Ele define uma estrutura literária para o Gênesis: as coisas menos importantes são tratadas com rapidez e, então, as coisas mais importantes para o tema central da Bíblia são outra vez abordadas e desenvolvidas de forma mais completa.

Carina 27/10/2022

Rápido
Li esse livro tão rápido, leitura gostosa, com muito conhecimento. Eu gostei muito creio como o autor. E amo Gênesis.

Mari Lopes 27/06/2022

Essencial
Uau! A leitura de "Gênesis no Espaço-tempo" é essencial para todo e qualquer cristão. O autor é muito sábio ao correlacionar o relato da criação com os seus simbolismos e a própria teoria da evolução. É uma boa leitura para quem deseja estudar mais a fundo Gênesis.

Bella Ville 21/06/2022

Um bom material de estudo de gênesis.
Ainda que redundante em alguns momentos, traz pontos bem interessantes de informação e reflexão. Gostei bastante de como ele trata de Gênesis com literalidade e racionalidade, digo, trazendo uma abordagem mais factual. Inclusive, o autor faz muitas referências ao sentido original em judaico de palavras de destaque do texto, o que é algo que eu aprendi ter bastante peso pra entender o contexto e o intuito daquilo que foi escrito e empregado na bíblia.
Me incomodei um pouco com o fato de que o autor fala muito do Homem (humanidade) como criatura. Mas no final das contas, entendi que o uso da palavra criatura é pra esclarecer o fato de que não somos e nunca seremos como Deus, o que, nem de longe, descarta a noção de que o Homem foi criado pra ser filho de Deus, o que evoca um relacionamento muito mais profundo, fundamentado na essência de Deus, o qual o próprio autor explicita: amor e comunicação.
Dito isso, é uma leitura muito boa. Recomendo em especial às pessoas que querem entender um pouco melhor a história da criação do universo e da humanidade, as implicações de tudo que se procedeu e o sentido disso pra nós hoje.

brunoleomont 13/02/2022

Uma melhor compreensão de Gênesis
Meus principais aprendizado foram entender as duas descendências, Caim e Sete, o principal problema do homem ser moral, Deus é quem fechou a arca e que Eva usou do próprio poder de escolha pra comer o fruto.
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Márcio Jefferson 17/08/2021

Gênesis no Espaço Tempo
Gênesis é um livro de origens ? a origem do universo, a origem da vida e a origem do homem. Ele coloca o homem em seu cenário cósmico, mostra sua singularidade particular, explica sua maravilha e seu fracasso, e começa a traçar o fluxo da história humana ao longo do espaço e tempo.

marcosm 05/08/2021

Gênesis no Espaço-Tempo
No geral, é bom! O estilo do Schaeffer não me empolgou muito mas tem algumas idéias interessantes até.

Jose.Neto 14/07/2021

Livro direto, simples, mas profundo.
Ótima leitura pessoal! Bem simples e direto, com embasamento teológico e doutrinário. Traz argumentos científicos que nos mostram indícios das histórias do Gênesis.

Recomendado a todos.

Boa leitura.

juliafinamore 20/06/2021

a importância de Gênesis para a compreensão das Escrituras
esse foi meu primeiro contato literário com schaeffer e eu amei a escrita dele, ele consegue apresentar temas complexos de forma muito didática. eu aprendi muito com o livro, me ajudou a entender Gênesis 1-11 de forma mais intencional para a compreensão não só da Bíblia como um todo, mas de Deus, da Sua criação e todas as crises da humanidade. assim como schaeffer, eu creio na veracidade histórica de Gênesis 1-11 e tenho certeza que isso é essêncial para a cosmovisão cristã. recomendo muito o livro, muitos dos problemas de interpretação bíblica no nosso meio se dá a uma leitura pobre de Gênesis.
Albervan 22/06/2021minha estante
Ótimo dia Júlia... Tenho um amigo que diz que toda a bíblia está contida em Gênesis, e concordo com ele!

Mayhara 07/08/2021minha estante
A capa me cativou, parece livro de Ciências ??