1964

1964 Angela de Castro Gomes
Jorge Ferreira

Resenhas - 1964

Pauloigorc 16/07/2023

"O medo, como a esperança, é um combustível político conhecido e muito
utilizado. Nesse caso, o medo de um governo de esquerda que ameaçava a
Constituição, a família e a religiosidade dos brasileiros, prometendo uma
autêntica ?comunização? do país, foi muito bem manejado e propagado. Ele
ganhou terreno, que já estava adubado. Portanto, as condições para um golpe de
direita existiam e diversos grupos civis e militares estavam dispostos a levá-lo
adiante. O copo estava cheio. Faltava a gota d´água."

amanda 06/07/2021

vale a pena a leitura para conhecimento da nossa história.
o livro além de explicar como tudo aconteceu na época da ditadura militar no Brasil desde o governo do Jânio Quadros, ele mostra como tiveram diversas oportunidades desse golpe não acontecer se as figuras políticas da época tivessem se comportado de outra maneira. esse livro me lembra demais da frase ?um povo que não conhece sua história, está fadado a repetí- la". ESTUDEM SOBRE ESSE ASSUNTO!!!

é uma leitura leve com poucas palavras difíceis.

Lipe 01/04/2021

Golpe 64: Civil Militar
Nesta obra os autores nos apresentam as truculências cometidas nos anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Entretanto eles destacam bem que esse golpe de Estado é de caráter civil militar, pois houve um conluio das três Forças Armadas golpistas que se sentiram ameaçadas, mas que também fora um movimento golpista civil, pois teve apoio de amplos setores sociais, de empresários às classes médias; Além do apoio de diversas organizações sociais civis, como a grande impressa da época (O Estado de São Paulo, O Globo etc.), de organizações femininas e parte da Igreja Católica. Além de importantes instituições políticas. Portanto tivemos um golpe civil militar legitimado. A obra se destaca, opinião pessoal, pela linguagem clara, direta, fugindo do "inacessível" discurso acadêmico. Bem como por traçar, com as palavras, uma linha do tempo de eventos que antecederam o golpe de 64, como os ocorridos em 61. Além de possibilitar ao leitor conhecer o posicionamento de grandes jornais com a inclusão de editoriais escritos às vésperas do golpe. Além de nos contemplar com curtas biografias, depoimentos e trechos de discursos de personalidades que viveram esse momento histórico. Uma leitura necessária para nossos tempos de revisionismo histórico, narrativas deturpadas, desordem e regresso. "Um lembrete" para não repetirmos o passado.

Pedro Luiz da Cunha 22/01/2021

GOLPE, não Revolução!
Em tempos onde a escrita da História está cada vez mais disputada, principalmente sobre temas ainda tão polêmicos, um dos principais méritos do livro, escrito por 2 historiadores, é a realização de um trabalho que a todo momento aponta outras possibilidades. Ou seja, não realizam uma história teleológica. As coisas aconteceram como aconteceram. Mas poderiam ser diferentes.
Factualmente, o livro é muito interessante. Aborda episódios e personagens marcantes do período 1961-1964. Apesar de discordar de algumas interpretações dos autores, sobretudo na adesão que fazem aos ideais de San Tiago Dantas e a caracterização da chamada "esquerda negativa", a leitura é muito prazerosa e esclarecedora. Para aqueles buscam uma aproximação com o conteúdo, super recomendo.
O livro intercala a narrativa dos fatos e interpretações políticas com fontes documentais da época e pequenas biografias de personagens importantes daquele período. Os textos de jornais que contam sobre a vida cotidiana nos retira dos dramas políticos e nos carrega para dramas populares.
Outro ponto muito positivo, é a consideração de que aqueles que apoiaram o golpe de 64 não apoiaram, necessariamente, a ditadura. Não havia um projeto de instauração de ditadura bem formulado nos meios militares, e o golpe, armado pela extrema direita, a princípio, derrubaria Jango e conduziria o país até as eleições de 1965. Assim esperavam Magalhães Pinto (governador de Minas e forte candidato à presidência pela UDN; um dos lideres civis do golpe), o "corvo" Carlos Lacerda (governador da Guanabara, outro possível candidato à presidência; um dos apoiadores do golpe) e Juscelino Kubitschek, o JK, favorito para as eleições de 65 (JK não apoiou o golpe).
A ditadura ainda é uma ferida mal (ou quase nada) cicatrizada. Em meio a distorções que chamam golpe de "revolução", livros como esse esclarecem e ampliam nossa compreensão.
Aos professores e aos estudantes, leiam! E se armem contra a desinformação.

Bruno Pacobahyba 30/12/2020

Necessário...
Em tempos de obscurantismo e desapreço pela: história, artes, ciência e outraa, esse livro se faz extremamente necessário para que todos entendam o que nossos irmãos viveram e talvez reflitam o quanto é necessário não repetir absurdos...

Math 21/10/2020

UMA OBRA NECESSÁRIA
Um golpe de estado não se faz do dia pra noite, nem mesmo em um país como o Brasil, que tem mais tradição em golpes do que em democracia.
Jorge Ferreira e Ângela Gomes mostram que o golpe mais brutal e marcante de nossa história já estava sendo preparado muito antes de primeiro de abril de 1964, o que não quer dizer que foi algo super articulado... Os melindrados detalhes desse momento podem ser compreendidos com clareza nesse livro, que apesar de ter sido escrito por historiadores, se mostra de fácil leitura. Um esforço homérico para a divulgação dessa ciência chamada História.

Flávio 02/10/2020

1964 - Como tudo aconteceu!
Sempre tive a curiosidade de saber como tudo aconteceu, como foi o processo do golpe militar desde o início. O autor deste livro descreve em detalhes os fatos ocorridos, desde a posse de João Goulart, como presidente, sendo sua posse já muito conturbada.

Will 20/06/2020

Quando disserem que nossa história é chata, apresente esse livro.
1964 é um livro extremamente esclarecedor sobre o ocorrido, desde a renúncia de Jânio Quadros e a posse de seu vice, João Goulart. A obra nos mostra com detalhes, além de trechos jornalistisco e depoimentos de pessoas que vivenciaram o período, tudo o que aconteceu desde a tentativa do primeiro golpe, para que ele não assumisse a presidência, com direito a levante de mão armada pelo estado do rio grande do sul até o golpe que ocorreu em 1964. O livro não tem viés partidário, ele nos mostra todos os detalhes, desde os erros de João Goulart e sua equipe e os excessos dos demais governantes que juntos confabularam sua queda e nos mostra já no final do livro, mesmo que em poucas páginas, o que foi a ditadura imposta pelos militares nos anos seguintes. O livro não é massante, não é puxado, não tem um vocábulário confuso. Esse livro é altamente recomendável para quem não conhece nada sobre o ocorrido em 64, nele você aprende que um vice presidente era escolhido pelo povo, que as forças armadas saiam com tanques de guerra para mostrar seu poder nas ruas, que mesmo ocorrendo a queda de Goulart, a grande maioria não esperava que uma ditadura fosse se instaurar no país, resumindo, uma obra que deve ser relida e e lida por todos. Eu simplesmente adorei esse livro e aprendi muito com ele. Ao lê-lo você consegue tirar suas próprias conclusões sobre o que acha, mas uma coisa é fato, todo governo ditatorial é algo extremamente insano e que independente do seu lado, a democracia tem que ser respeitada!

Gabriel A. 05/04/2020

Uma leitura muito necessária

Diego 29/04/2018

1964- A origem do golpe militar
O presente livro se propõe a explicar, desde a renuncia de Jânio Quadros, como os fatos culminaram com o golpe civil-militar de 1964. Com uma abordagem ímpar, os autores buscam demonstrar que mais do que um fato certo e imutável do destino a queda de João Goulart foi fruto de escolhas feitas por vários indivíduos e de sua vontade, muitas vezes sem que houvesse acordo prévio entre estes diversos atores. O brilho do livro está em explicar, inclusive com fragmentos de jornais e comentários de atores desses eventos, que o governo Jânio Quadros teve sim chance de sucesso e se não fosse por diversas conjunturas nacionais e internacionaia, aliadas á escolha de indivíduos, e seu inerente livre-arbitrio, a história recenge do Brasil poderia ser bem diferente

Thom 23/09/2015

Vale MUITO a leitura!
O livro é bem abrangente e utiliza uma linguagem bem simples e clara, sem nos dar veredictos sobre qualquer coisa, de forma que até leigos de política consigam recriar e entender o cenário da véspera do regime militar brasileiro. Recomendo a qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre esse período histórico, que ganha grande importância de estudo diante do atual cenário político nacional, apresentando muitas rimas assustadoras.

Jeferson 11/04/2015

Não da pra falar de Brasil sem ler
Muito se fala do período da Ditadura Militar no Brasil. É certo que pouco se fala na escola. Mas o período que antecedeu o golpe de 01 de abril de 1964 é pouco falado. Essa obra coletiva retrata com um olhar independente e histórico, baseado em publicações midiáticas da época, traça um panorama completo e detalhado do momento e dos fatos que culminaram na terrível experiência autoritarista brasileira.
É recomendado a todos que se interessam em entender a "pátria amada, Mãe gentil".

Nathália V. 04/07/2014

Essencial
Ameio esse livro! Extremamente esclarecedor, didático sem ser pedante ou muito acadêmico, é recomendável para todos, leigos no assunto ou não, que desejarem tentar entender o que se passou entre a renúncia de Jânio Quadros e a chegada dos militares ao poder.
Escrito por dois professores e pesquisadores universitários, um dos quais tive o prazer de conhecer, o livro oferece uma versão diferenciada dos acontecimentos daquele momento. Sem tentar demonizar ou endeusar figuras específicas, a constante lembrança de que havia alternativas cabíveis é, para mim, um dos pontos que diferenciam esse livro. A todo o momento, os autores nos lembram de que o golpe civil-militar de 1964 não era, como muitos ainda hoje afirmam, inevitável. Depoimentos de figuras políticas importantes da época, seja então ou relembrando o que se passou anos depois, além de matérias e editoriais jornalísticos ajudam a contextualizar a situação e situar o leitor.
Em suma, é um livro essencial para aqueles dispostos a saber um pouco mais sobre um dos capítulos mais tristes e conturbados da história do nosso país.