Aforismos

Aforismos Bruce Lee

Resenhas - Aforismos

Hazuki 19/01/2010

Que Bruce Lee, além de um excelente lutador, também era filósofo acho que não é nem novidade. Mesmo assim, fiquei meio cética quando vi esse livro nas prateleiras.

No geralzão, é um livro legal. Rápido de ler, que talvez vá adicionar algo de útil à sua vida. Mas para um livro de "lição de moral", ele foi meio que "feito nas coxas". Apesar de ter vários ditos muito legais que realmente farão você pensar um pouco mais a respeito de si mesmo, achei a edição do livro MUITO mal feita. A escolha e classificação das citações ficou mal organizada e não raramente você vai ver a mesma frase repetida duas ou três vezes ao longo do livro. A impressão que tive é que aumentaram a fonte só para encher mais papel, fazer o livro parecer mais grosso e cobrar a mais por ele. Também me perguntei diversas vezes se os editores se deram ao trabalho de reler o bendito encadernado para fazer uma "limpa". Aparentemente, não.

Apesar disso, é um livro rápido de ler e entender. Talvez eu leia de novo, mas pode ter certeza de que não será muito em breve.

Diego 18/12/2011

Quando se vence o pré-conceito ocidental
Bruce Lee não é só o maior nome do Kung-Fu contemporâneo que atravessava suavamente a ponte entre ocidente e oriente. Formado em Filosofia pela Universidade de Washington, dedicou-se a escrever por meio de aforismos nos quais unia-se a sensibilidade e acuidade interior oriental com o rigor e o método ocidental. Certamente um livro que acrescenta muito. Alguns aforismos são quase de chorar de tão belos e profundos, outros, são provocativos. O que eu mais gosto, e até decorei, é sobre educação:

"Bons Alunos - Bons alunos hoje são raros de se encontrar. Alguns perdem logo o entusiasmo das primeiras semanas, e outros são mal intencionados. Na verdade a maioria é formado por artistas de segunda classe, basicamente conformistas" (Paráfrase)

Fernando F. L. 15/01/2014

Não conhecia o lado filósofo do Bruce Lee. Apesar de ter lido poucos livros de filosofia gostei muito de "Aforismos". Marquei diversas passagens que lerei sempre que puder, pois são frases que me fizeram refletir bastante. Também teve algumas sentenças que não consegui entender muita coisa (talvez pela minha falta de conhecimento sobre alguns assuntos comentados por ele no livro).

A frase que levarei pra minha vida é essa:

"A finalidade do homem é a ação, não o pensamento, embora este seja nobre".