A Loja de Tudo

Brad Stone

Resenhas - A Loja de Tudo

1 | 2 | 3 | 4

Raffafust 28/09/2014

Não lembro a primeira vez que comprei pela Amazon. Lembro sim que o boom começou com meu pai dizendo que tinha uma loja lá fora que entregava baratinho aqui no Brasil os dvds e cds que amamos. Assim começava meu contato com a Amazon, alguns eu recebia em casa, mesmo vindo dos EUA, outros eu pedia para entregar na casa de minha tia na Geórgia já que a visito regularmente. Nunca parei para pensar o quão gigante ela era, da onde surgiu a maior loja virtual do planeta e muito menos saberia dizer quem era Jeff Bezos, antes desse livro ser comprado.
Diferente de Steve Jobs, Bill Gates ou Mark Zuckerberg, ele não aparece tanto na mídia do Brasil. Mas eu somente me viciei na Amazon de verdade quando ela chegou no Brasil e comprei meu kindle, e isso foi em 2012, quando comprei com a ajuda de entrega de outra loja forte no Brasil - a Ponto Frio - o meu kindle. Modelo simples mesmo, que tenho até hoje e amo.
De lá para cá não passo duas semanas sem comprar na loja deles, é vício, mas ok, sou louca por livros e o e-book entrou de vez na minha vida. Tão simples clicar, já que o cartão já está gravado lá e depois receber em segundos o e-book no seu kindle. Já perdi as contas de quantos livros comprei, ou de quantos e-books gratuitos baixei. A Amazon Brasil já faz parte de mim, por isso mais um motivo quando na aula da semana passada o professor do curso de Mercado Editorial que faço - ninguém menos que o Bruno Zolotar, editor chefe do Grupo Editora Record - indicou a leitura do livro.
Comprei no dia seguinte e desde então passei quatro dias devorando a vida de Jeff Bezos e me perguntando como assim nunca parei para pensar o quão gigante tem de marketing por trás daquela loja?
A Amazon em A Loja de Tudo é esmiuçada por Brad Stone, difícil separar o que é a Amazon do que é Jeff Bezos, o cara que por trás de uma gargalhada exagerada ganhou o mundo e para ele não há limites. Parecido com muitos dos CEOs citados acima, ele não é nada bonzinho, mas já diz minha mãe que ninguém chega muito lá em cima sendo bonzinho. Bezos é a prova disso. Seus funcionários tem medo de sua gargalhada, na verdade todos tem medo dele mesmo quando não está sorrindo. Do cara que pediu 10 mil doláres no banco para juntar com o dos pais e da irmã e que em um ano já fazia de cada um da família e dele próprio um milionário a história assusta como encanta quem quer ser empreendedor como ele.
Antes da Amazon você tinha livrarias, mas Bezos mudou o cenário e fez com Barnes & Noble e Borders fossem reduzidas, sendo essa última um dos motivos da falência. O gigante Amazon foi comendo gigantes e fez com que se tornasse um importante vendedor de livros, mesmo que por muitas vezes como é citado no caso do último volume da série Harry Potter tivesse mais perdido grana do que ganhado,mas Bezos bateu o pé interessado em fidelizar o cliente, o que deu certo já que as matérias na mídia citavam a Amazon como um importante fator do livro ter chegado com rapidez aos seus ávidos leitores.
Há no livro tantas histórias que citá-las em uma resenha seria estragar a mágica que é entrar a fundo na cabeça de Bezos, mas vale citar ainda que Bezos conseguiu acordo com a gigante americana Toys R Us na venda de brinquedos para o Natal, mas ao mesmo tempo que a junção foi lucrativa para ambos, com o vai e vem de ações da Amazon os donos da maior loja de brinquedos do mundo optaram por entrar na justiça para romper o contrato.
Jeff é tão bom em fazer as ações subirem como é bom em criar desafetos, e é por esse motivo que esse livro é leitura obrigatória para quem trabalha no mercado digital ou para quem se interessa pelo assunto .

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-loja-de-tudo-intrinseca.html
Cesar Marcondes 28/06/2015minha estante
Obrigado pela resenha.

Fernando2109 13/09/2023

Gostei do livro. Foi bom conhecer mais sobre a empresa Amazon, desde a sua origem. O site que compro meus livros ????..

Deborah 05/06/2021

Comprei esse livro depois de receber um indicação dele para livros sobre mentalidade voltada ao cliente.
Assim como todos, conhecia a empresa, mas descobri que pouco sabia sobre a sua origem e até mesmo que meu conhecimento sobre a sua má fama com a concorrência era pouco.
Muito interessante ler sobre a empresa e sua postura, tanto os pontos bons quanto os duvidosos. Leitura densa e rica.

Kayõ 06/08/2021

Um grande aprendizado
Esse livro mostra como ocorreu o surgimento da Amazon nos principios da internet, liderada por Jeff Bezos que de maneira visionária soube guiar a empresa implacávelmente, ultrapassando crises que testaram sua força e fizeram ela se tornar a maior loja da internet na atualidade. O livro está um pouco desatualizado devido a velocidade de atualizações que surgiram após sua publicação, mas é ótimo. Recomendo.

Diego 24/03/2023

De varejista para inovação
Brad Stone nos mostra de forma sensacional, como o Jeff Bezos conseguiu transformar a sua loja varejista em uma empresa de inovação. Jefff sempre foi focado muito na experiência do cliente, por esse motivo ele sempre foi muito duro em fazer com que a Amazon, foi amada pelas clientes.

Gusma 02/08/2022

jeff bezos me assusta
eu queria poder pegar a chave da mente de "Locke and Key" pra poder entrar na cabeça do Jeff e passar horas vendo o que tem lá.

A história da Amazon tinha tudo pra dar errado e praticamente deu certo pq ele acreditava mais nisso do que em qualquer outra coisa. É loucura ver como essas empresas se tornaram o que são e a proporção que isso tomou num período de tempo relativamente curto. O livro é bem fluido e a história e as pessoas que envolvem ela também. É uma leitura diferente, mas que eu recomendaria pra todo mundo, por motivos de: quem não compra na Amazon hoje em dia?

Você passa a enxergar o site de uma forma diferente, cada opção ali tem um motivo e uma equipe q trabalhou frenética para que aquilo fosse real. Me assusta saber que um cara com essa capacidade criativa tenha uma empresa espacial e pensando em colonização nível Duna ? o mundo ta muito maluco.

Carol T.S. 28/10/2020

Missionário ou mercenários?
Para Jeff Bezos, missionários, sem sombra de dúvidas. A história do surgimento da gigante Amazon é contada como resultado direto das ações e planos do seu ceo e fundador. Livro interessante e atual, recomendo!

de Aquino 06/09/2021

Nem herói, nem ídolo
Até onde a persistência é uma virtude? Bezos preenche a cartela do bingo das figuras empresariais obstinadas a construir impérios com facetas megalomaníacas e egocêntricas em níveis doentios.

Carol 13/05/2020

Se você quer detalhes, esse é o livro
Narrativa contendo bastante detalhes de toda a história da Amazon, até ela se tornar o seu é hoje. É uma leitura interessante, porém a sua riqueza de informações pode tornar o livro um pouco cansativo.

Gabriela Amoroso 16/06/2014

A Loja de Tudo
Quer saber como surgiu a Amazon? Como ela consegue manter os preços tão baixos? Como ela se tornou a loja de tudo? Quem é Jeff Bezos? Brad Stone nos conta tudo!

Em “A loja de Tudo” acompanhamos de perto toda a trajetória do garoto que era inteligente além da média, esquisito e que mantinha o sonho de viajar para o espaço. Jeff Bezos sempre foi muito determinado, se decidisse que queria alguma coisa, ele se dedicava até conseguir. Foi essa determinação que o motivou a largar o emprego rentável, confortável e seguro que tinha em Wall Street e apostar todas as suas fichas nessa nova tecnologia que parecia promissora, a internet.

Desde o início Bezos sabia que não seria fácil. Ele resolveu apostar no cliente, tentando sempre proporcionar a melhor experiência, visando assim colher resultados a longo prazo. A ideia de Bezos era criar uma loja que tivesse possibilidades infinitas. Ele percebeu que, ao vender pela internet, ele não precisaria ter todos os produtos em estoque e que isso possibilitaria ter um catálogo infinitamente maior do que as lojas físicas. Ele também sabia que as pessoas não estavam acostumadas a comprar pela internet, então ele decidiu começar com um produto de fácil manuseio e muito conhecido: os livros.

Enfrentando todas as dificuldades de criar um site em uma época em que o HTML 5 estava longe de aparecer e todo o trabalho tinha que ser feito do zero, Bezos contava com um pequena equipe e com muito apoio de sua família. Seus pais foram os primeiros investidores da Amazon e Bezos fez questão de deixar claro que o negócio tinha 70% de chances de fracassar. Mas não fracassou. Cresceu muito, aumentou seus produtos, viveu em meio ao caos, enfrentou diversas dificuldades e concorrentes e mostrou que Bezos estava certo em focar seus esforços nos resultados a longo prazo e na experiência do cliente. Hoje, a Amazon se tornou verdadeiramente “A loja de tudo”.

“A loja de tudo” é um retrato extremamente detalhado da vida de Jeff Bezos e da Amazon. Brad Stone pesquisou a fundo para fazer um relato verdadeiro do que realmente aconteceu. A genialidade de Bezos foi retratada, assim como suas particularidades, a sua teimosia e a sua maneira ríspida de tratar as pessoas.

Foi muito interessante entender como funciona uma start-up, quais são os aspectos envolvidos em uma parceria com fornecedores e a batalha de preços com os concorrentes. Como seu foco sempre foi no cliente, Bezos passava por cima de tudo para conseguir manter os preços atrativos. E muitas vezes, a obsessão e a inteligência de Bezos, a vontade de progredir mais e mais o tornavam um chefe insuportável. Não são poucos os exemplos presentes no livro que aguentaram trabalhar por pouco mais de um ano na Amazon. Assim como também não são poucos os que afirmam que o tempo em que passaram na empresa foi extremamente produtivo para suas carreiras.

Vale ressaltar o quanto foi bacana acompanhar o nascimento do kindle. Tudo que envolveu sua criação, as dificuldades encontradas, o lançamento que pegou o mundo de surpresa e a preocupação de Bezos com o design e com a funcionalidade. Ele queria tornar possível que você comprasse um livro no seu kindle quando você tivesse vontade de ler, independente do lugar em que você estivesse.

Minha única ressalva é quanto às notas, elas estão todas reunidas no final do livro. Seria bem mais dinâmico se elas estivessem no rodapé da página em que aparecem. No mais, o livro é impecável. No meio tem uma coletânea de fotos da vida de Bezos e no final tem uma lista de livros que foram lidos pelo Bezos e por grande parte da equipe.

Recomendo a leitura para quem gosta de biografias, para quem quer saber um pouco mais sobre a Amazon e o mundo de uma start-up e para quem está à procura de uma leitura diferente. Vale a pena!

site: http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

Vanessa 15/01/2023

Gostei bastante. Sempre admirei a Amazon, depois do livro ainda mais. Muito bom entender a visão de Jeff Bezos, como ele faz tudo pelo cliente, a forma como ele lida com os funcionários, a importância que ele da a tecnologia. Tudo se encaixa perfeitamente. Em certo ponto o livro fica um pouco cansativo, mas vale pela lição de negócios que se tira dele.

Flávia.Heleno 04/03/2021

A história de vida do Bezos se mistura com a da Amazon. Jeff é obstinado e extremamente exigente. Fiquei muito surpresa com vários fatos reportados no livro e fiquei pensando em como a empresa no Brasil é tão diferente. Espero que um dia possam ser oferecidas todas as vantagens para nós brasileiros. Já agradeço ao Jeff por ter se empenhado tanto no desenvolvimento do Kindle, pois ajudou muito a colocar a leitura em dia. O pensamento que tenho ao concluir o livro é que esse cara vai dominar o mundo! Vale a pena a leitura.

Kayque.Ferreira 25/06/2021

Eu já tinha lido a obra As Upstars do Brad Stone e tinha gostado bastante foi um dos motivos que me fez querer ler A Loja de Tudo e também queria saber mais sobre a história da Amazon, mas confesso que foi um pouco decepcionante, o livro está um pouco datado porque a Amazon lançou muitos produtos e serviços nos últimos anos então isso deixa o livro "desatualizado".
Mas as indicações de livros são ótimas para quem quer empreender, eu pelo menos anotei vários que vou adquirir e deixa uma pulga atrás da orelha: são mercenários ou missionários? Eu não consegui me decidir.

roger.hs.fr 10/01/2015

Recomendo a leitura
Recomendo este livro por trazer uma história de uma das principais empresas do mundo que a cada dia apresenta novos produtos e serviços.

Acredito que o principal conceito apresentado no livro é a visão que Jeff Bezos tem da Amazon: A Amazon não se trata de uma loja virtual de livros. A Amazon é uma empresa de tecnologia.
Analisando a empresa por essa perspectiva, nos permite entender melhor as razões da empresa e de seus produtos.

A descrição da criação do Kindle e todo o processo é uma história a parte, muito bem apresentada pelo autor.

Apesar de recomendar o livro, acredito que o autor peca em mencionar, por várias vezes, pessoas que tiveram influência marginal na história. Para quem busca os detalhes, podem ter certeza que encontrarão. Para quem busca conhecer a história, como eu, torna a leitura um pouco massante.

Bruno.Wladimir 07/05/2015

Um visionário
A Amazon é o que é, devido a capacidade inquestionável de Jeff Bezos. Gosto de chama-lo de visionário e não apenas de um CEO. Se toda empresa tratasse os usuários como a tal, o comercio eletrônico seria um ambiente muito mais agradável e confiável.
O livro tem uma leitura agradável e descontraída, o que te leva a ler suas 398 páginas em poucos dias, ou horas, dependendo da sua disposição e tempo rs... Recomendo !

1 | 2 | 3 | 4