Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas Irmãos Grimm

Resenhas - Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Leh 07/06/2020

(...) Para nós, esse é o significado dos contos de fadas: a esperança de que a vida vai melhorar. Acreditamos que essa seja também a razão pela qual as pessoas jogam na loteria ? se ganharem, largam o emprego e se mudam para Paris. Ou a razão pela qual perseguimos os sonhos que nos libertam da luta diária. Nestes tempos em que vivemos, a esperança é especialmente importante (...)

Jess 22/01/2023

A maioria dos contos é realmente muito boba, o que é compreensível, mas foi interessante ler as histórias originais e perceber a diferença das que eu lia e ouvia quando era criança. Realmente, matou uma enorme curiosidade.

Nella 09/06/2022

Gostei
Gostei muito de ler essas versões dos contos, só não dei 5 estrelas pq tem histórias que são bem repetitivas,a leitura é super rápida (só demorei um pouco pq quis ir lendo aos poucos )

Lauh.ribeiro 30/05/2021

Ótimo
Foi um dos primeiros livros que li e gostei da leitura tinha uns 11 anos quando li e amei , na época estava assistindo a série e decidi ler também. Peguei emprestado em uma biblioteca e li em 1 semana foi uma experiência muito boa, recomendo!

starsvhs 09/03/2024

Na época em que eu comprei esse livro foi totalmente por influência da série, que é a minha favorita. Mas eu nunca tinha chegado a terminar de ler nem lembro o motivo, então resolvi pegar de novo.
Sempre gostei muito do assunto contos de fadas, foi uma leitura interessante, e ao longo do livro o leitor percebe que as histórias antigas tinham um determinado padrão. Alguma coisa dava errado (ou muitas), os protagonistas tinham que realizar uma missão, os vilões morriam ou sofriam tortura, e por aí vai.
Recomendo pra quem quer dar uma aprofundada nas histórias dos Irmãos Grimm!

Caroline.Grossl 27/04/2021

Resenha: Once Upon a Time - Uma Antologia de Contos de Fadas
O livro "Once Upon a Time: Uma Antologia de Contos de Fadas" é um compilado de 30 contos que foram escritos pelos irmãos Grimm, publicado pela Editora Planeta em 2014, a obra contém 272 páginas. O prefácio do livro foi escrito pelos criadores da série de televisão Once Upon a Time, Edward Kitsis e Adam Horowitz, série da qual eu sou muito fã e esse foi um dos motivos de ter me influenciado a ler essa obra.

Por ser um livro que traz os contos originais escritos pelos irmãos Grimm, isso significa que não vamos encontrar aquelas histórias fofas como estamos acostumados a ver nas animações Disney, aqui em sua maioria os contos são bem macabros, portanto essa é uma boa oportunidade para você leitor conhecer as origens das histórias clássicas da nossa infância que tanto adoramos.

Estão presente neste livro os contos: João e Maria; Seis atravessam o mundo inteiro; A parceria entre o gato e o rato; Cinderela; As três fiandeiras; O ganso de ouro; João Fiel; A cobra branca; A Bela adormecida; O alfaiate valente; O rei barba de melro; Os músicos da cidade de Bremen; João felizardo; Rumpelstilsequim; O velho sultão; O lobo e os sete cabritinhos; A guardadora de gansos; Rapunzel; O pequeno polegar; A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porrete dentro do saco; Os doze irmãos; O pescador e sua esposa; Chapeuzinho vermelho; A amoreira; João Prudente; Os elfos; Branca de Neve; Os seis cisnes; Gretel, a esperta; O príncipe sapo.

Além de reunir histórias que todos já conhecem, o livro também traz aqueles não tão populares, confesso, a maioria desses contos eu nunca tinha ouvido falar. A leitura flui bem rápido e as belíssimas ilustrações que aparecem no início e no final de cada conto nos ajuda a visualizar melhor a história, é uma leitura que vale a pena!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Yasmin 24/09/2014

Linda edição, capa dura, com ilustrações criativas e com contos inéditos em português,

A primeira história que li na minha vida foi um conto dos irmãos Grimm e desde criança que sou doida para encontrar a coletânea completa em português. Nunca aconteceu. Já vi sair coletâneas escolhidas, e a maioria com poucos contos. O livro completo ainda não saiu, mas para minha felicidade a Planeta lançou uma edição mais completa do que as demais. Com mais contos reunidos, uma edição em capa dura belíssima e ilustrações do artista Kevin Tong o livro vai encantar leitores de todas as idades.

Além de reunir contos famosos por suas adaptações na Disney como Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, o livro traz ainda contos que ainda não havia visto em outras coletâneas por aqui como é o caso de A Cobra Branca, João Fiel, O Pescador e Sua Esposa, A Amoreira, O Rei Barba de Melro, A Guardadora de Gansos e muitos outros. Alguns do que citei se destacam por seu humor e tom sombrio. Nessa coletânea a alternância entre os contos é um dos pontos marcantes. Passando de contos divertidos que chegam a ser infantis para contos com história sombria que chega a ser macabra, como é o caso de A Amoreira, que é uma versão estranha onde a mulher deseja uma criança "vermelha como o sangue e branca como a neve", mas não é Branca de Neve, é um menino que nasce e a história que se desenvolve daí é tão sombria quanto perturbadora.

Outra coisa importante em coletâneas de contos, principalmente com os contos dos Irmãos Grimm, é a tradução. A tradução nessa edição da Planeta flui bem e as escolhas para certos nomes e descrições funcionaram perfeitamente na maioria dos contos. Uma coisa que me incomodou mais uma vez é João e Maria. Ainda acho que todas as versões do Brasil deveriam ter mantido Hans e Gretel, principalmente as mais novas. Porém essa é uma preferência minha e pessoal. No conto João Prudente aparece João e Gretel, e não entendi porque usar um original e o outro não. Se era para diferenciar esse conto do outro mais conhecido achei desnecessário. Mas gostei do conto. Não conhecia e apesar dos nomes me diverti com a história.

As ilustrações de Kevin Tong dão um tom a mais ao livro. Em cada conto temos uma ilustrações finalizando ou iniciando a história, sendo que as ilustrações são sempre pensadas de forma inteligente. Tong não ilustra com algo clichê e sempre ligado a certo conto, ele consegue passar ao leitor através de uma ilustração diferente o conto em questão. Alguns deles se destacam pelo trocadilho da imagem ou pelo jogo de imagens. Muito criativo e que aliado ao resto da diagramação tornou a edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html
LB5 31/05/2015minha estante
Na minha antiga escola tinha uma coleção dos Irmãos Grimm muito antiga de capa dura, nove volumes. Amei ler todos e estou ansiosa para ler Once upon a time.

Quatro Amigas 21/04/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Ok, eu admito. Contos de fadas nunca foi a minha praia e sou super ignorante no assunto e para isso existem dois motivos. O primeiro é que essa "coisa" de romance, amor a primeira vista, casamento e etc nunca me atraiu desde muito nova, e a segunda é que sempre fui uma criança preguiçosa e que passava longe de livros, então contos de fadas para mim só se fossem aqueles dos filmes da Disney que existiam em fitas VHS, sim em VHS porque sou velha!

Então imagine a minha surpresa quando peguei Once Upon a Time - Uma antologia de contos de fadas, e descobri que existe um mundo deles? Sim, eu disse que era ignorante no assunto!

O livro traz ao todo 30 contos dos mais variados. Há aqueles que todos já conhecem, inclusive eu, como "João e Maria", "Cinderela" e "A Bela Adormecida", que é meu favorito. E há também aqueles menos conhecidos como "Seis atravessam o mundo inteiro", "A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porrete dentro do saco" ou até "Rumpelstilsequim", que antes eu só tinha ouvido falar na série Once Upon a Time, que inclusive marca presença no livro com um prefácio escrito pelos criadores dela, Edward Kitsis e Adam Horowitz, que contam como e quando surgiu a ideia da série e o porque depois de quase 200 anos esses contos continuam sendo atuais e de tamanha influência, seja em filmes ou na própria literatura.

O livro realmente me surpreendeu e de uma forma bem positiva e em menos de 5 minutos eu já estava completamente apaixonada por ele, e isso se deve não somente aos contos dos irmãos Grimm, mas também ao trabalho da editora Planeta que em poucas palavras, está DIVINO! Se percebe o cuidado da editora em cada detalhe do livro, que é belíssimo por dentro com diversas ilustrações. Algumas no começo de cada capítulo, outras no final. A capa também está um espetáculo. Além da arte lindíssima, o livro é de capa dura. O que deixa tudo mais bonito. *-*

Minha avaliação final é de 5 estrelas que significa, estou completamente in love pelo conjunto geral da obra. Seja pela mente e criatividade dos irmãos Grimm ou pelo trabalho da editora. Esse é um livro que realmente vale a pena ter pra sempre na estante ♡

Título: Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas
Autores: Kevin Tong, Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
Páginas: 272
Editora: Planeta do Brasil
Resenha por: Thainá Cristina
Classificação: 5/5 ♡

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/04/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html

Dani Furiati 18/06/2020

Sem pé nem cabeça
Histórias sem pé nem cabeça. Meus olhos sangravam às vezes. Não sei como as histórias da Disney saíram delas ???

Simonovitch 13/05/2014

Contos de fadas: A esperança na atualidade
Todos já se encantaram com os contos de fadas um dia, é uma página da infância que não pode ser esquecida, ainda que muitos a deixem guardada no fundo da gaveta. Este livro mostra que nunca se é crescido demais para gostar de Cinderela, O Pequeno Polegar, Rumplestilskin e muitos outros.
Percebemos como os contos de fadas andam cada vez mais atuais já no prefácio, escrito pelos criadores da série Once Upon a Time, cujo enredo é composto por versões aprofundadas dos personagens clássicos. Para eles, o que une todas essas histórias é a mensagem de esperança que elas transmitem, teoria interessante, por sinal. O ser humano vive movido à expectativa, aguentando o peso de seus fardos na espera de um amanhã melhor. Se esperança é mesmo o que une tais contos, então faz sentido que sejam imortais.
Em suma, análises psicanalíticas, versões modernizadas para o cinema e reinvenções literárias vem trazendo os irmãos Grimm de volta para o cotidiano dos adultos. Mas será que vale a pena entrar na onda e sair jogando confetti para essas histórias infantis?
Ao meu ver, eu diria que SIM, SIM E SIM!
Antes de ler as versões originais nas quais se inspiraram os filmes da Disney, eu realmente não valorizava muito os contos de fadas, mas é difícil não ver charme neles depois de conhecê-los melhor.
Me surpreendi com as diferenças entre os filmes infantis e as histórias eternizadas pelos Grimm, apesar de terem a mesma essência.
Branca de Neve não foi desperta pelo "beijo de amor verdadeiro", mas teve seu final feliz, Rapunzel foi mãe solteira durante vários anos, mas depois reencontrou o príncipe, pai de seus filhos. É possível reconhecer um sabor de infância nessas histórias que são um pouco mais adultas e amargas, além de conhecer outras não tão comuns aos nossos olhos e ouvidos. "O Pescador e sua Esposa" é uma que segue essa linha e carrega uma moral interessante.
Ao entrar em contato novamente com os contos de fadas, além de sentirmos aquela nostalgia, nos aproximamos mais de nós mesmos - não daquela maneira complexa e profunda que fazemos ao ler Machado de Assis, mas de uma maneira leve e sutil, como um pássaro alçando voo pela primeira vez.
Nessa antologia lançada pela editora Planeta encontram-se trinta contos ilustrados de maneira moderna e curiosa por Kevin Tong, que capturou muito bem o espírito das histórias mais conhecidas do mundo.
A estética das páginas é linda, vale observar.
Por fim, deixo aqui, como apreciadora de fantasia, esta citação de Neil Gaiman:
"Contos de fadas são mais do que verdadeiros: não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser vencidos".

Samanta.Godoy 27/02/2020

Foi divertido relembrar algumas histórias da minha infância, mas teve uns contos que praticamente eram iguais, só mudaram o nome do personagem

alilendonada 08/12/2022

puts ler esse livro foi uma outra vibe, era lá na época em que eu tinha começado a me interessar por ler de verdade, eu lia um conto pra dormir por noite
os finais eram meio estranhos e as histórias um pouco mais sombrias por serem as originais mas eu amei muito a experiência

(taylor's version) 07/04/2021

É uma coletânea de várias das histórias em que a série 'Once Upon a Time' se baseia.
Contos, lendas e fábulas, tanto famosas, quanto algumas menos conhecidas que, particularmente, eu amei conhecer!
Tem quem diga que acha um livro mais para crianças por conter contos e coisas mais fabulosas, mas depois de ler você vê que o livro contém versões dessas histórias bem fora do que estamos acostumados, uma versão um pouco menos fabulosa dos contos digamos, finais alternativos e diferentes dos "contos de fadas", e por isso achei muito interessante ler.
Comprei achando que o livro ia abordar algo mais sobre a série, mas não diria que me arrependi, gostei de descobrir contos e fábulas que eu não sabia da existência, realmente, uma ótima leitura!

Jacky 02/11/2020

O livro é legal, alguns contos são muito repetitivos parece que so trocaram o nome dos personagens. Tem alguns contos que são desconhecidos que são interessantes, alguns bem confusos mas no geral vale a pena a leitura.