Claros Sinais de Loucura

Claros Sinais de Loucura Karen Harrington

Resenhas - Claros Sinais de Loucura

Arya4 27/07/2020

Loucura s.f. perturbação mental;demência,insanidade.
Sarah é uma garota de 12 anos que vive com o pai,a sua melhor amiga é uma planta chamada Planta e ela tem obsessão por palavras. Sua vida poderia ser comum se não fosse por uma coisa:sua mãe vive em um hospício pois tentou matar ela e seu irmão com 2 anos.

"É isso que eu sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir,mas têm medo de voar"

Com uma vida tão complicada e uma família desestruturada Sarah vai te ensinar o valor familiar, o verdadeiro significado de coragem e amizade.

"Descobri que é preciso escolher ter coragem todos os dias,como se escolhe a camisa que vai vestir. Não é automático."

Nossa protagonista tenta conciliar o mundo real com o mundo que ela poderia ter tido. Como lidar com isso? Como viver? Como aceitar?
Sarah acha que como a mãe é louca ela também será e assim tenta encontrar os claros sinais loucura em si mesma.

"É que tenho o gene da loucura,que pode estar fazendo com que eu sinta duas pessoas diferentes. É uma sensação pesada. Sou como um copo d'água prestes a transbordar ao menor toque "

É um livro sensível que fala principalmente sobre solidão,perdão e família.

Leo 04/01/2022

Não entendi...
Estou tentando entender o que a autoria quis com esse livro, pq nenhuma questão que foi levantada ela resolveu, uns personagens chatos e que não agregam para a história. O capítulo final do livro poderia ser facilmente o 1?.
Grazi 04/01/2022minha estante
As vezes acontece,né? ?

Camille 21/05/2014

De quantas palavras você precisa?
Sarah mora com o pai, não conhece sua mãe e sabe apenas o essencial de sua própria história: era bebê quando Jane, sua mãe, afogou seu irmão gêmeo e tentou matá-la em seguida.

Com 12 anos, suas férias de verão não soam promissoras. Talvez ela precise ir, de novo, para a casa dos avós, sua única amiga não estará na cidade e ela precisa ganhar a aposta de quem vai beijar primeiro. Enquanto isso, ela procura em si mesma sinais que provem que ela e sua mãe são parecidas.

Sarah tem um diário secreto, no qual escreve palavras verdadeiras, e um de mentira, que esconde em lugares óbvios e tudo bem se alguém achar e ler. Coleciona palavras-problema, aquelas que ela sequer pode pensar em falar, e tem uma série de palavras preferidas. Conversa sempre com Planta, que é exatamente o que o nome diz.

Ela também leu O Sol É Para Todos e resolve escrever para uma das personagens a carta que o professor pede. Não, ela não quer escrever para Harry Potter, e agora tem um verão e três cadernos em branco para preencher.

Como disse, ela tem apenas 12 anos, mas isso em nenhum momento me impediu de me indentificar com ela. Entendo, por exemplo, querer ficar eternamente no meio termo entre a escola e a sua própria casa, ainda que meus motivos nunca tenham sido similares aos dela.

É impressionante como um verão - um dia, um momento, uma experiência, uma verdade - pode mudar as pessoas. Tão impressionante quanto é perceber apenas depois as mudanças, quando elas já estão escancaradas para todo mundo ver.

Karen Harrington faz isso no livro: mostra como uma pré-adolescente entra na adolescência e quais mudanças são cotidianas, além das que obviamente não são. Apesar de poder parecer, esse não é, entretanto, um livro infanto-juvenil. Sarah ainda é uma menina muito nova, mas suas mudanças, seus sentimentos e sua realidade fazem dela completamente capaz de tocar qualquer pessoa, de qualquer idade.

Durante a narrativa contagiante, peguei-me sentindo exatamente o que a personagem sentia e, ao terminar de ler o livro, percebi que eu também mudei um pouquinho. Fechei-o sentindo-me em paz comigo mesma, de uma forma que há muito não sentia, e acho que Sarah acabou me ensinando uma das coisas mais importantes, que eu cismo em esquecer.

Enquanto ela aprende a ser ela mesma, a se aceitar e encarar responsabilidades e verdades, fui refletindo sobre a minha história. Junto com ela, cresci e, pelo menos nesse momento, fui completa. É isso que Claros Sinais de Loucura faz com você: prova que você pode viver um livro, refletir sobre sua vida e mudar. Aceitar-se.

Vai ver isso seja louco, tanto quanto as palavras-problema ou conversar com Planta. Mas, também, loucura só é problema quando se firma dessa forma. Palavras não conseguirão explicar o livro com perfeição, então recomendo que leia. E viva. Quem sabe sua loucura também não é o que te mantém firme?

site: http://beletristas.com/resenha-claros-sinais-de-loucura-de-karen-harrington

Madson 03/06/2014

Querida Karen Harrington.
Preciso lhe dizer o quanto o seu livro foi inspirador para mim, há tempos que eu não leio algo assim. Você conseguiu me fazer ficar apaixonada por Sarah Nelson. Você conseguiu passar o amadurecimento dela de uma maneira sublime, uma menina de 12 anos que teve que crescer mais rápido que todo mundo. Você conseguiu escrever sobre um assunto tão pesado de uma forma tão leve e poética! Até vou ler "O sol é para todos", apenas não vou conseguir seguir com a minha vida literária sem esse livro....me fez querer ter uma planta igual Planta, escolher minhas palavras favoritas e subir num toco de árvore apenas porque ninguém mais faz. Ler a história inocente de uma criança com um passado tão terrível foi uma experiência sublime, você tem a minha admiração. Muito obrigada.

Ted 27/09/2021

Tocante demais
Eu simplesmente amo esses livros que a história é narrada por crianças, com toda a sua perspectiva curiosa e ingênua das coisas, então esse já o primeiro ponto que me fez gostar. Outro é que a história é narrada de forma simples e sem muitos personagens, e vários deles são muito cativantes (ponto extra pra Charlotte, que é uma garota incrível).
A autora soube muito bem mostrar de forma sutil temas como o primeiro amor, um trágico acontecimento passado que é uma nuvem negra sobre a vida dela, ou todo o drama familiar em que ela vive.
Apesar de temas muitos pesados a história junto com a narração é por muitas vezes divertida.
Li inteiro em um dia só, e não é pra menos!

Bart 23/02/2021

Claros Sinais de Loucura
*Karen Harrington*
Editora Intrínseca
256 pág, 2014.
??
Márcia agora eu entendo a "dorzinha" que você havia mencionado, obrigado pela indicação, apesar do assunto tratado ser muito forte, a escritora lida com leveza e em muitas partes o leitor abre um sorriso com as coisas da protagonista de 12 anos.
O livro conta a história de Sarah, uma menina como outra qualquer se não fosse pelo fato que, ao 2 anos de idade, Sarah quase foi morta por sua mãe ... leia, e você verá como, só nessa parte tem mais do que você imagina! Daí por diante sua vida sempre foi mudar de cidade, evitar repórteres que ficam revirando o seu passado (o caso teve uma repercussão enorme), motivo pelo qual seu pai preferiu o anonimato. Então nos deparamos com uma menina tímida, apaixonada por seu vizinho bem mais velho, ela tem uma planta como melhor amiga, e que procura os sinais "hereditários" da loucura de sua mãe em si própria (imagina tudo isso na cabeça de uma criança).
Ela nem conhece sua mãe,  que passou os 10 anos seguintes numa instituição para pessoas com problemas de insanidade.
O pai passou a se enterrar no alcoolismo e Sarah vive da sua forma, na falta dessa mãe e na presença desse pai... como eu havia dito, assuntos pesados, mas a escritora tem uma sensibilidade que impressiona! A 1a menstruação, como lidar com as expectativas do amor, a importância de dar o 1° beijo (de língua), e muito da perspectiva de Sarah nós conhecemos pelas cartas que ela faz p/Atticus Finch, personagem do livro "O Sol é para Todos", homem que ela usa como modelo paterno (inclusive esse é o livro preferido de Klark Kent/Superman) ?, ela precisa inventar uma figura que seja de fato paterna para ela!!
Meu DEEEUS do céu Márcia...  que livro show!!
Sim, o fim do livro deixa a "dorzinha", a vida não é perfeita e nem sempre temos o que queremos, mas sim o que nos é necessário!!
Livrão mesmo!!
?? ?? ?? ?? ?? ??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!
Bianca232 24/02/2021minha estante
Vc não tem noção do quanto eu amei esse livro!

Bart 24/02/2021minha estante
Eu achei ele show!! Essa amiga mha pediu p/eu ler.
A situação emocional da menina é mt bem contada, a ponto de vc reconhecer comportamentos reais!! A escritora foi MT sensível!!
Saudades da Sra !!!

Bianca232 24/02/2021minha estante
Tbm , moço! Tenho lido pouco, troquei os livros por artesanato e estou mais devagar na leitura. Bjss

Bart 25/02/2021minha estante
????? vc é chique demais!!
Bjao p/tu tbm!!
Só conheço o Skoob por sua causa!!

Bianca232 26/02/2021minha estante
Hahahahaha que isso! ??????????

Naoko | @nanaestante 01/08/2021

Claros sinais de loucura
Sem dúvidas, esse foi o livro mais lindo que li este ano! Que delícia conhecer um livro que te deixa com o coração quentinho, não é? A trama é muito envolvente, a Sarah é uma protagonista muito forte, e os outros personagens são tão encantadores! Eu amei muito, especialmente como a autora abordou alguns assuntos importantes e como humanizou seus personagens. É um livro que penso que todos deveriam dar a chance de ler!

Artur 23/05/2020

Quando os sinais não ficam tão claros assim...
A primeira coisa que vem na cabeça após essa leitura é: Esse livro é como o primeiro rascunho de uma excelente estória, porém não foi bem executada, falta algo, talvez um aproveitamento maior dos temas centrais ou explicações que ficaram faltando e que fariam toda diferença para aproximar ainda mais o leitor da trama e dos personagens (pq a mãe da Sarah comentou o crime? Como se deu a loucura dela antes disso?)
Apesar das faltas, o livro tbm tem seus acertos, como nossa protagonista Sarah Nelson, uma garota adorável, inteligente, com vontade de explorar o mundo e cheia de dúvidas como qualquer criança na sua idade. Os personagens secundários tbm são maravilhosos e cheio de camadas que poderiam ser melhor aproveitadas.
No fim das contas, é uma obra leve, legal e de fácil compreensão, porém faltam alguns detalhes que facilmente deixariam a obra mais concisa, emocional e completa.

Millena 30/11/2014

"Sarah Nelson, você é formidável de maneiras que ainda não compreende."

Anna 12/04/2020

Deixa o coração quentinho
?Aqui está mais uma coisa que eu precisei aprender sozinha. Depois que algo muda na sua vida, é melhor esperar por mais mudanças. É como derrubar o primeiro dominó. As outras peças não podem fazer nada, só cair onde estão. Se você tiver sorte, não vai se importar com o jeito como elas caem.
Eu tenho sorte.?

Taize @viagemliteral 26/06/2020

A adolescência nunca foi uma fase fácil, principalmente para uma garota que não tem uma figura feminina para lhe apoiar em seus novos anseios e realidades.

E para Sarah Nelson é ainda mais complicado, pois além de não conhecer sua mãe, tem que conviver com a lembrança de que ela está internada num hospital psiquiátrico por matar seu irmão gêmeo e tentar matá-la afogada aos 2 anos de idade, ser criada por um pai que vive alcoolizado por conta da tristeza e frustração, e precisar mudar de cidade frequentemente por causa dos repórteres que vivem fuçando suas vidas pela fatalidade que aconteceu há 10 anos.

Ela sempre fora apaixonada por palavras, todos os dias acrescentava mais uma ao seu vocabulário. Uma adolescente peculiar, já que prestes a completar seus 12 anos, em vez de ser apaixonada pela série Harry Potter como seus colegas de turma, ela era fissurada em O sol é para todos, e quando seu professor sugere um trabalho para as férias de verão, em que deveriam escrever para o seu personagem preferido, ela não pensa duas vezes, e escreve diariamente para  Atticus Finch, o advogado que ela tanto admira, protagonista do livro. Ela fala sobre sua vida, seu medo de ter o gene da loucura e seu desejo de ter um pai como ele: sábio, e que não deixou seus filhos pelo álcool pela e frustração.

Em meio a tanto drama, ela ainda tem dois grandes problemas: a árvore genealógica que teria que desenvolver no 7° ano! E as férias de verão na casa tediosa dos avós, ela precisava encontrar uma solução para aquilo, pois a partir de sua árvore, todos descobririam sua trágica história e o gene da loucura, e ir pra casa de seus avós a impossibilitaria de dar seu primeiro beijo.
Complicado, não?

Por muita insistência, Sarah consegue convencer o pai a deixá-la em casa, e o verão que ela imaginava que seria o melhor de todos, e que daria o seu primeiro beijo, poderia se transformar em algo muito mais intenso.

Como será que a garota inteligente, perspicaz, que tem dois diários, que conversa com uma planta e é um pouquinho dramática, lidou com tudo isso?

"Claros sinais de loucura" é um livro que apesar de abordar temas densos, não é desenvolvido assim, tão pesado. A leitura é leve e fluída, e ao mesmo tempo bem reflexiva - muita coisa em um livro tão pequeno, não? -. Mas, Sarah, com 12 anos de idade, é muito madura para sua idade, e apesar de viver buscando os sinais de que acabaria como sua mãe, mostra aos leitores que está longe de ser alguém à beira da loucura.

Suas cartas para Atticus Finch, são bem sensatas, apontando uma adolescente que quer apenas uma vida normal, expondo seus pensamentos, suas dúvidas, medos  e, sobretudo seu amadurecimento.

A autora criou uma história sem muitas reviravoltas, faltou um pouco de desenvolvimento no final, mas mesmo assim, nos prende e nos ensina através da carismática Sarah Nelson, que nossa vida é, desde de muito cedo, difícil de decifrar, mas através nossos medos e inseguranças, podemos buscar respostas para tudo que acontece durante nossa existência!

É, Sarah, ter doze anos, ter vivido uma "quase morte" ser apaixonada por palavras e por Atticus Finch é sempre mais intenso!

Antônio Prado 02/07/2014

Claros sinais de loucura? Nem tanto!
O livro começou para mim como uma promessa, mas logo em seguida desandou de tal maneira que só continuei a lê-lo por conta do esperado encontro entre a Sarah e a mãe. A personagem principal, a Sarah, é realmente apaixonante: esperta e irônica, ela proporciona alguns momentos interessantes no livro. No entanto, isso vai se desvanecendo com o passar das páginas, principalmente porque as suas expectativas não são correspondidas da maneira como você queria. O final, para mim, foi simplesmente decepcionante, porque a Sarah não teve as respostas que ela queria, tampouco fez do verão dela o momento de mudança que pretendia para sua vida. Fiquei sabendo que existe um livro sobre a mãe dela, chamado "Jenealogy", e talvez este contenha as respostas frustradas que eu não tive com "Claros Sinais de Loucura". Fora que Sarah parece muito mais madura que uma menina de doze anos, o que me deixa seriamente incomodado! A única coisa boa do livro, e que pareceu chegar a um fim satisfatório, é a relação dela com o pai, que pareceu se restaurar de alguma maneira, ou pelo menos subsistir às outras dificuldades. Mas outras coisas me deixaram chateadas, por exemplo, por que a Sarah não desenvolveu a amizade dela com o garoto que cortava a grama do vizinho? Karen Harrington perdeu ali uma interessante possibilidade. O primeiro beijo da Sarah poderia ter acontecido ali! Mas, enfim, são impressões minhas. Claros Sinais de Loucura? Nem tanto!

NatAlia1831 12/10/2021

apaixonante demais, eu não dava nada e fiquei viciada na história da sarah, cheio de frases e lições incríveis

Blackthorne 19/03/2022

Caras, o que dizer desse livro?
Sinceramente, eu demorei a ler mais pela falta de tempo, mas valeu à pena.

Nele, nós acompanhamos o verão de Sarah, uma garota de 12 anos e que tem uma sombra em seu passado: quando ela tinha 2 anos, sua mãe afogou a ele e a seu irmão. Sarah sobreviveu, Simon, seu irmão gêmeo, não. Por isso, ela teve que lidar desde muito nova com constantes mudanças de cidade sempre que alguém reconhecia ela e seu pai, além do alcoolismo que o pai dela desenvolveu, fazendo com a garota tenha amadurecido muito mais rápido do que o que deveria. Por causa de um trabalho da escola, ela começa à escrever cartas para seu personagem preferido de seu livro favorito da vida: Atticus Flinch de "O Sol é Para Todos".

É no entre nos narrar seu cotidiano e os acontecimentos de seu verão incomum e escrever cartas para Atticus que se passa a história, o que torna a leitura um pouco parada, mas isso não é um problema pois a autora segura a história com sua ótima escrita.

Vi muitas reclamações acerca desse livro por "a história não ter um plot", falta de "entendimento acerca do que seja o livro" e coisas assim. Por isso, eu queria dizer pra vocês irem de coração e mente abertos e encarem a leitura como um diário.

O Plus desse livro é acompanharmos as mudanças de Sarah nesse curto intervalo de tempo. Seus anseios e medos, e como a personagem do começo do livro não é em nada parecida com a do final, e como se deu esse processo de mudança.

Eu amei esse livro e é um dos melhores que eu já li na vida e vou sentir saudades da Sarah Nelson e queria dizer que se eu tivesse uma filha de 11-12 anos, daria esse livro pra ela.
cryrachel 19/03/2022minha estante
esse livro é perfeito!!

Blackthorne 19/03/2022minha estante
Siiiiim!

emillyzinha 13/11/2020

O medo e a insegurança da personagem principal são totalmente compreensíveis diante de todas as situações pela qual ela passou, mesmo ainda sendo tão jovem.
Triste imaginar uma criança com esse histórico familiar, e sem nenhum acompanhamento psicológico.

Como estudante de psicologia, devo admitir que é um ótimo livro, mesmo que não seja exatamente destinado a este público. É possível fazer varias alusões e interligações entre o ele e os estágios do desenvolvimento.

Além de ser uma leitura de fácil compreensão, desde o início aborda de forma bastante simples e explícita a importância da família, e as implicações de uma desestrutura neste âmbito.