Contos Fantásticos

Contos Fantásticos Guy de Maupassant

Resenhas - Contos Fantásticos

Dilso 17/01/2024

A fineza do fantástico-existencial
Tal como "Frankenstein", de Mary Shelley, aqui não veremos apenas contos de terror, mas um aprofundamento na alma humana disfarçado entre a fineza do fantástico... E se o mundo for maior do que nossos 5 sentidos limitados podem perceber? E se tivéssemos mais aparelhos 'ledores' deste mesmo mundo? Esta foram as maiores de minhas inquietações ao ler este livro curto, mas grandioso.

Julia 02/11/2023

O livro na minha opinião é bastante razoável, alguns contos são tão confusos toda a história que é necessário uma segunda opinião sobre a história. Porém é um livro de leitura rápida mas que não faz o menor sentido em alguns contos o enredo , particularmente eu acho que não é um livro que compensa a leitura.

Anderson 20/07/2023

Maupassant é reconhecido por ser um ótimo contista, percorrendo estilos e temas diversos. Nesta coletânea, mesmo explorando o universo do fantástico, do sobrenatural e do horror, não deixa de lado a especulação filosófica e moral. "O Horla", que já conhecia, é, sem dúvida, uma das obras-primas da literatura fantástica.

Douglas Brilhante 07/07/2023

Em contos fantásticos e outras histórias, Guy de Maupassant reúne onze contos de terror/fantasia suave. Não aquela fantasia hiperfantástica do mundo das fadas, mas a que se manifesta na penumbra da nossa alma, quando a percepção do mundo real que nos rodeia fica embaçada.

Se somos o que os nossos sentidos permitem e eles se demonstram tão crassamente limitados, como podemos perceber ou imaginar o além (das nossas percepções)?

Um livro muito bom. Contos rápidos, com uma leitura fluida e com muitas reflexões válidas.

No conto ?Medo?, por exemplo, vi a precisa definição do que MEDO significa, não simplesmente um verbete de dicionário parafraseado e diluído.

Em ?o Homem de Marte? e ?o Horla?, reflexões lúcidas de dois ?loucos?, se por assim podemos chamar aqueles que transcederam um pouco mais os limites dos nossos limites.

Vale a pena! :)
Gustavo Kamenach 08/07/2023minha estante
"Medo" e "O Horla" são meus favoritos, gostei tanto que comprei a edição da coleção listrada da companhia das letras com 65 contos do autor.

Caroline 16/06/2023

Talvez a expectativa me atrapalhou
Talvez tenha iniciado esse livro com umas expectativas e eles se desenrolou em outras que eu nem esperava. O Horla, realmente é o conto mais trabalhado. Gostei também dos primeiros contos, mas talvez por se tratarem de histórias de "terror" mais associadas a monstros ou de uma ideia mais literal do horror, não tenha me prendido tanto. Esperava algo que ficava mais dentro do suspense e do terror no campos das "ideias", que acho mais assustador que a literalidade proposta neste livro. Mas é inegável a importância clássica desse livro para o gênero e com certeza é leitura obrigatória para os leitores amantes de contos de suspense/terror.

Julio.Argibay 09/03/2023

Guy
Em Familia - Guy de Maupassant. Alfred Caravan é um sujeito velho e flácido, que trabalha no Ministério da Marinha no distrito de Courbeuoie. Ele almeja fazer carreira, mas outro colega de trabalho acaba preenchendo uma vaga em aberto, então o casal fica muito chateado. Alfred é casado com uma mulher baixinha, feia e magra e bem altiva. Ela é 20 anos mais jovem que o marido e tem toc de limpeza, não gosta muito da sogra e lida com os filhos com mãos de ferro. O casal Caravan tem dois filhos: MarieLouse - é a cara da mãe e Philippe Auguste tem cara de cretino e é sujo. Na parte de cima de sua casa mora a mãe de Alfred, que é bem avarenta e briga com todo mundo. No segundo andar mora a criada normanda Rosalie. Um dia, quando a família se prepara para o jantar e a filha do casal vai chamar a avó, a menina a encontra morta, dura no chão. O filho fica em choque. Por outro lado, a nora já pensa na herança. Assim, depois de se recuperarem, eles já começam a tomar as providências para o funeral da velha. O Dr Chenet aparece para confirmar a morte da velha. Os curiosos já aparecem para ver a senhora. No dia seguinte, a filha e o marido dela, chegam de viagem de outra cidade próxima. Então, para a surpresa de todos, um fato novo acontece que muda a vida de toda a família. Assim, acabamos nossa estória. Achei bem legal este conto. A estória é inusitada e os personagens são bem interessantes.

Pedróviz 05/03/2023

Contos Fantásticos - O Horla e outras histórias
Achei bem fraquinhos os contos deste livro, com exceção dos contos O Horla e A Morta.
Alguns contos são tão defasados na temática que sua leitura serve mais como registro cultural de uma época, como O Homem de Marte. Outros, pelo tema e pelo contexto, não envelhecem.

Lays19 25/01/2023

delicioso
Ótimo achado de biblioteca. Lembra um pouco os contos do Poe. O "sobrenatural" que não salta ao exagero. O absurdo que nos engana aos olhos, mas desperta a outros sentidos.

Thayane 15/12/2022

É a primeira vez que tenho contato com alguma obra desse autor e preciso dizer que gostei muito da forma que ele conduz os contos.

Há uma aura de mistério que nos faz questionar se tudo isso ocorreu realmente ou se seria obra da cabeça dos personagens.

A experiência foi incrível e desejo ler outras outras do autor.

Carolina Del Puppo 28/10/2022

Adorei
Eu amei desde o início, olha que não sou chegada em contos, mas, esse autor é fenomenal, sem sombra de dúvidas ??

Pandora 14/10/2022

No momento em que comecei a ler Guy de Maupassant, entendi que ele seria um de meus escritores queridos. Há um conto dele chamado Quem sabe? (L’Inutile beauté), que está na Antologia da Literatura Fantástica organizada por Ocampo, Borges e Bioy Casares, que descreve um personagem - a despeito dele estar num sanatório - com o qual me identifiquei deveras. :D

Guy de Maupassant viveu na segunda metade do século XIX, época dos alienistas, em que se discutia muito psiquiatria, hipnose, espiritismo, darwinismo; foi também a época da Comuna de Paris, em que populares das camadas mais baixas da população se organizaram politicamente para protestar contra a crise social e política vivida na França. Os escritos de Maupassant refletem bem esse período, porém com um olhar aguçado e particular. Ele é descrito como “um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica realista”. (Wikipédia)
Apesar de discípulo de Gustave Flaubert, que ele considerava um mestre, Maupassant era bastante influenciado pelo pessimismo filosófico de Schopenhauer.

Este livrinho de bolso de contos fantásticos eu deixei na bolsa e fui lendo enquanto estava fora de casa, que leitor que se preze não sai sem livro, né? Então deu para degustar devagar. O interessante desta seleção é que a ordem dos contos contribui bastante para a fluidez da leitura, embora seja verdade que, em maior ou menor grau, todas as histórias são boas. Começa com O lobo, que segundo o prefácio de José Thomáz Brum (aliás, excelente), é “oriundo de antigas lendas da Bretanha”, e termina com O homem de Marte, sobre a vida em outros planetas.

Embora aqui tenhamos o magnífico O Horla, seu conto mais conhecido, em ambas as versões, é Carta de um louco, que faz uso do mesmo personagem, que mais me fascinou. A reflexão do alcance que pode ter a nossa mente quando, para além do que temos conhecimento, começamos a imaginar o que não conhecemos. E não há terror pior do que aquele que a nossa mente fabrica.

Há também dois contos muito interessantes que gostaria de citar: A mãe dos monstros, muito atual, que mostra que, para a sociedade, a vilania depende de onde vem; e Um caso de divórcio, sobre a idealização que beira ao absurdo.

No mais, sigo lendo e sempre querendo ler mais Guy de Maupassant.

CONTOS NESTE LIVRO:
O Lobo
Magnetismo
O medo
Aparição
A mãe dos monstros
Carta de um louco
Um caso de divórcio
O Horla (primeira versão)
O Horla (segunda versão)
A morta
O homem de Marte

Marcelo 09/08/2022

Seleção de contos muito bons. Gosto muito de contos de terror e suspense e os deste livro não me decepcionaram. Não são contos de dar medo, mas criam um clima muito legal. Já iniciando o aquecimento pro Halloween.

Bi 15/05/2022

Ótima seleção de contos e editoração bem feita.
Os contos são assustadores e até mesmo reflexivos. O terror repousa no mistério.

Nemec 16/03/2022

Não conhecia o escritor e tive uma boa surpresa com essa coletânea de contos de terror.

Especialmente o conto "O Horla" consegue trazer uma atmosfera sobrenatural de uma maneira que poucos escritores (dos que eu já li) conseguiram.