Contos Fantásticos

Contos Fantásticos Guy de Maupassant

Resenhas - Contos Fantásticos

Luiz 29/11/2009

Clássico
“Eu quase cheguei a acreditar”. Eis a afirmação que resume muito bem os contos fantásticos tradicionais, produzidos no século XIX, dos quais o francês Guy de Maupassant é um dos maiores expoentes. Nesta coletânea Contos Fantásticos – O Horla e outras histórias (L&PM Pocket, vol. 24) podemos ler alguns dos melhores exemplares deste estilo de narrativa, escritos por um mestre das palavras que foi discípulo de outro grande mestre: Gustave Flaubert.

Assim como vários outros escritores de histórias góticas e sobrenaturais da época, Maupassant teve uma existência breve e atribulada. Toda sua obra — de mais de trezentos contos, alguns romances e peças de teatro — foi produzida em apenas dez anos, e ele teve uma morte prematura, aos 43, internado em um manicômio.

Hoje ele é tido como um dos maiores contistas de todos os tempos, e não escreveu apenas histórias fantásticas. Tanto que um de seus maiores sucessos é o conto Bola de Sebo, que eu tenho certeza que inspirou Chico Buarque a escrever a canção Geni e o Zepelin. Ok, mas hoje estamos aqui para falar de histórias de terror, e mais especificamente as deste livro de bolso, facilmente encontrado nas lojas.

Conforme o título destaca, a obra inclui O Horla, um dos textos mais celebrados da literatura fantástica mundial. E aqui constam as duas versões escritas por Maupassant: a primeira, linear, em que o caso é narrado posteriormente; e a segunda (e superior), em que acompanhamos o diário do protagonista e nos mantemos muito mais próximos dos fatos — o que aumenta o tom de urgência da trama, mostrando de perto a descida rumo à insanidade de um homem que se acredita vampirizado por uma criatura invisível que teria chegado a bordo de um navio brasileiro.

Além de toda a sofisticação da linguagem de Maupassant, este conto é um clássico porque, exatamente 10 anos antes do lançamento de Drácula, apresentou um monstro terrível, que tem a assustadora vantagem de nunca se mostrar para a vítima. Imagine ter sua casa invadida por uma entidade maléfica que não é um espírito, mas algo tangível, e que te atormenta de modo que você vai enlouquecendo e não consegue ter certeza se aquilo é real ou alucinação. Pelas minhas pesquisas, descobri que o conto é citado como inspiração para O Chamado de Cthulhu, de H.P. Lovecraft.

Mas nem só de horlas vivem os contos fantásticos de Maupassant. Na coletânea há ainda muita coisa boa, e quase tudo gira em torno dessa atmosfera de dúvida que ronda os personagens e o leitor: afinal, aquilo aconteceu ou foi tudo um mal entendido? Por exemplo, em histórias como O Lobo e Aparição, os relatos tanto podem ser interpretados como de fatos sobrenaturais, como de uma espécie de alucinação momentânea causada pelo medo.

A Mãe dos Monstros já é uma história com aquele terror real, sobre uma mulher que vive de deformar os filhos no próprio ventre, para criar aberrações e vendê-las a circos. Esta talvez seja uma das mais interessante do livro, que também traz, ainda que apenas sugestivamente, mortos saindo das covas (A Morta) e extraterrestres (O Homem de Marte).

Os contos fantásticos de Guy de Maupassant obviamente não contêm cenas sangrentas de demônios arrancando as vísceras das vítimas e coisas do tipo. Trata-se de literatura de classe, de alta qualidade, que pode até não ter nada de sobrenatural conforme a interpretação do leitor, mas que fará até mesmo o mais cético ficar em dúvida e (por que não?), sentir calafrios pela espinha.

L.F. Riesemberg
Rafael Moss 22/09/2010minha estante
Que resenha excelente!!!!

Uma pena que, por incrível que pareça, há pessoas que tem preguiça de ler comentários grandes sobre alguns livros.

Luiz 04/10/2010minha estante
Valeu, Rafael. Abraço.

Priscila 11/06/2018minha estante
Sua resenha foi muito útil para mim, pois estava em dúvida em adquirir o livro e sua explanação sobre o mesmo me incentivou a lê-lo. Obrigada!

Ana Monique Souza 31/12/2021

Interessantíssimo
Guy de Maupassant sabia fazer suspense. Não é assustador. Mas, se considerar a época em que foi feito, vale a pena ler!

Pedróviz 05/03/2023

Contos Fantásticos - O Horla e outras histórias
Achei bem fraquinhos os contos deste livro, com exceção dos contos O Horla e A Morta.
Alguns contos são tão defasados na temática que sua leitura serve mais como registro cultural de uma época, como O Homem de Marte. Outros, pelo tema e pelo contexto, não envelhecem.

Pandora 14/10/2022

No momento em que comecei a ler Guy de Maupassant, entendi que ele seria um de meus escritores queridos. Há um conto dele chamado Quem sabe? (L’Inutile beauté), que está na Antologia da Literatura Fantástica organizada por Ocampo, Borges e Bioy Casares, que descreve um personagem - a despeito dele estar num sanatório - com o qual me identifiquei deveras. :D

Guy de Maupassant viveu na segunda metade do século XIX, época dos alienistas, em que se discutia muito psiquiatria, hipnose, espiritismo, darwinismo; foi também a época da Comuna de Paris, em que populares das camadas mais baixas da população se organizaram politicamente para protestar contra a crise social e política vivida na França. Os escritos de Maupassant refletem bem esse período, porém com um olhar aguçado e particular. Ele é descrito como “um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica realista”. (Wikipédia)
Apesar de discípulo de Gustave Flaubert, que ele considerava um mestre, Maupassant era bastante influenciado pelo pessimismo filosófico de Schopenhauer.

Este livrinho de bolso de contos fantásticos eu deixei na bolsa e fui lendo enquanto estava fora de casa, que leitor que se preze não sai sem livro, né? Então deu para degustar devagar. O interessante desta seleção é que a ordem dos contos contribui bastante para a fluidez da leitura, embora seja verdade que, em maior ou menor grau, todas as histórias são boas. Começa com O lobo, que segundo o prefácio de José Thomáz Brum (aliás, excelente), é “oriundo de antigas lendas da Bretanha”, e termina com O homem de Marte, sobre a vida em outros planetas.

Embora aqui tenhamos o magnífico O Horla, seu conto mais conhecido, em ambas as versões, é Carta de um louco, que faz uso do mesmo personagem, que mais me fascinou. A reflexão do alcance que pode ter a nossa mente quando, para além do que temos conhecimento, começamos a imaginar o que não conhecemos. E não há terror pior do que aquele que a nossa mente fabrica.

Há também dois contos muito interessantes que gostaria de citar: A mãe dos monstros, muito atual, que mostra que, para a sociedade, a vilania depende de onde vem; e Um caso de divórcio, sobre a idealização que beira ao absurdo.

No mais, sigo lendo e sempre querendo ler mais Guy de Maupassant.

CONTOS NESTE LIVRO:
O Lobo
Magnetismo
O medo
Aparição
A mãe dos monstros
Carta de um louco
Um caso de divórcio
O Horla (primeira versão)
O Horla (segunda versão)
A morta
O homem de Marte

Catarine Heiter 21/03/2021

Escolhi fazer esta leitura, sem grandes expectativas, apenas para me aproximar da escrita do autor; cujas outras obras estão previstas em um projeto de leitura que sigo (1001 livros para ler antes de morrer). Imaginei que, pela época da publicação, iria encontrar uma linguagem rebuscada ou um texto mais árido e julguei que a leitura de contos poderia facilitar o processo. Fiquei positivamente surpresa quando encontrei um livro de leitura simples, cheinho de histórias que mais parecem ‘causos’ contados por um amigo em uma pausa para um café! Particularmente, eu adoro uma história sobrenatural e aqui, encontramos o limite entre o crível e o incrível; numa perspectiva que provoca no leitor reflexões diversas (e algum medinho!). No livro encontramos 10 contos, sendo que o mais famoso deles (O horla) se repete em duas versões. Os meus contos preferidos foram:

- A mãe dos monstros: encontramos aqui o abominável em forma de natureza humana
- A morta: uma história sobre paixão, hipocrisia e finitude

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2021, na categoria “De autor francês”

Douglas Brilhante 07/07/2023

Em contos fantásticos e outras histórias, Guy de Maupassant reúne onze contos de terror/fantasia suave. Não aquela fantasia hiperfantástica do mundo das fadas, mas a que se manifesta na penumbra da nossa alma, quando a percepção do mundo real que nos rodeia fica embaçada.

Se somos o que os nossos sentidos permitem e eles se demonstram tão crassamente limitados, como podemos perceber ou imaginar o além (das nossas percepções)?

Um livro muito bom. Contos rápidos, com uma leitura fluida e com muitas reflexões válidas.

No conto ?Medo?, por exemplo, vi a precisa definição do que MEDO significa, não simplesmente um verbete de dicionário parafraseado e diluído.

Em ?o Homem de Marte? e ?o Horla?, reflexões lúcidas de dois ?loucos?, se por assim podemos chamar aqueles que transcederam um pouco mais os limites dos nossos limites.

Vale a pena! :)
Gustavo Kamenach 08/07/2023minha estante
"Medo" e "O Horla" são meus favoritos, gostei tanto que comprei a edição da coleção listrada da companhia das letras com 65 contos do autor.

Carolina Del Puppo 28/10/2022

Adorei
Eu amei desde o início, olha que não sou chegada em contos, mas, esse autor é fenomenal, sem sombra de dúvidas ??

Josimar_Cruz72 15/03/2021

O Terror Existencial de um Louco
Acredito que o título descreva bastante toda a obra de Guy de Maupassant, ainda mais neste livro, em que se divide entre momentos de reflexão e de calafrios de uma forma tão única que vale a pena se ler.
A escrita me pareceu fluida e simples além dos contos serem bem curtos, mas não tira a densidade das emoções que você irá sentir ao lê-lo.

OToloDeAmarelo 19/05/2021

Perfeito
Horla de Guy de Maupassant é sem dúvida, um dos contos fantásticos que já li.

Publicado pela primeira vez em 1886, O Horpa consiste na narrativa de um homem atormentado por uma poderosa força invisível. Aos poucos, a insanidade vai chegando ao narrador, uma vez que toda série de acontecimentos bizarros passam a ocorrer e assombrado noite após noite pelo Horla, passa a ter sua vida drenada.

Um misto entre o fantasmagórico, o insano e o vampirico, O Horla é uma obra completa do fantástico Sobrenatural e do horror. Lindamente escrita pelas mãos do incrível Guy de Maupassant, todo o conteúdo está muito bem estruturado de forma que o conto é como um filme aos nossos olhos. Tudo fica perfeitamente vivido em nossa mente com a sutileza de detalhes mórbidos que Guy consegue transcrever com clareza. Há muitos momentos terríveis que me gelaram o sangue nas veias e que nunca esquecerei. Obra grandiosa!

Corra atrás dessa soberba obra! É um dos maiores que há e certamente encantará e perturbará aqueles sedentos por horror e monstros. Uma obra rica em tantos detalhes, tão magnífica que é!

Julio.Argibay 09/03/2023

Guy
Em Familia - Guy de Maupassant. Alfred Caravan é um sujeito velho e flácido, que trabalha no Ministério da Marinha no distrito de Courbeuoie. Ele almeja fazer carreira, mas outro colega de trabalho acaba preenchendo uma vaga em aberto, então o casal fica muito chateado. Alfred é casado com uma mulher baixinha, feia e magra e bem altiva. Ela é 20 anos mais jovem que o marido e tem toc de limpeza, não gosta muito da sogra e lida com os filhos com mãos de ferro. O casal Caravan tem dois filhos: MarieLouse - é a cara da mãe e Philippe Auguste tem cara de cretino e é sujo. Na parte de cima de sua casa mora a mãe de Alfred, que é bem avarenta e briga com todo mundo. No segundo andar mora a criada normanda Rosalie. Um dia, quando a família se prepara para o jantar e a filha do casal vai chamar a avó, a menina a encontra morta, dura no chão. O filho fica em choque. Por outro lado, a nora já pensa na herança. Assim, depois de se recuperarem, eles já começam a tomar as providências para o funeral da velha. O Dr Chenet aparece para confirmar a morte da velha. Os curiosos já aparecem para ver a senhora. No dia seguinte, a filha e o marido dela, chegam de viagem de outra cidade próxima. Então, para a surpresa de todos, um fato novo acontece que muda a vida de toda a família. Assim, acabamos nossa estória. Achei bem legal este conto. A estória é inusitada e os personagens são bem interessantes.

Anderson 20/07/2023

Maupassant é reconhecido por ser um ótimo contista, percorrendo estilos e temas diversos. Nesta coletânea, mesmo explorando o universo do fantástico, do sobrenatural e do horror, não deixa de lado a especulação filosófica e moral. "O Horla", que já conhecia, é, sem dúvida, uma das obras-primas da literatura fantástica.

Nemec 16/03/2022

Não conhecia o escritor e tive uma boa surpresa com essa coletânea de contos de terror.

Especialmente o conto "O Horla" consegue trazer uma atmosfera sobrenatural de uma maneira que poucos escritores (dos que eu já li) conseguiram.

Lays19 25/01/2023

delicioso
Ótimo achado de biblioteca. Lembra um pouco os contos do Poe. O "sobrenatural" que não salta ao exagero. O absurdo que nos engana aos olhos, mas desperta a outros sentidos.

Lily 07/01/2021

Contos Fantásticos
Contos de terror do escritor Francês Guy de Maupassant, trazendo um pouco de acontecimentos extraordinários e estranhos em cenários exóticos e fantasiosos.