Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Mateus 07/07/2014

Sendo impossível não se apaixonar pelas obras de John Boyne, cada novo livro do autor que leio é acompanhado por grandes expectativas, que, como sempre, foram saciadas depois de grande fascínio. Em "Fique Onde Está e Então Corra", o autor traz novamente a Primeira Guerra Mundial como tema central da história, assim como fez em "O Pacifista", em uma visão doce e sutil de uma criança, como feita em "O Menino do Pijama Listrado". Porém, mesmo apresentando semelhanças com obras anteriores, o livro não deixa de apresentar grande originalidade e uma mistura intensa de sentimentos.

A história acompanha a vida de Alfie Summerfield e sua família, às portas da Primeira Guerra Mundial. Em um momento em que crianças deveriam estar crescendo livres e se divertindo, o início da guerra faz com que tal infância seja perdida. O pai de Alfie parte para a guerra, assim como inúmeros outros pais, filhos, irmãos e amigos presentes em todo o mundo, que fazem uma despedida, talvez para sempre. A narrativa segue a vida desse jovem garoto, acompanhando seus mais puros sonhos e desejos, mas também seus medos e temores, mostrando o horror que a guerra pode conduzir.

Mais uma vez, o que mais se destaca na obra é o fato de John Boyne partir de um cenário complexo e difícil que é a Primeira Guerra Mundial, adotando uma visão simples e pura do garoto Alfie. Em uma situação extrema de sofrimento, morte e miséria, ainda assim existe um olhar doce e simples, de superação, luta e amor. Um ponto de vista leve e tênue, mas que não tira a complexidade e dificuldade do momento passado pelos personagens. Pois o que ocorre é seu enaltecimento, a abordagem da mescla de dor e grandiosidade do momento, uma vez que Boyne nos mostra, mesmo nas piores situações, que ainda é possível beleza e bondade existirem em conjunto.
Milena Karla - Mika 07/07/2014minha estante
Só pelo título já dá pra ver que o livro é bom ^^ ótima resenha como sempre Matt :3

Mateus 18/08/2014minha estante
Pelo contrário, Rosângela. Dos livros que li, o Boyne só escreveu O Menino do Pijama Listrado que se passa na Segunda Guerra. Como disse na minha resenha, esse se passa na Primeira Guerra, e os outros são ambientados em diferentes eventos históricos, como a Revolução Russa.

Letícia 07/02/2015minha estante
Ótima resenha, parabéns!

Rapha Écool. 18/07/2017minha estante
Mateus, eu amo ler as suas resenhas!
Parabéns e obrigado pelas dicas e pela sensibilidade.

Luluzinha.Kunsj 05/04/2023minha estante
Gostei muito do livro*

JoAo 30/08/2023

FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA
Sempre adorei livros sobre 1 e 2 guerra mundial, porém devo admitir esse livro me surpreende pois tem uma perspectiva diferente de muitos livros.

Thaís Berganton 02/07/2020

Fique onde está
O livro conta a vida da família summerfield durante a primeira guerra mundial. Disseram que a guerra seria rápida e terminaria antes do natal mas durou anos. Alfie tinha 5 anos quando seu pai partiu e 9 quando o salvou. É um livro leve e gostoso de ler, apesar da temática, o final é um daqueles reconfortantes!
Sara 02/07/2020minha estante
Nada supera um final reconfortante ??

Joel.Martins 09/10/2021

Pela melhor razão do mundo. POR AMOR.
Acho que os livros em tempos de guerra, narrados por crianças, têm um poder ímpar de atingir nosso lado humano. Aquele que se importa com os outros e se choca com as injustiças...

Difícil não gostar do menino Alfie e da sua jornada para unir sua família ?

Que livro bom de se ler!!!

Mayara945 10/12/2021

Um garoto, um aniversário, uma guerra
Alfie é um garoto que está completando 5 anos. Só que a primeira guerra é declarada no dia do seu aniversário e seu pai, George, poucas semanas depois, é mandado para o front. Assim, vamos acompanhar como o garoto passa a vivenciar uma nova realidade, junto com sua mãe Margie, sua avó e os amigos da família.

Vemos um menino inteligente (acima da média, diga-se de passagem), cheio de curiosidade do mundo, que nos mostra como, as vezes, a ótica inocente de uma criança pode trazer uma perspectiva mais leve, mesmo em momentos tão sombrios.

Livro curtinho, rápido de ser lido.

Lorayne.Stinguel 01/05/2021

Que livro bom! Eu o teria lido de uma vez só se não tivesse outros afazeres. O livro te prende. É muito bem escrito, interessante e nada chato.

greek tragedy. 09/07/2023

Um livro tocante e muito lindo, sobre um tema tão cruel quanto a guerra.
eu não gostei taaanto quanto eu estava esperando gostar, mas aproveitei bastante a leitura mesmo assim e amei os personagens e suas relações, os laços familiares e de amizade mesmo, as citações sobre a guerra e os traumas causados.
foi um livro rapidinho e muito interessante.

Thamiris.Treigher 29/10/2021

Lindo!
Como gostei muito de "O menino do pijama listrado", fiquei com vontade de ler outros livros do John Boyne. "Fique onde está e então corra" também tem uma criança como personagem principal.

Alfie Summerfield vê sua vida mudando drasticamente no dia de seu aniversário de 5 anos. É o início da Primeira Guerra Mundial, e seu pai, Georgie, logo se alistou para o combate.

Depois de longos quatro anos, a família de Alfie não tinha mais notícias sobre o paradeiro de Georgie. Até que um dia, o garoto descobre uma pista que pode indicar onde está seu pai.

Alfie começa então uma "missão secreta" em busca de seu pai, da forma mais genuína e atrapalhada que uma criança pode fazer. O garoto mobiliza todas suas forças para tentar trazer o pai de volta para casa.

Boyne tem o incrível talento de escrever uma história leve e sensível mesmo com uma temática tão pesada e de mostrar perfeitamente a perspectiva de uma criança em meio a uma guerra.

Lindo, puro e emocionante, esse livro mostra o poder do amor. Super recomendo!!

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor".??
Carolina.Gomes 29/10/2021minha estante
N conhecia. Bom saber.

Thamiris.Treigher 30/10/2021minha estante
Muito bom, Carol!

ghost cookies 30/06/2020

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor."
"Fique Onde Está e Então Corra" se passa durante a Primeira Guerra Mundial, e retrata o sofrimento longe das trincheiras, dentro da cidade, e no ponto de vista inocente de uma criança.
Tem uma escrita simples e direita, e, apesar de não acontecer reviravoltas surpreendentes, consegue emocionar o leitor.

"Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

O livro também aborda temas como o preconceito, a deserção, o amadurecimento precoce das crianças, traumas e problemas mentais adquiridos pelos soldados e como isso era visto na época etc. Além de mostrar que, até mesmo nos tempos mais difíceis, a esperança e o amor prevalecem sobre as dificuldades.
Outro ponto positivo: tem Joe Patience que é um incrível personagem secundário nessa história.
Enfim, recomendo a todos!

"It has to end one day. Wars always do. The new ones can't start if the old ones don't end."

May vieira 09/07/2020

Gosto muito dos livros do John Boyne, desde que eu li Um menino do pijama listrado, fiquei curiosa para ler mais obras, até agora os que eu li são bem similares e aprendo um pouquinho mais sobre a vida das pessoas durante a guerra.

lulutheworld 19/01/2022

? O primeiro do ano!
Comecei 2022 com esta recomendação de uma amiga, um livro sobre a primeira guerra mundial, contando a história de Alfie, que era apenas uma criança quando viu a guerra lhe tirar o seu pai, mas como um personagem específico do livro mesmo diz, pelo motivo mais puro do mundo, Alfie fez tudo para ter seu pai de volta. O motivo? amor!

O livro de início pode parecer cansativo, mas no decorrer das páginas a história fica cada vez mais interessante, com personagens incríveis e num ritmo ótimo! te deixando sempre com um gosto de quero mais.

Manu 08/10/2020

Como não se apaixonar pela escrita e pela historias do John Boyne!!! Além de ele conseguir abordar temas e acontecimentos "complicados" de uma maneira muito leve, divertida e gostosa já que o livro é narrado do ponto de vista de uma criança ele consegue fazer você se apaixonar e se envolver tanto com os personagens tanto com a historia. Só não dou 5/5, pois guerras não é um tema que me intereça muito.