A Não Violência

A Não Violência Domenico Losurdo

Resenhas - A Não Violência

Cristian 26/08/2020

Falência dos movimentos pacifistas
Peguei esse livro e não consegui parar de ler até terminar. A escrita é muito boa, clara e sem rococó (o que é bem legal, dado que o autor é claramente um erudito). Não estou fazendo uma resenha no sentido mais pleno, mas partilhando algumas impressões que acredito serem interessantes.

Este é um livro tão impressionante quanto desconfortável por conta dos fatos históricos que o autor traz, mostrando as contradições de todos esses movimentos que tentaram e tentam sustentar o ideal da não violência. É claro que causa mal estar um livro assim, porque parece que se a gente aceita que esses movimentos falharam, é como se você fosse contra o princípio de não violência e à favor de um fetichismo da violência. Esse é um equívoco que podemos cair justamente porque normalmente nossa defesa de um principio de não violência, nossa defesa de um pacifismo é feito de maneira abstrata. Daí que negar que essa abstração falha no mundo real pode dar a sensação de que se abraça a violência de bom grado.

O que o livro faz conosco é perder essa ilusão por idealismos, a ilusão de uma abstração. O livro não faz de forma alguma apologia à violência, algo que seria absurdo, mas nos mostra a ingenuidade da defesa de princípios que não levam em conta o mundo concreto, o mundo em que de fato se vive.

A conclusão que o autor nos leva a pensar, mas que ele mesmo não entrega por ser um livro de história e portanto não um livro de opinião (no sentido comum do termo), é de que se queremos defender de fato um princípio de pacifismo, precisamos antes construir as bases para que o respeito, a não-agressão e o diálogo de fato sejam a ponte para solução de conflitos. O ponto é que nada disso está dado ou pronto e sem essa base, não existe pacifismo viável - só em abstração.

Evidente que o livro é mais do que essas minhas impressões, fica a cargo de cada leitor ir além. Agora, é difícil passar por esse livro sem nenhum desconforto sobretudo se você, como eu, sempre acreditou em um princípio pacifista.
Ygor Leal 27/08/2020minha estante
Se me permite, há um ótimo contraponto a essa linha de leitura: Contra o pacifismo- Ortega Y Gasset

Cristian 27/08/2020minha estante
Bacana, Ygor! Vou procurar. Valeu!

Joao.Lucas 26/05/2021

De começo esse livro parece um pouquinho confuso e perdido, mas quando você pega o ritmo da leitura você devora o livro. São informações muito pertinentes da história do mundo e da luta não violenta, que gera muitas reflexões sobre essa história passada e futura

IgorX96 31/12/2020

Revelador
Se tem uma palavra para definir esse livro é "revelador".
Losurdo conta a real face dos movimentos de não-violência. Se você tem qualquer admiração por Ghandi, ela vai acabar ao ler esse livro.