Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Julia.Gilli 21/08/2023

Visceral.
O livro tem uma mecânica bem descritiva,o que torna ler os assassinatos às vezes bem viceral pelo nível de detalhes. Demora um pouco pra engatar na leitura, mas depois que te prender, vai fácil.

Mas se você gosta de uma boa catarse, é a leitura certa. Eu esperava um final diferente, mas não achei ruim.

Anderson401 08/08/2023

Pra quem gosta de viagem no tempo
Melhor que ter um carro que é uma máquina do tempo é ter uma casa inteira.
Basta pensar para que data você quer ir, abrir a porta e pronto, você está lá.
É assim que o assassino desse livro se desloca no tempo para vigiar, assediar e brincar com suas vítimas antes de efetivamente matá-las.
E como ele escolhe suas vítimas? A casa escolhe por ele.
Mas preste bastante atenção ao ler esse livro. As reviravoltas são muitas. As datas vão e voltam. Os personagens se alteram e nos deixam perdidos em meio a tantas vítimas.
Boa leitura para quem gosta de suspense.
Gostei bastante.

Livrendo 26/07/2023

Mal explorado.
Este Trhiller não é exactamente aquilo a que estamos habituados, e isso poderia ter sido uma coisa boa, mas não foi.
Porquê? Ora, a autora pegou num assassino, juntou-lhe garotas mortas e achou por bem juntar uma Casa que permitia ao assassino viajar no tempo. Até aqui, interessante. No entanto, a autora não soube explorar a história.

Não soube explicar bem o que se passava, como é que a Casa conseguia fazer de máquina do tempo, o próprio assassino, Harper, não está bem construído enquanto personagem. Parece mais uma marioneta do que um assassino em série.

Achei que o livro estava algo "abandalhado". No entanto, há algo que se safa, que é Kirby, uma das vítimas deste assassino e que escapa às suas garras por pouco.

Kirby tem as marcas no corpo e na mente daquilo que Harper lhe fez e não desistirá até encontrar o responsável. No dia em que Harper ataca Kirby há uma cena que é de partir o coração e acho que foi a única coisa que me suscitou algum sentimento.

Fora isso, viajamos no tempo, para trás e para a frente, muitas vezes de forma confusa, já não sabemos quem é a rapariga que estamos a acompanhar, uma vez que, as alcunhas se misturam, as situações se misturam e a confusão fica instalada.

Não fiquei fã. Achei o livro confuso e mal explorado. Foi-se safando Kirby e o seu amigo jornalista.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Thais Takeuchi 16/07/2023

Livro sem pé nem cabeça
Peguei esse livro por ser um suspense bem avaliado, na tentativa de me tirar da ressaca literária que me encontro......e que decepção!

O livro me prendeu por mais de um mês e terminei na base do ódio, raiva e frustração!

Harper é um serial killer que vai atrás de meninas "que brilham", em várias passagens de tempo. Existe uma casa, misteriosa, que o permite ir e voltar de vários anos e seguir com sua matança. Kirby foi uma de suas vítimas, porém sobreviveu ao ataque. Mais velha e obcecada em descobrir seu assassino, encontra Dan, um jornalista, que meio que a "ajuda" nessa caçada.

Livro vazio! Não entendi qual era a motivação do Harper, não entendi a luminosidade das garotas, não entendi contexto da casa, as passagens de tempo são absurdamente confusas e desnecessárias. Esse livro poderia ser o 1o e o último capítulo e fim.

KauaraSantiago 13/07/2023

Sinceramente não sei nem por onde começar de tão ruim que é.

? a escrita é horrível, parece que uma criança de 11 anos descobriu wattpad e quis dar uma de escritora.
? os personagens são rasos (e bem insuportáveis, principalmente a Kirby).
? a autora quis se aventurar em um negócio de viagem no tempo, mas nem ela msm sabe oq tá acontecendo no livro.
? é uma leitura extremamente confusa.
? não tem um desenvolvimento nos personagens, todos eles empacaram deste o começo do livro.

Fora esse final que foi horrível. Que epílogo foi esse??? Pq eu gostaria de saber de um cara, que não ocupou nem uma página do livro? Sério, é inacreditável.

Enfim, tempo jogado fora ??

Bebela 27/06/2023

Simplesmente perfeito! Um livro que nos faz amar e odiar o vilão, nos faz amar absurdamente a protagonista e querer entrar no livro pra bater na cara de alguns personagens.
KauaraSantiago 05/07/2023minha estante
amg, podes me dizer sobre oq é o livro? se é um suspense, romance...

Junior 06/06/2023

Me interessei por esse livro por causa da série (com o mesmo nome) da Apple, o livro tem bastante diferença em relação a série e eu gostei das diferenças, achei melhor para conhecer a personagem da kirby, entender a motivação do Harper. É um bom livro, vale bastante a leitura.

booksofduda 06/06/2023

NUNCA PAREM DE BRILHAR!!!
?Os padrões existem porque procuramos encontrá-los. Uma tentativa desesperada de ordem, pois não podemos encarar o terror de que tudo seja aleatório.?

Meu primeiro livro com esse enredo de serial killer e amei demais!

A história tem pontos de vistas (narrados em terceira pessoa) de todas as garotas iluminadas, além do Harper e do Dan.

Confesso que no começo fiquei um pouco confusa com a cronologia e como os acontecimentos iam se encaixar já que os capítulos mudavam toda hora de dia e ano. Fui conseguindo acompanhar essa dinâmica aos poucos e gostei, pois me fazia ter curiosidade sobre o que ia acontecer quando voltássemos a ler sobre aquela determinada época.

Kirby foi uma guerreira do início ao fim e, mesmo sem nenhuma prova plausível, nunca desistiu de encontrar o maldito que quase a matou.

Dan a ajudou muito, mesmo tendo que dar uns sermões de vez em quando kkkkk, mas foi o único que realmente acreditou nela e ficou ao lado dela no momento mais difícil.

Falando sobre a Rachel (mãe da Kirby), no começo eu sentia um pouco de raiva dela kkkkkkk ela era completamente sem noção e meio drogada, mas desde a quase morte da filha, ela colocou uns parafusos de volta e, não foi a mãe do ano, mas ajudou Kirby quando pode.

A revelação do que Harper e a Casa realmente são me deixou completamente sem reação e eu estou tentando assimilar até agora tudo isso.

A polícia nessa história é um completo lixo!!! (não que seja muito diferente do que vivemos atualmente, mas...) Os únicos policiais que eu gostei foram os que bateram no desgraçado kkkkkkkkk, o resto eu apenas passei raiva.

Sobre o final, eu esperava um pouco mais. Queria que mostrasse o reencontro dela com a Rachel, a recuperação de Dan e pelo menos mais um beijo entre ele e Kirby, fora todas as famílias das vítimas sabendo o que realmente aconteceu com as garotas. Apenas por isso não dei 5 estrelas.

Obs: Sei que tem uma série sobre esse livro, mas eu me recuso a ver, já que a Kirby lá é completamente diferente da do livro.

Ana Paula 04/06/2023

A história de como comecei a ler esse livro é um pouco diferente. Estava em São Paulo para o show do Coldplay, fui ao shopping Butantã pra almoçar e achei uma livraria. Pensei: "vou ter de ficar algumas horas na fila antes de entrar no show, vou comprar um livro que caiba na minha bolsa pra eu ler enquanto isso". E aí encontrei esse por 15 reais. Nunca tinha ouvido falar na vida mas por que não.
E aí eu descobri que era um mistério, um thriller, que tinha uma série na Apple TV. E depois, já no meio da leitura, descobri que a autoria era sul africana. E mais depois ainda que quem estrelava a série era o o Wagner Moura.
De qualquer forma, sobre a leitura.
É um livro gostoso de ser lido. Mas, de forma geral, minha opinião: é bom, mas poderia ser melhor.
A ideia? Boa, mas a execução poderia ter sido melhor.
O formato narrativo? Bom, mas a execução poderia ter sido melhor.
Os personagens? Bons, mas poderiam ter sido melhor explorados e construídos.
E o negócio é que é uma ideia original, junto com um formato narrativo de idas e voltas no tempo que casam muito bem com a ideia, mas que eu acho que a autora perdeu um pouco a mão ali pela metade. Algumas coisas ficaram mal explicadas, algumas ficaram corridas, e algumas você só tem de aceitar.
É um thriller legal, mas nada muito memorável.

Yasmin.Papov 23/05/2023

Livro ótimo e criativo
Li esse livro em 2015, adorei a forma com que a escritora relata os fatos do passado e do presente na história. Confesso que os primeiros capítulos foram meio arrastados até eu me familiar com o cenário da história. Foi um dos primeiros livros de thriller que li na adolescência, super recomendo. Me sentia totalmente envolvida na história e tão assustada quanto o personagem.
Infelizmente não tenho mais este livro, porém me recordo muito bem de detalhes e de toda história mesmo depois de ter passado 8 anos, escritora super detalhista.

luis.araujo.752 04/05/2023

Harper vem do passado, Kirby é destinada a não ter um futuro
Harper é um serial Killer que viaja no tempo atrás de uma casa. Kirby é uma de suas vítimas que sobrevive. Enquanto Harper segue pelo tempo matando suas garotas "Iluminadas", Kirby tenta encontrar outros casos parecidos com o seu para poder tentar pegar esse assassino implacável. Gostei bastante da leitura, porém termina e acaba não explicando o mecanismo por trás das viagens do tempo ou porque as garotas são Iluminadas. Mas é uma ótima história. A leitura voa.

Clau Melo 26/04/2023

Viagem no tempo e assassinatos...
Literatura africana, 2022. Suspense e Sci-Fi.
Adorei a trama. Viagem no tempo e assassinatos.
A adaptação com Elizabeth Moss e Wagner Moura é boa.

Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece partir da casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” — garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas — com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.

Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu — e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela — ligados por evidências que parecem impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Sucesso mundial no ano de seu lançamento, Iluminadas acaba de inspirar a série The Shining Girls, que estreia no Apple TV+ em 29 de abril e é estrelada por Wagner Moura e Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale).

Gabriela 23/04/2023

Iluminadas
Esperava mais dessa leitura,porém e uma história bem conceituada e interação entre os personagens gostei bastante.