Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Fabricio~Raito 28/05/2014

Faltou me iluminar só mais um pouquinho!
• Eu preciso confessar que tudo em Iluminadas é atrativo: a capa, a sinopse, a chamada na capa destacando-o como ganhador de um importante prêmio. Minha expectativa e ansiedade para lê-lo foi imensa, mas de certa forma, fiquei um pouco frustrado ao término da leitura (o que não quer dizer que o livro seja ruim, é claro).

• A trama é envolvente, complexa e embasada no sobrenatural. Harper Curtis é um assassino que encontra uma casa com um segredo surpreendente: através dela ele consegue viajar no tempo, acessa o passado, o presente ou o futuro. Ele segue uma lista que encontra na casa, que parece trazer sentido em sua vida, onde deve assassinar todas as moças cujo nomes estão na mesma. Estas moças contêm algo em comum, um brilho diferente: são iluminadas. Tudo corria perfeitamente até que Kirby Mazrachi, uma de suas vítimas, consegue sobreviver a seu ataque, o que coloca em jogo (e risco) toda a arquitetura do assassino atemporal.

• Eleito um dos melhores livros de ficção científica de 2013 pelo jornal The Guardian e um dos melhores livros de 2013 na categoria Thriller e Mistério pela Amazon. E confesso que a trama (o seu desenvolvimento) é interessante e incrível. Mas durante a leitura, em todo tempo, senti falta de algo que pudesse me prender mais, algo que eu pudesse mergulhar na história e participar da mesma. Não sei se foi a narrativa e escrita da autora, ou se foi apenas uma experiência/impressão minha, mas creio que este entravamento foi negativom, não me permitindo apreciar mais a história.

• O livro é da Intrínseca, excelente editora, excelente trabalho, como vem mostrando ao longo dos títulos lançados. Sou tiete mesmo.

Roberta 26/04/2022

Sinistra
Uma história para assustar. Muito sinistra. Quero ver a série e tomara que não mudem muito porque será assustadora.

Ste 12/06/2021

Preguiça
Realmente, a Lauren parece ter tido preguiça para terminar o livro. É como se as ideias borbulhassem infinitamente na mente dela e de repente, cessam. O livro tem um enredo muito promissor, mas é um artifício que é jogado fora por não ter sido desenvolvido pela autora.
Os saltos temporais, a quantidade de personagens, a Casa e os objetos, a psicopatia de Harper, e muitos outros detalhes não foram explicados. O livro é um monte de ponta solta, que foi se criando ao longo da leitura e que no fim, não tem nenhuma importância.
Um dos únicos pontos bons foi a Kirby e o Dan -e nem eles mesmos foram explorados- E o looping temporal que foi uma boa ideia. Porém, perde pontos por não ter sido explicado.
É um absurdo um livro ter sido concluído e vendido dessa forma. É um monte de nada.
A escrita é um ponto muito forte do livro, todavia, não é aproveitado por, novamente, não ter desenvolvido assuntos bons que o livro a propôs.
É uma leitura que você quer saber o que acontece, e no fim, não acontece nada. Um monte de nada dentro de um livro que não dá em nada. O que é uma pena, pois o livro, a temática, tudo tem como dar certo. Só não foi permitido que desse.

otxjunior 07/09/2022

Iluminadas, Lauren Beukes
Para uma história que envolve saltos no tempo, os eventos através de uma lógica própria ocorrem cronologicamente. Quanto ao tema, segue o filão do serial killer de mulheres, mas quase que por um viés da criminologia feminista. Inusitado.

Mayu Amakura 28/06/2022

O livro é bom, mas poderia ser melhor. Comecei a ler e criei altas teorias e possíveis respostas para o que estava acontecendo. Porém, aos poucos nada fazia sentido, mas é um livro bem escrito (embora os acontecimentos sejam rápidos demais). A leitura estava ficando arrastada, mas não ruim, e não via a hora de terminar para tentar entender tudo.

Me decepcionei porque a maioria das respostas de minhas dúvidas não foram respondidas. Você começa a ler o livro sem entender nada e termina ainda sem entender nada.

Entretanto, a leitura não é ruim. Há detalhes históricos que me encantei, mas fiquei triste porque não consegui me apegar direito aos outros personagens. Na realidade, não consegui me apegar a nenhum personagem.

Ana Paula 04/06/2023

A história de como comecei a ler esse livro é um pouco diferente. Estava em São Paulo para o show do Coldplay, fui ao shopping Butantã pra almoçar e achei uma livraria. Pensei: "vou ter de ficar algumas horas na fila antes de entrar no show, vou comprar um livro que caiba na minha bolsa pra eu ler enquanto isso". E aí encontrei esse por 15 reais. Nunca tinha ouvido falar na vida mas por que não.
E aí eu descobri que era um mistério, um thriller, que tinha uma série na Apple TV. E depois, já no meio da leitura, descobri que a autoria era sul africana. E mais depois ainda que quem estrelava a série era o o Wagner Moura.
De qualquer forma, sobre a leitura.
É um livro gostoso de ser lido. Mas, de forma geral, minha opinião: é bom, mas poderia ser melhor.
A ideia? Boa, mas a execução poderia ter sido melhor.
O formato narrativo? Bom, mas a execução poderia ter sido melhor.
Os personagens? Bons, mas poderiam ter sido melhor explorados e construídos.
E o negócio é que é uma ideia original, junto com um formato narrativo de idas e voltas no tempo que casam muito bem com a ideia, mas que eu acho que a autora perdeu um pouco a mão ali pela metade. Algumas coisas ficaram mal explicadas, algumas ficaram corridas, e algumas você só tem de aceitar.
É um thriller legal, mas nada muito memorável.

Jéssica 27/11/2022

Não foi para mim
A história tem tudo para ser instigante: viagem no tempo, assassinato, mistério, investigação. A autora tem uma escrita bastante fluida e instigante que nos deixa curioso para saber o que vai acontecer.

O problema foi que eu não consegui me conectar com a livro a ponto de me importar com um único personagem sequer. Me importei tão pouco com os personagens que não sou nem capaz de jogar se o final foi satisfatório ou não.

Paciência, alguns livros simplesmente não são para a gente. Mesmo tendo uma trama interessante, as vezes não nos importamos com nada que está acontecendo ali.

Luna 21/07/2022

Se Você Precisa de Tudo Mastigadinho, Passa Longe!
Porque esse livro te entrega a mitologia pronta e NÃO É SOBRE DESVENDAR ISSO.
Ele é sobre Kirby. Ela sobreviveu ao ataque que ela pensa ser de um assassino em série, mas a polícia não acredita muito nesa teoria, e ela quer pegar o responsável a todo custo.
O livro tem um elemento fantástico, que eu amei, e a arrativa nos coloca um passo à frente de Kirby, porque sabemos disso e ela não: é de roer as unhas ver ela passando perto de certas informações e não enxergando o quadro todo.
Ao contrário de certas resenhas que li aqui, não achei o final aberto. O ciclo da protagonista e do antagonista se fecha, e a mitologia proposta pelo livro segue lá, na dela, fazendo o que ela faz e talvez abrindo um novo ciclo...
E geral eu amei por ser uma história diferente, esse livro passa longe daqueles thrillers arroz-com-feijão.

KauaraSantiago 13/07/2023

Sinceramente não sei nem por onde começar de tão ruim que é.

? a escrita é horrível, parece que uma criança de 11 anos descobriu wattpad e quis dar uma de escritora.
? os personagens são rasos (e bem insuportáveis, principalmente a Kirby).
? a autora quis se aventurar em um negócio de viagem no tempo, mas nem ela msm sabe oq tá acontecendo no livro.
? é uma leitura extremamente confusa.
? não tem um desenvolvimento nos personagens, todos eles empacaram deste o começo do livro.

Fora esse final que foi horrível. Que epílogo foi esse??? Pq eu gostaria de saber de um cara, que não ocupou nem uma página do livro? Sério, é inacreditável.

Enfim, tempo jogado fora ??

Arielly12 06/07/2022

Iluminada e perdida no tempo
Suspense com viagem no tempo? Topo.
A história é bem legal, só acho que deixa o leitor muito perdido no tempo e espaço com tantos saltos temporais. É interessante? Sim. Muito legal ver todo o contexto histórico de outros personagens. Outro ponto que preciso colocar: a história só começa a desenrolar mesmo lá quase no final. Kirby é uma personagem muito obstinada e carismática, o que deixa o enredo interessante é justamente o interesse dela em elucidar tudo (se dependesse dos demais personagens?).

Rê Lima 30/04/2022

Tinha tudo para ser um livro muito bom, mas até 80% do livro eu tava: o que que tá acontecendo? Por que esse homem está matando essas mulheres? O que exatamente é ser "iluminada"? Sei lá, acho que perdi alguma coisa. Achei que seria muito melhor. Não é ruim, mas não é ótimo.

Viiny 08/05/2022

Cara, esse livro é muito louco! Como os acontecimentos se conectam, é muito louco kkkkk o que eu acho que deixou a desejar, é que a história é meio arrastada, sei lá. Quando a Kirby encontra algo útil que a leve até o assassinano, já tá no final do livro, mas o livro em si é legal.

Bebela 27/06/2023

Simplesmente perfeito! Um livro que nos faz amar e odiar o vilão, nos faz amar absurdamente a protagonista e querer entrar no livro pra bater na cara de alguns personagens.
KauaraSantiago 05/07/2023minha estante
amg, podes me dizer sobre oq é o livro? se é um suspense, romance...

Natália 20/01/2021

Iluminadas é o nome
Iluminadas, de Lauren Beukes, é um livro que eu comprei apenas pela capa, sem grandes pretensões, em 2014.
Achei aquele título e diagramação simplesmente lindos. Fundo preto, letras em fogo. E o comentário do Chicago Sun-Times na capa (“Um dos thrillers mais assustadores e bem escritos do ano”), bastou pra mim.
Comprei, achei tão lindo quanto na foto, coloquei na estante, e demorei 6 anos para ler.
Por que?
Sem motivos. Juro.
Apenas ficou lá.
Durante essa pandemia fui mexer na estante, procurar alguma coisa, e o vi. Peguei, e li bem rápido.

Um assassino que consegue viajar no tempo. Uma sobrevivente. Intrigante e envolvente, o livro te prende. A troca de ponto de vista de personagens e de épocas ajuda bastante. E Lauren escreve tão bem que os pontos de vista masculinos parecem mesmo de um homem. E todos os personagens são bem construídos, mesmo os menores.

Enquanto eu lia, eu pensava: “Esse livro tem tudo pra virar um filme!”
E sim, há algumas notícias que o livro vai virar série!
Elisabeth Moss será a protagonista de uma série produzida por Leonardo DiCaprio. Quais as chances de ficar ruim??
Pequenas, beeeeem pequenas, quase nenhuma.

Expectativa é o nome, pra chegar logo pra gente assistir “The Shining Girls”.

(Resenha publicada originalmente em "Radialista é o nome", no Facebook)

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/243635773830906

Adriana 29/03/2016

Um horror
Nossa que livro chato!!!!! Deus Meu....ate agora to tentando entender que coisa foi.
Olha que já li livro ruim, mas esse tá campea.
Tudo nele raso, inclusive a história.....
Bem....o que seria do amarelo se todos gostassem de vermelho.....