Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Caroline 30/06/2022

O livro é diferente do seriado em alguns pontos mas também é muito bom, vale a pena a leitura. Achei que a história ficou melhor contada no livro do que no seriado, menos fantasiosa.

Sheylla 03/10/2014

Confuso
Iluminadas não me cativou, não me prendeu. Não vi a hora de acabar esse livro porque estava ficando louca com tantos pulos de tempo e erros cronológicos. Aviso ao leitor que haverá bastantes spoiler na resenha, são necessários e como o livro não segue uma ordem cronológica os spoilers são constantes.

Vi a sinopse de Iluminadas no Skoob e pela promissa do livro parecia ser uma história bem interessante e com otimos comentários. Andando pela Saraiva, achei um único exemplar escondido pelas estantes e como tinha um desconte do Saraiva Plus resolvi comprar. Logo no começo a situação fica um tanto confusa, a autora não se dá ao trabalho de explicar quem é Harper Curtis (o assassino), como ele chegou a Casa e o porque de cometer os assassinatos. Não que esses tópicos fossem muito importantes mas é muita confusão.

Harper é um serial killer e ele mata suas vitimas em epocas diferentes. A Casa tem algum tipo de poder (não sei como isso acontece) e consegue enviar o seu habitante para épocas diferentes de Chicago. Curiosamente ela só consegue enviar Harper de 1929 até 1993, e dentro desse espaço de anos ela mata uma garota diferente. Primeiro ele a encontra no passado e quando ela está mais velha ele a mata. Elas são as Iluminadas, elas brilham e ele serve a Casa, dando em troca a vida dessas garotas, sempre deixando na cena do crime um objeto que pertencia a outra vitima de outra época diferente.

Uma das garotas ilumindas é Kirby, que milagrosamente sobrevive ao ataque de Harper. Recuperada do atentado ela vai trabalhar na redação de um jornal de Chicago como estágiaria de Dan Velasquez, um reporter que largou as noticias criminais logo após o crime de Kirby e agora é repórter esportivo. Ela o instiga e o convence a ajuda-lá a encontrar o crmiminoso que a atacou. Kirby está convencida que o assassino que a atacou já fez outras vítimas e de algum modo consegue escapar ileso.

A autora tentou engatar um romance entre Kirby e Dan, mas não colou. Muita coisa nessa trama não colou. Escrever um enredo que acontece voltas no tempo merece um pouco mais de atenção, e Lauren pecou nesse detalhe.
É um livro confuso e depois de pensar bastante sobre o enredo a conclusão que cheguei é que na verdade o grande vilão da história é a Casa. Harper vive num loop infinito entre 1929 (quando ele encontra a casa) e 1993 (quando ele morre dentro da casa). A partir do momento que ele morre, ele misteriosamente volta até 1929 para começar tudo de novo. Confuso demais. Se ele continua nesse loop então as garotas vão morrer todas de novo e o mundo inteiro acaba nesse loop também? Nossa eu me confundi toda com essas teorias. HAHA

site: http://loucura-literaria.blogspot.com

Adriana 29/03/2016

Um horror
Nossa que livro chato!!!!! Deus Meu....ate agora to tentando entender que coisa foi.
Olha que já li livro ruim, mas esse tá campea.
Tudo nele raso, inclusive a história.....
Bem....o que seria do amarelo se todos gostassem de vermelho.....

Camila 29/10/2022

Gostei mais da série televisiva
Não gostei muito desse livro. Achei confuso, alguns capítulos desnecessários e a protagonista muito chata. Nada é muito explicado, então não parece fazer muito sentido o que acontece. O começo até foi promissor e despertou curiosidade, mas depois passou tempo demais sem explicar necessariamente nada e aí ficou estafante de ler. Achei a Kirby muito chatinha, com uma linguagem parecendo de garota mimada, portanto, não consegui criar nenhuma empatia por ela.
Depois fui assistir a série que tem a Elizabeth Moss e o Wagner Moura e gostei muito mais!

Natália 20/01/2021

Iluminadas é o nome
Iluminadas, de Lauren Beukes, é um livro que eu comprei apenas pela capa, sem grandes pretensões, em 2014.
Achei aquele título e diagramação simplesmente lindos. Fundo preto, letras em fogo. E o comentário do Chicago Sun-Times na capa (“Um dos thrillers mais assustadores e bem escritos do ano”), bastou pra mim.
Comprei, achei tão lindo quanto na foto, coloquei na estante, e demorei 6 anos para ler.
Por que?
Sem motivos. Juro.
Apenas ficou lá.
Durante essa pandemia fui mexer na estante, procurar alguma coisa, e o vi. Peguei, e li bem rápido.

Um assassino que consegue viajar no tempo. Uma sobrevivente. Intrigante e envolvente, o livro te prende. A troca de ponto de vista de personagens e de épocas ajuda bastante. E Lauren escreve tão bem que os pontos de vista masculinos parecem mesmo de um homem. E todos os personagens são bem construídos, mesmo os menores.

Enquanto eu lia, eu pensava: “Esse livro tem tudo pra virar um filme!”
E sim, há algumas notícias que o livro vai virar série!
Elisabeth Moss será a protagonista de uma série produzida por Leonardo DiCaprio. Quais as chances de ficar ruim??
Pequenas, beeeeem pequenas, quase nenhuma.

Expectativa é o nome, pra chegar logo pra gente assistir “The Shining Girls”.

(Resenha publicada originalmente em "Radialista é o nome", no Facebook)

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/243635773830906

Evelyn.Santiago 28/12/2022

Uma boa história para quem tiver paciência.
Tenho que dizer que não é uma leitura fácil, tem que ter paciência. A escrita é boa porém é super detalhista, com início de capítulos super descritivos, que faz com que a maioria dos capítulos sejam chatos e maçantes. É muito frustante quando estamos imersos na história e querendo cada vez mais e você inicia um capítulo tão chato a ponto de te expulsar da imersão.
Fora isso, é uma história até que boa, muito bem construída, com um final surpreendente.
Apesar de gostar, não amei.

Dreeh Leal | @dreehleal 22/10/2014

Iluminadas, Lauren Beukes
Harper Curtis era um cara ferrado na vida, até ele pegar o paletó de tweed que tinha a chave para a sua nova vida, a chave que o levaria a Casa. Olhada de fora, ela parece uma casa a muito abandonada, com tábuas fechando suas portas e janelas. Harper ainda não sabe que a Casa esconde mistérios e mudará sua vida para sempre. Pesadas cortinas penduradas, uma lareira acessa, mobilha de décadas passadas e um cara morto com um pedaço de frango congelado na mão. Isso é oque ele encontra ao passar pela porta. No andar de cima, um quarto misterioso contem os itens que ele precisará para enfrentar suas futuras missões, o resto, vem da sua cabeça. A Casa o intui a fazer o que precisa ser feito e o levará ao tempo em que precisa estar. Seja apenas para conhecer suas iluminadas ou para o momento certo de mata-las.

Ele se torna um serial killer, que tem um ciclo a fechar. Ele normalmente conhece as meninas em sua infância; conversa com elas, as vezes, o suficiente para que elas se lembrem dele no momento certo ou também pode deixar um objeto para ser lembrado. Quando chega o momento certo, ele retorna para mata-las de forma cruel e fria, levando com ele algum objeto particular delas e deixando um objeto de outra vitima. Esses objetos viajam no tempo junto com ele, indo parar em épocas muito a frente ou muito antes de poderem existir. Isso sempre passou despercebido pela policia... Afinal de contas, quem ligaria assassinatos acontecidos em épocas totalmente diferentes?

Ele só não contaria que Kirby sobreviveria e viraria o mundo de cabeça para baixo com o intuito de encontra-lo e faze-lo pagar pelas cicatrizes que deixou em seu corpo e sua vida. Após tentarem assassina-la brutalmente, Kirby passou muito tempo internada na UTI. Ninguém pensou que ela pudesse sobreviver após ter uma facada no pescoço e outra na barriga. Quatro anos e muitas cirurgias plásticas depois, ela se torna estagiária do Chicago Sun-Time para trabalhar com o ex-reporte policial Dan Velasquez. Ele cobriu o seu caso e ela tem esperança de que ele possa lhe ajudar na sua busca. Muito a contra gosto e às vezes até sem quere, ele acaba ajudando-a, mas algumas coisas são demais para ele. Ele que sabe o poder que toda a tristeza e desespero presentes por detrás dos assassinatos pode fazer com uma pessoa... Ele que teve a vida destruída por causa disso!

Ninguém acredita em Kirby, mas ela faz um ótimo trabalho. Algumas provas que estão na frente dela passam despercebidas, mas é tudo tão improvável e difícil de relacionar...

O livro é narrado em terceira pessoa e se intercala entre os personagens. Ele é contado através de passagens no tempo, cronológicas ou não. Em alguns momentos é primordial prestar atenção às datas para não se perder na história, em outros nem tanto. Podemos dizer que o presente começa em 1992 e vai até 1993. Esse é o nicho principal da história, onde Kirby aparece fazendo sua busca pelo seu quase assassino. A autora tem uma escrita envolvente e fluida. Ela descreveu cenas me deixam arrepiadas só de lembrar.

A história criada pela autora é fascinante, um mundo complexo, com personagens complexos e muito reais. Porém eu achei que faltaram explicações fundamentais. A única coisa que eu entendi com relação à Casa, é que se você tivesse a chave para entrar, você conseguiria viajar no tempo ao sair de lá. Mas e as garotas? Como elas são selecionadas, qual a lógica de escolhas... É tudo muito intuitivo. Harper está lá dentro e simplesmente sabe que é hora de matar e sabe quem matar, simples assim.

Eu fiquei presa ao livro até bem depois de sua metade. Era fascinante ir com Harper atrás de suas vitimas e observar suas reações, bem como suas mortes eu não costumo ser mórbida assim gente, mas é um thriller realmente instigante. Da mesma forma que gostei de ver Kitby indo atrás das provas. Tive vontade de entrar no livro e ajudá-la a ver coisas que estavam bem diante de seus olhos, mas que ela parecia não querer ver. O indicio de envolvimento com Dan também me agradou, pois ele foi bem sutil, ocupando assim o seu lugar da trama. Infelizmente, conforme o fim foi se aproximando eu desanimei bastante.

Percebi que a maioria das minhas perguntas não teriam respostas e fui ficando cada vez mais frustrada! Em certo momento da história eu pensei que ele falaria um pouco mais sobre o porquê da forma como ele mata o que parecia ser algo importante -, mas ficou no ar, subentendido. Eu gostei bastante do desfecho da história: justo e plausível, mas o epilogo só serviu para me deixar mais confusa ainda sobre tudo que não foi explicado.

Iluminadas é um thriller aterrorizante, que tinha de tudo para entrar para os favoritos, mas que infelizmente deixou a desejar. Todas as respostas que eu não obtive me deixaram frustrada e foram o motivo de apenas 3 estrelas. Se você não se incomodar com isso, com certeza terá uma ótima leitura!

site: http://www.maisquelivros.com/2014/06/resenha-iluminadas-lauren-beukes.html

Monique 28/03/2016

Deixa a desejar
A história do livro começa com o personagem indo até uma casa, matando uma senhora para pegar seu casaco de tweed, porque dentro desse casado há uma chave para abrir uma casa.
A pergunta que não quer calar: como o personagem sabe dessa senhora, desse casado, dessa chave e dessa casa?
Pensei que haveria uma explicação para essas dúvidas durante o livro, mas pouco - ou quase nada - se revelou sobre esses mistérios acima citados.
No decorrer da história tive outras dúvidas que também não houveram explicações, dá-se a entender por aí que tudo é auto-explicativo, ou seja, faça você mesmo as explicações.
Eu comprei o ebook por se tratar da Editora Intrínseca que gosto bastante, acho que ela possui um bom critério para lançar livros, além da ótima equipe de redação. Mas, infelizmente, dessa história não gostei. Num ponto do livro, parece que nem o autor tem mais paciência para bolar uma estratégia de assassinato, rs. O personagem se torna um Jason (está no lugar e na hora certa) rs.
Como não desejo dar spoiler, não vou levantar outros pontos que questionei da história.
Não posso recomendar. =\
Ganha 2 estrelas por ser Intrínseca e pela equipe de redação. Só.

SakuraUchiha 30/12/2014

Cheio de suspense e emocionante!
"O futuro não é tão ruidoso quanto a guerra, mas é implacável com sua própria e terrível manifestação de fúria."

As Iluminadas são garotas vítimas de um sociopata chamado Harper Curtis, um vagabundo desempregado que tropeça em uma casa em Chicago na década de 1930 e descobre que ele pode vagar no passado ou no futuro. Nunca há qualquer explicação para os poderes desta casa que viaja no tempo, mas ela exerce uma estranha compulsão em Harper, uma que ele não tenta resistir.

Ele visita as garotas que "brilham" com energia e potencial, ainda crianças, e diz-lhes que ele voltará. Em seguida, ele retorna, quando elas estão todas crescidas, e as mata. Ele leva as lembranças de cada uma, e as deixa com alguma outra vítima em uma época diferente.

Matando através das décadas, dos anos 30 aos anos 90, Harper se torna opulento e muito bom no que faz, mas ele sempre está seguindo pistas da casa e de seus próprios impulsos psicopatas, o que pode ser a mesma coisa. Ele é um sociopata bastante unidimensional, mas bem-resolvido: sem remorsos, sem piedade, misógino, desprovido de empatia, mas ainda capaz de ficar chateado, decepcionado, confuso, irritado, e cometer erros.

Suas vítimas são sempre pessoas humanas. O autor realmente se dedicou em pesquisar Chicago em diferentes pontos de sua história, e as vítimas de Harper Curtis variam de uma mãe solteira negra trabalhando em uma fábrica na década de 40 a uma responsável por uma clínica clandestina de aborto ilegal na década de 60, para uma assistente social coreana-americana na década de 90 até sua vítima "final": Kirby Mazrachi, a única que sobreviveu. Cada vítima é retratado em detalhes solidários antes de serem mortas cruelmente.

Kirby a protagonista, deixada para ser morta por Harper em 1993, está determinada a encontrar o assassino que quase a estripou e, em seguida, desapareceu. Lentamente, ela reúne pistas abrangendo décadas passadas. Como um estudante de jornalismo, ela tenta usar os recursos do papel que ela estagia, recebendo a ajuda de um repórter veterano - que, de uma nada surpreendente reviravolta, apaixona-se por ela -, e quase tornando-se uma transtornada quando ela vem a suspeitar da verdade por trás deste misterioso serial killer.

Este é tanto um thriller de crime quanto uma fantasia histórica, pois trata-se de viagem no tempo. Todos os personagens são pessoas normais (exceto, talvez, Harper), e a casa que viaja no tempo é apenas um MacGuffin. A questão do paradoxo não é realmente abordada, e nem há muita "ficção científica" envolvida, mesmo quando Kirby descobre o ângulo de viagem no tempo, ela realmente não pensa muito nisso, embora o 'encerramento do ciclo' acontece de uma forma mais ou menos satisfatória no clímax. Tem de ler para entender.

Iluminadas é uma torção magistral no conto assassino em série: um salto violento que caracteriza uma heroína memorável e atraente em busca de um criminoso mortal.

Alice 03/01/2018

Esse é o tipo de livro que vc vê na livraria e quer comprar pq a sinopse é ótima, mas vc acaba ele achando que está faltando história, pelo simples fato que ele te intriga, te deixa com várias dúvidas que simplismente não são sanadas e nem são deixadas subentendidas, o máximo que eu pude extrair do pq o cara faz o que faz é por um acontecimento lá no final que me deixou bem intrigada para saber se é isso msm o que eu achei. Mas uma coisa é certa, a autora sabe prender a atenção nas cenas dos assassinatos.
Aline Lázaro 08/07/2018minha estante
Então me ajuda a entender pq ele fez tudo, pq até agora não entendi...

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Diabólico
Iluminadas" é um thriller sobrenatural que reúne ficção científica e psicopatia. Em seu quarto livro, Lauren Beukes mais uma vez surpreende ao apresentar uma trama diabólica e perturbadora.

Essa é a história de Harper, um serial killer que faz seu trabalho sujo, enquanto viaja pelo tempo, indo e vindo entre 1931 e 1993. Sua nave é uma casa assombrada e em ruínas, porém, alguns aspectos paranormais ficam em aberto e cabe a imaginação de cada um resolvê-los. Aliás, um desafio que não costuma agradar a todos e que até mesmo sugere uma provável continuação.

Suas vítimas são "garotas iluminadas", é assim que ele as chama, e são caçadas com todo cuidado através de um estranho ritual. Sem chance de sobreviver, elas são cruelmente executadas, mas surpreendentemente a última da lista, Kirby, consegue escapar e está decidida a encontrá-lo sem imaginar o que irá enfrentar...

A propósito, como essa narrativa é nao linear, o leitor precisa tomar cuidado com os saltos temporais. Outro ponto importante é a condução de cada capítulo que se alterna, ficando a cargo de Harper ou suas vítimas.

Com diversas subtramas ligadas entre si e repleto de referências históricas e culturais, fiquei assombrada com desenrolar da história. Aceite meu convite e embarque nessa aventura. Boa viagem!

Gabi Mercês 10/07/2022

O enredo tem tudo pra ser um sucesso, mas achei a narrativa um pouco confuso. Me perdi diversas vezes na história

Dessa 28/07/2022

Capítulos pequenos, texto bem construído e narrativa intrigante, faz com que vc se prenda ao livro.

Pode parecer confuso, uma vez que as histórias se entrelaçam e pelos saltos temporais, porém, a trama é bem costurada.

Bastante empolgada pra assistir a série. ?