Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

LissaDaemon 30/03/2024

Isso aqui não foi viagem no tempo, foi viagem na maionese total
Eu adoro esse tema de viagem no tempo, histórias mirabolantes que faz vc pensar, que são complexas etc. Mas isso daqui não tem cabimento. A escrita é totalmente atrapalhada, parece que a autora fez um experimento de escrita nesse livro. A cada capítulo que vc lê ela muda o jeito de escrever e é extremamente irritante pq parece que ela quer q isso faça parte de algum jeito na história, mas não da em nada.
Você não pode escrever os capítulos de forma aleatória e simplesmente montar o livro com os capítulos jogados como se fossem um baralho de cartas e falar que isso é viagem no tempo. Eu juro que me esforcei pra entender a ordem, e quando eu achei que estava entendendo, eu percebi que na verdade a ordem era ridícula e totalmente jogada pra fazer o leitor se sentir burro. Se os capítulos fossem colocados de uma outra forma daria na mesma em relação a história, mas ajudaria MUITO em questão do ritmo, pq convenhamos que esse livro foi um porre de ler. Foi cansativo, chato e previsível.
Sobre os personagens, a principal que é a Kirby, é bem chatinha e realmente não parece que sofreu muito com o ataque. Ela só parece uma repórter que quer abordar um caso e ponto. Ela é uma vítima e nem parece. O Dan é outro que a cada capítulo só fala o quanto ele ta interessado nela (a diferença de idade entre eles não é mencionada mas me pareceu ser muita então achei meio estranho). O Harper que é o cara que fica viajando no tempo, ele tem uma complexidade que a autora parece que não conseguiu dar conta. A forma de viajar no tempo totalmente sem pé nem cabeça, você quer respostas de como funciona? Vai ficar querendo! HAHA Eu sei que tem histórias que não precisa te dar todas as respostas, vc pode imaginar algumas coisas, certos finais em aberto vc pode decidir por conta própria oq aconteceu. Mas isso quando o livro se garante na escrita né? Né? E fora que existem MUITAS vítimas no livro, é até demais. Se tivesse colocado menos gente seria mais rápido de ler, até pq a ordem de uns certos objetos lá não tem também motivo NENHUM. Quem diria.

Inclusive, o motivo do pq eu fui ler esse livro: Só pq eu vi que teria uma série que foi adaptação desta merda, atuado por ninguém mais ninguém menos que ELISABETH MOSS e WAGNER MOURA. Imagina o NÍVEL disso.
Fui ler o livro e é uma bomba, agora a série se vcs forem assistir é completamente diferente. Parece que realmente foi pensado cada coisa pra fazer sentido e te prender como uma história de viagem no tempo deveria fazer. (acho bacana dizer que as mudanças foram colocadas justamente pela Elisabeth Moss, Wagner Moura e pela showrunner da série, até pq a autora mesmo só foi produtora executiva) Não teve muita repercussão a série acho q pelo fato do livro não ter tbm e por estar na apple tv+. Mas quem quiser ver vale a pena até pq nosso Wagnão está incrível

beca 30/03/2024

Viciante
É uma história incrível, bem contada, com personagens fortes e uma narrativa que prende você do início ao fim. É satisfatório ver as peças se encaixando e os destinos se encontrando...

É uma história contada de forma linear mas que não é linearmente de fato e sim cíclico, e esso é o melhor ponto do livro. Como se o fim fosse a garantia do começo.

No entanto, eu não entendi bem por qual motivo as garotas eram escolhidas, não entendi porque eram iluminadas. Isso pode ser um erro meu durante a leitura ou talvez seja algo implícito demais para ser entendido com facilidade. Por isso não dou 5 estrelas.

MarianaCota 16/03/2024

Uma história bem diferente, muito legal! Mas sinto que não aproveitei o livro direito, definitivamente é um livro que vou reler daqui um tempo.

jessyca 18/02/2024

A ideia foi boa, mas a execução...
Em 1931, Chiago, Harper Curtis, uma andarilho violento, invade a casa abandonada que esconde um segredo: quem entra ali é tranportado no tempo. A Casa, lhe dá "comandos", e Harper começa a perseguir as "meninas iluminadas" - garotas esolhidas de diferentes épocas - com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e imposíveis de serem descobertos. Ou pelo menos é o que parece.
Em 1992, Chicago, Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforçs em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora está se apaixonando por ela. A medida que a investigação avança, Kirby descobre outros casos semelhantes ao seu ligados por evidências que parecem impossíveis. Mas para alguém que está morto, impossível não significa que não tem acontecido.

No início, a leitura foi arrastado, tanto que demorei quase 1 mês para ler. Achei confuso e parado, detalhes demais tornaram acontecimentos interessantes em chatos. Porém, a medida que Kirby vai se aproximando do seu objetivo, você se mantêm preso a leitura e quer somente saber o fim.

A escrita da Lauren é inteligentíssima, é perceptível o seu esforço em descrever as características de um psicopata, desde de suas ações premeditadas até as suas falas e comportamentos que atraem as vítimas. Consegui imaginar o medo e o horror que esse livro quis transmitir.

Apesar disso, achei o desenvolvimento bem lento, o que atrapalhou minha leitura em diversos momentos, as vezes me pegava me obrigando a ler para terminar logo. A ideia é muito boa, talvez ó não tenha sido "traduzida" da melhor maneira.

Hevinho 17/02/2024

Sombrio
Primeiramente, vi a série e fiquei interessado em ler o livro. Gostei de ambos. Confesso que, talvez, por eu ter visto a série antes, facilitou um pouco a leitura. Destaco que a série não é idêntica ao livro.

Eriiket 30/01/2024

Pior livro de todos os tempos
Esse livro foi uma perda de tempo. O enunciado engana bastante, porque você acha que vai ser uma história que vale a pena, mas não é.

Tudo muito corrido, sem contexto, sem explicações. Péssimo.

Você começa o livro perdido e termina mais perdido ainda.

Nara.Carriel 28/12/2023

Podia tirar a introdução
O começo foi bem chato e o final também, mas o final da pra suporta, o começo nn, da vontade de abandona ou taca na fogueira de tão ruim, mas dps fica melhorzin

Marcone989 15/12/2023

O tempo inteiro.
Iluminadas é um excelente livro, um seven sci-fi, um quebra cabeça que não é inteiramente entregue com sua conclusão. Protagonistas com personalidade e um Antagonista misterioso e quase indecifrável, existem momentos onde parar de ler é um desafio, talvez o desfecho não tenha me agradado 100%, acho que para o que foi construido esperava um final mais apoteótico, porém ele também se ajusta ao que foi contado, mesmo dando ao livro um sentido episódico. Para quem gosta de livros com tramas policiais e um bom mistério com toda certeza Iluminadas é uma boa pedida.

Lah 11/12/2023

Brilhantes
Quando eu peguei o livro, fiquei imaginando se o conceito de pessoas Iluminadas da autora era o mesmo do Stephen King, e ela tinha se inspirado ou se não tinha nada a ver. E não tem nada a ver mesmo. Mas foi uma leitura muito interessante e eu gostei muito! Tinha grandes expectativas para o confronto Harper X Kirby, e não me decepcionei. Mesmo sem a gente saber muito da vida do Harper, dá pra perceber que ele sempre foi uma pessoa odiosa. Não consegui entender muito bem o que era a Casa e como ela funcionava, mas no final não importou muito. E o final foi muito bom.
?????

Bruna2505 31/10/2023

Iluminadas
A ideia da autora foi boa, porém achei o decorrer do livro lento, só ficou interessante nos últimos capítulos, não me apeguei aos personagens, e a troca recorrente de datas me deixou confusa.

Dantas 11/10/2023

Iluminadas
Uma surpresa agradável, já tinha visto a série e gostei bastante... o q me levou a comprar o livro e foi a melhor coisa q fiz.
O Livro é de várias formas diferente da série, achei a narrativa completa, instigante cheia de suspense , não consigo entender por q as avaliações do livro são baixas aqui no app. A personagem é uma mulher forte q mesmo com tantos fatores que poderiam destruir-la a deixou mais forte! Eu particularmente gosto de temas que nos levem além da normalidade. Super indico...

Ju Ramos 01/09/2023

Não era o que eu esperava
Esse livro estava na minha lista de leitura desde o dia que a vi sobre o lançamento da série. Por se tratar de temas que me interessam, e pela série ter atores que eu admiro também. Pensei, o livro sempre é melhor do que filme/série, então vou ler primeiro e assistir a série depois, claro!
Devia ter visto a série....mas enfim! Mais um pra conta de lidos. (sou dessas)

Achei uma narrativa muito enrolada. A autora quis colocar diálogos fofinhos e engraçados em personagens que, ao meu ver, teriam personalidades diferentes da que eu senti no livro.
Momentos de impacto e muita ação foram lançados em capítulos curtos, acredito que para criar um ritmo que não se manteve.
O final achei corrido e sem graça.

Vou me arriscar na série apenas pelos atores mesmo. Ou não, ainda nem sei.
Desanimei total dessa história.