O Menino Grapiúna

O Menino Grapiúna Jorge Amado

Resenhas - O Menino Grapiuna

1 | 2 | 3 | 4

Layla.Ribeiro 11/08/2022

Livro que da para ler de uma vez, Jorge está experimentado nesse livro seu lado memorialista, e por se tratar da sua infância o livro é breve, ele também explica o porquê de seus livros predominar pessoas que estão à margem da sociedade, confesso que eu esperava mais um aprofundamento , mas como mencionei anteriormente talvez ele estava explorando este novo gênero, porém para mim o livro é um aperitivo para ler Navegação de Cabotagem.

V_______ 21/05/2023

Memórias
O menino grapiúna é um curto livro onde Jorge Amado rememora alguns momentos marcantes de sua infância na Bahia.
Nascido na cidade de Itabuna no início do século XX, Jorge Amado presenciou a ascensão das cidades cacaueiras, que enriqueceu muitos, assim como levou muitos a um fim trágico. Coronéis, jagunços, larápios, foram figuras presentes durante a infância de Jorge Amado, o que levou a serem também figuras em seus escritos, temos as mais diversas passagens aqui, desde atentados sofridos a conhecidos seu, inclusive seu pai, mirabolantes trapaças realizada por a mais diversa malandragem em uma das que já foram das mais rica regiões do Brasil, e o internato onde estudou e foi responsável, através de um dos padres, por despontar o interesse de Jorge Amado pelos livros e a escrita.
Apesar de curto O menino grapiúna é um livro essencial para se entender a obra desse que é um dos grandes autores nacionais.

Evelize Volpi 02/11/2021

Jorge Amado, conta sua infância nas roças de Cacau, no meio dos coronéis e da valentia dos homens.
Fala do despertar de sua escrita, do amor a leitura dos clássicos infantis.
Jorge Amado é Mestre da Escrita.
Leitura Singela e Fluída.
Salve Jorge Amado!

Nara 20/02/2021

Parte dessa história eu comecei a conhecer em Um Chapéu para Viagem, livro autobiográfico de Zélia Gattai. Uma introdução para quem quer conhecer a biografia de Jorge Amado.

Kecia.Viana 01/01/2022

Amo Jorge Amado
A beleza da infância de Jorge Amado.

Seus primeiros amores.. A vida, a terra, o povo.

Esse homem me encanta com sua escrita e seu coração! ??

Robremir 27/01/2024

Bom texto em embalagem ruim
A edição que chegou a minhas mãos é ruim.
Ao que parece, feita para crianças, esticou um texto que cobriria 20/25 páginas em 120.. Para isso, usou uma fonte de tamanho variável sem qualquer diagramação coerente. Trouxe também belas gravuras (uma para cada uma das 18 partes) mas que se perdem devido a diagramação do texto.
Digo que o livro é infanto-juvenil mas não há no texto essa preocupação. A história do início da vida do escritor se confunde ora com a história das vilas, ora com a história dos familiares e amigos, ora com as suas inspirações em passagens que evocam as raízes narrativas de suas grandes obras.
Bonito o papel do professor que consegue identificar suas tendências literárias tão cedo.

LenSa 02/08/2021

Clássico de um grande escritor brasileiro
Esse livro conta vários acontecimentos da infância e adolescência de Jorge Amado, que cresceu na Bahia e era apaixonado por esse lugar.
É um livro com capítulos curtos rápidos de ler.

" Os líderes e os heróis são vazios, tolos, prepotentes, odiosos e maléficos. Mentem quando se dizem intérpretes do povo e pretendem falar em seu nome, pois a bandeira que empunham é a da morte, para subsistir necessitam da opressão e da violência. Em qualquer posição que assumam, em qualquer sistema de governo ou tipo de sociedade, o líder e o herói exigiram obediência e culto. Não podem suportar a liberdade, a invenção e o sonho, têm horror ao indivíduo, colocam-se acima do povo, o mundo que constrói é feio e triste. Assim tem sido sempre, quem consegue distinguir entre o herói e o assassino, entre o líder e o tirano?" p.61,62.

" Sonho com uma revolução sem ideologia, onde o destino do ser humano, seu direito a comer, a trabalhar, a amar, a viver a vida plenamente não seja condicionado ao conceito expresso e imposto por uma ideologia seja ela qual for. Um sonho absurdo? Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar." p.108.

Lucas.Sampaio 28/01/2023

"Que outra coisa tenho sido senão um romancista de putas e vagabundas? Se alguma beleza existe no que escrevi, provêm desses despossuídos, dessas mulheres marcadas com ferro em brasa, os que estão na fímbria da morte, no último escalão do abandono. Na literatura e na vida, sinto-me cada vez mais distante dos líderes e dos heróis, mais perto daqueles que todos os regimes e todas as sociedades desprezam, repelem e condenam."

Ana 14/09/2009

Não sou uma fã inveterada do Jorge Amado, mas moro em Ilhéus há alguns anos. Então, por razões de curiosidade geográfica, li quase todos os livros cacaueiros (ao menos os mais antigos ... não tive a pachorra de ler Tocaia grande por suspeitar que seja mais do mesmo). Mas um dia, gastando tempo num sebo, li o primeiro capítulo do Menino grapiúna, onde fala não só dessa região que agora é minha como cita a universidade onde trabalho. Acabei comprando, lendo e gostando dessa história quase em tom de fábula, do menino crescendo em meio à selva - literal e figurada - que foi essa região na época do auge do cacau.

Flavio.Vinicius 13/07/2023

O menino grapiúna
Curtinho e muito bonito, é um livro com memórias da infância de Jorge Amado, com destaque para fatos, pessoas e costumes que influenciaram a literatura do escritor, sobretudo a literatura ligada ao Ciclo do Cacau. Por exemplo, o tio esculhambado e cheio de espertezas, as putas, a violência da região cacaueira, o pai fazendeiro e a mãe dona de casa.

"Que outra coisa tenho sido senão um romancista de putas e vagabundas?" (p. 10)

Belíssimo!

Peleteiro 17/11/2022

Entre lampejos e marasmos
Tinha escutado que o livro é curto, porém, ainda assim me surpreendi ao perceber que mais da metade dele era composta por posfácio e ordem cronológica da vida de Jorge. Alguns trechinhos são interessantes de se ler como admirador da figura que foi Jorge Amado, mas a obra não se sustenta nem como curto relato autobiográfico. Parece que Jorge cuspiu umas coisinhas ali e largou.

Rodriguinho @literario.rojo 19/11/2021

O menino Grapiúna é uma mini biografia do autor Jorge Amado onde somos apresentados aos elementos que moldaram a vida e a escrita do nosso autor. Escrito em 1981, onde a carreira do mesmo já consolidada, ele apresenta esse universo de tocaias, putas, bêbados, coronéis do cacau, jogatinas e a fuga do seminário. Todos esses fatores estão presentes em suas obras com personagens marcantes presentes em seu cotidiano com moral dúbia onde tudo é fluido e que a gente como leitor nos faz pensar em nosso cotidiano.

Denise Ximenes 20/04/2021

Escritor dos desassistidos
Auto-intitulado de romancista de putas e vagabundos, Jorge Amado arrasa na narrativa, mais uma vez. Uma pequena autobiografia, em que retrata seus primeiros 13 anos - período em que conviveu entre jagunços, tocaias e coronéis.

Pra quem já conhece um pouco da história dele, não há muitas novidades neste livro; o que encanta mesmo é o seu jeito de narrar. O tom poético dos relatos é muito envolvente e a fala do autor sobre os "desassistidos" é muito profunda, quando ele humaniza pessoas tão marginalizadas, como as prostitutas.

Aqui, ele traz também sua decepção política e explicita isso de forma contundente: "Não serão as ideologias por acaso a desgraça do nosso tempo?"

Comunista ferrenho, liderou o movimento durante décadas, e sua deserção foi motivada pelas atitudes de Stálin, que promoveu a exploração de trabalhadores soviéticos.

Recomendo o Menino Grapiúna pra quem quer iniciar as leituras desse que é um cânone da nossa literatura! ?

Elo 20/12/2020

Leitura muito rápida!!!
Acho importante ler essa obra antes de partir pra mais textos do autor, já que se trata de uma autobiografia (não sei se completa, provavelmente bem reduzida em função do tamanho do livro).
Jorge chama a atenção para os contrastes que o constituíram: o doce da natureza baiana e o amargo de sua violência e de sua miséria. Entretanto, apesar de todo o custo, isso lhe constituiu como sujeito.
Além disso, duas coisas me chamaram a atenção: o fato de ter iniciado a vida sexual tão novo e a confissão de que não gostava do cargo de deputado.
Aponta sérias críticas (ou respostas às críticas que recebia) a posicionamentos políticos autoritários.

Vicente 02/02/2021

Excelente
Livro fundamental para entender as obras de Jorge Amado e seus personagens. Livro de memórias curto mas belíssimo.

1 | 2 | 3 | 4