As mulheres do Nazismo

As mulheres do Nazismo Wendy Lower

Resenhas - As Mulheres do Nazismo

Roberta70 05/10/2023

Mulheres que participaram do holocausto
Foram tempos muito cruéis, quantas pessoas morreram pela mão de mulheres que ao ver de muitos eram "inocentes mães, donas de casa".
São histórias bem detalhadas, algumas chocantes.

samisnotreal 19/07/2023

Rostos angelicais, atitudes perversas
Apesar de nunca descobrirmos tudo que houve na Segunda Guerra Mundial e muito menos todos os envolvidos, cada vez mais evidências e nomes vêm surgindo relacionado a este horror.

Leitura interessante e rápida, com fatos absurdos, o que a torna mais fluida ainda. Porém, achei muito centrado na Ucrânia e alguns outros países, não dando destaque a outras mulheres pervertas, como a famosa Ilse Koch.

Ademais, informações necessárias para subjugar a estrutura conhecida por nossa sociedade de apenas amabilidade e doçura das mulheres. Afinal, ?genocídio é coisa de mulheres também.?

Christiane.Leite 02/05/2023

A Autora tenta decifrar o que levou tantas mulheres a se transformar em assassinas durante a Segunda Guerra Mundial. Elas se arrependeram? Por que mataram? A verdade é apavorante. Não eram monstros extraordinários, mas sim mulheres comuns que fizeram coisas monstruosas.

barbaramagalhaesr 21/04/2023

Livro incrível que AMEI ler. Tava juntando poeira na minha estante desde 2020 e me arrependo de não ter lido antes!

Jonatas 05/12/2022

O que as mulheres são capazes de fazer...
Geralmente pensamos nos papéis dos homens na guerra obviamente, mas e as mulheres, quais eram os seus papéis naquela época? Elas poderiam executar tantas atrocidades quanto os homens? Sim, e até superar essas atrocidades.....

O livro acaba abordando vários cargos executados por mulheres no Terceiro Reich como, secretárias, enfermeiras, professoras e "esposas", e como essas mulheres que exerciam seus trabalhos poderiam influenciar no extermínio de milhares de pessoas.

Natasha Viana 23/11/2022

Foi com muita dor no peito que consegui ler esse livro. Lá no fundo eu desejava que fosse uma ficção. Como o ser humano consegue ser tão vil?
Como mulheres conseguem matar por diversão? Matar crianças com as próprias mãos? Foi muito duro ler.
Destruição da moral, percepção imoral do dever, redução do valor da vida, mulheres cegas a imoralidade da violência!

Sobre os julgamentos, é inacreditável como foi amenizado! Perdoar criminoso acusados , além de não acusar outros! Mulheres acobertando maridos,
absolvição por falta de provas! Muitas mulheres não foram condenadas pelo seu gênero e esteriótipo, pela aparência maternal e dócil! É surreal!

Como a autora mesmo diz, nunca saberemos tudo o que realmente aconteceu por lá. Mas acredito que pela justiça de Deus eles serão julgados.

" A história do crescimento da violência feminina durante o Reich se entrelaça com a revolução sexual, que testou limites e definições de matrimônio, procriação, educação de filhos, feminilidade e prazer."

Valéria 07/08/2022

Estou impressionada com a nota baixa desse livro. Foi fruto de muita, muita pesquisa da autora, que é uma historiadora, e eu achei que trouxe muita informação nova para quem lê e estuda o Nazismo. A autora faz um grande levantamento de mulheres que contribuíram para o Nazismo das mais variadas formas e nos mostra como foi construído o pensamento antissemita e preconceituoso. De esposas até guardas, secretárias, enfermeiras, de alguma forma, todas contribuíram para a máquina da morte.
Quanto à narrativa, talvez uns achem chata, com trechos lentos, mas acho que um trabalho acadêmico assim naturalmente tem seus trechos mais densos e menos "fluídos".
Indico muito a leitura para quem quer conhecer mais sobre História!

Adiel.Guimaraes 20/07/2022

!!!!
Jamais saberemos tudo o que há por saber sobre o nazismo, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Nenhuma história particular pode contar tudo, e as peças que descobrimos talvez não se encaixem a contento. Mas a colagem de histórias e lembranças, de crueldade e coragem, ao mesmo tempo que continuam a testar nossa compreensão de história e de humanidade, nos ajudam a ver o que os seres humanos ? não só os homens, mas as mulheres também ? são capazes de aceitar e de fazer.

larissa 15/05/2022

As mulheres do Nazismo
Leitura bem esclarecedora para quem quer saber um pouco mais sobre os horrores do nazismo. É muito louco você ter uma noção mais ampla das loucuras e atrocidades que os alemães nazistas acreditavam e faziam. Muito assustador o ódio gratuito que eles sentiam pelos judeus. Quando a gente estuda a segunda guerra na escola, a gente tem uma leve noção das atrocidades do nazismo, mas quando você começa a ler e estudar mais sobre, você percebe que as atrocidades eram muuuuuuito piores do que a gente é sequer capaz de imaginar.

Raphael.Medeiros 12/04/2022

Aterrorizante
As mulheres não eram obrigada a cometer crime nenhum, as que faziam eram ruins por si próprias. Teve algumas partes que tive que parar a leitura por serem muito forte, difícil acreditar por serem mulher cometer aquelas atrocidades.

Martony.Demes 09/03/2022

Você já se perguntou qual foi o papel da mulher no período nazista, notadamente na época da segunda guerra mundial?
Eu me questionei a respeito quando estava lendo "Os fornos de Hitler'' e lá foi citado acerca de uma nefasta Irma Grese. Essa trabalhou em diversos campos de concentração e extermínio e era famosa por sua maldade com os judeus cometendo diversas barbáries que prefiro nem citar aqui!

Partindo dessa curiosidade, encontrei e li o livro As mulheres do Nazismo, de Wendy Lower, há alguns dias e só agora pude escrever e publicar. O livro apresenta os diversos papéis da mulher no contexto do nazismo em meados da década de 30 até o fim da segunda guerra, em 1945.

O livro apresenta as diversas participações: desde a necessidade de ser uma mãe saudável que gere filhos arianos, dona de casa exemplar, membras do partido nazistas e em funções auxiliares dentro da burocracia administrativa. Como a autora cita teve mulheres meras testemunhas, algumas foram [*****]mplices e outras foram de fato assassinas (no livro chama de perpetradoras) e cruéis.

Nesse espectro, surgiu algumas que tiveram sua participação bem marcante que foram mais que testemunha ou [*****]mplice nas atrocidades do referido período. Essas foram protagonistas de ações absurdas de crueldade. O livro cita várias como a Irma Grese, Herta Oberheuser, Inge Viermetz entre outras.

Nesse cenário, o livro relata sobre algumas dessas mulheres que tiveram um papel importante como professoras, enfermeiras de guerra, datilógrafas entre outras profissões e que não tiveram um papel condenável!

E afinal, elas estavam apenas cumprindo seu papel cumprindo seu dever? Muitas alegaram, em seus julgamentos, que não sabiam ou não viram o que de fato o que estava acontecendo! Não obstante, as comprovadamente criminosas foram condenadas à morte ou à prisão perpétua.

É um livro que revela muitos fatos interessantes. Não é um livro pesado com cenas densas como o livro Os fornos de H!tler! Vale a pena!

Jana 24/11/2021

Genocídio também é coisa de mulher
Nessa obra a autora nos possibilita olhar para a II Guerra com uma nova lente: a das mulheres na guerra. Bem como, observar que a incorporação dessas enquanto sujeitos históricos significa entendê-las permeadas também em atrocidades. Por isso, Wendy Lower nos mostra como genocídio também é assunto de mulher, e como tais evidências foram escondidas por 70 anos. Tal fato, nos faz entender o quanto a narrativa da História atual é parcial e incompleta, e que mesmo em uma temática tão pesquisada (II Guerra) há muito ainda a ser dito. E sim, talvez jamais saberemos em totalidade tudo sobre a guerra, o nazismo e holocausto... Porém, a memória, os relatos e as histórias nos ajudam a entender o que seres humanos podem fazer, e a partir disso evitar que pensamentos e ações como as citadas no livro não se repitam.

@stoppajoao 14/11/2021

Vale a leitura!!!
Um relato de como as mulheres alemãs se dedicaram com afinco ao nazismo. Não heróica e estoicamente, mas motivadas por ambição, mas de 500 mil mulheres atenderam à ordem de Hitler para a colonização ariana.

Secretárias, professoras e enfermeiras, todas participavam das engrenagens do nazismo com variados graus de responsabilidades, estavam lá para trabalhar para o Reich.

Perpetradoras das maiores atrocidades?

?A PRIMEIRA ASSASSINA EM MASSA NAZISTA não foi a guarda de campo de concentração, mas a enfermeira. Dentre todas as profissionais femininas, ela foi a mais mortal. O planejamento central de operações de assassinato em massa não começou nas câmeras de gás de Auschwitz-Birkenau, nem nos locais de fuzilamentos na Polônia. Começou nos hospitais de Reich. Os primeiros métodos foram a pílula para dormir, a injeção e a fome. As primeiras vítimas foram as crianças. Durante a guerra, as enfermeiras deram a milhares de bebês deformados e adolescentes inválidos overdoses de barbitúricos, injeções letais de morfina, e lhes negaram comida e água.?

Nina 07/11/2021

Negligência historiográfica
Apesar de não seguir essa linha de pensamento em boa parte do livro, esse trabalho nos leva a refletir sobre como personagens históricas femininas são em geral negligenciadas e alienadas de suas participações.

As mulheres, tanto com grandes feitos quanto com feitos deploráveis, passam por um apagamento histórico, os registros e trabalhos que as envolvem são raríssimos. Além disso, aquelas que tem suas vidas relatadas de certa forma são colocadas como manipuláveis ou influenciadas pela força masculina. Quando lembradas, essas mulheres são "levadas por seus maridos" ou "influenciadas pelo comportamento masculino".

É importante refletirmos como a sociedade retira da mulher o protagonismo de suas vidas. Até o nosso direito à vilania nos é tolhido.

Ana Cecília 06/10/2021

para quem não espera um fim exato
ler livros de História com H maiusculo é sempre um tiro no escuro, tem historiador que quer muito entregar um final, parece mais um romancista que qualquer coisa, mas tem historiador como a Wendy Lower que entrega o que é de fato estudar História: um gosto amargo na boca e uma vontade de gritar de tanta frustração com a humanidade. As mulheres do nazismo me deu tudo o que eu queria e tudo o que eu não sabia que precisava, contexto muito bem explicado, nomes e fotografias, e mais ainda uma linha temporal incrível, além das notas finais que te ajudam a pesquisar caso quiser.
As mulheres do nazismo tem linguajar simples, mas não faz ninguém se sentir burro, na verdade te faz se sentir abismado e curioso; não força uma História boba e muito menos simplifica ela de fato, as vivências interligadas ao nazismo seguem uma incógnita em muitas vertentes e cabe ao historiador mostrar ao homem atual que nem sempre a justiça se fez, na verdade, quase nunca. Estou muito animada para ler outros livros da autora ?