O Rei de Amarelo

Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Marcelo 08/11/2022

Interessante
Os contos são interessantes, mas não me cativaram. Acho que talvez precise fazer uma releitura no futuro, e aí consiga apreciar a obra. De qualquer forma não tem como considerar a obra ruim, pois os contos causam estranheza e isso por si só já entendo como um objetivo do autor que foi alcançado. Definitivamente é uma obra marcante.
Kleber.Tiago 08/11/2022minha estante
Ontem eu terminei de ler e gostei muitíssimo da primeira parte dos contos

Kit 21/10/2022

Maravilhoso, principalmente a primeira e a última história. O rei de amarelo é a insanidade pura. A tradução tem varias palas, mas da pra passar.

?Oh o pecado de escrever tais palavras, ? palavras que eram claras como o cristal, límpidas e musicais como fontes borbulhantes, palavras que fagulham e brilham como os diamantes envenenados dos Médici! Oh, a malignidade, a desesperada danação de uma alma que podia fascinar e paralisar criaturas humanas com tais palavras, ? palavras entendidas tanto pelos ignorantes quanto pelos sábios, palavras que são mais preciosas do que joias, mais tranquilizantes do que a música, mais terríveis que a morte!?

Mirele 21/10/2022

Eu acho que a nota final mesmo fica aí em 3,75-3,7, mas não rola dar nota tão quebrada né? No geral, é uma experiência legal, mas um pouco lenta.

Matheus 21/09/2022

O rei de Amarelo
Diversos artistas vivem o final do século XIX na França e nos EUA, em situações fantásticas e também realistas.

Gasbrielito 04/09/2022

Meu ponto de vista com a leitura do: O Rei Amarelo
O primeiro contato que tive sobre os contos de Rei Amarelo, foi com os quadrinhos da Drako sobre que aborda mais contos de escritores nacionais sobre pessoas que tiveram contato com o Rei amarelo e sua obra. O quadrinho me instigou muito para ler o livro oficial sobre a real história do Rei amarelo, então comprei o livro o mais rápido possível e comecei a ler logo quando chegou.
Única coisa ruim do livro que não gostei, é o seu primeiro capítulo que fala sobre como o cara que trouxe esse livro para o brasil e é um gênio e se gaba por isso num ponto que chega ficar irritante. Se eu soubesse disso, teria pegado a versão da Intrínseca, porem sei que as escolhas de contos são as mesmas então nao muda muito a história e a experiências.
Esse foi o primeiro livro que eu li depois de muito tempo e não tenho costume de ler, então não tirei muito proveito da leitura pela fato de ser meio pesada (pelo menos para mim foi, já que não tenho costume de ler) então recomando super para quem já está acostumado a ler e gosta de coisas de terror/horror, porem se você esta começando agora A LER, nao recomendando para começar pois tive muita dificuldade.
Está na minha lista para ler de novo e conseguir tirar o máximo de proveito da leitura e espero poderm refazer minha review melhor falando sobre a história em si.

Glauber 20/08/2022

Fantástico!
Finalmente tive a oportunidade de ler esse clássico de horror e fantasia.

Apesar de ser um livro de contos, há entre eles elementos em comum.

Nos primeiros, há a presença de uma peça chamada "O rei de amarelo", que leva quem a lê à loucura. São histórias fascinantes, que agradam facilmente aos amantes de uma fantasia mais sombria e perturbadora. Há trechos sublimes de surrealismo que impressionam bastante. Essa primeiro parte do livro influencia muitos escritores de terror e fantasia até hoje.

Trecho: "Fui lentamente até a porta; o órgão soou acima, alto. Uma luz ofuscante encheu a igreja, impedindo que eu visse o altar. As pessoas sumiram, os arcos e o teto em abóbada desapareceram. Ergui meus olhos calcinados para o brilho infinito e vi as estrelas negras pendendo dos céus; e os ventos úmidos do lago de Hali gelaram meu rosto.

E bem longe, após léguas de ondas nebulosas se quebrando, vi a lua derramando jatos d?água, e, além, as torres de Carcosa se erguiam atrás da lua."

Os últimos contos são mais "realistas", trazendo cenários e personagens parecidos com os da primeira parte, só que com uma vibe mais boêmia e romântica.

Durante e após a leitura, fica a impressão geral de mistério na própria construção do livro. Achei fantástico!

Fernando 24/07/2022

Se despeça da sua sanidade.
Os conceitos que cercam o Rei de Amarelo são tão ricos - e terríveis - quanto o universo lovecraftiano. Mas, se por um lado Chambers não expandiu o alcance de sua criação ao nível que merecia, por outro, os contos do Rei de Amarelo são suficientes para demonstrar a vitalidade criativa de seu autor.

Mychel 23/07/2022

Só o conto O Emblema Amarelo já vale a obra.
Minha relação com esse livro foi a clássica expectativa não superada... não que a mitologia do autor não seja válida, pois ela é bastante interessante e gera uma curiosidade imensa dagente ler a obra proibida e surtar.
O livro apresenta 4 contos principais, que giram em torno de uma peça de teatro que ao entrar em contato com os personagens os leva à loucura extrema, devido a existência da entidade cósmica, de vestes amarelas decadentes, provinda de um local maldito além de nossa compreensão. Além destes 4 segmentos de histórias, temos mais um onde o sobrenatural também se apresenta. Eu achei a obra em alguns momentos muito confusa e até mesmo morna quanto os seus acontecimentos, mas sempre com um detalhe interessante que me fazia querer saber um pouco mais sobre a realidade descrita.
Quanto aos contos, minha breve opinião sobre cada um:

- O Reparador de Reputações: Achei essa a história mais fraca da antologia principal. Ela foi extremamente longa e arrastada, com um final muito repentino e desconexo, apesar da justificativa distópica.
- A Máscara: Aqui já temos um conto mais sombrio e curioso com um final muito bom e reflexivo quanto as consequências de uma criação. Gostei das descrições e de toda a atmosfera, mesmo achando ele morno em sua primeira metade.
- O Pátio do Dragão: Este conto começou com um ritmo muito legal, mas o desfecho não me agradou tanto por sua trivialidade e nenhuma surpresa... foi interessante.
- O Emblema Amarelo: O melhor conto do livro! Assustador e super inesperado quanto o seu desfecho. Um verdadeiro plot de horror cósmico, com momentos genuinamente medonhos e bem ritmados de tensão.
- A Demoseille D'is: Uma história interessante de fantasmas, apesar de inofensiva, apresenta uma conclusão muito curiosa.

Lucas 16/07/2022

Não era bem o que eu esperava..
Quando eu adquiri o Rei Amarelo pensei que seria o livro Rei Amarelo em si e na versade é uma coleção de contos ilustrados aqui no Brasil mesmo com essa obra como pano de fundo,mesmo não sendo o esperado,gostei muito dos contos, das ilustrações, é um bom quadrinho se vc é fã de horror cosmico, e graças a esse quero ler ambos os outros dois dessa coleção.

felipe_slm 30/05/2022

No patio do dragao, introducao
?Oh, tu, que queimas no coração por aqueles que estão a queimar No Inferno, cujas chamas tu mesmo irás por tua vez alimentar Em quanto tempo estarás a gritar: ?Tenha piedade deles.? Deus! Pois quem é Ele para aprender e quem és tu para ensinar??

Daocalia 08/05/2022

Estava com altas expectativas ,!!
Eu peguei esse livro em troco do skoob, mas já tem tempinho isso !
Acaba que não lembrava mais sobre o que era o livro só lembrava que era de boa para ler rápido!
Acontece que eu não lembrava mais nenhum ponto do livro, e assim a princípio eu achei que se tratava de um livro muito culto e que me faltava inteligencia para ler ele... Pois bem fui ler as resenhas quando terminei e é isso aí, esse livro é péssimo para todos .. preguiça define
Eu esperava o pior, mas isso é bem pior do que eu imaginava!!

Myy 05/05/2022

Não é um livro pra qualquer um.
A leitura é difícil, complexa que nos traz referências e informações cruciais a todo momento. Tanto que tive que retornar nos parágrafos várias vezes informações que passaram batido. Mas é uma leitura muito rica com um desfecho bem interessante.

Bre Baiak 25/04/2022

? Um turbilhão amarelo de bagunça, confusão e decepção.
Demorei muito até terminar as histórias dessa HQ. Acabei por finalizá-la na força do ódio.

As ilustrações são magníficas, mas as histórias, confusas e iam embora tão rápido quanto começavam.

Achei, de início, que as histórias eram conceituadas, tão cultas que eu não estava pegando a referência.

Porém, dei o livro para outras pessoas lerem e o feedback foi o mesmo: confuso e decepcionante.

Mirei numa obra prima macabra e acertei em um turbilhão amarelo de bagunça.

KeityBarros - UniversosDePapel 12/04/2022

Decepção =\
Fazia muito tempo que tinha vontade de ler esse livro. Infelizmente a expectativa acabou se frustrando. Esperava algo como um tipo de terror desse que é considerado um clássico, mas me senti bem longe disso durante a leitura. Trata-se de uma coleção de contos que achei bastante enfadonhos enquanto me esforçava para não largar o livro inacabado.

Uma pena, mas para mim não funcionou.

Acompanhe mais no insta @UniversosDePapel_