O Rei de Amarelo

Airton Marinho
Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Camila0831 06/04/2023

Realismo, ficção científica ou fantasiosos
Sempre envolvendo o mundo boêmio, de artistas, pintores, escultores, músicos, escritores; seja nos contos mais próximos ao real, ficção científica ou fantasiosos; parece sempre existir o tema do poder da arte sobre a vida do homem. Em especial, as questões concernentes ao Rei de Amarelo, que, por seu mistério, permite que sua ausência marque seu poder na mente e vida dos que se atrevem a conhecê-lo.

Tiago 17/03/2023

Uma metade incrivel e outra mais ou menos
Os primeiros 4 contos são sensacionais. Talvez o problema foi eu entrar buscando um certo tipo de literatura meio bizarra, suspense e terror de modo geral, porque foi exatamente isso que a primeira parte entrega e com maestria, mas tudo fica meio mais ou menos na segunda parte, quando viram só contos normais. O problema é que o tom é extremamente distoante, e sinto q seria muito melhor se fossem duas obras distintas, até porque os outros contos são sim muito bem escritos, mas a incoerência temática me quebrou muito a expectativa e me arrastei pra terminar

Tainá 03/02/2023

Nunca fui fã de contos, mas alguns livros como esse até me dão vontade de ler mais deles. Os primeiros contos são os meus favoritos, os que envolvem terror psicológico, uma pitada de horror cósmico e ficção científica, mas cada um dele desperta uma curiosidade. Os amantes de Lovecraft, os quais não me incluo, provavelmente vão gostar desses.

etternal unrest 30/01/2023

Livro de doido (feito pra mim)
Esse livro é realmente amaldiçoado como falam.
Foi o que mais levou tempo pra Amazon me entregar, quase um mês.

Só consigo lembrar de como cada conto me deixou apreensivo nas últimas páginas, sempre com uma reviravolta que eu não esperava.
O livro também tem um cuidado na ambientação, sempre rica nos detalhes.
Muitas vezes, me sentia presente no cenário descrito.
Outro detalhe interessante é o próprio Rei de amarelo.
Por mais que ele não apareça de fato em momento algum do livro, ele se faz presente de forma fantasmagórica.
Quase como algo que não se pode ver, mas está sempre ali, observando o desenrolar dos acontecimentos.

Enfim, fiquei satisfeito com a obra, me recuperando ainda do final de "a máscara". ??

manjksu 09/01/2023

A leitura do livro não fluiu como eu esperava, há muitas referências que para compreender de modo efetivo as propostas delas, você precisa realizar leituras de outras obras. É fato que, o que encanta é a perspicácia do autor em trazer os detalhes da política e os cenários de várias épocas, conectando-os com a história. O terror, aflição e angústia que é prometido não chegou, em alguns momentos você se sente instigado, mas logo passa (o que eu achei péssimo, já que gostaria de uma tensão a mais na leitura), a narrativa é voltada para o narrador personagem o que faz, no contexto que o autor propõe, nos aproximarmos mais da história. Esperava algo agonizante, visto que Chambers é grande inspiração para grandes autores como: Neil Gaiman, Stephen King e Lovecraft, mas não deixou de ser impactante.

Marialba 03/01/2023

Livro denso
Eu adorei!
Leitura difícil e densa. Com muitas referências (as notas de rodapé ajudam) mas vc tem q ficar atento para outros detalhes não indicados. Enfim, achei uma leitura difícil, mas muito boa. O universo do rei amarelo realmente é fascinante. Entendi pq diversos autores se inspiraram aqui ... Confesso que a leitura mexeu comigo

Deza 03/01/2023

Nossa, mas esse livro é ruim com força. Fui numa espectativa tão alta, e no fim... Aí gente não recomendo.

Saturno0 29/12/2022

O rei de amarelo
Devo confessar minha ingenuidade ao pensar que leria um ensaio, mas na verdade são contos, (alguns interligados) com pequenas pitadas (mencionadas) sobre a peça O rei de amarelo.

Alguns gostei mais que outros, e outros eu não entendi direito o que estava acontecendo.

Mas não achei de todo ruim.

iihxing 26/12/2022

O Rei de Amarelo
Comecei esse livro há um tempo e demorei bastante para terminar, tenho a impressão de que, por ser um livro de contos, não tive tanto apego. Os contos são ótimos, principalmente os da primeira parte, que são mais puxados para uma fantasia.
Não acho um livro 5 estrelas, pois tem uma escrita difícil de entender e de se relacionar pessoalmente. Os contos, em sua maioria, utilizam os mesmos nomes de personagens e detalha muito os espaços, o que me confundiu as vezes.
Se você busca um livro de contos, esse é o seu livro, se você lê e dispersa fácil vai ter que fazer um esforço maior para acompanhá-lo.

SraLisStark 30/11/2022

Assustadoramente bom e reflexivo
O Rei amarelo

É uma coletânea organizada por Raphael Fernandes e foi publicada pela editora Draco, é inspirada pela obra de Chambers, mas não se engane, O Rei Amarelo não é uma adaptação e conta com histórias que causaram desconforto, medo e profunda reflexão.

A obra é um horror nacional de altíssima qualidade que viaja por diversas fontes e ainda sim ainda traz uma certa originalidade, com ótimos artistas que falam das diferentes formas de loucura, indo das mais levianas até as mais obscuras e decadentes.

Texto, arte e cor se mesclam de maneira única dando a história o tom certo, escondendo e trazendo à luz apenas o necessário. O amarelo presente nos contos fazem referência a insanidade, decadência e a desonra, além de referenciar o Rei e a sua influência sobre as pessoas.

O livro conta com 8 contos com diferentes autores e desenhistas e se adapta muito bem aos tempos modernos revelando as obscuridades humanas e as influências nefastas do mal.

Nat 27/11/2022

Livro muito bom! Os contos são todos envolventes e alguns ainda tem algumas ligações ou relações entre um e outro. As notas do tradutor também são muito boas, achei que ajudaram a entender algumas coisas, uma vez que estava tendo contato com o autor pela primeira vez.
Recomendo o livro para quem está buscando uma leitura para sair da zona de conforto.

Lethycia Dias 23/11/2022

Desperdício de tempo
Esse livro me foi apresentado como um clássico do terror, que supostamente teria influenciado vários autores influentes nos gêneros de terror e fantasia. Lembro de ter comprado influenciada por isso, mas a leitura me fez questionar todos os elogios a esse livro que eu já tinha visto, inclusive os blurbs da capa. Pra começar pelo fato de que a suposta "influência" do autor das obras de escritores que vieram depois é sustentada apenas por referências pontuais, como nomes de personagens e menções a lugares que são citados nesse livro, e que supostamente também são citações misteriosas de outras obras. Falarei sobre isso mais abaixo.
Uma boa parte dos contos desse livro é protagonizada por jovens artistas, o que a princípio pode parecer que constitui uma unidade temática, mas me pareceu apenas um recurso preguiçoso e pouco criativo. Várias das histórias contém cenas compostas pelo protagonista pintando ou mostrando sua obra para alguém, e várias vezes, durante a leitura, eu tive a impressão de estar relendo a mesma história.
O título "O rei de amarelo" se refere a um livro fictício criado para o universo narrativo do autor, que supostamente seria o responsável por despertar maldade e desgraças, trazendo coisas ruins para a vida de quem o lê. Isso por si só já me deixava muito curiosa, mas assim como no caso da profissão dos personagens, foi usado de forma preguiçosa. O livro é citado em várias das histórias como uma coisa terrível, uma peça odiosa com a qual seus personagens nunca deveriam ter tido contato, mas em nenhum momento se diz o que os personagens leram nesse livro ou por que isso é tão ruim e nem de que forma causou coisas tão horríveis nas vidas deles - e nem sabemos que coisas horríveis foram essas. Depois de duas repetições, disso, eu já estava cansada.
O livro é repleto de menções a nomes e lugares cuja compreensão escapa ao leitor e, segundo as notas de rodapé, poderiam ser referências a outros livros e textos, às quais se pode atribuir um ou outro significado que serviria como chave interpretativa para as histórias. Li as notas com atenção a cada menção de tais nomes, mas mesmo assim, ficava difícil atribuir os significados sugeridos. A ideia de funcionar como um quebra-cabeça que o leitor deveria decifrar aos poucos através de referências incompreensíveis pra qualquer pessoa que não tenha vivido no mesmo tempo que o autor e nem conhecido as mesmas pessoas que ele e consumido as mesmas obras que ele (nem todas elas sobrevivem como clássicos) ai ficando cada vez mais mal executada com o passar das páginas. Depois de chegar à metade do livro, eu já não via como uma coletânea de contos complexos e misteriosos, mas sim um conjunto histórias sem ritmo ou lógica e sem nenhum atrativo para conquistar a curiosidade ou a simpatia do leitor, com uma infinita repetição de nomes. Sim, porque além das referências misteriosas, o livro também repete nomes de personagens. Vários dos contos, embora se passem em lugares e tempos diferentes, têm personagens com os mesmos nomes, e as notas sugerem que podem ser as mesmas pessoas em diferentes fases da vida ou "diferentes universos". Ridículo. Era só preguiça mesmo.
Larguei esse livro em pouco mais de 60% e digo que foi uma perda de tempo. Nem sequer deveria ser considerado relevante.

site: https://amzn.to/3Vi2qe1
Bruno.Polimeni 03/12/2022minha estante
Concordo muito com a sua analise, li 3 contos e pensando em desistir da leitura

Videl 02/04/2023minha estante
Achei que só eu estava tendo problemas com as notas de rodapé, que não ajudam em quase nada... faltam 2 contos e certamente vou terminar a leitura na força do ódio

Anderson 10/11/2022

Muita propaganda, na contracapa, para um livro que é confuso. As histórias não convencem, não incomodam, não entregam o que promete a apresentação da obra.

Marcelo 08/11/2022

Interessante
Os contos são interessantes, mas não me cativaram. Acho que talvez precise fazer uma releitura no futuro, e aí consiga apreciar a obra. De qualquer forma não tem como considerar a obra ruim, pois os contos causam estranheza e isso por si só já entendo como um objetivo do autor que foi alcançado. Definitivamente é uma obra marcante.
Kleber.Tiago 08/11/2022minha estante
Ontem eu terminei de ler e gostei muitíssimo da primeira parte dos contos