O Rei de Amarelo

Airton Marinho
Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Fernando 24/07/2022

Se despeça da sua sanidade.
Os conceitos que cercam o Rei de Amarelo são tão ricos - e terríveis - quanto o universo lovecraftiano. Mas, se por um lado Chambers não expandiu o alcance de sua criação ao nível que merecia, por outro, os contos do Rei de Amarelo são suficientes para demonstrar a vitalidade criativa de seu autor.

Anderson 10/11/2022

Muita propaganda, na contracapa, para um livro que é confuso. As histórias não convencem, não incomodam, não entregam o que promete a apresentação da obra.

prof.vinic 16/04/2016

Faça o que fizer ... não leia o Rei de Amarelo (é o que diriam os personagens!)
O livro é dividido em duas partes bem distintas, embora seja uma divisão informal: uma totalmente fantasiosa (a primeira) e outra bem realística. O editor, utilizando de notas de roda pé, evidencia a divisão além de trazer algumas boas explicações sobre ela. O que é útil, pois o enredo é muito indireto. Por exemplo, o Rei de Amarelo é uma peça que não sabemos qual é de verdade, só percebemos o terror que ela cria nos personagens, o desespero que surge na cabeça de todos só ao mencionar a obra. Especialmente na seção fantasiosa. Já a parte realística é boa, mas a meu ver, deixa muito a desejar à primeira. Nesta, a ligação com o Rei é ainda mais indireta, beirando a forçação de barra! Em resumo, é um clássico da literatura terror, de boa qualidade e suspense subjetivo igual E. A. Poe e H. P. Lovecraft, vale a leitura com certeza.

Tainá 03/02/2023

Nunca fui fã de contos, mas alguns livros como esse até me dão vontade de ler mais deles. Os primeiros contos são os meus favoritos, os que envolvem terror psicológico, uma pitada de horror cósmico e ficção científica, mas cada um dele desperta uma curiosidade. Os amantes de Lovecraft, os quais não me incluo, provavelmente vão gostar desses.

Tauami 24/06/2016

A redescoberta ilustrada de Chambers.
O potencial nacional para o desenvolvimento de trabalhos de excepcional qualidade, em quaisquer ramos, muitas vezes é visto de modo receoso. O leitor brasileiro titubeia em pegar das prateleiras de uma livraria, locadora ou comic shop, composições pátrias. Uma possível justificativa para isso, seria o atraso das terras tupiniquins em chegar com trabalhos significativos em certas mídias. Coisa que, graças ao advento da internet, seu gigantesco poder de busca e sua capacidade de horizontalizar o conhecimento, tem sido remediada com a eclosão de excepcionais trabalhos artísticos criados, produzidos e finalizados por empresas brasileiras de diferentes portes.

Não posso dizer que também não vivencie essa parva dúvida à cerca do que se produz no Brasil. Mas esse pensamento tem se mostrado cada vez mais destoante da realidade. Realidade essa que me acariciou há pouco tempo com a HQ O Rei Amarelo em Quadrinhos, feita pela exponencial Editora Draco.

Sendo finalizada no final de 2015, O Rei Amarelo em Quadrinhos traz a redescoberta dos aterradores trabalhos de Robert W. Chambers, que envolvem uma misteriosa peça de teatro capaz de desencadear percepções além-mundo naqueles que a leem. Em 164 páginas, atravessamos oito histórias dotadas de uma originalidade que eu há muito não via. Todas muito bem casadas com uma arte sem igual. As releituras que esse quadrinho traz das obras de Chambers mesclam um terror crítico social e um horror cósmico.

Como exemplos das adaptações que veem em nosso cotidiano a matéria-prima do medo, temos “Fantasmas na Máquina”, uma narrativa onde acompanhamos uma modelo dependente de suas relações virtuais que em meio a sua rotina, transmitida quase em tempo real através de selfies e fotos de suas refeições, é convidada a participar de um gerenciador de redes sociais, a Carcosa-in. Logo adiante, “Maldita Rotina” conta a macabra desventura de um homem que, ao cuidar da falência de uma empresa, encontra um livro que quebra sua mente. Ainda nessa linha, na tragicomédia “Medíocre” presenciamos um crítico de literatura vislumbrar a sanidade das pessoas vir abaixo depois da leitura de uma inexpressível peça teatro.

Nos enredos voltados a pura forma do terror, encontramos em “A boneca” uma comunidade Amish, que tem seu líder aliciado a realizar um crime inominável, pelo bem de seu povo. Seguindo, passamos por “A Rainha de Amarelo”, que tem como protagonista ninguém menos que Edgar Allan Poe, sendo forçado a enfrentar seus temores mais profundos, desencadeando consequências impossíveis. “Caninos” tratará de uma conturbada relação entre duas irmãs, seus traumas causados pelo padrasto e seus vínculos com um culto misterioso. Por fim, tanto em “O Rei dos Ratos” como em “Taxidermia Anímica”, vemos como um abominável mundo ocre, visível apenas para os sensíveis a ele, influência o universo artístico humano.

As ilustrações de TODAS as histórias são excepcionais. Elas vão de traços precisos que distorcem a anatomia humana mediante o humor do enredo, passam pela complexidade das hachuras e do realismo para terminarem em um estilo cartunesco.

Concluindo, posso dizer que fui surpreendido por essa HQ e pelo potencial artístico brasileiro nos quadrinhos. Cada uma das oito histórias são como pequenos tesouros que esbanjam originalidade e estilo. Elas traduzem para os quadrinhos com perfeição a atmosfera aterrorizante que vemos na obra literária original “O Rei de Amarelo”. Mesmo que Robert W. Chambers tenha se bandeado para o lado comercial da literatura no auge de sua carreira, ele olha de Carcosa para essa obra e sorri, satisfeito, um sorriso amarelo.

site: https://101horrormovies.com
Matheus.Bueno 10/11/2016minha estante
Obrigado pela resenha, estou lendo o livro e gostaria de obter a HQ.

O Rei de Amarelo é uma redescoberta fascinante e os mistérios que o cercam tornam a leitura ainda mais envolvente. Estou até pensando em traçar conexões entre as diversas obras que abordam, direta e indiretamente, a "Mitologia Amarela".

Alex666Messias 29/06/2016

Sublime...
Poucos entenderão a forma sublime em que os contos são apresentados.
vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Danilo.Araujo 09/04/2020

Decepcionante
Como um grande fã de Lovecraft, sempre tive muita vontade de ler O Rei de Amarelo, e até a metade do livro era mais ou menos o que esperava. Contos sobrenaturais, um tom parecido com o de HP, coisas bizarras e inexplicáveis, etc. Até aí eu diria que é bom ou excelente, no meio do livro ele muda o tom, inicialmente alguns poemas, também ótimos, e na sequência algo realmente bizarro, três ou quatro contos chatíssimos! Um deles é até interessante, o resto são extremamente arrastados, desinteressantes, cheios de detalhes que não levam a lugar algum, todos com um fundo romântico arcaico e bem bobinho... Leiam só até os poemas, o resto é completamente descartável.

Simone.GAndrade 26/07/2017

O livro amarelo
O Rei de Amarelo escrito em 1895 por Robert W. Chambers, trás uma coletânea de 10 contos que se mesclam no decorrer da leitura, contos curiosos que aguçam a curiosidade de quem os leem. Esses contos são baseados em uma peça fictícia chamada O Rei de Amarelo e tem toda uma áurea de suspense e acontecimentos obscuros que se infligiram sobre pessoas que o leram, tragédias como mortes, suicídios, acidentes e etc, só que nos contos em si não trazem o conteúdo na íntegra da tal peça, apenas trechos, o que talvez acabe por decepcionar alguns leitores na expectativa de encontrar a peça real. Gostei bastaste da introdução do livro onde o escritor e jornalista Carlos Orsi trás uma explicação sucinta, além das notas explicativas no final de cada conto que ambienta o leitor trazendo uma compreensão mais aprofundada dos contos em si, lembrando que os contos do século passado tem uma dimensão, uma ideia de horror diferente dos dias atuais, todo o contexto daquela época deve se levada em consideração, outro fator interessante e positivo na minha opinião são as informações de outros textos e autores que serviram de influência na escrita destes contos por Chambers, (Edgar Allan Poe, Ambrose Bierce, Omar Khayyam, Oscar Wilde, Charles Baudelaire entre outros), sendo um conteúdo interessante pesquisar após a leitura destes contos específicos, além disso é bem curioso os contos, e tem toda uma mitologia criada nesse universo criado ou aproveitado por Chambers, e quais seriam suas verdadeiras intenções e os verdadeiros significados de seus textos. Nesta edição da editora Intrínseca os quatros primeiros contos fazem parte da mitologia amarela, que dão nome ao livro, e depois temos dois contos de transição e no final os últimos quatro contos que podem ser considerados autobiográficos por caracterizarem passagens da vida do autor na época que era estudante de Belas-Artes em Paris. Em todos os contos o leitor ira se deparar com personagens citados em contos anteriores, conectados de uma forma ou outra, tornando a leitura proveitosa e a busca de ligações satisfatória. Então fica a dica de uma boa leitura.

Julia 29/08/2017

Juntos em Carcosa
Publicado em 1895, Chambers (1865 - 1933) brinca com a lucidez de seus personagens envoltos no terror causado por uma peça teatral. Eu realmente achei que o livro teria entre seus capítulos, a peça fictícia inteira para o leitor. Mas, quando li a excelente introdução escrita pelo escritor e jornalista Carlos Orsi, confesso que fiquei ainda mais intrigada, compreendi a história do livro, conheci melhor o autor, a época em que o livro foi escrito e a influência que ele teve em diversos autores posteriores.

site: http://www.oclubedameianoite.com/2017/08/resenha-o-rei-de-amarelo-robert-w.html

Evandro.Junior 30/04/2020

Espectativas, um perigo inerente a nós leitores.
Vou admitir que, esperava mais, muito mais do livro, mas talvez tenha sido culpa minha ter criado muitas espectativas.
Para os fãs mais entendidos do que eu, talvez gostem e apreciem a leitura.

Não é porque eu não gostei
, que o livro seja ruim.

04/11/2020

Recomendo
Boas ilustrações e histórias para quem gosta de horror e procura algo para ler.

Gasbrielito 04/09/2022

Meu ponto de vista com a leitura do: O Rei Amarelo
O primeiro contato que tive sobre os contos de Rei Amarelo, foi com os quadrinhos da Drako sobre que aborda mais contos de escritores nacionais sobre pessoas que tiveram contato com o Rei amarelo e sua obra. O quadrinho me instigou muito para ler o livro oficial sobre a real história do Rei amarelo, então comprei o livro o mais rápido possível e comecei a ler logo quando chegou.
Única coisa ruim do livro que não gostei, é o seu primeiro capítulo que fala sobre como o cara que trouxe esse livro para o brasil e é um gênio e se gaba por isso num ponto que chega ficar irritante. Se eu soubesse disso, teria pegado a versão da Intrínseca, porem sei que as escolhas de contos são as mesmas então nao muda muito a história e a experiências.
Esse foi o primeiro livro que eu li depois de muito tempo e não tenho costume de ler, então não tirei muito proveito da leitura pela fato de ser meio pesada (pelo menos para mim foi, já que não tenho costume de ler) então recomando super para quem já está acostumado a ler e gosta de coisas de terror/horror, porem se você esta começando agora A LER, nao recomendando para começar pois tive muita dificuldade.
Está na minha lista para ler de novo e conseguir tirar o máximo de proveito da leitura e espero poderm refazer minha review melhor falando sobre a história em si.

CB 23/07/2020

Delícia amarela
Cara quando eu comprei este livro tinha diversas expectativas e te digo ele não atendeu nenhuma. Espera uma historia de horror normal, me foi entregue algo espetacular, em especial a última frase do conto "no pátio do dragão", da arrepios até hoje. Esperava contos chatos da segunda metade [fase mais realista], e adorei cada um deles, muito mesmo. Achei que fosse me perder com referências mas estas foram devidamente "asteriscadas" e postas em nota de rodapé. Cara que livro. Não se amedronte pelas reviews [tem gente que arranca os cabelos pelos contos realistas] Dê uma chance ao Rei de amarelo

iihxing 26/12/2022

O Rei de Amarelo
Comecei esse livro há um tempo e demorei bastante para terminar, tenho a impressão de que, por ser um livro de contos, não tive tanto apego. Os contos são ótimos, principalmente os da primeira parte, que são mais puxados para uma fantasia.
Não acho um livro 5 estrelas, pois tem uma escrita difícil de entender e de se relacionar pessoalmente. Os contos, em sua maioria, utilizam os mesmos nomes de personagens e detalha muito os espaços, o que me confundiu as vezes.
Se você busca um livro de contos, esse é o seu livro, se você lê e dispersa fácil vai ter que fazer um esforço maior para acompanhá-lo.

Mirele 21/10/2022

Eu acho que a nota final mesmo fica aí em 3,75-3,7, mas não rola dar nota tão quebrada né? No geral, é uma experiência legal, mas um pouco lenta.