Diário de um Banana

Diário de um Banana Jeff Kinney

Resenhas - Diário de Um Banana: Maré de Azar

emmanuel_arankar 31/10/2023

"Diário de um Banana 8" de Jeff Kinney

"Diário de um Banana 8: Maré de Azar" é uma adição incrivelmente divertida e perspicaz à já renomada série de livros escrita por Jeff Kinney. Como fãs dedicados de Greg Heffley, embarcamos em mais uma aventura cômica e emocionante, acompanhando as desventuras desse protagonista cativante.

Desde o início, a série "Diário de um Banana" tem sido uma companhia constante para leitores de todas as idades. Para mim, a jornada começou há mais de quatro anos, quando uma colega na escola me apresentou o primeiro livro da série. Foi amor à primeira leitura. Desde aquele dia, Greg, Rowley e toda a turma se tornaram parte da minha vida literária. Tenho a coleção completa desses livros e, frequentemente, compartilho minhas experiências e opiniões sobre eles no meu perfil literário, @ummeninoleitor.

"Maré de Azar" não foi exceção. Com grande entusiasmo, mergulhei nas páginas deste oitavo volume e fiquei extremamente satisfeito. A trama, como de costume, é narrada pelo carismático Greg Heffley, que continua seu relato em formato de diário. Essa abordagem permite uma conexão profunda com os pensamentos, sentimentos e peripécias do protagonista, tornando a leitura uma experiência envolvente.

A narrativa de Jeff Kinney é verdadeiramente notável. Seu estilo de escrita é perspicaz, repleto de humor e situações do cotidiano que todos nós já vivenciamos em algum momento. O autor tem o dom de transformar as experiências comuns da vida em fonte inesgotável de diversão. Ele nos cativa com uma trama que flui de forma excepcional, mantendo o leitor ansioso por mais a cada página.

Uma característica marcante da série "Diário de um Banana" é a capacidade de criar empatia com o leitor. Greg é um personagem que muitos de nós podem se identificar, e seus altos e baixos na escola e em casa são como um espelho que reflete nossas próprias experiências. Neste oitavo livro, Greg se depara com um dilema com o qual muitos adolescentes podem se relacionar: a mudança no relacionamento com seu melhor amigo.

A trama se desenvolve quando Rowley Jefferson, o fiel parceiro de Greg em suas travessuras, começa a namorar Abigail, uma garota que entra em suas vidas e traz uma série de mudanças. Greg se sente deixado de lado, enquanto seu amigo se dedica cada vez mais ao novo relacionamento. Esse é um dos pontos-chave do livro, pois explora as complexidades das amizades na adolescência, os ciúmes e a necessidade de adaptação.

Como resultado, Greg decide embarcar em uma busca por novas amizades, mas descobre que fazer novos amigos na escola não é tão fácil quanto imaginava. Ele se encontra na companhia de colegas inusitados, mas essas novas relações não conseguem preencher o vazio deixado pela separação de Rowley. Isso o leva a uma jornada de autodescoberta e reflexão sobre a importância da amizade verdadeira.

Em meio a essa busca por amizades e aventuras, Greg encontra algo inesperado que muda o rumo de sua história. Uma bola de sinuca mágica, conhecida como "bola oito", torna-se seu novo e peculiar melhor amigo. Essa bola mágica responde a todas as perguntas que Greg lhe faz, levando-o a tomar decisões com base em suas respostas. No entanto, as consequências dessas decisões guiadas pela bola o levam a uma série de situações hilárias e, ao mesmo tempo, desastrosas.

Essa reviravolta na história destaca como a série "Diário de um Banana" consegue introduzir elementos inovadores e surpreendentes em meio à sua fórmula de sucesso. Jeff Kinney demonstra sua habilidade em criar tramas que misturam humor e lições valiosas sobre a vida, tudo envolto em uma narrativa envolvente.

Além da narrativa brilhante, a edição do livro merece elogios. Com sua capa dura atraente e a diagramação impecável, o livro é uma obra de arte em si. Os desenhos e ilustrações que acompanham a história contribuem para a compreensão do enredo e acrescentam um toque especial à experiência de leitura. A tradução para o português mantém a clareza e o humor presentes no texto original, tornando-o acessível a um público amplo.

"Maré de Azar" é um livro que agrada leitores de todas as idades. Sua abordagem única, misturando comédia, situações cotidianas e mensagens importantes sobre amizade e autenticidade, o torna uma leitura valiosa. Embora não seja um livro que "marque a vida" de alguém no sentido convencional, ele oferece algo igualmente precioso: diversão, entretenimento e a oportunidade de refletir sobre nossas próprias amizades e escolhas.

A série "Diário de um Banana" continua a encantar os leitores com suas histórias cativantes e personagens memoráveis. Jeff Kinney conquistou um lugar especial na literatura infantojuvenil, e "Maré de Azar" é mais uma prova de seu talento e criatividade. Recomendo este livro a todos que buscam uma leitura leve, engraçada e repleta de aprendizado, não importando a idade. Afinal, como Greg Heffley nos ensina, a vida é cheia de surpresas e reviravoltas, e o importante é seguir em frente, mesmo que seja em uma tarefa difícil.

Anna 31/10/2023

Li em um dia. Escrita simples, fácil e rápida, sempre me ajuda a sair das ressacas literárias. Para quem está começando a ler é um ótimo livro.

Stepolydoro 29/10/2023

Cada livro novo da vontade de chutar a bunda do Greg mas ainda muitas passagens engraçadas no meio do livro

Ellen343 23/10/2023

Muito divertido, me lembra como os problemas de infância são bobos, porém cheios de dramas grandiosos.

Sophia490 08/10/2023

Maré de azar
Eu acho que o livro desta vez pegou para um lado mais sentimental do greg e claro as histórias que tiveram nele foram ótimas mas poderia como sempre ter mais coisas sobre certas partes.

Kelrygg 28/09/2023

Gostei li a um tempo ent nao lembro
. ?????????????????
..????????
.?
.^uU4V-_.>(?

.?

Beatriz 26/09/2023

Esse, até agora, é o melhor!
Como em todos os livros, ele sempre tem seus momentos de glória e seus momentos de sufoco!
Alguns problemas são com familiares, brigas bobas com Rowley, etc! Mas dessa vez a pior coisa que aconteceu foi com sua amizade de muito tempo! Ficou afastado, se sentiu excluído e deixado de lado (por causa de uma menina) e muitas outras coisas!
Mas, pelo menos o final foi feliz e com uma grande lição: amizades vem e vão, mas temos que cuidar das que vieram!

@dessa_carine 24/09/2023

Um bom livro para novos amigos da leitura, meus alunos no estágio amaram e assim ficou fácil de introduzir a leitura para eles.

0flwernay 16/09/2023

Não vou fazer uma resenha como as outras pq nunca tenho muito a falar sobre diários, então não liguem.

Depois de Rowley começa a namorar, Greg ficou totalmente sozinho. Mas depois de uma reunião de páscoa da família de sua mãe, ele achou uma bola que respondia perguntas com sim ou não. Então começou a usar ela pra tudo. Desde as decisões pequenas do dia a dia até decisões importantes. No final ele acaba percebendo que não deve usar a bola para decisões importantes pq ele tem que saber decidir as coisas e tals.

Eu estava com muita saudade de ler a coleção pq são livros leves que se lê em menos de um dia se você tiver tempo.

Ao menos essa resenha eu consegui fazer sem spoilers, mas enfim.

TamyrisL 11/09/2023

Como o Greg pode reclamar tanto das coisas que a namorada do Rowlley faz, sendo que ele faz igual ou pior kkk mas , em uma coisa ele ta certo " Enquanto você se esforça pra conseguir as coisas, sempre vai ter alguém se dando bem sem precisar fazer nada" , eu te entendo Greg.

Eu amo Diário de um Banana, é meu livro conforto, quando eu tô triste ou passando por algo difícil , sempre leio ou releio algum, me garante boas risadas.
www.alanna 11/09/2023minha estante
Eu amo diario de um banana também, é minha série de livros favorita????

Enzo !! 26/08/2023

Tá mais pra maré de sorte.
Pra mim, encontrar uma bola mágica e refazer amizade com seu melhor amigo, não é azar não, é um livro divertido, pra qualquer idade e que todos conseguem entender a história.

Stefani 24/08/2023

Esse livro me ensinou uma lição muito importante. Como escreveu Jeff Kinney: ?enquanto você se esforçar para conseguir as coisas, sempre vai ter alguém se dando bem sem precisar fazer nada.?

Jubis1910 22/08/2023

O Diário de um banana
Quando era melhor nunca li nenhum livro da série ?O Diário de um Banana?. Ontem, meu amigo me emprestou esse livro e decidi dar uma chance.
É uma leitura bem levinha e fluída, indicada para crianças. Como não sou o público desse livro, não aproveitei tanto quando poderia se tivesse lido mais nova, porém é divertido.

CecAlia20 19/08/2023

Azar? Eu achei sorte
Esse foi, até agora, o meu livro favorito dessa "saga".

O nome é "Maré de Azar", mas, na minha opinião, o Greg foi muito sortudo nesse livro.
Sério, quem reata uma amizade de tempos e ainda acha um anel de diamante no quintal da casa, em um livro que a vida está de pernas pro ar?

Talvez daqui pra frente a vida dele mude, ele fique mais sortudo e responsável??