De que é feito o Universo?

De que é feito o Universo? Richard Panek

Resenhas - De Que é Feito o Universo?

Marcelo Purificação 01/09/2020

Interessante
É um livro muito interessante... É a história da cosmologia, de como um área de conhecimento se torna uma ciência... É bastante interessante..

Ricardo 20/09/2020

O avançar do conhecimento em perceptiva histórica.
O desenvolvimento do conhecimento cientifico consiste em vencer diversos desafios. Além de saber o que se procura (a pergunta) e como achar (o método), deve-se lidar com questões como política, competição entre instituições, entre indivíduos.
Nas escolas conhecimento científico é apresentado como algo concluído, ignoramos na hora de ensinar como chegamos ao conhecimento já estabelecido. Essa leitura oferecerá um pouco da complexidade científica necessária para chegar a conclusões cada vez menos erradas, mais próximas da realidade, já que a ciência sempre busca questionar seus modelos e adaptá-los, refiná-los.
Não gostei muito da estrutura. há um "sabor de documentário", meio "tenso e dramático", "narrativo épico" que não gosto. Particularidade minha.
Mas recomendo muito para quem deseja se aprofundar ou começar a conhecer uma parte fascinante da ciência, o estudo do universo.

Jhuldy 06/03/2021

Nem técnico, nem lúdico demais
O livro apresenta uma linguagem fácil e bem explicativa com um toque de humor. Para os amantes da astronomia e da ciência em geral, é um enredo muito interessante, pois aborda várias histórias acerca do desenvolvimento das descobertas astronômicas.
Além das descobertas científicas em si, há também histórias de vida interessantíssimas dos próprios estudiosos, como a de Vera Rubin que até conseguir seu prestígio no ramo das ciências, precisou passar por muitas dificuldades, dentre elas, a descrença na sua capacidade como cientista.
As disputas entre físicos e astronômos, as dificuldades das equipes em conseguir tempo nos telescópios e etc recheiam este livro e dão um ar de "por trás das câmeras" que, por vezes, pode ser interessante e em outras, entediante. Mesmo assim, recomendo e leria outra vez.

Daniel Sampaio 01/06/2014

Resposta provisória ao título do Livro: 4.56% de matéria bariônica (bárions e férmions) - 95.44 % de ???
O livro é uma ótima referência histórica, que coloca na linha do tempo as principais pesquisas astronômicas, cosmológicas e astrofísicas envolvidas na determinação/comprovação da expansão no Universo e da busca de um alinhamento entre observação e modelagem matemática/computacional, de modo que a Cosmologia pôde sair do terreno da Metafísica para uma Física embasada em observação e medição com o respectivo modelamento não dissociado da observação. Pela grande quantidade de pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos no processo de busca de ômega e outros valores notórios para a Cosmologia, o texto em alguns momentos se tornou um pouco cansativo e redundante, porém, considerando-o um texto biográfico da Matéria e Energia Escuras, vale o esforço.

Challis 23/06/2014

Através de um pesquisa impecável, baseada em diversas entrevistas com os principais cientistas que contribuíram com a descoberta, citando desde acontecimentos importantes até uma "simples" troca de emails, Panek reconstrói com clareza e proximidade os principais passos da Cosmologia Moderna.

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/06/resenha-de-que-e-feito-o-universo-de.html

Inlectus 25/10/2014

Bom.
Guerra de concepções.

Bertelli 28/03/2017

Para conhecer a história de Hubble
Esse livro é interessante porque conta a busca da comunidade científica, a nivel mundial, para tentar descobrir, observar, palpar, quantificar, qualificar ou qualquer coisa que tangencie o conhecimento sobre a matéria escura ou energia escura. E como plano de fundo conta a história de Hubble e sua busca para construir telescópios mais potentes e novas formas de observações astronômicas, e todo o seu esforço em sincronizar as mais novas tecnologias de sistemas com os melhores materiais com o melhor local no mundo para se construir o telescópio ideal. Um livro muito legal para quem quer saber um pouco mais sobre de que é feito o universo e sobre esse astrônomo incrível que foi Hubble.