Mulheres de Papel

Mulheres de Papel Luis Filipe Ribeiro

Resenhas - Mulheres de Papel

TÁSSIA ROCHELLI 26/06/2014

Mulheres de Papel
Luis Filipe Ribeiro vem nos trazer reflexões acerca de dois grandes romancistas brasileiros: José de Alencar e Machado de Assis.
Em suas observações, traça de forma inteligente, o caminho percorrido pelas principais personagens femininas desses autores. São mulheres diversas que compõem os romances mais famosos destes tão renomados romancistas.
José de Alencar nos traz mulheres heroicizadas, belas fisicamente, e com uma vida financeira favorável. Escreve romances mostrando a elite carioca, uma visão particular do autor, já que este nascera em meio ao ciclo social privilegiado.
Já Machado de Assis se contrapõe, pois escreve sobre personagens comuns, aproximando-as as mulheres do dia a dia, seres humanos cheios de falhas. Não trata de mulheres perfeitas, mas de adúlteras, dissimuladas, interesseiras. A maioria de suas tramas tratam de pessoas simples, funcionários públicos, trabalhadores, e mulheres que desejam ascender socialmente através do casamento. Não escreve com o objetivo de punir o mundo, mas fazer com que o leitor reflita sobre as coisas impostas pela sociedade.

Uma boa pedida! Recomendo!!!