A Maravilhosa Terra de Oz

A Maravilhosa Terra de Oz L. Frank Baum

Resenhas - A Maravilhosa Terra de Oz

Eduarda513 07/07/2021

Perfeito
Ele tem uma ótima descrição de ambiente e sensações...
Perfeito para quem quer começar a ler livros mais grossinhos.
Tem pouquíssimas imagens entre os capítulos, que para pessoas como eu, que tem um pouco de dificuldade pra criar os personagens, de acordo com a descrição, é perfeito.

Sanoli 14/11/2015

Em uma frase...
O primeiro personagem transgênero da literatura infantil!
[Leia nosso blog!]

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/11/a-maravilhosa-terra-de-oz.html
Jonathas 15/11/2015minha estante
Cadê o aviso de spoiler na resenha?

Sanoli 17/11/2015minha estante
Ups! Foi mal!

Marcos 27/02/2015

[RESENHA] O Maravilhoso Mágico de Oz e A Maravilhosa Terra de Oz (Mundo de Oz #1 e #2) L. Frank Baum
A primeira vez que li O Mágico de Oz fiquei completamente encantado com a história e ela logo se tornou meu clássico infantil favorito. Sempre soube das adaptações para o cinema, principalmente a de 1939, mas nunca tinha assistido a nenhuma delas. Quando uma nova adaptação foi lançada,em 2013 pela Disney, eu descobri que O Mágico de Oz era uma série de livros e não um livro único. Fiquei surpreendido e quando fui buscar as edições em português, descobri que, à exceção do primeiro livro, elas nunca tinham sido traduzidas integralmente no Brasil. Posteriormente, em 2014, a Vermelho Marinho iniciou um projeto de traduzir os 14 títulos. Os dois exemplares resenhados aqui são os primeiros lançados. O terceiro, Ozma de Oz, também já foi lançado.

A história de O Maravilhoso Mágico de Oz já é bastante conhecida, mas não custa nada relembrá-la para quem ainda não conhece: Dorothy é uma menina que mora com os avós no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos. Um dia, durante um grande furacão que se aproxima, a fazenda onde mora acaba voando e caindo em um local completamente fantástico. Dorothy, junto com seu fiel escudeiro, seu cãozinho Totó, descobre que está em Oz e que a casa onde estava caiu em cima da Bruxa Má do Leste. Por isso, os Muchkins, como são chamados a população do local, lhe são muito gratos. Ao conversar com a Bruxa Boa do Norte, ela descobre que tem a missão de matar a Bruxa Má do Oeste para que todo o território fique em paz. Para isso ela terá que encontrar com Oz, o mágico poderoso que governa o local. Seguindo a estrada de tijolos amarelos, Dorothy calçará seus sapatos prateados e encontrará em seu caminho amigos que lhe ajudarão na sua jornada: um Espantalho que quer ser inteligente e ganhar um cérebro, um Homem-de-Lata que almeja ter um coração e um Leão covarde que deseja ter coragem.

Eu sou completamente apaixonado por esse livro, então meus excessos de elogios serão suspeitos rs. Mas ele é de uma leitura incrível. A maneira como o autor aborda os sentimentos dos personagens e trabalha isso numa dimensão incrível é sensacional. Além disso, todo o universo construído é esplendido. As diferenças entre cada povo de cada região de Oz, a junção de todos eles na Cidade das Esmeraldas, os conceitos envolvidos em cada elemento utilizado na narrativa, enfim, tudo muito bem escrito.

No segundo livro da série, temos a história de Tip, um jovem órfão que vive com uma bruxa má e fedorenta desde que seus pais morreram. Mombi, como é chamada, sempre usou poderes sobrenaturais para conseguir o que quer. Um belo dia, ele resolve criar um boneco feito com gravetos, uma abóbora e roupas velhas, para assustá-la. Porém, ao perceber a travessura, Mombi encanta o boneco, lhe dando vida. Além disso, a bruxa amaldiçoa os dois e promete matá-los. Eles partem para Cidade das Esmeraldas, afim de que Oz os ajude. Lá ele encontra um velho conhecido governando o local. O país está em guerra e logo os dois se unirão a velhos e novos personagens para tentar restaurar a paz e destruir Mombi de vez.

Também gostei bastante da história desse segundo livro. A aventura é similar a do primeiro, mas os conflitos são outros e tomam proporções muito maiores. O uso de personagens do primeiro livro (não direi quais para não dar spoiler) foi algo muito legal. Poder rever seus personagens favoritos da série é sempre sensacional. Gostei muito do desfecho do protagonista e da cena de sua redescoberta. Incrível como a narrativa do Baum não muda e mantém a leitura deliciosa.

As capas de cada livro tem a cor predominante da região em que a maior parte da história se passa. Por exemplo, o primeiro livro tem a cor verde por se passar na Cidade das Esmeraldas, onde tudo é verde (por conta dos óculos usados por quem lá entra) e o segundo tem a cor roxa por se passar no domínio dos Gillikins, no norte. Ambos os livros apresentam ilustrações com traços de mangá, feitas por Dandi. Elas casam bem com o texto e formam uma boa interação.
Nem preciso dizer que recomendo muitíssimo essa série. Se você nunca leu Oz, não sabe o que está perdendo. E se leu o primeiro livro e gostou, se joga na continuação pois Oz nunca é demais! =D

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/02/resenha-o-maravilhoso-magico-de-oz-e.html

William 15/02/2020

Uma história simples que se torna incrível.
Uma história que no inicio parece ser simples, mas que no final acaba se tornando incrível. O escritor consegue retratar o sexo feminino com muito humor, mas no entre linhas reflete uma época em que as mulheres lutavam pela emancipação, porém ao mesmo tempo, segundo Ana Lúcia Merege, no posfácio, elas se viam (e eram vistas) como responsáveis pelo funcionamento do lar e pelos cuidados com a família. Quem leu o Mágico de Oz e gostou, com certeza vai gostar desse livro também. Recomendo a todos amantes de histórias de fantasia.

Maria Paula 12/01/2022

O livro traz novos personagens nesse retorno à Oz, e expande a já icônica terra mágica, em um ritmo leve e descontraído e batalhas contra a tirania.

Fernanda 08/12/2014

Resenha: A maravilhosa terra de Oz
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/12/resenha-maravilhosa-terra-de-oz-lyman.html