A Mulher Enjaulada

A Mulher Enjaulada Jussi Adler-Olsen

Resenhas - A Mulher Enjaulada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol Nery 31/03/2020

Realmente o que falam dele
Uma história que espera há mais de um ano na minha TBR, e minha expectativa sempre teve lá em cima por causa das recomendações de gente que entende do assunto.
Ok! Ansiosa estava e finalmente chegou o momento onde conheci a história que, não tinha nada do que eu supôs inicialmente só olhando a capa.
Adorei o desenvolvimento das personagens principais. Gostei das histórias entrelaçadas e do resultado disso tudo quando chegou o grande final.
Emocionante é o que tenho pra hoje.
Leiam! E que venha o próximo.
Lucia.Ferreira 18/05/2020minha estante
Esse livro pra mim é perfeito. Personagens bem desenhados, a trama bem amarrada, que vai crescendo, crescendo e o final chega da agonia na gente. Uma escrita crua, sem enrolação. Vc percebe que o autor vai tirando leite de pedra. Qdo a gente vê uma porta fechada, aparece uma fresta de janela. É demais esse livro. Eu amei.

Carol Nery 18/05/2020minha estante
Ah, Ana querida. Falei de você ali na Mini resenha. Você é o alguém que entende do assunto. hahahhaa Amo suas indicações. Sempre valem à pena.

Cristiane 05/04/2021

A mulher enjaulada
Merete foi sequestrada a cinco anos, seu caso foi arquivado e ela foi considerada morta. Carl foi analisar uma cena de crime horripilante, ele, Anker e Hardy são pegos de surpresa pelo assassino. Hardy fica tetraplégico e Anker morre. Depois de sua licença, Carl retorna ao seu trabalho na polícia, causando uma tremenda confusão. Seu chefe encontra uma solução: transforma Carl no chefe do Departamento Q. O departamento funciona nos porões da delegacia, e deverá resolver casos arquivados de toda Dinamarca, é nesta circunstâncias que Carl e seu misterioso colega Assad tomarão conhecimento do desaparecimento de Merete e de quebra ajudarão a solucionar outros crimes. Gostaria de poder ler os três livros desta série e outros deste autor Jussi Adler-Olsen mas não estão editados em português aqui no Brasil. A editora Record poderia quebrar esta... Leitura eletrizante.

Geórgea 08/07/2020

A mulher enjaulada
Em 2002, a jovem Merete Lynggaard está com a carreira política em ascensão. Em meio a cenários políticos de intrigas e mentiras, ela se destaca por ser inteligente, humana e muito diplomática. Por isso, quando ela some de maneira misteriosa em um cruzeiro, muitos suspeitos são cogitados. No entanto, apesar de diversas buscas, ela nunca foi encontrada – viva ou morta.

“Ela se distanciava das pessoas de sua vida, fechando-se em si mesma.”

Uma mulher que levava uma vida misteriosa, sem se envolver com ninguém, mantendo todos afastados. Enquanto sua carreira e vida pessoal são especuladas pelos jornais, sentimos que Merete esconde um segredo. Seria esse segredo o responsável pelo seu sumiço?

Alguns anos após esse caso ser arquivado, o detetive Carl Mørck – que possui diversos problemas familiares e com o trabalho – é designado como responsável pelo recém criado Departamento Q. Essa seção é responsável por reabrir casos não solucionados e descobrir o que de fato aconteceu. Um dos casos que caem em suas mãos é o de Merete, que permanece até o momento sem conclusão. Caberá a ele, com todas as limitações e falta de pistas, descobrir o que aconteceu. Contando com o auxílio de seu assistente Assad, eles descobrirão no passado dessa mulher a resposta para suas dúvidas.

Minha Opinião

Como fã de livros de suspense policial, adoro uma investigação sem solução. Este livro foi indicação de uma amiga que também adora o gênero, por isso, já fui com a certeza que encontraria algo muito interessante. A trama é bem estruturada, escrita e amarrada. No entanto, em 40% do livro, eu já havia “desvendado o mistério”. Para aqueles que estão acostumados com esse tipo de narrativa, não será muito difícil matar a charada depois de algumas pistas. Mesmo assim, a história é uma ótima pedida para os fãs do gênero, principalmente para aqueles que estão começando a se aventurar nesse mundo.

Carl é uma pessoa peculiar. Não consegui me conectar com ele em nenhum momento. Um detetive que já teve muito sucesso e empatia, mas que com o tempo ficou “endurecido” com o trabalho e as situações encontradas. Ele não é bem visto pelos seus colegas e chefes, sua vida familiar é completamente conturbada e, recentemente, ele passou por problemas sérios em um dos seus últimos casos. Por isso, a construção do personagem, durante a narrativa, nos revela um pouquinho mais de humanidade. Embora eu não tenha criado simpatia por ele durante a jornada.

Do lado oposto, Merete é a queridinha da imprensa. Ela tinha um futuro glorioso, cheio de conquistas, mas também despertava inveja e raiva entre as pessoas. Só isso nos faz perceber que muitos poderiam desejar o seu desaparecimento. Desde o começo sabemos que ela esconde um segredo em sua vida pessoal, algo que nem os jornalistas mais empenhados conseguem desvendar. Conforme avançamos no livro, compreendemos seu passado e o que a levou até ali. Suas revelações são bem impactantes, embora não sejam tão originais.

“Seus músculos se contraíram e a pele ficou úmida. Ela teria apenas uma chance de escapar dali.”

O novo departamento criado, nos faz perceber que alguém quer Carl bem longe de certos casos. Além de já estar fadado ao fracasso, com pouca verba, apenas dois funcionários e uma centena de casos sem solução, nos mostrando que a influência de certos personagens pode ser perigosa. Política e polícia andam lado a lado para confundir algumas situações e manter a população alheia a certos fatos.

Esse é outro ponto muito importante. O jogo de poder. Percebemos pelos diálogos grandes críticas e alfinetadas nos políticos, na esquerda e na direita, no que eles fazem para conseguir votos. Salientando, como sempre, o quanto o dinheiro pode comprar tudo. Muitos nomes passarão durante a narrativa, por isso, não se surpreenda se ficar perdido em alguns momentos. Além disso, por serem nomes diferentes do que estamos acostumados, fica mais difícil guardar todas as descrições e fatos importantes.

“Ela sabia que um dia acabaria enlouquecendo. E essa seria a maneira de se libertas dos pensamentos sombrios que povoaram sua cabeça e contra os quais travava uma dura batalha. No entanto, ainda não se sentia preparada para essa realidade inevitável.”

Mas e a mulher enjaulada do título? Essa mulher misteriosa, que vive em condições desumanas e deploráveis aparecerá em diversos momentos da narrativa. Por que ela está lá? Quem ela é? Acho que você já imagina. Aos poucos você juntará os pedaços e entenderá pequenos detalhes que pareciam não fazer sentido até então.

Os capítulos são curtos, mas a narrativa é rápida. Ficamos indo e voltando de 2002 para 2007. Aos poucos juntamos os pedaços dessa estranha história, no entanto, algumas situações que levaram a descoberta do mistério me deixaram um pouco incomodada. É um livro ruim? Não. Poderia ser melhor? Sim. Entretanto, vale a leitura.

site: https://resenhandosonhos.com/a-mulher-enjaulada-jussi-adler-olsen/

Nessa_Abr 07/12/2023

Quero começar dizendo que não é uma leitura fácil. Tanto pela parte psicológica já que tem passagens que contêm tortura dos mais variados tipos, como também pelo fato de que a leitura inicial não é rápida e fluída como costumo ler, neste caso a leitura demorou bastante para se desenvolver, então quem quiser ler deve estar ciente de que inicialmente tudo é um pouco parado até ir se contextualizando.
Foi um bom suspense, com uma reviravolta como em todas as histórias de suspense e mais uma vez eu não tinha descoberto o culpado antes de isso ser gradualmente revelado no decorrer da história.
Achei todo o livro bem criativo, mas também bem técnico em relação a algumas coisas, a ambientação criada pelo autor dá arrepios e a forma como ele te faz entrar na história é interessante e causa incômodos psicológicos, ter criado tudo isso é impressionante. Nisso também entra a parte totalmente técnica sobre o ambiente, o que torna tudo bem interessante, por ser com dados reais.
Me afetuei aos personagens até certo ponto, Carl é um personagem bem construído, o típico policial que acabou de passar por um trauma durante o trabalho, gostei de ver ele voltando aos eixos aos poucos. Merete é forte e corajosa, além de obstinada, o que me deixou orgulhosa dela durante o livro todo. Também criei certo carinho por Uffe e Assad.
No final, nas 2 últimas páginas, me emocionei , o epílogo é simplesmente ótimo  e deu umótimo fechamento a tudo.

Recomendo.
Silvgj5 07/12/2023minha estante
Gostei da sua resenha, vou adicionar no meu carrinho para próxima leitura ?

Erick 06/06/2020

Um dos melhores trilhers que li esse ano.

Yasmin 23/11/2020

Li esse livro porque minha mãe havia dito que o plot twist final era surpreendente, e porque ela me garantiu que não era uma história muito violenta. Apesar de eu discordar dessas duas opiniões, agora que terminei de lê-lo, considero que foi uma leitura bem interessante.

A revelação de quem eram os responsáveis pelo sequestro não me surpreendeu tanto, embora eu a tenha achado bem coerente e plausível. Quanto à violência, o livro tem bem mais tortura (física e mental) que eu gostaria. Parece que os nórdicos não conseguem escrever um romance policial sem pitadas de sadismo.

No geral, é um bom livro, me manteve bastante interessada, e a forma como o caso é desvendado é bastante inteligente e envolvente. A obra é um prato cheio para os fãs da trilogia Millenium. Porém, várias tramas da história ficaram "em aberto", e talvez seria melhor que o autor nem as tivesse introduzido, já que não foram bem exploradas. Acredito que algumas delas, como a relação do investigador com a ex-mulher e a psicóloga, tivessem a intenção de mostrar o lado humano e pessoal do personagem, mas para isso serve a amizade que ele desenvolve com o imigrante sírio que o ajuda no departamento. Esse relacionamento é, na minha opinião, o ponto alto do livro, e eu leria outras histórias sobre essa dupla insólita investigando crimes arquivados.

Maria 30/12/2020

Demorei muito pra engajar, mas assim que peguei a história, não quis mais largar. Última leitura do ano, um bom desfecho em que a literatura foi a única parte boa.

Kelly.duarte 08/02/2020

Surpreendeu
Iniciei o livro sem muitas expectativas, pois não conhecia a autora, ou autor, no início me senti confusa por conta dos nomes dos personagens, porém com o passar das páginas, confesso que minha curiosidade só foi aumentando e não consegui mais largar, amei o livro, o enredo e o desfecho. Por algum momento imaginei quem poderia ser o vilão, e mesmo acertando, tudo no livro me surpreendeu, com certeza vou ler os próximos livro da série.

Stefanie Oliveira 25/07/2014

Sabe quando um livro te tira o sono, te leva à insanidade e te faz se esquecer do tempo?
É.
“A Mulher Enjaulada” é o primeiro livro da famosa série “Departamento Q”, o qual é criado, na história, com o objetivo de solucionar casos perdidos. Aqueles que são simplesmente arquivados por falta de pistas ou provas.
Chefiando uma equipe de dois membros, incluindo ele mesmo, Carl Mork se encontra em um porão com dezenas e dezenas de casos “sem solução” em sua mesa. Os quais ele procura até de certa maneira procrastinar. Afinal, não está em uma boa fase de sua vida. Porém, certo dia, quase até que tentado pelo tédio, se vê quase que na obrigação de apanhar um dos mesmos. E é então que ele conhece a história de Merete Lynggaard, uma famosa política que, em uma viagem de férias com seu irmão, simplesmente desaparece.
O que houve com Merete? Ela cometeu suicídio? Foi sequestrada? Assassinada? Ninguém sabe, e a equipe que chefiava o caso simplesmente o arquivou. Mas dessa vez Carl Mork não tem essa opção. Ele precisa descobrir o que realmente aconteceu, só não esperava que, com buscas mais detalhadas, não só encontraria novas pistas, mas como, também, lacunas e informações omitidas no próprio relatório arquivado.
“A Mulher Enjaulada” é o livro que eu costumo chamar de genial. Tudo bem que eu sou uma incorrigível viciada em romances policiais, mas esse tem aquele quê a mais que faz toda a diferença. Não é apenas mais um mistério sendo solucionado. Aqui, não há algo que possa ser chamado de clichê. O primeiro livro da série “Departamento Q” é totalmente criativo. Tanto no enredo, quanto em seus personagens e, principalmente, ao que diz respeito ao seu desenrolar. Eu, sinceramente, nunca li nada igual. E sou incapaz de sequer contar quantos thrillers policiais e psicológicos já tomei em mãos.
Os personagens são inteligentemente criados. É como se o perfil de cada um, em seus mínimos detalhes, tivessem sido até estudados. Em falar em estudos... Também chega a ser evidente, quase até mesmo tocável, a maneira como o autor visivelmente estudou para formular a obra. É indiscutível o preparo e cuidado que ele teve com cada um dos detalhes. Porque mais do que um simples mistério a ser solucionado, o livro é repleto de particularidades que, sem dúvida, foram minuciosamente planejadas. Isso porque encontra-se uma série de detalhes que enriquecem o enredo, sem deixá-lo cansativo. Sinceramente? Não houve um momento sequer, muito menos em explicações mais científicas, que me vi tomada pelo tédio ou mera sensação de desinteresse. “A Mulher Enjaulada” é um livro que te envolve. É um livro que vai te fazer mergulhar entre as páginas, sem realmente ver o tempo passar lá fora.
Sério. É genial.
Ambientação... Tempo... Narrativa... Não existe algo que eu sequer consiga imaginar o que negativamente criticar. Acabei me deparando com uns três ou quatro erros... Mas esses eram de revisão, mas nada que me fizesse arrancar os cabelos ou tacar o livro na parede. Afinal, com detalhes tão pequenos – apesar de feios pela editora ter deixado passar – a grandiosidade do livro, em si, é boa o bastante para que você simplesmente os ignore e continue com a leitura. Mas seria ótimo caso os mesmos fossem vistos com mais cuidado no próximo volume.
Se eu recomendo o livro? Sem sombra de dúvidas. Isso porque ele é o melhor romance policial que li nos últimos tempos. De verdade? Estava mesmo sentindo falta de um bom thriller que me tirava o sono. E esse, sem dúvida, mais do que conseguiu. Porque as passagens de tempo, os diálogos... E ainda com aquele final incrivelmente tocante, eu não poderia menos do que colocá-lo na lista de melhores livros que já li na minha vida. O qual infelizmente não está sendo muito divulgado... Sequer está ganhando muita atenção. O motivo? Eu sinceramente não sei. Mas tenho certeza que as pessoas que passam direto por ele e vão buscar livros meia boca não sabem o que estão perdendo. Porque esse sim tem a essência de um bom romance policial. Esse sim tem o verdadeiro feeling de como é que se mescla um instigante mistério com uma bela dose de suspense psicológico.
Olha... Melhor você ir lá ler. Assim tenho certeza que vai entender bem do que estou falando. Principalmente ao que diz respeito ao suspense psicológico. Porque tenho certeza que vai abalar o seu também, nem que seja só um pouquinho.

site: http://mundosimpressos.blogspot.com.br/
Sthefanie.Paula 03/07/2018minha estante
Comprei hj, depois de ler sua resenha fiquei curiosa demais..... Preciso começar ler imediatamente!!!!

Stefanie Oliveira 15/07/2018minha estante
Espero que goste bastante!

its.ale 14/04/2022

Comecei gostando bastante da história, me senti envolvida com os acontecimentos e com a escrita. Porém, com o decorrer do livro, passei a achar ele muito estagnado, maçante e repetitivo, somente terminei porque queria saber como seria o final.
O livro tem uma premissa muito interessante, sinto que o autor não soube aproveitar do enredo que criou e no fim acabou entregando um plot twist fraquíssimo e um epílogo sem graça.
A parte que mais gostei foram, sem dúvida, as descrições de como era a situação em que a Merete se encontrava enquanto estava no cativeiro.
Editando porque lembrei de comentar que o Carl (investigador) tem umas atitudes/falas bem problemáticas que não gostei.
Cabral 15/07/2022minha estante
Nossa me identifiquei demais com essa resenha

Flavinha 14/02/2021

Um livro que não nos deixa querer parar de ler até entender tudo o que está acontecendo. Consegui pensar em vários motivos, ou personagens que pudessem ter feito tudo isso. Uma ótima leitura para quem gosta do gênero. ????

David 16/04/2023

Prende do início ao fim
O autor usa magistralmente todos os elementos de um thriller. Li as quase 400 páginas em dois dias. Fiquei na expectativa de um final mais brilhante, mas ainda assim foi uma ótima leitura.

AAnacruz 03/03/2023

Achei o livro cansativo, principalmente toda parte da investigação. Ficou bom lá pelos 70% e o final até que foi legal.

daniela.said.94 16/04/2021

Início 2015
O primeiro livro que li online.

Leitura tensa com expectativa para desvendar os fatos e atos.

Leitor Oculto 21/02/2020

Surpreendente!
Merete Lynggaard é uma mulher respeitada no cenário político da Dinamarca, cuja carreira encontra-se em franca ascensão e seu nome está sendo cogitado para os cargos mais elevados dentro do seu partido. No entanto, durante uma viagem de lazer, ela desaparece misteriosamente e a única possível testemunha é o seu irmão que possuem diversas limitações. No fim, como as investigações não avançam Merete é considerada morta.

Na outra ponta da história segue o detetive Carl Mørck desacreditado e recentemente "promovido" a um novo setor da polícia dinamarquesa, após uma operação fracassada que gerou sérios traumas para o detetive. O objetivo desse novo setor é cuidar de antigos casos não solucionados.

Perturbado e desorientado recebe ajuda do seu novo e fiel assistente Assad para iniciar este novo trabalho e, ao investigar o estranho desaparecimento de Marete, o detetive Carl encontra diversas inconsistências na investigação e resolve reabrir o caso.

Para quem é fã de um bom thriller psicológico este livro é uma ótima pedida.

A narrativa oscila entre o passado (2002) e o presente (2007) e aos poucos a trama vai aproximando estas duas datas narrando todos os acontecimentos,ano a ano, em um ritmo frenético.

Alguns trechos são bem pesados e angustiantes, mas, de fato, prende a atenção.

A história transcorre no mesmo ritmo do início ao fim sem poupar detalhes. No final o autor demonstra extrema habilidade em amarrar a trama e nenhuma ponta fica solta...tudo é explicado.

Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5