A Mulher Enjaulada

A Mulher Enjaulada Jussi Adler-Olsen

Resenhas - A Mulher Enjaulada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

AAnacruz 03/03/2023

Achei o livro cansativo, principalmente toda parte da investigação. Ficou bom lá pelos 70% e o final até que foi legal.

Clau Melo 28/02/2023

Literatura dinamarquesa
Literatura dinamarquesa, 2014. Departamento Q #01. Thriller Policial.
Fui sendo conquistada aos poucos. Adorei a trama! Pena que aqui no Brasil só temos traduzidos A mulher enjaulada e A caça.
Vi leitores que detestaram o detetive Carl Mørck, eu gostei!
Assisti a adaptação: Departamento Q - O Guardião das Causas Perdidas e gostei!

No auge da carreira política, a bela e reservada Merete Lynggaard desaparece. As investigações que se seguem não rendem muitas informações à polícia, levando ao arquivamento do caso. Passados alguns anos, o detetive Carl Mørck, responsável pelo recém-criado Departamento Q — uma seção para casos importantes não solucionados — é encarregado de descobrir o que, afinal, aconteceu a ela. Então, com seu assistente, Assad, ele inicia uma busca pelos rastros desse mistério e, para isso, Carl precisa vasculhar o passado de Merete, guardado a sete chaves, para descobrir a verdade.

Sandro B 13/10/2020

Tinha que existir um Departamento Q no mundo real
Ela no auge da sua carreira política, é sequestrada quando estava em passeio de barco com o seu irmão é sequestrada por alguém que arquitetou tão bem o plano que durante a leitura tu vais de deparar a culpar todo mundo até de alguns que fazem parte da corporação... kkk

Recomendo

Rafaela 25/05/2021

Daria um filme!
Eu sou suspeita para falar, pois gosto bastante do gênero, realmente é um bom livro!! Bem escrito, achei que engata rápido e fecha bem no final. Um ponto interessante são os nomes dos personagens, Já que o livro é dinamarquês. E mesmo sendo fácil de desvendar, isso não tira o mérito da boa construção da história.
Alansantiago 12/11/2021minha estante
Se não me engano o filme já tem quase 10 anos que foi lançado

Patricia 02/01/2022

Um dos enredos mais angustiantes que li,cada cena que envolvia Merete me deixava aflita.
Os personagens são ótimos e mesmo o plot não sendo difícil de adivinhar, o livro se sustenta até o final
Rafa 07/01/2022minha estante
Gostei um pouco menos que você!!

Ju Fornazier 23/02/2023

Algumas observações:
- a tradução poderia ter favorecido na "tradução/"abarasileirada" dos nomes; as vezes o cérebro bugava pra ler alguns...
- a trama ficou quase (bem) previsível, com as alternativas de capítulo entre os personagens, descrição do acidente...(pra mim humilde leitora que está fazendo essa resenha pra me mostrar comprometida com o desafio skoob...ficou previsível, ouso dizer, que perdi um pouco o ritmo de leitura - de "devorando" para "vou terminar pra dar seguimento a lista infinita de livros a serem lidos".
- a cena final...?(quem ler e quiser comentar, tô por aqui pra debater a impressão que causou)

Dani 12/01/2021

Uma leitura de tirar o folego
Confesso que tenho esse livre há pouco mais de um ano e pensava que não iria gostar, maaas, me surpreendi da melhor forma possivel.

Uma historia excelente, muito bem construida, nada obvia(na minha opinião), com personagens muito interessantes e com perfis muito reais que nos causam empatia.

É incrível como um dia pode mudar tanto a vida de varias pessoas ao mesmo tempo e onde o ódio e a vingança pode acabar com a vida de alguém.

Enfim,gostei demais desse livro e já quero ler os demais livro (ou o outro livro) da serie DEPARTAMENTO Q

Valéria Cristina 23/03/2020

Excelente
A história é muito bem conduzida e prende o leitor do começo ao fim.

Pandora 03/01/2017

A mulher enjaulada
A história é interessante, tem um enredo criativo e um vilão com o motivo mais torpe do mundo para a sua vingança. Gostei do desenvolvimento, da alternância entre passado e presente até a junção dos dois. E Assad é um personagem muito querido!!! Mas chega um momento em que o excesso de detalhes da investigação tornam o livro um tanto maçante... e aquele confronto final, do tipo mais-do-que-clichê... afe! Um ponto negativo, para mim, foi a depreciação das mulheres, que eram sempre retratadas por características físicas, mesmo em suas profissões: "... uma mulher de cabelos claros, com os dentes da frente levemente sobrepostos que lhe davam um ar encantador. Com ela, Carl gostaria de trocar muito mais do que mero material de trabalho."; "Carl estava à espera da psicóloga, dona de um traseiro adorável..." "A porta-voz política, com sua saia acima dos joelhos; dois dos mais proeminentes membros do Parlamento e alguns funcionários do secretariado, incluindo Marianne Koch, que lhe lançou um olhar provocante..." "- Todos odiavam aquela vadia. Se não fosse por aqueles malditos peitos lindos, ela teria sido despachada muito tempo antes." Enfim, uó. É uma boa diversão para as férias, mas nada que acrescente.
Lu 03/01/2017minha estante
essa depreciação foi o bastante para eu desistir de querer ler o livro. Lamentável.

Pandora 08/01/2017minha estante
É mesmo. Mulher como objeto.

MarcusASBarr 17/05/2018minha estante
"- O que mais me incomoda é que Merete era muito inteligente. É sempre complicado quando as vítimas são inteligentes como ela." (Carl Mørck, página 107).

"O homem ofereceu chá verde em finíssimas xícaras de porcelana. Com Com os joelhos muito juntos e as pernas ligeiramente inclinadas, ele sentou-se na beira do sofá, pronto para ajudar seus visitantes tantos quanto fosse possível.
'- Foi terrível ela ter se afogado daquela maneira,. Deve ter sido uma morte horrorosa. Uma vez meu marido quase se afogou numa cachoeira na Iugoslávia. Foi assustador, acreditem.'
Carl reparou na pertubação de Assad quando o homem disse 'o meu marido'. Mas um olhar rápido bastou para limpar a expressão confusa da sua face. Era evidente que Assad ainda tinha muito o que aprender sobre a diversidade de modos de vida na Dinamarca."

A forma como os pensamentos dos personagens se apresentam, ou como as situações são apresentadas relatando suas reações, dão verossimilhança a narrativa. Os comentários, tanto de homens quanto de mulheres ou de qualquer outra definição que a liberdade sexual faça surgir, em relação a um objeto de desejo, seguirá sempre a mesma linha de divagação. A avaliação de Carl Mørck quanto a reação de Assad deixa claro o quanto o personagem é "humano" e real todo o universo que o cerca. (página 89)

A vida não é politicamente correta... nem os seres humanos reais o são em suas relação em sociedade ou consigo mesmos.

Priscilla 11/07/2018minha estante
Ótima resenha

Pandora 11/07/2018minha estante
Obrigada, Priscilla. :)

Patricia.Povoa (PT) 01/04/2020

Bom mas de evolução lenta

Suka - Pensamentos & Opiniões 21/04/2020

Primeiro livro da série do Departamento Q, uma série de 7 livros com apenas 2 publicados no Brasil (infelizmente). Nesse primeiro livro conheceremos Carl Mørck, um investigador criminal que volta a atuar após um incidente que resultou na morte de um de seus companheiros e o outro paraplégico num hospital, ainda traumatizado ele é colocado nesse novo departamento, o departamento Q, que terá como objetivo tentar solucionar casos passados que foram arquivados.
E ele irá escolher o caso de Merete Lynggaard, vice presidente do partido democrático, bem sucedida, que sumiu quando ia viaja com seu irmão.
A história irá ser intercalada entre 2007 enquanto Carl busca solucionar o caso e o passado de 2002 contando a história de Merete.
Não vou prossegui contando mais sobre a história, pois possa acabar soltando spolier, o que digo é que esse livro me prendeu do início ao fim, o prólogo é uma faísca para continuar a leitura, ele me instigou a prossegui, durante a leitura e toda a investigação, acabei deduzindo muitas coisas, o que fez com que a leitura fluísse para mim, pois fico instigada a continuar quando acho que descobrir muito da história. E de fato acabei acertando, outro ponto que eu gostei bastante é o livro ser ambientando na Dinamarca, fugindo assim do que já estou acostumada a ler, conheci esse livro através de uma leitura coletiva, para algumas meninas o livro demorou a andar, para mim foi maravilhoso e uma escolha excelente.
Gostaria de poder ler toda a série mais infelizmente não temos todos os livros lançados aqui no Brasil e isso é bem frustrante, quando a editora não lança as continuações.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

Giovanna 13/06/2020

Poderia ter sido cinco estrelas, mas deixo três (e meia)
Comecei a ler sem saber muito sobre o que aconteceia no livro e, por mais que eu tenha sofrido um pouco com os nomes das pessoas e das cidades dinamarquesas, logo a trama me prendeu e eu não queria deixar o livro de lado, extremamente ansiosa para descobrir a grande motivação de quem deixou Merete enjaulada. Gostei do Carl e do Assad, achei que a dupla funcionou muito bem e achei o modo como Merete ficou presa totalmente perturbador (o que me deixou ainda mais curiosa). Tinha tudo pra ser a grande leitura do meu ano, finalmente um livro de mistério que eu poderia dizer que adorei do começo ao fim, até que... chegou a resolução do caso. Achei a motivação do vilão da história MUITO fraca e nada proporcional ao sofrimento causado à mulher enjaulada. O confronto final foi mais do mesmo, a mesma ladaia que acontece em toda história de mistério e eu me decepcionei por ter começado a esperar algo diferente.
Para quem não se importa com essas coisas, é uma ótima leitura, gostei da escrita do autor e do desenrolar da história, só tive uma grande decepção com o que considero ser o principal.

Brubs 14/06/2020

Uma ótima surpresa
Já fazia um tempo que eu queria ler esse livro, mas fiquei enrolando porque estava em uma ressaca literária sem fim.
Felizmente resolvi começar e que surpresa maravilhosa. A narrativa é fluida, você sente a angústia e a ansiedade pra que o caso seja resolvido e realmente se envolve na história. Nos momentos que eu não estava lendo me pegava pensando que precisava terminar pra saber logo o que iria acontecer.
Esperava que a história de um dos personagens fosse mais explorada, já que é bastante cativante, mas no geral não deixa a desejar.
Com certeza ele entrou pra minha listinha de livros que vivo indicando.

Rê Lima 23/02/2023

Fiquei na dúvida entre 4 ou 3 estrelas. O livro é bem escrito, mas achei de uma previsibilidade ímpar. E mais uma vez não entendo como a polícia trabalha nesses lugares. Parece polícia brasileira.

Psychobooks 03/09/2014

Classificado com 3,5 estrelas no psychobooks

Sou fã de um bom thriller policial, sempre que vejo um novo lançamento corro saber um pouco sobre ele. Já comentei por aqui que minhas expectativas são sempre altas quando vejo que o autor é escandinavo, o título e a capa de 'A Mulher Enjaulada' me ganharam de cara e nem pensei duas vezes antes de solicitá-lo para resenha.

Enredo

Carl Mørck está passando por um período difícil da sua vida profissional e pessoal. Durante uma investigação, um dos seus colegas foi morto, outro ficou tetraplégico e ele sente-se culpado por não ter conseguido evitar o tiroteio. Todos do departamento de polícia estão reclamando por ter de trabalhar com ele. Com a criação do Departamento Q para cuidar de casos antigos que foram arquivados sem uma conclusão satisfatória, seu chefe coloca Carl Mørck como responsável pelo novo departamento.

Subestimado e confinado à uma pequena sala do porão, Carl Mørck e seu 'assistente' Assad escolheram o caso de Merete Lynggaard para dar início aos trabalhos. Cinco anos antes, em 2002, a política em ascensão desapareceu misteriosamente, alguns acreditam que ela cometeu suicídio, mas seu corpo nunca foi encontrado e ela não tinha um motivo para cometar tal ato. Mørck e Assad vão investigar cada pista para finalmente descobrir o que aconteceu com Marete.
Merete Lynggaard é uma mulher reservada, com quase nenhum amigo. Ela é uma mulher bonita e atraente, mas abdicou da vida amorosa para cuidar de seu irmão, que ficou com sequelas psicológicas depois de um acidente de carro quando os dois ainda eram crianças. Ao levar o irmão em um passeio Merete desaparece sem deixar pistas.

Desenvolvimento do Enredo e narrativa

Os capítulos são alternados na linha do tempo e narrador. Em 2002 temos Merete contando ao leitor sua agonia: ela encontra-se presa em uma câmara sem qualquer perspectiva de fuga, sofrendo tortura psicológica. Para sobreviver um dia após o outro, ela relembra bons momentos de sua vida e pensa constantemente no irmão.

Em 2005 Carl Mørck é o dono da narrativa, ele descreve sua vida pessoal, sua tristeza pelo que aconteceu com os amigos enquanto estavam em serviço, a indiferença perante à resolução de um caso e a crescente curiosidade sobre Merete.

Logo no início do livro eu já sabia quem era o sequestrador de Merete e isso diminuiu um pouco minha vontade de ler o livro loucamente. Outro ponto que não me agradou, é que às vezes o autor se perdia em histórias secundárias de Carl que não eram relevantes para a construção do suspense no livro. O drama familiar de Carl é uma tempestade num copo d'água, seria facilmente resolvido se ele finalmente se divorciasse da esposa, já que eles não se amam mais e não vivem juntos há algum tempo. Nesses momentos, a leitura desacelera e fica um pouco chata.

A melhor parte é narrada por Merete, as descrições sobre o local em que ela se encontra são perfeitas, fez com que eu fosse transportada para dentro do livro e conseguisse visualizar toda situação que ela estava vivendo.

O vilão

Mesmo sabendo quem ele era antes do tempo, eu gostei muito da construção e embasamento do vilão. Suas motivações, planejamento e execução diabólica foram convincentes, me fizeram acreditar que sua mente era completamente distorcida e ele acreditava estar fazendo o que lhe era de direito.

Um plano engenhoso e meticulosamente calculado por uma mente perversa e doentia que foi descrito na medida certa, com elementos perfeitos que me fizeram pensar que era possível de acontecer realmente.

Concluindo

'A Mulher Enjaulada' é um ótimo thriller policial, com enredo bem construído, sem furos, um vilão de causar arrepios e um anti-herói que será amado e odiado na mesma medida. Minha maior decepção foi quando o autor se desviava do enredo principal e se perdia em cenas de pouca importância. Espero que no próximo livro a ação/mistério tenham mais destaque e as manipulações políticas e drama familiar de Carl sejam mínimas.

Edição brasileira

A edição brasileira foi traduzida do alemão e não direto do dinamarquês. Infelizmente, encontrei vários erros de revisão/digitação que me incomodaram durante a leitura, algo tão incomum nos livros da Record que eu achei que valia a observação.

"A noção de tempo desapareceu na escuridão, e com ela toda a harmonia de seu corpo. O dia e a noite se misturavam como gêmeos siameses. Havia apenas um ponto fixo no dia de Marete, era o clique da suposta porta arqueada na parede."
Página 100

1 | 2 | 3 | 4 | 5