Roseanna

Roseanna Maj Sjöwall...

Resenhas - Roseanna

Manuela 08/01/2024

Meu primeiro Thriller sueco, logo um clássico dessa dupla Sjöwall e Wahlöö, considerados precursores do gênero.

Tive certa dificuldade, no início, com o intenso detalhamento de todas as cenas e a escrita que foge das minhas leituras habituais, passado essa fase de adaptação a leitura fluiu rapidamente se tornando empolgante e envolvente a cada capítulo.

Um corpo é achado durante a dragagem de um lago na Suécia, ninguém sabe quem é a mulher ou o que aconteceu com ela. Muitos são os envolvidos na investigação, tendo como protagonista o investigador Martin Beck.

Excelente desenrolar da história.

Luana.Caroline 09/10/2023

Pode não ter reviravoltas espetaculares, mas se sai muito bem na exploração dos mecanismos da investigação.
Bom a impressão que se tem ao ler esse livro é de que capítulos e capítulos se passam sem que nada aconteça, essa lentidão – que incomoda os personagens tanto quanto os leitores – faz parte do universo do livro. O trabalho de investigação é em grande medida braçal, cansativo, enfadonho, e muito tempo pode se passar antes que algum avanço ocorra. Os autores procuram dar à história esse tom mais realista, ao qual são fieis até o fim.
O principal atrativo é observar as estratégias às quais Beck e seu grupo precisam recorrer para sair do escuro e obter pequenos sucessos, reunindo pistas pouco a pouco, num trabalho de formiga.

hebert.mkt 01/02/2023

Com um pouco menos de páginas, talvez...
O livro é muito lento, pra começar a acontecer alguma coisa interessante demora demais. No final, até tem algumas surpresas, mas acaba tendo alguns clichês. Nota 3,5 de 5 pra mim, não recomendado para um novo leitor, pela velocidade que ele tem.

Manu 31/03/2022

Roseanna
O drama no estilo que eu gosto, um crime do início ao fim, da vítima ao culpado/a, acompanhando todo o processo de provas, evidências e o desfecho do caso. Não supriu minhas expectativas, mas achei uma leitura muito boa ;).

Rafael 05/03/2022

Um dos pioneiros do romance policial
Maj Sjöwal e seu marido, Per Wahlöö formam um atípico casal da Suécia dos anos 60 e 70. Graças a paixão de ambos pela literatura e o suspense, surgem 10 volumes protagonizados pelo Inspetor Martin Beck, e que se consagrariam, mais tarde, como o principal modelo de romance policial noir, que seria seguido por outros diversos autores futuramente.
Roseanna é seu primeiro volume.

Beto | @beto_anderson 23/07/2021

Um pouco lento
Gostei da história, mas vemos uma narrativa um pouco lenta e repetitiva em algumas partes. as devemos considerar que o livro foi produzido na década de 60, quando as condições da polícia era um pouco diferente.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Andressa 22/03/2021

O começo é lento, da metade pro final fica mais interessante mas o final é bem previsível e sem graça. Mas não é o pior livro, dá pra passar o tempo.

Flavia1332 21/03/2021

Me pegou no começo mas.....
Gostei do começo da história,pensei nossa vai ser um livro cheio de reviravoltas.Porém nos 30%iniciais, já fui percebendo que o livro seria confuso.Infelizmente não apreciei a leitura,achei mais do mesmo e muito enrolado.

Emanuel 12/03/2021

Oscila mas com desfecho e potencial interessantes
Creio que é um livro que oscila bastante, mas no final agrada porque promete um Martin Beck mais interessante na continuação da série. É um romance policial da década de 1960, sem as inovações tecnológicas, comportamentos da sociedade atual, que poderiam mostrar lados diferentes da investigação e fazer com que os autores explorassem outros pontos.

Mas tem vários pontos positivos: boa ação, uma trama diferente para um romance policial, a leitura é leve, tem bons diálogos e os interrogatórios durante o desenvolvimento são interessantes. Só esperava que Martin tivesse mais dificuldade em certas questões, mas a linha pra encontrar os suspeitos sem tecnologia é muito legal.

De fato, os personagens parecem poucos explorados. Martin Beck, o protagonista, é frio, pouco vive fora do trabalho e não é tão excêntrico quanto outros investigadores de romance. Esperava que a família dele aparecesse mais e fosse relevante pro enredo.

Mesmo assim, é um personagem interessante e inteligente. Martin é paciente, corajoso e não
mede esforços para conseguir alcançar seus objetivos. Enfim, o primeiro livro me instigou a continuar a série do policial sueco.

Fabricio268 15/02/2021

Trama policial na medida.
Roseanna, romance policial bacana, na média, talvez até um pouco acima da média. Escrito na década de 1960, mas precisamente em 1965. Não é um livro ambientado na década de 60, mas escrito nessa época. Isso é bem legal, pois o que lemos é o que os autores conheciam e viam sobre técnicas policiais de investigação.
Leitura fluída, rápida, prazerosa. O livro não tem grandes surpresas ou reviravoltas, mas consegue manter o leitor virando as páginas uma após outra.
Por ser o primeiro livro de uma série, que inclusive acho que parou aqui no Brasil no segundo volume, publicados pela editora Record, os autores exploraram pouco o inspetor Martin Beck. Com certeza algo que seria construído nos livros seguintes. Mas já deu pra saber bastante sobre sua personalidade e seus problemas familiares. Acho que inclusive sua esposa, Inga Beck, poderia ganhar mais espaço. É uma personagem que apareceu pouco no livro, e merece ser mais desenvolvida.
Apesar de algumas soluções meio abstratas do investigador, achei que não atrapalhou o desenrolar da trama.

Simone de Cássia 11/02/2021

Não valeu a pena. Começa chatinho e eu, que não costumo "esperar pra ver se melhorar", estava com meus deveres de boa escoteira atrasados e resolvi "dar uma chance". Ele dá uma melhoradinha quando começa a perseguição ao assassino e a gente pensa: "agora vai!" Vai, vai sim, vai é matar de raiva com o final ... Assassino ridículo e motivo sem pé nem cabeça. Fez uma encenação danada pra terminar de forma corrida e simplória. Bem feito pra mim em querer fazer boas ações... Bom é ser Malévola mesmo...
Drica 11/02/2021minha estante
Malévola!!!!! Kkkk

Fabricio268 11/02/2021minha estante
Kkkkk Malévola!! Você é demais!!! Gostei da resenha. Quando terminar o livro posto aqui minha opinião. Será que vai ser semelhante a sua?

Riva 11/02/2021minha estante
?Deveres de boa escoteira atrasados?... rindo até 20100!!!!!!

hebert.mkt 30/01/2023minha estante
Estou na página 165 e não aconteceu NADA de interessante até o momento. Eu sou meio turrão, e vou até o final, mas pelo comentário já vi que vou me arrepender... kkkkkkkkkkk

Rey 10/02/2021

Surpreendente
A via sacra enfrentada por Martin Back na busca por respostas e pelo autor do assassinato de Roseanna nos prende do começo ao fim. No decorrer da história, as pistas vão surgindo aos poucos, deixando o leitor sempre na expectativa por novos desdobramentos.

Jahyne 01/02/2021

Desapontada
A história se arrasta e não prende o leitor.. O final é apressado e deixa a desejar.

Pra quem gosta de um bom livro policial, não recomendo não rs

Cibelli.Gianjope 24/01/2021

O livro é um pouco cansativo. Tive realmente interesse praticamente no penúltimo e último capítulo.