Kokoro

Resenhas - Coração

1 | 2 | 3 | 4

jjumping 11/01/2024

Kokoro
"I will be satisfied if, when my own heart has ceased to beat, your breast houses new life."

Sinceramente, não sei nem o que dizer dessa leitura. Por ser um clássico, mesmo estando bem interessada em como seria a história, achei que fosse ser uma leitura meio arrastada, mas felizmente eu estava errada! A história é tão boa e cativante que nem senti o tempo passar, me identifiquei bastante com alguns aspectos dos personagens e quero levar eles comigo pra sempre. A linguagem usada pelo autor é linda e a história nem se fala. A melancolia presente em os personagens, as implicações na narrativa, a ambientação, TUDO É PERFEITO!!
Esse livro acabou comigo da melhor forma possível (estou chorando de verdade até agora por causa do final) e depois dessa obra prima obviamente estarei lendo tudo de Natsume Soseki. Raramente eu sinto vontade de reler livros, mas esse eu quero muito ler de novo no futuro.
O primeiro livro do ano já veio sendo favorito, amo!!

jasmineteaclub 01/01/2024

Gays
Amei e achei muito legal a forma que foram abordados os sentimentos do professor, achei ele e o outro prota muito gays, e eu particularmente amo um romance com lgbts
Leolilies 01/01/2024minha estante
Divo

Hada 07/01/2024minha estante
Show :P

Vitória Montes 08/08/2023

Livro com leitura fluida que fala sobre os sentimentos humanos , suas relações e as consequências delas. Tem uma áurea melancólica mais que deixa marcas profundas após sua leitura.

Ramon 26/07/2023

Culpa, ciúme, egoísmo, solidão.
São os temas que conduzem a narrativa. Eu consegui ler as duas primeiras seções desse livro de maneira muito fluida. Apesar de não ter gostado muito dos personagens, estava curioso acerca do mistério que permeia a narrativa. Um personagem com uma obsessão injustificável e outro muito desgostoso, que na verdade mostrou-se alguém cuja "felicidade era acompanhada por uma sombra". A terceira seção do livro foi meio difícil de ler, achava que os relatos quase não levavam a nada e o tal mistério começou a ser previsível. Mas valeu a leitura, foi interessante perceber a passagem entre os períodos japoneses e sua influência na população.

"A lembranca de ter se ajoelhado algum dia diante de alguém faz com que se queira mais tarde pôr os pés na cabeça desse alguém. Para não ser humilhado amanhã, gostaria de eliminar o respeito de hoje. Em vez de suportar a solidão ainda maior no futuro, gostaria de suportar a solidão presente. Nos dias de hoje, repletos de liberdade, independência e egoísmo, temos todos de sentir essa solidão como sacrifício."

Andrea170 25/07/2023

A natureza humana
Leitura interessante e delicada sobre a natureza humana, suas fragilidades e angústias. O íntimo revelado.

FAtima311 17/07/2023

Coração... em pedaços
Meu primeiro contato com a literatura japonesa. Confesso que não foi fácil no início, estranhei os hábitos e os costumes da época, as personagens tão taciturnas e uma aura bem melancólica que transcorre por todo o livro.
Mas a narrativa é fluída. São capítulos curtos que finalizam com aquela ponta para o próximo. O livro é dividido em três partes bem construídas e narrado em primeira pessoa.
O enredo é simples, mas traz tantas camadas que é impossível não terminá-lo com um nó no estômago. Prefiro ler como metáfora do período Meiji, porque se eu me aprofundar nos sentimentos, culpas e arrependimentos das personagens, vou ficar depressiva...

Beatriz.Alves 10/07/2023

Coração
Lindo filósofico,de leitura agradável e leve,apesar de temas densos e complexos. Super recomendo,tenho-me surpreendido com os autores orientais

Vi 08/06/2023

Esse livro é sobre um jovem que por algum motivo se encanta por um homem, a quem ele chama de "professor" e começa a seguí-lo por todos os lados. A gente não sabe muito bem a que se deve esse encantamento, porque o homem é muito reservado e não fala muito de si. Mas o jovem não consegue abandonar seu interesse e a vontade de descobrir mais sobre os pensamentos e sobre o passado do professor.
Minha leitura funcionou da mesma forma: a sinopse não entrega muito do livro e os personagens são bastante contidos, muito por conta dos costumes naquela época no Japão, a tradição etc, mas essen clima de mistério sobre o homem e sobre o encatamento do jovem me prenderam e me fizeram devorar esse livro em pouco tempo. Então só posso dizer que ele é ótimo e que tem uma narrativa cativante e ao mesmo tempo melancólica. A única coisa que você tem certeza sobre o professor durante boa parte do livro é que ele guarda muita tristeza por si e pelo mundo.

Ina 30/05/2023

Pensei que ia ser mais complicado ler por ser um clássico.
So que não, o livro foi perfeito do começo ao fim, a leitura super tranquila não tirou a complexidade da história contada.
Foi como sentir no meio da história e ser transportado para era menji.

Conça 15/05/2023

Minhas impressões, opiniões e sentimentos?
Nota 5.0

O livro coração (no original: Kokoro), publicado em 1914, é uma das obras literárias de reconhecida importância no Japão, escrito por Natsume Sõseki. É uma obra que descreve o relacionamento humano entre os personagens.

A temática basicamente é sobre relações humanas, a vida urbana e a vida na cidade, a modernidade da sociedade, aborda outros temas também como reclusão, misantropia, dramas psicológicos, o papel da mulher no período em que se passa, a história que tem como pano de fundo o Meiji (1868-1912), período que o autor viveu do começo ao fim.

O romance, além de ser delicado, é, ao mesmo tempo, profundo e envolvente. Tive a oportunidade de conhecer outra cultura e enriquecer meus conhecimentos sobre o período do Meiji que durou mais de duzentos anos.

?A individualidade do homem moderno confronta o peso das tradições.?
Publicado em um período no qual o Japão se modernizava e aumentava rapidamente seu contato com o mundo ocidental, tão contrastante com suas tradições. Coração mostra protagonistas que vivem conflitos entre vontade individuais e os deveres sociais que anulam e oprimem.

Narrativa em primeira pessoa pela voz do personagem cujo nome não é revelado, assim como o nome do seu ?professor?.

Os personagens entram em conflitos internos ao longo de toda narrativa. Uma alma que busca a moral e a ética, mas que não se identifica o ?eu? com o ?outro?. Percebi uma verossimilhança entre o personagem eu e o professor, de alguma forma eles estavam conectados desde primeiro encontro.

A obra é dívida em três partes que surpreende o leitor e é quase impossível não ser atingido a queima-roupa durante toda a narrativa. Me identifiquei em diversos momentos porque me tornei uma pessoa reclusa após um trauma também, então consegui me inserir nesse contexto de forma extraordinária. Ao mesmo tempo, o enredo é desafiador porque apesar de uma leitura fluída, fica arrastado na última parte porque tratar temas complexos.
Por esse motivo não me sinto à vontade de colocar em julgamento as ações dos personagens principais da trama.

Ao longo da leitura sofri uma explosão de sentimentos e reflexões que irão reverberar por toda uma eternidade, bem como a montagem do enredo e a forma da escrita, por esse motivo recomendo a obra.

1 | 2 | 3 | 4