Coração

Resenhas - Coração

1 | 2 | 3 | 4

LaAs183 07/08/2022

Grata surpresa
Comecei essa leitura pensando que seria monótona, mas logo no início já fui completamente envolvida na trama. Estou cada dia mais fascinada pela literatura japonesa e esse livro, com toda a certeza, contribuiu bastante nisso.

Giuliane.Souza 04/08/2022

O Machado deles
O Natsume Soseki pelo que ouvi dizer é a leitura obrigatória no ensino médio no Japão ?. Mas que história hein! Muito legal a forma como ele retrata a era Meiji e como da para usar a história do professor e do "aluno" como uma metáfora para essa transição de períodos que o Japão passou. Para quem gosta de literatura japonesa é um dos imperdíveis esse aqui

psJay 25/03/2023

Talaricagem mata.
Não sei o que me levou a ler esse livro ? talvez o meu gosto pela literatura japonesa antiga.
Pelos dois livros japoneses que já li, notei que o meio do livro da uma esfriada, por mais emocionante e empolgante que o início seja.
E o resumo desse livro, é: talaricagem mata ? e deixa com depressão, quem foi o talarico.
FAtima311 16/07/2023minha estante
Resumiu perfeitamente. Tô rindo muito, rsrsrs

Klelber 28/06/2022

Coração
Esse livro é gigante. A forma como o autor desenha as personagens é profunda, cheia de nuances, e a grandiosidade fica na parte final do livro, surpreendente mesmo! Cinco estrelas!

Conça 15/05/2023

Minhas impressões, opiniões e sentimentos?
Nota 5.0

O livro coração (no original: Kokoro), publicado em 1914, é uma das obras literárias de reconhecida importância no Japão, escrito por Natsume Sõseki. É uma obra que descreve o relacionamento humano entre os personagens.

A temática basicamente é sobre relações humanas, a vida urbana e a vida na cidade, a modernidade da sociedade, aborda outros temas também como reclusão, misantropia, dramas psicológicos, o papel da mulher no período em que se passa, a história que tem como pano de fundo o Meiji (1868-1912), período que o autor viveu do começo ao fim.

O romance, além de ser delicado, é, ao mesmo tempo, profundo e envolvente. Tive a oportunidade de conhecer outra cultura e enriquecer meus conhecimentos sobre o período do Meiji que durou mais de duzentos anos.

?A individualidade do homem moderno confronta o peso das tradições.?
Publicado em um período no qual o Japão se modernizava e aumentava rapidamente seu contato com o mundo ocidental, tão contrastante com suas tradições. Coração mostra protagonistas que vivem conflitos entre vontade individuais e os deveres sociais que anulam e oprimem.

Narrativa em primeira pessoa pela voz do personagem cujo nome não é revelado, assim como o nome do seu ?professor?.

Os personagens entram em conflitos internos ao longo de toda narrativa. Uma alma que busca a moral e a ética, mas que não se identifica o ?eu? com o ?outro?. Percebi uma verossimilhança entre o personagem eu e o professor, de alguma forma eles estavam conectados desde primeiro encontro.

A obra é dívida em três partes que surpreende o leitor e é quase impossível não ser atingido a queima-roupa durante toda a narrativa. Me identifiquei em diversos momentos porque me tornei uma pessoa reclusa após um trauma também, então consegui me inserir nesse contexto de forma extraordinária. Ao mesmo tempo, o enredo é desafiador porque apesar de uma leitura fluída, fica arrastado na última parte porque tratar temas complexos.
Por esse motivo não me sinto à vontade de colocar em julgamento as ações dos personagens principais da trama.

Ao longo da leitura sofri uma explosão de sentimentos e reflexões que irão reverberar por toda uma eternidade, bem como a montagem do enredo e a forma da escrita, por esse motivo recomendo a obra.

Lilly 20/10/2020

Delicadeza nipônica
Conta a história da relação de um homem jovem que admira um outro mais velho. Criatura misteriosa e lacônica, indiferente â vida, a qual encerra um segredo que vamos descobrir, enquanto percebemos a modéstia e o senso de honra que caracterizam os japoneses.

Livia M. 21/04/2023

Corações em conflito trôpegos na ambiguidade das relações. Melancolia e culpa, história e curiosidades de uma cultura distante.
Devoção x desconfiança

4/7
Japão

Danton 03/12/2021

livraço-aço-aço
cara, que livro! é o meu segundo do soseki [terminei de ler botchan também recentemente e é incrível como esses dois romances são diferentes].

fiquei muito envolvido com a história e a escrita do autor. quero conhecer mais da literatura japonesa. o final é muito triste. eu não sei se esperava. acho curioso como um livro me põe no lugar de pensar "e se fosse eu?" dentro do contexto e vivências desses personagens. também foi legal como, as discussões abordadas no livro, refletiam nas discussões que eu tive com minha mãe no almoço, sem jamais falar sobre ele. são assuntos que por vezes eu evito pensar. enfim, é um livraço, todo mundo deveria ler e adianto que o final é triste - evite qualquer spoiler pra sentir a dor depois, já aviso.

uma frasezinha qualquer, da conversa entre pai e filho na história: "há algo detestável nos estudantes: vivem cheios de argumentos". soseki.
Dan 03/12/2021minha estante
Uma pena que essa edição esteja esgotada.

Ricardo Rocha 19/08/2011

Autor japonês preza a metáfora. Não. Digo mal. Alegoria? Hunhun. Não sei. Mas o homem de Coração é também o Japão e o amor e a pose estão ligados a conquistas asiáticas. Pessoalmente não é o aspecto que mais fascina na literatura japonesa, mas cabe. Um Coração como o de Natsume angustiado na vida pessoal (e) com os rumos de seu país. Entre a tradição e a ocidentalização, um homem atribulado. O que acontece é que a obviedade das analogias cria a tendência de ver em tudo analogias. O professor tira o quimono que cai no mar enquanto o outro secava seu corpo ao vento? Deve significar alguma coisa... Em alguns momentos isso é legal, porque em quase tudo nessa vida há esse sentido oculto. Nenhum homem põe o blusão no espaldar da cadeira da namorada de outro à toa. O vento muda de direção, sempre. Melhor seja só uma história de amor e de morte – não será pouco, será mais que os sentidos ocultos, com certeza. Aliás pra mim é o que marca na arte japonesa que expressa a vida do povo japonês: a visão a um tempo poética e realista, meio melodramática mas serena quando o momento temido chegar. Decidir morrer é uma decisão como outra qualquer.

Rond 30/03/2023

Clássico oriental. Recomendo!
Kokoro é uma obra-prima da literatura japonesa que explora a complexidade humana de forma emocional e profunda. Embora possa não prender o leitor desde o início, vale a pena persistir na leitura para chegar ao desfecho emocionante e refletir sobre as lições que o livro tem a oferecer.

A obra de Natsume Soseki é assertiva, delicada e profundamente humana. Ao mesmo tempo em que traz à tona temas como traição, ela também apresenta uma riqueza de tradições, honra e emoções que a tornam uma obra de arte.

Embora a trama pareça simples, é a profundidade dos personagens e suas interações que tornam o livro tão interessante.

No entanto, devo admitir que a atração do jovem pelo Sensei pareceu boba e sem razão para mim, e o próprio Sensei não era um personagem fácil de admirar - ele era amargo e retraído, com pouca simpatia pelos outros.

Arieska 29/05/2022

Surpreendente
Mais do que a história do personagem principal, é a do Professor que nos comove e nos segura na leitura. Me emocionei em diversos momentos, mas principalmente na terceira parte da obra. Eu li tudo num instante, comecei assim que chegou e como foi originalmente escrito em formato para publicação em jornal diário os capítulos são curtos e rápidos de ler, nem vi o tempo passar.

Liz 01/04/2012

Desafio Literário 2012 - Abril (literatura oriental)
Um clássico da literatura nipônica e com nada de especial em seu enredo. O protagonista, estudante universitário, vive sozinho em Tóquio e conta como foi o seu relacionamento com um ser muito reservado que sempre chamou de "professor". A diferença de idade entre os dois era grande e por isso suas opiniões, valores e prioridades muitas vezes não coincidiam; isso não impediu que os dois acabassem virando bons amigos, e o mais novo estimava muito mais os ensinamentos dele do que aqueles vistos em sala de aula.

Eu não tenho certeza absoluta se eu gostei ou não desse livro. Apesar da narração de Soseki ser muito fluida, eu demorei bem mais do que previ para terminar a leitura. O livro é dividido em três partes, e as duas primeiras até que foram bem tranquilas de serem lidas. Mas a última foi quase um sacrifício - nesse momento o professor faz um "pequeno" relato sobre seu misterioso passado que o tornou tão anti-social. Essa parte foi extremamente entediante, muitos detalhes poderiam ter sido cortados sem nenhum prejuízo. E, apesar de ele ter passado por maus bocados, pouco me afetou em minha opinião sobre ele.

Ao mesmo tempo, eu adorei como o autor falou sobre várias coisas de um jeito realmente atemporal. Muitos detalhes sobre a sociedade comentados durante a história podem falar tanto sobre o comportamento humano no Japão do século XIX como na Rússia no século XXI. Ele não fala sobre o pessoal da sua época, mas sim da humanidade como um todo.

Há uma parte em que um personagem descreve um triângulo amoroso do qual fez parte; não sei bem se foi a intenção do autor, mas fiquei com uma impressão muito forte de que, no final, o narrador dessa passagem queria ficar com a garota mais por um sentimento de competição com o outro menino do que por amor à ela. Achei isso brilhante.

Vi de relance na orelha e na introdução do livro muitos comentários sobre como os personagens e suas características refletem o Japão daquela época, seu imperialismo sobre os países próximos, e bláblábláblá...não digo que não seja interessante, pelo contrário. Só que, se você não se interessa por isso tudo, pode aproveitar a obra e suas mensagens sem problema nenhum.

Por fim, eu realmente estou com mixed feelings em relação a esse livro. Foi muito, mas muito entediante mesmo em certas partes; a história, até durante o clímax, pouco me interessou. Ao mesmo tempo, gostei muito das filosofias que pesquei. Mas a pessoa antes dessa leitura e depois não mudou nada. Acho que, com tantos elogios que vi sobre essa história, acabei tendo expectativas altas demais...

PS: Se você for ler, NÃO LEIA a orelha ou a introdução antes de terminar a história. A editora Globo, muito simpática, colocou por aí spoilers monstruosos.

Resenha completa: http://bit.ly/HK4hNs
Manuella_3 18/02/2014minha estante
Liz, valeu pela dica dos spoilers na orelha. Odeio quando uma editora faz esse 'desfavor' ao leitor.
Apreciei sua resenha.

Ana Paula Hoffmann 30/08/2022

Um clássico japonês, lido nas escolas do Japão, que nos leva para um passado no qual o país passava por um período de modernização e aumentava seu contato com o ocidente. A obra desvenda costumes do período e, em paralelo, as motivações internas dos personagens, explorando, antes de tudo, seus conflitos subjetivos e suas humanidades.

Henrique 02/09/2020

Soseki cria um belíssimo conto em três partes sobre o isolamento, a culpa, relações interpessoais, expectativas, ressentimento e luto. A narrativa progride de forma natural, partindo de uma situação casual para uma bela relação de admiração e amizade e culmina num desfecho trágico, mas repleto de lirismo e que nos revela questões profundas da sociedade japonesa e da dura realidade de conviver com sentimentos negativos sobre si mesmo.

l 04/01/2021minha estante
Queria muito ler esse livro!

Val Alves 04/01/2021minha estante
Pois leia, menina! Depois dele deu vontade de conhecer toda a obra do Soseki ?

l 05/01/2021minha estante
Li Eu sou um Gato e adorei. Quero ler toda a obra do Sozeki também.

1 | 2 | 3 | 4