O Sonho de Talitha

O Sonho de Talitha Licia Troisi

Resenhas - O Sonho de Talitha

MWeirich 22/03/2023

Interessante
Bastante interessante o primeiro volume da série de Nashira, entretanto frustante, por eu descobrir que traduziram apenas dois livros da série de cinco livros, talvez por este motivo eu tenha me desanimado com ele.

Mas a ideia é muito boa, um livro introdutório e por isso cheio de lacunas. Vemos um leve amadurecimento da personagem principal, mas nada que seja digno de nota.

Uma fantasia medieval, onde o planeta pode, ou não, estar para ser destruído por causas naturais e, claro, a nossa protagonista vai em busca de salvar o mundo de Nashira.

Recomendo a leitura, caso não se importem em ler o restante da série em italiano ?
Rejane 23/08/2023minha estante
Obrigada pelo "aviso" sobre o restante da série, você saberia dizer se existe a tradução para o inglês?

Namary 29/04/2020

O livro é ótimo, você viaja na história sem ao menos perceber, recomendo muito esse livro?

Paulo Xavier 15/07/2019

Incrível! Quero logo a sequência!!
Talitha é quase uma princesa, cujo maior sonho é se tornar uma guerreira. Mas após a morte de sua irmã mais velha (uma sacerdotisa), seu pai, um cara rude e egocêntrico, obriga-a a assumir o cargo da irmã no mosteiro. Lá Thalita e o seu escravo pessoal (seu melhor amigo) irão descobrir um segredo que pode mudar o destino do mundo. Decididos eles fogem juntos e vão atrás de uma solução para evitar uma catástrofe de escala mundial. Porém não será tão fácil já que todos, sob ordens de seu pai, estão caçando eles.

Eu achei uma estória incrível!! A construção do mundo, dos personagens.. é tudo arrebatador! Amei a protagonista, uma personagem que inspira força e determinação! Simplesmente sensacional!!! Estou muito ansioso para ler a sequência!

Marcos Antonio 07/08/2017

Nashira
O primeiro livro que li de Licia Troisi foi as Crônicas do Mundo Emerso um dos melhores livros que já li na minha vida, me tornei vã dela, porém mesmo que eu leia todos os livros dela ela não escreveu nada melhor que o Mundo emerso, porém esse livro ele mostra a vida nua e crua aos pé da árvore sagrada.
Em Nashira, existe um pequeno grande mundo chamado Talária, um reino onde a escravidão separa a população entre talarianos e femtitas. Estes últimos são um povo amaldiçoado após perderem a Antiga Guerra (algo como nossas Grandes Guerras) e, por isso, condenados a viver como escravos dos talarianos. Entre os talarianos, está nossa protagonista, de nome Talitah. Ela faz parte da cúpula dos talarianos, sendo filha do conde Megassa, da Cidade de Messe. Como todos os afortunados em Talária, Talitha tem um servo pessoal, que lhe acompanha em todos os afazeres e lhe serve de todos os meios que se fizer necessário. Seu servo, Saiph, é, por sua vez, seu melhor amigo e juntos, vão virar a vida de Talária de cabeça pra baixo, pondo em risco tudo o que se conhecia até então sobre os Reinos de Nashira.

Portal Caneca 01/08/2014

Você já conheceu os confins do Mundo Emerso, já enfrentou as mais difíceis batalhas ao lado de Nihal, viu o mundo correr o risco de deixar de existir. Agora, esqueça tudo isso, você não está mais nesse mundo, está sendo levado para um lugar distante e diferente de tudo que você já viu, está sendo levado para Nashira!

Escrito por uma das autoras italianas mais famosas na atualidade, Os Reinos de Nashira é a mais nova série literária escrita por Licia Troisi e lançado pela Editora Rocco sob o selo Jovens Leitores. A série (que é uma trilogia), teve seu primeiro volume lançado recentemente, o qual se chama O Sonho de Talitha.

Toda a história se passa num lugar chamado Nashira, um planeta fantástico onde um dos mais preciosos bens está em falta: ar. Nashira é um mundo diferente de tudo que você já viu. Nele, uma grande e importante árvore dá vida a tudo: os talareths. Essas árvores são as únicas responsáveis por produzir o pouco de ar que os habitantes de Nashira tem para respirar. No entanto, esse ar é um tanto rarefeito e precisa ser acumulado para que possa ser distribuído entre os habitantes. Entram aí as Pedras do Ar, que são pedras mágicas capazes de reter o ar, permitindo que as pessoas próximas a elas possam respirar normalmente.

Apesar do sucesso conseguido com as histórias do Mundo Emerso, Licia Troisi não repetiu a receita da série anterior, trazendo uma história mais madura e densa. Em Os Reinos de Nashira, a escravidão é cena constante, não apenas no trabalho serviçal como também, na realidade nua e crua dos escravos. Em Nashira, os femtitas passam pelos maiores horrores que se possa pensar nas mãos dos talarianos, a ponto de serem punidos cruelmente por esbarrarem em alguém. Femtitas são vistos com desprezo pelos talarianos, entre eles, Megassa, pai de Talitha, que vê nos escravos, uma raça suja e impura, merecedora de extinção.

Obviamente, a amizade entre Talitha e Saiph surge como um antagonista para todos os conceitos sociais disseminados em Talária. Talitha, cuja irmã mais velha (Lebitha) vive num dos mosteiros do Reino do Verão, se vê obrigada pelo pai a entrar para a vida eclesiástica quando sua irmã morre misteriosamente. E é aqui que começa toda a trama da história.

Talitha cresceu aspirando a vida de guardiã, algo impensável para a filha de um conde. Por isso mesmo, quando Lebitha morre, Megassa não pensa duas vezes ao indicar Talitha para substituir seu lugar no mosteiro, para onde a jovem vai, junto de seu escravo Saiph. Lá, ela descobre que o lugar é mais obscuro do que aparenta ser e guarda muito mais segredos do que mostra ao mundo. Decide então fugir com Saiph, desencadeando uma série de fatos que fazem com que toda a alta hierarquia de Nashira se envolva, numa busca frenética por Talitha e Saiph, agora condenado a morte.

Para o primeiro livro da série, O Sonho de Talitha cumpre bem o papel de introduzir o leitor na história e termina nos deixando com muitas perguntas sem respostas e com uma expectativa um tanto alta para a continuação. Não é uma história que explora a magia do mesmo modo que acontecia em As Crônicas do Mundo Emerso. Aqui a magia surge como algo quase natural no Reino de Nashira, separando os Talarianos entre aqueles cuja vida é dedicada ao trabalho nos mosteiros e aqueles que se dedicam à vida pública. Talitha nunca quis nenhuma das duas, mas ao viver um curto período no mosteiro do Reino do Verão, descobre que pode caminhar entre magia e não-magia e aliar as duas coisas para seu benefício.

O que mais me chocou nesse livro, porém, foi a forma como a autora explora o universo dos femtitas. As cenas de punição chegam a ser cruéis, mas num nível de crueldade que você sabe ser real por já ter ouvido falar disso nos muitos livros de história que já viu em sua vida escolar.

Já li algumas críticas sobre o livro falando sobre a história ser um pouco mais parada, ter menos magia, etc. Eu, particularmente, considero a história formidável e até mais agradável do que As Crônicas do Mundo Emerso. Como disse, os Reinos de Nashira é um tanto quanto mais adulto do que a série anterior, mas ainda assim, muito ligada ao público infanto-juvenil. É uma história que explora a realidade de um reino onde olhar para o céu é visto como heresia e onde as cidades – todas elas – vivem embaixo dos troncos dos Talareths. Aqui, magia é trivialidade e escravidão é algo comum. Aqui, o poder compra tudo e bondade e honestidades são bens em escassez. Aqui a religião não busca algo divino, mas encher o próprio estômago. E é no meio de tudo isso que Talitha e Saiph surgem para quebrar todos os paradigmas perpetuados em Nashira e, principalmente, para salvar o mundo no qual vivem, pois o ar está a ponto de acabar e o céu parece conspirar contra toda a existência.

Os Reinos de Nashira não é uma história simplesmente sobre a jornada fantástica de uma heroína, mas sim sobre como ela descobriu uma verdade fatal sobre seu mundo e como ela decidiu lutar não só pela sua vida, mas pela vida de todos aqueles que ama. Essa é uma história para se deixar levar pelas linhas escritas e mergulhar nas estradas de Talaria em busca do Padre Hérege, o único a saber sobre o fim de Nashira.

O convite está feito, venha para Nashira viver uma aventura ao lado de Saiph e Talitha.

Boa leitura!

site: http://portalcaneca.com.br/
Ana Vidal 18/01/2023minha estante
ela só lançou 2 livros sobre esse assunto, não foi? geralmente ela faz trilogias............

Descontrolados 21/07/2014

Nashira: um novo reino para se encantar
Mais uma das sagas que prometem da minha querida autora, Licia Troisi. “Um novo mundo. Uma nova guerreira. Um novo começo. ” E a promessa escrita na capa do livro foi cumprida e Licia criou um mundo muito diferente do Mundo Emerso que conhecemos e amamos.

Dessa vez estamos em Nashira, um Reino que há muito não sabe o que é ter oxigênio em todos os lugares. O ar é limitado a lugares que possuem um Talareth – uma espécie de árvore que sequestra o oxigênio para a região que habita, ou as misteriosas Pedras do Ar, que são fonte de magia e fixam parte do oxigênio dos Talareth com auxílio de madres e outros religiosos.

Nesse livro acompanhamos a condessa Talitha. A filha de um Conde severo e agressivo que faria de tudo para conseguir o cargo de Rei do Verão(um dos Reinos de Nashira), cujo sonho é ser membro da Guarda. Mas seu destino deixa de lhe pertencer quando um acontecimento inesperado a força a largar seu treinamento e entrar para o monastério.

No monastério, cercada de regras e punições, Talitha descobre segredos capazes de mudar o destino de toda Nashira. E decide, ao lado do seu escravo Saiph, fugir e empreender uma viagem perigosa através dos reinos em busca de respostas.

O livro tem aquele ritmo gostoso e característico da autora, somos embalados lentamente pelo desenrolar da trama que se alterna entre momentos de tensão e aventura, seguidos por descobertas e novas informações para a trama e o ciclo se repete até culminar num sensacional gancho que torna a espera pelo segundo livro ansiosa e cheia de expectativas.

Diferentemente de Guerras do Mundo Emerso, onde temos Dubhe, a heroína sofrida e com uma vida difícil, nós vivenciamos o choque de uma menina que cresceu cercada de luxos ao descobrir a realidade triste do mundo que a cerca. Um lugar sofrendo com a escravidão, mudanças climáticas e hierarquias de poder que condenam a maior parte do povo a uma existência miserável e sem esperanças de melhora. Temos a transição da ignorância a repugnância em algumas páginas e isso vai se agravando ao longo do livro. Talitha promete em breve se tornar uma guerreira tão determinada e fatal quanto suas precursoras, Dubhe e Nihal.

“Não tenho medo das mudanças, mas do sangue que elas exigem. ” – Talitha, pág. 265

Outro ponto chave do livro e que eu considero uma marca da autora, nós temos novamente, o foco da história numa personagem feminina forte e um tanto inconsequente – personalidade tantas vezes atribuída a homens – e um personagem masculino mais centrado e sábio que tenta refrear os impulsos da jovem. Saiph é o escravo particular de Talitha, tratado com um pouco menos de severidade do que os demais escravos por sua ligação com a jovem condessa. Ele é centrado e a segue para todos os lados tentando imbuir um pouco de juízo em sua cabeça.

“É assim que funciona em Talária. Os fortes sugam o sangue dos fracos. ” – Saiph, pág. 276

Essa mistura de trama, personagens equilibrados e uma dose de aventura, tornam essa mais uma leitura agradabilíssima e reforça a admiração que eu tenho a muito pela autora. Ela consegue, mais uma vez, nos prender e arrepiar com uma história envolvente e muito bem escrita. Essa é, com toda certeza, mais uma das aventuras escritas por Licia que eu vou ter o prazer de vivenciar até o final. E eu encerro com uma das frases que eu mais amei no livro, o trecho é dito por Saiph e remete muito ao preço das mudanças tanto na realidade quanto ficção.

“Você acha que a revolução é algo bonito e heroico, você acha que esta gente só porque é explorada, está sempre certa. Pois bem, não é verdade. A revolução é sangue e morte, e inocentes sacrificados. Toda revolta se baseia na guerra, e na guerra só há perdedores. ” – Saiph, pág. 410

Por Elisa Maghelly

site: http://programadescontrolados.com/resenha-o-sonho-de-talitha/

Blog Metamorfose 26/05/2014

Os Reinos de Nashira - O sonho de Talitha de Licia Troisi
O livro conta a história de uma jovem de Talária filha do conde Megassa, que obriga ela sua e sua irmã Lebitha a fazer todas as suas vontades. Quando sua irmã Lebitha morre deixa um mistéria que Talitha não pode ignorar e busca com todas as suas forças desvendá-lo enquanto conquista sua tão sonhada e desejada liberdade. Ela se vê em uma aventura onde luta por sua liberdade ao lado de seu fiel escravo femtita Saiph, em sua trama Talitha luta contra todos que intervirem em sua busca por liberdade e pelo desfecho do mistério deixado por sua irmã.
A história é incrível e nos leva realmente ao mundo de Talitha, não gostei muito do final... Mas algo nele me leva a crer q talvez a autora dê continuação a história com um novo livro (Assim espero com toda a minha ansiedade. kkk'); mas mesmo assim é visível a história bem escrita e q nos leva a sonhar junto com Talitha.

site: http://www.skoob.com.br/usuario/1388652