Você tem fome de quê?

Você tem fome de quê? Deepak Chopra

Resenhas - Você tem fome de quê?

Stephanie 17/07/2015

Excelente reflexão
O nome e a descrição do livro Você tem fome de quê?, do Deepak Chopra, podem enganar à primeira vista. A capa diz: “A solução definitiva para perder peso, ganhar confiança e viver com leveza”. Parece apenas mais um livro sobre dietas, mas ele vai muito além da relação entre comida e corpo. Além de falar sobre a importância de uma alimentação limpa e nutritiva, se preocupa em mostrar que a delicada questão do sobrepeso e da alimentação não saudável engloba o todo: corpo, mente e espírito.

A ideia do livro não é falar sobre aparência ou a busca pelo “corpo ideal”, e sim sobre o caminho para a satisfação e a felicidade verdadeiras, que envolvem também a forma como nos alimentamos. Não é apenas sobre quais alimentos escolher, mas sobre todo o processo de escolha envolvido na alimentação. Você tem fome de quê? mostra que, muitas vezes, nossa fome não é de comida e sim de algo muito mais profundo que nos faz falta. É mais comum do que se imagina usarmos a comida para conseguirmos uma falsa e temporária sensação de satisfação, que deveria ser suprida de outra forma.

Quem nunca tomou a rápida decisão de comer alguma coisa num momento em que se sentiu entediado, triste, magoado, estressado ou desesperançado? Isso nada mais é do que fazer uso emocional do alimento. Só que comida não é emoção, não é sentimento, não é elixir da felicidade. Quando o que necessitamos é alegria, companheirismo, amor, afeto, propósito, paz, contentamento ou afins, precisamos buscar por estas coisas, e não por comida. O problema é que estes sentimentos precisam de uma busca muito mais profunda, trabalhosa e demorada, e a geladeira fica a apenas alguns passos de distância.

site: http://desassossegada.com.br/2014/12/08/voce-tem-fome-de-que/
Aline 06/02/2017minha estante
Excelente resenha!

Pribicudo 26/05/2017minha estante
Excelente mesmo .

Adri 18/09/2020minha estante
Excelente resenha mesmo! Parabéns

Nic @cortedelivros 06/01/2024

Se a vida não está satisfatória, o estômago jamais vai suprir o que falta.
É um livro bom, com lições bem valiosas, sem misticismos. Adorei a visão do autor sobre consciência e o poder de vc viver o presente pois realmente ajuda o leitor a lidar com problemas da mente, me ajudou.
O livro foca na questão emocional por trás das comilanças, uma coisa que aprendi com ele foi não adianta vc descontar suas frustrações na comida, alimento nenhum vai preencher o vazio que vc sente, no máximo vai ter dar um prazer de minutos que sempre vem acompanhado de culpa depois.
Comecei a prestar mais atenção na comida e estou me policiando para não comer com tanta pressa.
O livro só não é 5 estrelas pq ele é meio maçante, exige muita atenção na leitura. Fiz muitas anotações e isso tb esticou o tempo de leitura. Mas no geral, gostei muito do que aprendi com ele.
Pra quem tem problemas com descontroles alimentares (principalmente com doce) ele pode te ajudar demais caso vc seja pobre igual eu e não tenha dinheiro pra pagar terapia haha.

Nadja Maria 15/03/2021

Interessante!
O livro não aborda só o emagrecimento, mas tb a saúde mental, e dicas do ayurveda!

Ludmila 13/04/2022

Se joga
De todos os livros que li numa fase voltada exclusivamente para esse tipo de leitura (alimentos, bem estar, emagrecimento, percepção e aceitação corporal), esse foi um dos top 3.
Inclusive eu até diferencio ele do meio dos outros.
Chopra é excelente.
Pode ir.
No mínimo você não vai se arrepender.
Mas pode acontecer de, assim como eu, deixa-lo num local de destaque na estante.

teixeiraluciana 29/11/2022

Uma visão ampla sobre a comida
Deepak Chopra aborda a perda de peso e a nossa relação com a comida a partir do ponto de vista de um médico e de um guia espiritual. Leitura profunda e necessária sobre presença e consciência, pra quem quer emagrecer e ter sucesso em qualquer coisa na vida.

jdelisiario 25/04/2020

Visão holística de emagrecimento
Às vezes, mais importante do que contar calorias para emagrecer, entender o contexto que te leva a comer sem freios é mais importante, pois te mostra onde estão os desequilíbrios a serem atacados, além de demonstrar a inconsciência que nos envolve quando nos sentamos para comer. Comer para nutrir corpo, mente e espírito #leituraTerapia

thamiis 27/04/2020

Das sincronicidades da vida
Baixei uma amostra pensando ser mais um livro sobre regime, mas me surpreendeu tanto que comprei e a continuação casou de maneira perfeita com a minha realidade atual.
Não concordo 100% com o dr. Chopra em relação à facilidade de implementar alguns conceitos, mas me identifiquei muito com a parte da consciência na alimentação. Realmente buscar conforto em comida vira uma bola de neve negativa, não somente pelos quilos a mais, mas principalmente por como isso impacta a saúde interna do organismo. Foi a confirmação do que aprendi na prática recentemente e ler sobre me trouxe alento em relação ao que considero saudável e importante para mim.
O que me parece mais curioso é como o Ayurveda vem se introduzindo na minha vida sem esforço. As peças vão se encaixando cada dia mais.

Martinha 06/10/2022

Reflexão e Gratidão
"A vida é minha, MAS não é minha"
Quando comecei esse livro, achei que seria uma leitura mais específica, mais técnica, para um público mais seletivo ( profissionais). E fiquei encantada pelo o autor Deepak Chopra, da forma como aborda o tema.
Chopra relata que a alimentação melhor, é quando temos a consciência do que estamos comendo, o melhor de todos os hábitos é a consciência pessoal, sintonizando com o nosso mundo íntimo. Quando a conscientização é maior, é possível fazer escolhas melhores, na alimentação e para a vida no geral.
Sendo que a conscientização não será apenas benéfica com a comida, apenasssss....ter a CONSCIÊNCIA, ela trará frutos com o nosso lado interno e o externo, permitindo distinguir o que estamos fazendo e que tomar CONSCIÊNCIA trás liberdade. O autor também relata que precisamos ter a consciência de que tudo tem uma conexão, ou seja, não adianta cuidar do corpo, e esquecer de cuidar da sua mente e Espírito, um livro que também fala muito sobre o nosso interior, o pessoal, a Espiritualidade.
A Espiritualidade anda em conjunto, para que consigamos ter a consciência e garantir a consistência de uma vida de plenitude.
Termino o livro e medito em uma palavra, GRATIDÃO, Chopra relata que nós, temos as ferramentas necessárias para encontrar a própria satisfação e como nota final, que é a gratidão.
A gratidão é uma parte importante para viver em equilíbrio. Quando somos gratos por tudo que temos em nossa vida, o ego sai do caminho e ficamos completamente abertos a troca dinâmica do Universo.
"A vida é minha, MAS não é minha" ??

Aline 16/12/2020

Informativo
Muita coisa importante sobre alimentação e o nosso corpo. Li o ebook mas compraria o livro físico pra experimentar as receitas e fazer as meditações.

Riva 07/05/2022

Visionário!
Chopra é um ser humano que está anos-luz na frente de todos os demais.
Com uma linguagem clara e precisa, ele passa a informação como se estivesse num bate-papo com o leitor.
Em alguns momentos ele explica o óbvio, mas o óbvio precisa ser dito.
O corpo jamais vai estar dissociado da mente e vice-versa.
Não adianta cuidar só do corpo e esquecer a mente, da mesma forma que não adianta cuidar somente da mente e esquecer do corpo.
Muita coisa foi novidade para mim.

Tata Ruiva 14/04/2023

Este livro é muito bom ,a teoria ,as explicações são ótimas, tem muitas reflexões que vão além da alimentação e dieta, não abordando somente o emagrecimento, mas também a saúde mental .

Bárbara 13/02/2022

Gostei do livro, traz reflexões importantes. É uma boa mudança de perspectiva sobre a questão do emagrecimento

Talia.Boaventura 19/01/2022

Você tem fome de quê?
Esse livro é muito bom para pessoas que são leigas no assunto de fome emocional e suas discussões. Acredito que possa ser uma boa livroterapia e uma ajuda para pacientes que lutam com o peso.

Agora, para pessoas que já entendem do assunto, ele não oferecerá muito, visto que o público alvo é de pessoas leigas.

Silva 25/04/2022

Livro bom, com teorias antes nunca falada pelos nutricionistas. Gostei muito da parte onde ele associa a mente e o corpo, trazendo teorias que demonstram a sua relação.