Bazinga!

Bazinga! Toni de la Torre

Resenhas - Bazinga!

Beatriz L 02/04/2024

Sou um cientista. Nunca peço desculpas por dizer a verdade.
A necessidade de encontrar outro ser humano para dividir a vida sempre me intrigou. Talvez porque eu esteja muito interessado em mim mesmo. Dito isso, que vocês sintam tanta felicidade um com o outro quanto eu sinto sozinho.

Naty__ 19/04/2021

Quem é Sheldon Cooper? Para quem é fã da série “The Big Bang Theory” sabe muito bem quem é esse jovem cientista que chega a ser comparado com Einstein, com alguns diferenciais, claro.

Todos que viram a série com certeza o rotularam de chato e estranho. Mas será realmente que ele é estranho? Alguns comportamentos dele são diferentes, realmente. Porém, Sheldon tem o título de “estranho” por dizer coisas que muitos de nós não falamos por educação, seja para um amigo ou para um desconhecido. Não há papas na língua. Cooper não vê motivos para esconder a verdade. Aliás, ele não consegue mentir e nem esconder um segredo.

“Sheldon se sente muito desconfortável com a mentira porque não entende a necessidade social de mentir aos demais. […] Procuramos desculpas, não falamos exatamente o que pensamos, contamos meias verdades, dizemos o que os outros querem ouvir e poderíamos seguir com uma longa lista. Essas artimanhas artificiais escapam completamente da lógica de Sheldon, que, por fazer o correto, fica preso em situações nas quais não deseja estar” (p. 40-41).

Ler “Bazinga” é relembrar essa incrível série, relembrar diálogos e momentos que nos fizeram rir. É tentar entrar num universo que Toni de la Torre nos apresenta: a mente de Sheldon. O escritor não apenas cita frases famosas dos personagens, mas nos traz um guia para tentarmos entender. Calma! Não é enfadonho, não é forçado. É um dos livros mais deliciosos que já li. Em quase todas as páginas usei post-its e usei marca-texto do início ao fim. Não tenham dó, você vai ler e vai querer fazer isso para registrar cada momento.

O livro é dividido em cinco partes. Logo na primeira temos o “toc, toc, toc”. Sim, são três para fazer referência às batidas que Sheldon dá na porta de qualquer um, em particular da Penny. Falando nela, Penny é a garota atraente que saía com os rapazes musculosos no colégio, que foi morar no apartamento em frente ao do Sheldon e Leonard. Ela não tem nenhum diploma como os outros, possui um emprego num restaurante como garçonete – em determinado momento a jovem cita Howard como esquisito e Cooper deixa claro: “Perdoe-me, Penny, mas nesta sala a esquisita é você”. Pode parecer que não, mas num ambiente em que se encontram Sheldon, Howard, Raj e Leonard, sem dúvidas, a diferente é ela.

“Ninguém tem o direito de dizer ao outro que ele é diferente, por um motivo simples: todos somos. E eu acrescentaria: ainda bem!” (p.14)

Não vou trazer aqui a história aqui dos cinco integrantes iniciais e nem os que aparecem depois. Quem já assistiu sabe muito bem o que acontece e, quem ainda não viu, sugiro que o faça antes de ler esse livro. Não é questão de ter spoiler, até porque o livro conta trechos dos episódios de algumas temporadas. Mas o legal do livro é você devorá-lo após assistir (e ter gostado, obviamente).

Como a obra é de 2014, não se preocupe se você não chegou na oitava temporada, já que foi lançada em setembro. Mas recomendo que tenha assistido pelo menos alguma, em ordem cronológica mesmo, para entender o que acontece – não apenas vendo um episódio ou outro. O legal é ler quem tem familiaridade com os personagens.

Pra mim, foi uma experiência positiva, tanto porque gosto da série, e já assisti três vezes, quanto por gostar muito do Sheldon e adorar o seu jeito doido, engraçado e diferente.

Se você gosta da série, leia! Sério!

Abaixo deixarei algumas citações:

“Em uma ocasião, na qual Penny diz que seus hobbies são patéticos, Leonard decide enfiar todo os seus bonecos e brinquedos em uma caixa e livrar-se deles. Teoricamente, trata-se de amadurecer. Mas desde quando amadurecer é deixar de fazer coisas de que gostamos?” (p.15-16).

“Mas como é que estar deprimido e com a cabeça afundada no sofá pode ajudar a resolver um problema? A atitude de Sheldon, embora aparente frieza, é muito mais positiva, porque ele não afunda com o problema, mas busca sua solução” (p.20).

“Sheldon sempre segue as normas de segurança, mesmo que às vezes isso faça o resto do mundo achar que ele está louco. Por exemplo, quando leva o próprio cinto de segurança no ônibus. Sim, ninguém anda com cinto de segurança no ônibus e ninguém traz um de casa. Mas existe algum motivo para que nos ônibus não haja cinto de segurança como nos carros? Afinal, ambos são veículos em movimento. Por acaso, os ônibus não podem sofrer acidentes? Por acaso os passageiros não estariam mais seguros com um cinto, em caso de acidente? Será que não vimos em numerosas ocasiões passageiros que tropeçam e caem no meio do ônibus? Sheldon apenas utiliza a lógica. É o resto do mundo que age de forma totalmente irracional” (p.28).

“Se Sheldon pudesse, obrigaria todo mundo a se expressar de forma literal e concisa, melhorando a eficiência de muitas conversas. E ele tem razão. Quantas discussões começaram porque alguém não expressou com clareza o que queria dizer? Quantas brigas tiveram início com uma ironia que não foi interpretada corretamente?” (p.36).

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2021/02/resenha-bazinga.html

Antonio Maluco 28/07/2023

Seriado
O livro conta histórias de vários personagens de um seriado da tv mundial e curiosidades e dicionário de assuntos geek e deu vontade de ver o seriado em especial

Miireexs 22/07/2015

Bazinga -um guia para a vida com sheldon cooper
O livro Bazinga é um livro de Toni de la Torre. Dedicado ao Sheldon e suas manias, mesmo com seu jeito excêntrico ele se torna uma pessoa divertida e uma ótima companhia. Afinal,qualquer pessoa que ver a serie acaba sendo cativada pelas suas esquisitices e seu jeito anti-social.

Um livro cheio de curiosidades sobre sua vida e convivência com Leonard, Penny, Howard, Raj.E como não gosta dessas figuras? cada um com seu jeito ''diferente'' de ser.
Além de conhecermos mais a vida dos personagem principalmente a do Sheldon.Contem uma comparação divertida com Einstein. Contem também o Sheldonario,que explica o que é essas coisas nerds que ele vive citando que vai de Star wars a Isaac Newton e vários outros.
Frases, fotos e spoilers sobre a serie(sim spoilers) Você que ainda não viu a serie toda e que odeia spoilers,CUIDADO! Eu como fã de The big bang theory , me diverti horrores lendo o Livro.Super recomendo.
Georgia.Perlatti 20/04/2019minha estante
eu me apaixonei pelo sheldon kkkkkk

Thay (@estantedathayy) 03/10/2021

Bazinga
Muito bacana reler fatos de uma das minhas séries favoritas, embora o livro tenha sido publicado antes do final do série, o que obviamente deixou muita coisa que veio depois de fora.
As frases do Sheldon são sempre muito engraçadas e as curiosidades no final foram bem interessantes. Mas, o shledonario, que ocupa grande parte do livro, explicando quem são personagens, sagas ou jogos que o Sheldon cita na série, é completamente desnecessário e por ser grande ficou bem chata essa parte.

Ivi 10/09/2014

BAZINGA - UM GUIA PARA A VIDA COM SHELDON COOPER (Toni de la Torre)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 23º livro lido em 2014 e foi BAZINGA - UM GUIA PARA A VIDA COM SHELDON COOPER (Toni de la Torre). A primeira vez que vi a capa do livro em uma fanpage literária eu caí de amores. Ok, a capa é bem trivial e comum, mas eu adorei porque simplesmente se tratava da capa do livro que estava falando qualquer coisa da minha atual série de TV predileta. Dizem por aí que todo(a) blogueiro(a) literário que se preza é um afccionado(a) por série de TV, se isso é verdade eu não sei, apenas sei que eu não sou. Já fui mais, mas nunca acompanhei várias séries ao mesmo tempo. Tenho as minhas queridinhas no coração, mas digo que THE BIG BANG THEORY é a única série que eu atualmente acompanho e só faço isso porque simplesmente amo a estrutura do show, os atores e a abordagem. Mas deixemos meus gostos televisivos de lado e falemos do livro.

O livro nos fala precisamente sobre Sheldon Cooper, um dos personagens do programa e como os outros personagens se desenvolvem ao redor dele. Sheldon é aquele ser esquisito, sistemático, dono de uma inteligência sem precedentes mas com pouquíssimo tato pessoal. Para quem acompanha a série, o livro é uma deliciosa aventura sobre derivações de vários episódios, explicações bem humoradas sobre o comportamento do protagonista e ainda traz uma gama de informações muito úteis.

A série trata do universo nerd, sobre pessoas que amam tecnologia, vídeos games, super heróis e ainda assim tentam se dar bem no universo comum à todos aqueles que não possuem estas paixões. Minto, nem todos os personagens são assim, Sheldon não é. Ele é nerd e não está nem aí com o padrão estabelecido fora do seu mundo e o livro discorre sobre isso.

O livro faz um paralelo sobre as características de Sheldon comparadas ao Albert Einstein. Traz um dicionário dos termos que o personagem usa, explicações sobre as brincadeiras que os personagens fazem no enredo - pedra, papel, tesoura - e o que mais eu adorei, traz uma cópia do contrato de convivência que Sheldon estabeleceu com Leonard quando passaram a morar juntos.

Além de tudo isso, o livro tem uma diagramação maravilhosa. Capítulos sendo abertos com fotos lindas dos personagens e outras fotos que adornam com muito bom gosto as demais páginas.

O livro é simplesmente MUITO BOM, mas claro, quem não acompanha o seriado, não terá o mínimo interesse pela obra ( que já foi extremamente criticada pelo oportunismo). Mas para quem no mínimo consegue encontrar no Sheldon uma gota de simpatia, vai adorar da primeira à última página.

Acho que todo mundo conhece alguém com uma ou várias características do Sheldon. Essas peculiaridades que fazem de alguns de nossos amigos, inesquecíveis e amáveis, ainda que em alguns momentos, estas características nos irritem profundamente.

Enfim, se você gosta da série, corra pra ler. O livro é um passatempo delicioso e com certeza, pode ser um ótimo presente. Pelo menos, para mim foi, com certeza!

Música escolhida para esta leitura: Caí no lugar comum e escolhi a música da abertura do seriado, que é igual ao seriado: Ótima!!! Vale conferir o vídeo com a letra na íntegra.

Felipe Sampaio 26/08/2017

Resenha: Bazinga, Toni de la Torre
O livro tem uma proposta interessante que é trazer algumas explicações sobre fatos, personalidades e coisas do mundo dos personagens que nem sempre são 100% entendidas pelos telespectadores. Apesar de um pouco limitada, achei que a abordagem foi legal. Talvez o fato de ser muito fã da série tenha contribuído para uma avaliação superestimada, mas foi bom viver um pouco mais o seriado.

Beibi Books 04/04/2021

Curioso
Interessante do ponto de vista de entender certas questões da série, mas sem muitas coisas que dizer: nossa! Que incrível isso!