Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros

Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros Augusto Cury

Resenhas - Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros

Monyque 25/07/2023

Neste livro o autor menciona que educar é a tarefa mais complexa do mundo, pois até os pais bem intencionados falham. Se tornar pai na prática é bem mais difícil do que na teoria, eles não têm como prever como serão seus filhos, apesar de sempre ensinar as melhores coisas e mostrar o caminho a ser seguido. Dar tudo do bom e do melhor aos filhos é o desejo de muitos pais, mas a maneira que é feita define a personalidade a ser formada. O valor das coisas e sacrifício de consegui-las devem ser apresentados de maneira clara para seus filhos.

Bruno 22/07/2023

Tentando deixar meu legado.
"Com palavras inteligentes, os pais transformam cada momento num espetáculo solene. Com um amor maduro, os pais transformam cada minuto numa eternidade. Usando, portanto, suas palavras e seu amor, os pais podem mudar o mundo quando mudam o mundo dos seus filhos." Augusto Cury.

Jorge Luiz da Silva 10/07/2023

Mostrando como os pais inteligentes devem ensinar seus filhos a serem empreendedores, ousados e líderes...

Adriana 04/05/2023

O sábio Augusto Cury nos mostra a importância de educarmos nossos filhos ou alunos de forma a serem nossos sucessores e não herdeiros. Este consiste em ser pessoas efêmeras, que não valorizam o ser, o sentir, o legado.

"Precisamos transmitir aos filhos e alunos milhões de dado sobre o mundo que vivemos e mais ainda sobre o mundo que somos que é muito maior. Caso contrário formaremos jovens com diplomas nas mãos mas que não saberão agir diante de suas crises, calúnias, críticas, fobias etc. Jovens que viverão em sociedade democrática mas não serão livres"

thauane0 14/04/2023

O livro que eu leria de novo em 1 dis mas que levei quase um ano devido a procrastinaçao kkkkkkkk
Uma leitura intrigante, confusa, esclarecedora e maravilhosa.
''Todas escolhas implicam perdas. Quem não estiver preparado para perder o trivial não é digno de conquistar o essencial. E, se formos amigos da sabedoria, descobriremos que o essencial são as pessoas que amamos.” Augusto Cury

24/02/2023

Augusto Cury
Olha o cara mexe com seus neurônios e te faz acreditar que faz sentido o que ele diz! De fato, faz muito sentido...

duda ð 12/12/2022

Neste livro Augusto Cury procura transmitir principalmente aos pais e depois aos educadores que precisamos ensinar aos nossos filhos que eles pensem e ajam como sucessores de nosso legado e de uma sociedade mais justa, contrapondo o seu ponto de vista em relação ao conceito de herdeiro.
Para tanto divide o livro em 10 capítulos aonde apresenta suas teorias educacionais. Destaco os primeiros três capítulos, que abordam justamente o fator relevante da educação tanto por parte dos pais como de professores para a formação da base e daquilo que o autor define como filhos sucessores ou herdeiros. O primeiro lida com as emoções e trabalha elas a seu favor, aprende tanto com o sucesso assim como o fracasso, compreende suas responsabilidades frente as suas atitudes em relação ao outro e a sociedade que o cerca, Já os herdeiros são definidos como dependentes, mimados, egoístas e desprovidos de compaixão, tendem a serem conformistas e pensam somente no seu próprio bem estar.
No capítulo três Augusto Cury apresenta a sua Teoria da Inteligência Multifocal, cuja premissa é reconhecer e trabalhar as janelas emocionais e da memória que o indivíduo desenvolve e armazena durante a sua vida, principalmente durante os primeiros anos de seu desenvolvimento. Fala de Janelas da Memória que subdivide em neutras, killer e ligth, cada qual possui sua breve explicação no decorrer do capítulo.
Do capítulo quatro ao nono, Cury desenvolve o assunto do livro propriamente dito discorrendo sobre herdeiros e sucessores e finalmente no último capítulo faz um resumo do conteúdo e propõe dez ferramentas para que pais e educadores inteligentes formem sucessores.

Minha opinião:
A despeito do sucesso do autor Augusto Cury, nunca havia lido de fato uma obra dele. Como pai e empresário, achei interessante o tema, já que nas empresas fala-se muito em sucessão. A impressão que tive é que o livro foi escrito para uma geração que não tem muito tempo para ler (tem pressa em fazê-lo) ou que não dispõe de recursos cognitivos para absorver uma obra mais densa.
O livro possui cerca de cento e quarenta páginas mas ele facilmente poderia ser compilado em cinquenta. Neste sentido percebi que o autor foi didático, pois conhecendo o processo de armazenamento de informações pela mente, procurou depois de trabalhar cada elemento principal, enriquecer o texto com exemplos e repetições da idéia principal no decorrer do texto. Assim, fixa-se melhor o conteúdo.
Quando lidamos com educação sempre haverá a possibilidade de novos caminhos e experiências, posto que o ser humano não é uma máquina, mas sim resultado de uma série de fatores que determinam o seu comportamento. Sabendo disto, mesmo com as orientações que o livro trás, sempre fica o alerta. Formar sucessores dentro da lógica que o autor propõe é o ideal, mas isso denota esforço e persistência, sem as garantias de que o ensino trará os resultados esperados. Pelo menos é uma tentativa plausível para sairmos da zona de conforto e procurarmos formar sucessores, não herdeiros.
Do livro, eu diria que o capítulo três e o capítulo dez são de leitura obrigatória, pois no primeiro somos apresentados a Teoria Multifocal e no último é um apanhado resumido de todas as técnicas apresentadas pelo autor. Os demais capítulos, são apenas reforço destes ensinamentos.
Há de se reconhecer que Augusto Cury tem conhecimento de causa, pois sua teoria da Inteligência Multifocal é muito interessante e nela há uma certa evidência de ciência por trás de seus escritos. Talvez seja esse o seu mérito, procurar transmitir um conteúdo acadêmico de forma acessível ao leitor que não está familiarizado com os termos científicos e assim fazer com que este possa aplicar tais ensinamentos em sua vida diária.
Augusto Cury é tratado como um autor motivacional e de auto-ajuda, particularmente não tive essa impressão ao ler este livro especificamente. Teria que ler mais do mesmo por assim dizer. Por outro lado, o que percebi foi a intenção do autor em transmitir o que sabe de forma simples para alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Marília 04/07/2022

Leitura indispensável!
Simplesmente amei os ensinamentos descritos neste livro. A criação e educação dos filhos é, sem dúvida, a tarefa mais importante.

leo.sabino.7 05/02/2022

Excelente ponto de partida para mudar a nossa história.
Li essa livro sobre a ótica de filho, embora sirva pra qualquer leitor.
Com essa leitura entendemos a diferença se sucessores e herdeiros. Até antes da leitura não via diferença alguma, porém ela é gritante.
Sucessor é aquele que soma (palavra chave) o muito ou pouco que herda dos pais. Seja uma herança financeira, educação, respeito, solidariedade, humildade, etc. Em contra mão está o herdeiro, que pega aquilo que herdou, e consome compulsivamente, sem se importar com o amanhã. Sem sonhar em deixar um legado daquilo que obteve e aprendeu.
Resumindo: sucessor faz muito do pouco
Herdeiro faz pouco do muito.

Fernanda1258 31/12/2021

Não é apenas para os pais!
Esse livro não é apenas para quem tem filhos, é para todos! Te faz refletir sobre a forma como você olha para as oportunidades da vida e também aos ensinamentos recebidos pelos pais da infância até a vida adulta! Eu amei!

Estante Atípica 07/11/2021

Um livro que leva o leitor a fazer uma avaliação do tipo de pessoa que tem sido de acordo com a definição que o autor trás de sucessor e herdeiro. Apesar do tema sugestivo à pais, o livro traz uma temática voltada também a lideres e professores. Para quem como eu já leu outras obras do autor em dado momento a leitura se torna repetitiva.

Felipe.Ribeiro 07/04/2021

Inspirador
Comecei lendo com a visão de pai e ao longo dos capítulos eu alternava entre pai e filho.
Interessante como o autor descreve o que leva as pessoas a se tornarem herdeiros e sucessores. Vários pontos para reflexão.

Vanessa Trindade 12/03/2021

Gostei muito do livro. Um assunto que nos remete a questionar muitas atitudes e posturas. Resumindo, um livro que trás muitos ensinamentos e abre sua mente para novas perspectivas.

Bruno Rodrigues 22/01/2021

Excelente
Livro que todos deveriam ler, hoje sendo um pai, por um lado um sentimento de culpa por não ter sido um sucessor na adolescência e ter dado mais para os meus pais. Hoje como pai, uma outra forma de pensar e metas a serem alcançadas para tornar não só minha filha, como eu também um sucessor.

Carina 21/01/2021

Profundeza
Viver é complexo, nem por isso deixa de ser prazerosa. Esse livro demora um pouco, mas revela de forma clara o que precisa de mudança. Eu me transformo e assim os que se espelham em mim também se transformaram. Ser mais empático, mais humano, mais simpatico, mais amor, menos julgamentos e punições. Mais apoio, mais incentivo no caminho certo. Menos indiferença, menos imediatismo, menos egoísmo. Tem jeito, só não desistir. Se reinventar é a regra.